4 dicas que ajudam a reduzir a rotatividade na empresa

Quando encontramos funcionários competentes para a nossa equipe, é muito importante fazer o possível para mantê-los conosco. No entanto, nem sempre isso é fácil! Em alguns setores, a rotatividade na empresa é muito alta, de forma que se faz preciso pensar em estratégias para combatê-la.

Aqui, apresentamos os principais problemas que esse fenômeno pode causar na sua empresa e também trazemos dicas para ajudá-lo a lidar com a alta rotatividade de funcionários. Confira!

Impactos da rotatividade na empresa

Os principais transtornos causados por altos índices de rotatividade na empresa são o aumento das despesas e o desfalque na equipe.

O primeiro se justifica pelos gastos que se relacionam tanto com a saída de um funcionário — como a rescisão do contrato —, como com a busca e a entrada de um substituto — as despesas com a seleção e o recrutamento. Portanto, desacelerar a rotatividade se relaciona de perto com a redução dos custos nas empresas.

O segundo porque, enquanto o posto não é preenchido, a equipe precisa trabalhar mais para cobrir essa falta. Mesmo após a nova contratação, é de se esperar que haja um período inicial de adaptação, bem como o risco de o candidato selecionado não ser de fato capacitado para o cargo.

Ações para reduzir a rotatividade

Sabendo que esse é um problema comum em diversos setores, trouxemos quatro dicas fáceis de serem implementadas e que ajudarão você a impedir que a rotatividade de funcionários afete a sua empresa tão profundamente. Veja só:

1. Ouça

Muitas vezes, os motivos para largar um emprego são pessoais e não derivam da cultura da empresa. No entanto, se os índices de rotatividade estão altos, é provável que os seus funcionários não estejam satisfeitos ao seu lado.

Para descobrir o que os angustia, entreviste os colaboradores que estão de saída e identifique as suas motivações. Será que o salário não é coerente? O ambiente de trabalho é opressivo? Quem sabe, é a falta de um plano de carreira?

2. Avalie

Os dados dessas entrevistas são valiosos porque ajudarão você a compreender melhor a relação entre os seus subordinados e a empresa, e também a identificar o que os afastou de você.

Portanto, siga as pistas que os seus ex-colaboradores lhe deram e investigue como os fatores que eles citaram na entrevista ocorrem no mercado: a média salarial, a carga horária, as metas etc. Por fim, compare a conjuntura que a sua empresa oferece aos funcionários às propostas da concorrência.

3. Valorize

Seja onde for, se não somos tratados com respeito é muito natural que nos sintamos desvalorizados. Na vida profissional, o respeito nada mais é que ser remunerado e ter a performance avaliada de forma coerente com as contribuições  feitas à empresa.

Se os seus funcionários são remunerados abaixo do valor do mercado e não recebem o devido reconhecimento quando trabalham duro e batem metas importantes para a empresa, eles se sentirão desvalorizados, perderão a motivação e buscarão outras oportunidades.

Para contornar isso, busque estratégias para atender às demandas levantadas nas entrevistas, procure recompensar boas performances e deixe claro para os seus colaboradores que o trabalho deles é fundamental para o funcionamento da instituição.

Nesse sentido, também será impactante compartilhar com eles os resultados da empresa, oferecer treinamentos e promover eventos de integração.

4. Terceirize

Há setores, no entanto, que apresentam rotatividade alta em praticamente qualquer empresa. Seja pelo ofício em si, seja pelo perfil de funcionário procurado, são trabalhos que costumam ser encarados como temporários e serão abandonados ao menor sinal de uma oportunidade melhor.

Nesses casos, principalmente em se tratando de atividades que não são os processos centrais da empresa, como a limpeza, terceirizar é uma estratégia mais eficiente. As terceirizadoras garantem funcionários capacitados e substituem rapidamente as baixas, de modo que a sua equipe não fica desfalcada.

Seguindo estas dicas, você não só conseguirá desacelerar a saída de funcionários da sua equipe como também compreenderá melhor os fatores que estão contribuindo para o aumento da rotatividade na empresa. Desse modo, será possível criar novas estratégias para contorná-la.

Quer compreender melhor como a terceirização pode ajudá-lo nessa tarefa? Então, continue conosco e aprenda a identificar o momento certo para optar pela terceirização de serviços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo