Core Business: saiba como focar no negócio da sua empresa

como focar no core business da sua empresa

O Core Business é um termo bastante encontrado ao procurar por conhecimentos que o auxiliem a expandir a sua empresa. Porém, muitos administradores ainda não o conhecem e não sabem em qual deles o seu negócio se encaixa.

Neste texto, vamos explicar o que é o Core Business e como ele ajuda a desenvolver a sua empresa, quando aliado à terceirização. Portanto, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é o Core Business?

Basicamente, o Core Business consiste na principal atividade de uma empresa — ou seja, a que gera valor para o negócio. Por exemplo, no caso de uma mineradora, a extração de minerais é sua atividade central, enquanto que os setores de vendas, RH e contabilidade funcionam como um suporte.

Normalmente, um empreendedor inicia seu negócio já pensando em uma atividade que será o foco da empresa. Entretanto, ainda é possível que ela exerça diversas outras de naturezas diferentes.

Para identificar o seu Core Business, é preciso entender que ele não é o ramo da empresa. Primeiramente, você precisará analisar o que deu origem ao negócio. A partir disso, é preciso responder às perguntas:

  • quem são os meus clientes mais lucrativos;
  • quais são as inovações ou estratégias diferenciadas do negócio;
  • quais são os produtos mais críticos;
  • quais são os principais canais de venda.

Qual é a importância de focar no Core Business?

O Core Business vai muito além do que os gestores acreditam. Ele servirá de base para a elaboração de um planejamento estratégico, com a determinação da missão, dos valores e da visão.

Além disso, ele representa a principal geração de valor. Por isso, todas as análises e decisões tomadas pelos administradores devem se concentrar em beneficiar seu Core Business. Isso faz com que a empresa crie diferenciais competitivos e se destaque perante os concorrentes.

Como o uso de facilities ou serviços terceirizados influenciam na questão?

Quando os gestores se concentram ao máximo na atividade principal, eles conseguem obter, conquistar e fidelizar mais clientes. Além disso, fornecer serviços com melhor qualidade e, consequentemente, expandir sua atuação no mercado.

Uma das principais formas de conseguir se concentrar nas atividades principais da empresa é utilizando facilities ou serviços terceirizados, como os de limpeza, controle de acesso ou recepção. A terceirizada enviará profissionais excepcionalmente competentes e capacitados para realizar as tarefas.

Dessa forma, o administrador poderá atuar na empresa sem se preocupar com atividades que não constituem a principal receita do negócio. Além disso, a terceirização também oferece outros benefícios, como minimização de custos, conflitos judiciais, processos seletivos, entre outras dores de cabeça.

O que uma empresa deve fazer para potencializar seu Core Business?

Além da terceirização, o gestor pode tomar outras atitudes para maximizar a produtividade e qualidade de seu Core Business:

  • centralizar a diversificação em torno do foco: direcionar todos os seus negócios ao desenvolvimento da atividade principal da empresa;
  • investir na diversificação: se o negócio disponibilizará mais serviços além da atividade principal, é importante que sejam complementares ao Core Business — ou que não tenham tanta relevância;
  • escolher bem os seus parceiros: eles devem estar relacionados ao Core;
  • investir em qualificação e treinamento: qualificar os colaboradores que não exercem a atividade-fim, para não precisar dedicar muito tempo gerenciando as atividades-meio.

Como vimos, o Core Business vai muito além do ramo da empresa: ele consiste na principal fonte de faturamento e precisa de atenção redobrada para que o negócio se destaque perante os concorrentes. Nesse sentido, a terceirização é a melhor decisão para que o gestor aprimore sua atividade principal!

Gostou deste texto? Então, aproveite para deixar um comentário com suas opiniões sobre esse assunto!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo