Gerente de facilities: o que é e como se destacar no mercado?

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De modo geral, as estruturas das organizações têm se tornando mais complexas nos últimos anos — e o mercado, mais competitivo. Diante disso, eis que surge o gerente de facilities, para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das companhias.

Com a recente crise econômica, essa é uma das profissões mais procuradas no mercado na atualidade. Então, quer saber qual, exatamente, é o trabalho desse profissional? Continue a leitura deste artigo para conhecer suas funções e as melhores práticas para garantir o seu destaque!

Qual é o trabalho de um gerente de facilities?

O gestor de facilities (ou facilidades) é o indivíduo responsável por supervisionar e comandar as operações exercidas dentro de uma organização, sempre almejando a otimização dos processos, a redução de custos e a satisfação das necessidades do estabelecimento.

As facilities, por sua vez, consistem em serviços prestados de maneira terceirizada, que otimizam e simplificam o trabalho das organizações. Essa terceirização é comum no caso de condomínios, indústrias e empresas, devido às suas vantagens.

Alguns exemplos de atividades gerenciados pelo gestor de facilities são:

  • logística;
  • jardinagem;
  • coleta de lixo;
  • controle de pragas;
  • segurança e portaria;
  • limpeza e conservação;
  • recrutamento e seleção;
  • recepção e atendimento;
  • infraestrutura e tecnologia dos serviços de telecomunicação;
  • administração da relação com fornecedores e prestadores de serviço;
  • apoio administrativo.

Quais são as melhores práticas para que o profissional se destaque?

Bom, percebe-se que o leque de funções do gerente de facilities é bastante amplo. Portanto, para que um profissional desse ramo conquiste o seu destaque no mercado, recomenda-se que ele siga algumas práticas, listadas a seguir.

Investir na qualificação e especialização

O investimento em especializações terá um excelente retorno financeiro, pois quanto mais qualificado for o indivíduo, mais custos ele conseguirá reduzir e melhor gerenciará diferentes atividades.

É comum que o gestor seja de uma empresa terceirizada, pois uma boa agência terceirizadora está sempre fornecendo cursos profissionalizantes aos seus colaboradores. Reduzindo, assim, ainda mais gastos à contratante e garantindo competência na prestação de serviço.

Utilizar a tecnologia a seu favor

De acordo com as informações disponibilizadas pela CA Tecnologies, transformar digitalmente a sua empresa pode aumentar as receitas das organizações brasileiras em até 50%. Logo, o gestor de facilities ainda se beneficia com a modernização do seu ambiente de trabalho.

A adoção de aplicativos de gestão e softwares mobiles (que usam dispositivos móveis) maximizarão toda a sua produtividade. Afinal, assim ele não despenderá tempo realizando atividades burocráticas, e a comunicação com as facilities será aprimorada.

Manter a comunicação constante com a equipe é um dever do gerente de facilities

A constante comunicação com as facilities é fundamental para que o gestor saiba se as tarefas estão sendo executadas da maneira correta. Por essa razão, é preciso que o gestor estabeleça rotinas de comunicação com sua equipe.

Alguns exemplos, nesse sentido, são: manter-se atualizado dos acontecimentos, conhecer o dia a dia dos colaboradores para elaborar novos métodos e dar bons feedbacks, para aumentar sua produtividade e reduzir custos.

Desenvolver o espírito de liderança

O gestor deve ainda ter as qualidades de um líder, sendo proativo, estrategista e objetivo, além de saber se comunicar claramente com colaboradores de diferentes mentalidades e perfis.

Essas características permitirão que todos compreendam suas ideias, sendo ele capaz de convencer os terceirizados a segui-las. Além disso, ele deve conhecer os problemas de sua equipe e arquitetar soluções para auxiliá-los no trabalho.

Enfim, todos esses tópicos compõem um gerente de facilities que pode liderar a organização ao sucesso comercial. Cargo esse em ascensão no nosso país, cuja inclusão no quadro de colaboradores é fundamental para a sobrevivência no mercado na atualidade.

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