Facilities – como elas ajudam na gestão de academias e quais as melhores práticas?
Se você é responsável pela gestão de academias, e lida com facilities, sabe que esse é um setor crescente no Brasil e, portanto, tem bastantes oportunidades. Porém, é necessário tomar vários cuidados para evitar a ocorrência de erros que possam comprometer a competitividade do seu empreendimento no mercado.
Para auxiliá-lo e garantir a sobrevivência do negócio e seu desenvolvimento saudável, expomos a real importância de exercer uma boa gestão de facilities no ramo de academias e as melhores práticas que devem ser seguidas. Sendo assim, confira:
Qual a importância da boa gestão de academias?
Assim como em qualquer negócio, uma academia precisa de uma boa gestão que objetive seu desenvolvimento. Nesse caso, o ambiente há um fluxo considerável de pessoas, assim sendo, deve existir a constante manutenção nos aparelhos.
Além disso, é preciso preservar o local limpo e confortável, contratar instrutores qualificados e oferecer preços acessíveis, caso contrário os clientes ficarão insatisfeitos com o estabelecimento e descontratarão o serviço, o que pode levar o negócio à falência.
Percebe-se que gerir bem a academia é muito importante para a sua sobrevivência no mercado, mas também não é uma tarefa fácil. Entretanto, fique tranquilo, nos tópicos abaixo explicamos as melhores práticas para garantir a boa gestão!
Quais são as melhores práticas de uma boa gestão?
Planejamento estratégico
Esse planejamento é um conjunto de estratégias, táticas e metodologias que estruturam a empresa e criam objetivos a longo prazo. Dessa forma, o negócio desenvolve diferenciais competitivos e consegue se destacar perante os concorrentes. Sendo assim, entre alguns recursos utilizados, estão:
- integração da equipe: promover sua motivação e aumentar a produtividade;
- análise SWOT: identificam-se as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças da empresa;
- estudo de mercado: tanto dos concorrentes quanto dos clientes;
- projeção de cenários: antever cenários otimistas, realistas e pessimistas em que a empresa se encontrará.
Controle de finanças
Administrar as finanças é fundamental para que a academia funcione, pois é possível que o gestor pense que o negócio está indo bem. Porém, na realidade está com baixos lucros ou terminando no vermelho. Assim, para equilibrar os gastos, identifique as despesas considerando:
- remuneração dos colaboradores;
- contas de água, luz, aluguéis etc.;
- manutenção do espaço e dos equipamentos;
- serviços diretos;
- serviços indiretos;
- materiais de consumo (de escritório, limpeza etc.);
- marketing e publicidade;
- impostos e taxas.
Também contabilize as seguintes receitas:
- taxa de adesão dos clientes;
- mensalidades recebidas;
- taxa de personal training.
Ao separá-las, você pode identificar quais são os gastos desnecessários para eliminá-los e em que área estão as maiores despesas — pense em como reduzi-las. E também, é possível identificar as receitas e maximizá-las.
Medição de resultados e facilities
Utilize indicadores de desempenho para averiguar se os resultados estão sendo os desejados. Assim, sem esse recurso, o gestor não consegue saber os ganhos exatos dos investimentos. Dessa forma, também não é possível entender se as mudanças foram decorrentes de seus atos ou de fatores alheios.
Dessa forma, alguns exemplos de indicadores aplicáveis às academias são:
- indicador de lucratividade;
- taxa de crescimento dos clientes;
- taxa de fidelização de clientes;
- valor do ticket médio;
- taxa de satisfação com as instruções dos personal trainers;
- retorno sobre investimento (ROI).
Investimento em facilities
A terceirização de facilities é uma tendência para negócios de diferentes ramos. Assim, trata-se da contratação de uma terceirizada que cuidará das atividades de limpeza, segurança, manutenção, cuidados com áreas externas e até administração.
Essa é uma opção muito mais vantajosa que realizar contratações diretas desses serviços, pois não é necessário criar processos seletivos, arcar com encargos trabalhistas e com outras complicações. Portanto, a academia apenas pagará o valor contratado com a terceirizada. E também, há vários benefícios, por exemplo:
- redução nos custos operacionais (aqueles necessários para manter as operações);
- simplificação da contratação de funcionários;
- flexibilidade de pessoal;
- qualidade de trabalho em razão de uma equipe competente;
- menor investimento com gestão de pessoal;
- foco na atividade principal do negócio com mais eficiência;
- menos gastos com tecnologia e equipamentos.
São várias práticas que garantem a boa gestão de academias. Sendo assim, com as estratégias deste artigo, você poderá garantir o desenvolvimento saudável do negócio até mesmo em tempos de crise econômica.
Portanto, se quer conhecer mais sobre a terceirização de serviços e aproveitar suas vantagens, entre em contato conosco!