Vai contratar profissionais para academia? Confira essas 5 dicas
Contratar profissionais para academia nem sempre é fácil. A situação se complica mais ainda se, após ler vários currículos, entrevistar diversos candidatos e finalmente contratar um colaborador novo, você precisar fazer tudo isso poucos meses depois.
A seguir, explicamos os problemas que a rotatividade de colaboradores pode trazer para a sua equipe e apresentamos cinco cuidados que você deve tomar para garantir contratações mais duradouras na sua academia. Confira!
Cuidado com a rotatividade de pessoal!
Também conhecida como “turnover”, a rotatividade de pessoal é o movimento de contratação e desligamento de funcionários de uma empresa. Quanto maior for a rotatividade, menor é o tempo médio de permanência de um funcionário na sua equipe.
Um grande turnover traz alguns contratempos para a organização da sua academia. Afinal, você precisará realizar processos de contratação com muita frequência, assim como treinamentos, o que o afastará de atividades mais importantes para o crescimento da empresa.
5 cuidados ao contratar profissionais para academia
Tendo isso em mente, preparamos cinco dicas que você pode aplicar na sua academia para garantir contratações mais duradouras. Veja só!
1. Realize entrevistas de desligamento
O primeiro passo para resolver um problema é compreendê-lo. Nesse sentido, é muito importante que você entreviste os funcionários que foram demitidos ou que decidiram buscar outras oportunidades. Assim, poderá entender os motivos da inadequação desses funcionários na equipe.
Essas entrevistas apontarão características que você deve evitar nas próximas contratações e, ainda, processos da empresa que precisam ser revistos para proporcionar um ambiente de trabalho mais acolhedor na sua academia.
2. Use a tecnologia a seu favor
Em vez de contar com os currículos que surgem espontaneamente na recepção da academia, vale a pena ampliar a quantidade de candidatos buscando-os em um banco de talentos — como o Vagas.com — ou em redes sociais profissionais — como o LinkedIn.
Afinal, quanto mais candidatos estiverem interessados na sua vaga, mais fácil será encontrar as qualidades que a sua academia precisa.
3. Exija recomendações de terceiros
Não é fácil avaliar se um candidato está realmente apto para a vaga a partir da leitura do seu currículo e de uma rápida entrevista. Muitas pessoas sabem como florear um currículo e surpreender em entrevistas e, ainda assim, podem ter muito pouco a contribuir na sua equipe.
Nesse sentido, vale a pena pedir recomendações e entrar em contato pessoalmente com os empregadores ou gestores anteriores do candidato.
4. Teste os novos funcionários
Antes de uma contratação definitiva, é muito importante constatar se o novo colaborador é realmente capaz de desempenhar as funções às quais se propôs e de se integrar à equipe de forma satisfatória. Portanto, é necessário estabelecer um período de experiência para que você possa avaliá-lo.
É para casos assim que a CLT prevê o contrato de experiência: um contrato por tempo determinado com prazo máximo de 90 dias.
5. Conte com uma empresa terceirizada
Há uma série de serviços fundamentais para o funcionamento de uma academia que vão além daqueles realizados por instrutores e personal trainers. É o caso, por exemplo, da recepção, da limpeza e do controle de acesso.
Nesses casos, terceirizar é uma alternativa mais simples que contratar profissionais para academia. Isso se explica pelo fato de que as empresas terceirizadas já contam com equipes treinadas e com um sistema pronto para substituir funcionários quando necessário, garantindo, assim, a qualidade e a constância dos serviços oferecidos.
Quer conhecer mais dicas para diversos tipos de negócio? Então, assine a newsletter e fique por dentro dos nossos próximos conteúdos!