ISO 41001: 5 coisas que você precisa saber sobre a norma

iso 41001 5 dicas sobre a norma

Uma norma que é essencialmente importante para as facilities, seus gestores e colaboradores é a ISO 41001.

Cada vez mais as empresas usam certificações ISO para alcançar o sucesso na gestão de seus negócios, conseguir destaque no mercado em que atuam e criar diferenciais competitivos.

Por isso, neste post, traremos vários tópicos relevantes sobre ela. Explicaremos o que é a ISO 41001, por que ela surgiu, qual seu objetivo, como ela auxiliar no Facility Management (FM) e quais são os seus benefícios práticos. Confira!

1. O que é a ISO 41001?

Os certificados ISO são padrões publicados pela Organização Internacional de Normalização. É por isso que, quando implementados nas empresas, impulsionam o desenvolvimento significativamente. Assim, eles trazem disposições a respeito da gestão de processos, documentos, recursos e mais.

Existem diversas certificações e uma das mais recentes é a ISO 41001 – Facility Management/ Management Systems / Requirements with guidance for use. Dessa forma, esse é o primeiro padrão do gênero específico para o gerenciamento de facilities e tem grande potencial para fazer a diferença nessas organizações.

No final de 2017, a Comissão de Estudos do Brasil (ISO/ABNT) trabalhou com mais de 48 países para validar e traduzir a norma da melhor forma possível.

2. Por que a norma foi criada?

Estima-se que o mercado global de gestão de facilities valerá mais de US$ 1 trilhão até 2025; portanto, é um ramo que se expande no Brasil e no mundo.

Entretanto, isso ocorre pelo fato de que as empresas tentam reduzir custos e receber serviços especializados, necessidades essas que podem ser atendidas pelas facilities.

Foi pelo crescimento do segmento que a ISO decidiu criar a norma. Assim, é possível garantir a qualidade nos serviços das empresas que a implementam.

3. Qual é o objetivo dela?

A ISO 41001 foi criada para analisar e direcionar a atividade de gestão de facilities. Por isso, seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas relacionadas ao ramo e aumentar a produtividade.

4. O que é Facility Management?

Uma FM aglomera várias disciplinas necessárias para a operação de uma edificação. Portanto, as atividades-meio, que não são o foco principal da empresa.

Trata-se do gerenciamento das atividades de zeladores e prestadores gerais. Por exemplo:

  • manutenção preventiva e corretiva;
  • adequação a padrões de segurança;
  • disponibilização de recursos;
  • garantia de disponibilidade dos ativos;
  • gestão de custos operacionais.

A ISO 41001:2017 descreveu a FM como uma organização que integra pessoas, lugares e processos dentro de um ambiente predial com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida e a produtividade da atividade-fim do negócio.

5. Quais são os requisitos para implementar a ISO 41001?

Essa norma tem certos requisitos que devem ser atendidos pela empresa para que seja aplicada. Por exemplo:

  • desejar fornecer efetividade e eficiência;
  • ter interesse em atender às necessidades das partes e aos requisitos aplicáveis;
  • pretender ser sustentável em um ambiente globalmente competitivo.

Percebe-se que as exigências consistem no interesse do gestor em aplicar as normas ISO com maestria. Assim, não é necessário ter determinado lucro ou tamanho; basta que a empresa deseje aprimorar seu negócio.

A FM é uma atividade excepcionalmente complexa, mas graças ao novo padrão de qualidade ISO 41001. Assim, pode-se esperar que os processos sejam otimizados, tornando-se mais eficientes e produtivos!

Entre em contato com a Solution Services e receba os melhores serviços terceirizados de limpeza, controle de acesso e recepção!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo