Entenda mais sobre como funciona uma limpeza industrial

As empresas terceirizadas de limpeza são as primeiras a serem chamadas quando ocorre um derramamento químico, se os equipamentos superaquecem pelo excesso de sujeira ou quando acontece um acidente de trabalho. No entanto, muitos gerentes de indústrias não sabem como funciona uma limpeza industrial e qual a importância de manter esses ambientes limpos.

Diferentemente de uma casa ou de um escritório, um ambiente industrial fica sujo rapidamente. Algumas máquinas são bastante sensíveis ao pó e à sujeira e, por isso, a limpeza precisa ocorrer de forma imediata, ou seja, não é possível esperar até o dia seguinte para limpar a sujeira.

Por isso, neste artigo, você vai entender com mais detalhes como funciona uma limpeza industrial. Vamos lá?

Qual a importância da limpeza em ambientes industriais

Muitas fábricas estão abertas 24 horas por dia, portanto, não há tempo de inatividade para limpá-las. Soma-se a isso o fato de que existem desafios e riscos de segurança de limpeza em torno de máquinas pesadas, lubrificantes, tintas, fibras de vidro e aparas de metal.

Ambientes sujos podem abrigar bactérias desagradáveis que levam a doenças, por isso é essencial que a limpeza seja mantida. A limpeza regular e a manutenção de suas ferramentas e equipamentos industriais também podem melhorar a eficiência operacional, mantendo as máquinas em boas condições de funcionamento.

Além disso, o acúmulo de resíduos é um potencial gerador de acidentes de trabalho. Em muitos casos, a limpeza industrial é projetada exclusivamente para evitar acidentes, promovendo segurança ambiental e no local de trabalho. Assim, ao limpar o ambiente, você está salvando vidas e aumentando a lucratividade da sua empresa.

Como funciona uma limpeza industrial

Quando você opera um negócio, a limpeza industrial deve fazer parte de sua rotina. Esse serviço inclui itens como a limpeza de superfícies, descarte de resíduos perigosos e todas as outras atividades relacionadas à conservação do ambiente e dos equipamentos do chão de fábrica. Veja, abaixo, como ela funciona, na prática!

Hidrojateamento

Consiste em um sistema que utiliza um jato d’água de alta pressão, permitindo fazer uma limpeza pesada, remoção de contaminantes ou retirada de revestimentos de uma superfície. Ele pode ser aplicado em tubulações, trocadores de calor ou qualquer tipo de equipamento industrial.

Impermeabilização e tratamento de pisos

A impermeabilização garante que o piso industrial proporcione uma boa drenagem da água e impeça que ela se acumule embaixo da cerâmica, do laminado, madeira, borracha ou qualquer outro material que você use. Esse tratamento leva em conta a cor, rugosidade superficial e a porosidade do piso, garantindo a sua limpeza, manutenção e durabilidade.

Higienização geral

A higienização regular do ambiente evita o acúmulo de mofo, poluentes, resíduos e outros alérgenos, que contribuem para doenças, lesões ou problemas em máquinas e equipamentos, tornando a planta industrial mais segura para se trabalhar.

Limpeza de equipamentos

Uma limpeza completa dos equipamentos industriais reduz o desgaste, remove quaisquer resíduos prejudiciais e mantém as máquinas em boas condições de funcionamento para o seu uso regular. Com isso, o tempo de inatividade é reduzido e tudo funciona com o máximo de eficiência.

Assim, diante da complexidade de uma planta industrial, uma boa opção é procurar especialistas que tenham expertise no assunto. Investir em um prestador de serviço terceirizado de limpeza industrial, de alta qualidade, para as suas instalações pode fazer toda a diferença na redução de doenças e acidentes em seu ambiente de trabalho, além do aumento da produtividade e eficiência da sua indústria.

Você já sabia como funciona uma limpeza industrial, mas gostaria de se aprofundar mais nesse tema? Então, leia nosso outro artigo para descobrir como fazer uma limpeza industrial de forma eficiente e segura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo