5 erros imperdoáveis que prejudicam a gestão de fluxo de caixa

Uma boa gestão deve sempre atentar para todas as ocorrências da empresa, sobretudo aquelas que estão atreladas às receitas e despesas, com o objetivo de manter a saúde financeira e a rentabilidade em dia.

A gestão de fluxo de caixa é fundamental para controlar o dinheiro que entra e sai do negócio, além de demonstrar se as estratégias de vendas estão bem-sucedidas — em muitos casos, a má gestão financeira pode apontar um lucro sendo que, na verdade, há prejuízos.

O objetivo deste post é fortalecer o conceito de fluxo de caixa e alertar para os riscos de uma gestão financeira deficiente, apresentando 5 erros imperdoáveis que devem ser evitados rigorosamente. Boa leitura!

Saiba o que é fluxo de caixa

Uma das principais ferramentas de controle financeiro, o fluxo de caixa existe para gerenciar todo o dinheiro que entra e sai do empreendimento, atribuindo as despesas e receitas às contas corretas e auxiliando os processos contábeis e fiscais.

Conheça 5 erros graves na gestão de um fluxo de caixa

É bastante comum encontrar empresas com potencial de crescimento fechando as portas nos primeiros anos de existência — a má gestão financeira é cruel e pode sentenciar um negócio antes mesmo que incomode a concorrência.

Para evitar dissabores e vislumbrar a prosperidade, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quando o assunto for as finanças e o controle do fluxo de caixa. Tome nota de 5 erros que prejudicam as finanças e saiba como evitar a ocorrência de cada um deles!

1. Não controlar o fluxo de caixa

Nenhum empreendimento obterá sucesso sem realizar um controle rigoroso de seu desempenho. O controle do fluxo de caixa deve existir desde a concepção do negócio, com demonstração clara da aplicação do investimento e apontamento correto de cada despesa gerada.

Quem não faz esse controle assume o risco de não identificar valores pagos ou recebidos e perder boas oportunidades por não saber ao certo o que tem disponível no caixa.

2. Não atualizar o fluxo de caixa com periodicidade

A falta de atualização deixa o fluxo de caixa deficiente e atrasado. Em caso de uma necessidade urgente ou uma oportunidade irrecusável, será difícil para um gestor tomar decisões sem a plena confiança sobre a saúde financeira da empresa.

3. Não categorizar as receitas e despesas

É primordial saber que tipo de receita ou despesa impacta mais ou menos as finanças. Pagar contas sem atribuir categorias é um erro que pode custar caro, pois não apresenta o cenário por contas.

Vamos pensar que um serviço seja o campeão de vendas e receitas de sua empresa. Será que o montante recebido é o suficiente para cobrir as despesas correspondentes e gerar lucro? Você somente terá essa certeza se toda a movimentação financeira for alocada em suas respectivas categorias.

4. Não planejar o futuro

Sem controle, sem atualização e sem identificar as contas por categoria, será difícil planejar o futuro e o crescimento da organização.

A falta de perspectivas sobre as finanças interfere substancialmente nas previsões do amanhã. Sem uma gestão do fluxo de caixa eficiente, você terá dificuldades de planejar qualquer tipo de investimento, principalmente se envolver mão de obra e treinamentos.

5. Não separar as finanças pessoais e empresariais

Esse é um erro perigoso — os empreendedores costumam pagar as contas pessoais utilizando o dinheiro da empresa com a promessa de reposição em seguida, o que raramente acontece e causa transtornos para justificar as despesas não vinculadas ao CNPJ.

Os números não mentem, mas é essencial que estejam devidamente relacionados em todas as movimentações do negócio para que o gestor compreenda como anda a saúda financeira e tenha a tranquilidade de tomar qualquer tipo de decisão.

Com organização, disciplina e controle, a gestão de fluxo de caixa pode ser fácil e eficiente. É recomendável contar também com o apoio da tecnologia e cogitar a terceirização de serviços para otimizar os processos e reduzir os custos do caixa.

Este post foi útil para você? Que tal seguir nossa empresa nas redes sociais e ter acesso a diversos conteúdos relevantes. Estamos no Facebook com muitas informações sobre gestão e serviços!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo