Integração de equipes: saiba como promovê-la e qual sua importância

À medida que as empresas vão crescendo, faz-se necessário a criação de novos setores para desempenhar funções cada vez mais especializadas. Dessa forma, companhias de médio e grande porte passam a contar com diversas equipes, que não se comunicam e nem mesmo conhecem bem as funções desempenhadas pelos colaboradores de outras áreas.

Sabendo que esse é um cenário bastante comum, decidimos falar sobre a integração de equipes, explicando a sua importância e apresentando algumas medidas fundamentais para promovê-la. Continue a leitura e entenda mais a respeito.

A importância da integração de equipes

A integração das equipes tem como principal função criar um sentimento de pertença, de que o colaborador faz parte e é importante para um processo maior. Esse sentimento faz com que ele se sinta valorizado e o motiva a entregar resultados melhores.

Além disso, conhecer os outros processos da empresa — e principalmente as pessoas por trás deles  ajuda o funcionário a criar empatia pelas outras equipes e a refletir sobre o impacto do sucesso ou fracasso das suas metas no serviço dos seus colegas.

Sendo assim, a integração de equipes é fundamental para a humanização daqueles colaboradores que não se encontram com frequência ou não precisam se relacionar diretamente na rotina da empresa.

Em se tratando de equipes terceirizadas, a integração com as equipes internas também é importante. Digamos que você optou por terceirizar os funcionários de limpeza, por exemplo. Ainda que não tenham sido contratados diretamente, eles também permanecem algum tempo nessas funções e fazem parte do dia a dia da empresa.

Sendo assim, os mesmos motivos para se promover a integração de equipes também se aplicam aos funcionários terceirizados.

Passos essenciais para integrar bem a equipe

A integração de equipes não é um objetivo que se alcança da noite para o dia. Muito pelo contrário, é um processo permanente que deve ser incorporado na cultura da empresa. Para garanti-lo, algumas medidas são imprescindíveis. Veja quais!

Ofereça condições de trabalho adequadas

O primeiro passo para desenvolver na sua equipe um sentimento de pertença é oferecer condições de trabalho condizentes às exigências do cargo.

Se as condições oferecidas na sua empresa forem inferiores às praticadas no mercado, é natural que o seu funcionário encare a colaboração de vocês como uma situação temporária e continue procurando oportunidades melhores.

Motive ambas as equipes

É necessário promover um ambiente no qual não haja equipes preferidas e equipes negligenciadas pela gestão. Demonstre atenção em relação aos resultados de cada equipe e valorize os acertos e as metas atingidas. Afinal, ninguém gosta de se sentir a ovelha negra da família, não é?

Seja claro com as metas

Outra boa forma de garantir que as equipes se percebam igual ou proporcionalmente valorizadas e minimizar os atritos entre elas é que todos compreendam o seu papel no bom funcionamento da empresa. Para tanto, é preciso ser claro em relação às metas de cada equipe e também em como esses resultados impactam nas funções das demais.

Faça reuniões frequentes

Por fim, permita que as equipes se encontrem em outros contextos, além da rotina do trabalho. Principalmente se algumas equipes se relacionam muito pouco nos processos da empresa.

Essas reuniões podem se dar em eventos de diferentes naturezas. Nesse sentido, tanto treinamentos de caráter técnico ou até motivacional — e mesmo confraternizações e comemorações  vão trazer ótimos resultados.

A integração de equipes internas e terceirizadas

As dicas acima valem também para a integração das equipes terceirizadas com as internas. Elas também devem estar a par da cultura da empresa, da sua missão e dos seus processos. 

No entanto, é preciso lembrar que, de acordo com a Lei da Terceirização, os treinamentos não podem ocorrer em conjunto com as equipes internas e, de preferência, devem contar com a presença da empresa terceirizada. 

Como há uma diferença na natureza da contratação, é preciso fazer com que o funcionário terceirizado também se sinta parte da empresa, mesmo que as equipes terceirizadas não respondam diretamente à gestão da sua empresa.

Quer aprender mais sobre processos de integração de equipes, a importância da integração com as equipes terceirizadas e também descobrir como a Solution Services pode ajudar a sua empresa? Então entre em contato conosco!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *