Categoria: Dicas de Gestão Empresarial

  • 5 aplicativos para condomínios que irão facilitar a sua vida

    5 aplicativos para condomínios que irão facilitar a sua vida

    A tecnologia chegou para facilitar as nossas vidas em diversos sentidos e, para quem é síndico e precisa gerenciar um condomínio, não é diferente. O uso de aplicativos para condomínios, por exemplo, é um exemplo dos aparatos tecnológicos sendo utilizados para facilitar a vida do responsável pela gestão de uma copropriedade.

    Portanto, se você é síndico e precisa ganhar mais tempo no seu dia a dia, pode ter um aliado no seu celular ou tablet. Ficou interessado? Então, confira a nossa lista com 5 aplicativos para condomínios que vão facilitar a sua vida.

    1. Seu Condomínio

    O app Seu Condomínio funciona como uma ferramenta de gestão bastante completa para condomínios, permitindo tanto ao síndico quanto para os moradores, a gerência e o acompanhamento das ações realizadas na portaria, o agendamento de atividades, entre outras funções.

    Além disso, você também poderá emitir e enviar boletos para que os moradores façam o pagamento de taxas, trabalhar a comunicação interna por meio de comentários etc.

    2. CondoNews

    Se você acredita que a comunicação entre a administração e os moradores do seu condomínio é muito deficitária, você precisa conhecer o app CondoNews. Com esse aplicativo, é possível enviar comunicados e trocar mensagens com os condôminos, facilitando assim os processos comunicacionais.

    Sempre que uma nova mensagem for recebida, o usuário receberá uma notificação. O funcionamento se dá de forma bem similar ao WhatsApp, mas com recursos exclusivos e desenvolvidos especialmente para condomínios.

    3. Best Condomínio

    Os moradores do seu prédio se desentendem com frequência? Você já tentou criar grupos no Facebook ou no WhatsApp para trocar informações, mas tudo sempre acabe em discussão? Então, o aplicativo mais indicado para você é o Best Condomínio.

    Desenvolvido por uma startup brasileira, o app funciona como um canal de comunicação centralizada, no qual os moradores podem enviar mensagem diretamente para o síndico e somente o síndico pode enviá-los para os demais moradores, havendo assim uma moderação naquilo que é dito.

    4. Nuvem3

    Outro aplicativo para condomínios muito completo é o Nuvem3, que funciona praticamente como um software de gestão, pois possibilita o envio de comunicados, publicação de avisos e classificados, controle da portaria, entre outros serviços interessantes.

    Um dos pontos altos do aplicativo é possibilitar que os moradores façam reservas online para uso das áreas comuns, como os salões de festas ou churrasqueiras, por exemplo.

    5. Evernote

    Esse aplicativo não foi desenvolvido para uso específico em condomínios, mas é uma excelente ferramenta para quando você precisa fazer qualquer tipo de anotação no seu celular, como transcrever a reclamação de um morador, lembrar de tomar providências quanto a uma área que precisa de reforma etc.

    Além de texto, o Evernote também possibilita que sejam incluídos fotos, áudios, mensagens manuscritas, entres outros recursos — tudo muito bem organizado para que nada se perca e nenhuma atividade seja esquecida.

    Agora que você já sabe quais são os melhores aplicativos para condomínio, que tal entrar na loja do seu smartphone e baixar todos eles para testá-los? Depois volte aqui e deixe um comentário nos dizendo o que achou de cada um deles.

  • Como utilizar o método Pomodoro para aumentar a produtividade no trabalho?

    Como utilizar o método Pomodoro para aumentar a produtividade no trabalho?

    A nossa produtividade, muitas vezes, está relacionada ao mau gerenciamento do tempo. Procrastinação, desvios de atenção e realização de tarefas alheias a nossa principal função são alguns exemplos que prejudicam o rendimento pessoal e profissional. No entanto, uma solução que promete acabar com esses problemas é o método Pomodoro.

    Neste artigo, você conhecerá como funciona essa técnica, de onde ela surgiu e como utilizá-la. Acompanhe!

    O que é o método Pomodoro?

    É uma técnica de gerenciamento e otimização do tempo. Ela utiliza blocos de tempos de 25 minutos, também conhecidos como “pomodoros”, em que você deve executar uma tarefa sem parar para nenhum tipo de interrupção. Entre um pomodoro e outro, faz-se necessária uma pausa de 5 minutos para descanso; já para cada 4 pomodoros, deve-se fazer um intervalo maior, de até 30 minutos.

    O seu objetivo é aumentar a produtividade, a concentração, o foco e a motivação, além de reduzir a ansiedade, a procrastinação e as interrupções.

    Para facilitar o entendimento do método Pomodoro, separamos o seu funcionamento em 11 passos:

    1. Anote em um papel, em um app ou no Excel uma lista com as atividades a serem executadas no dia. Ex.: produção de relatórios, preparação de reuniões, responder e-mails, etc.;

    2. Escolha a primeira tarefa da lista e programe 25 minutos em um cronômetro (pode ser o do seu celular mesmo);

    3. Execute a atividade sem parar para distrações, como ligações, e-mails recebidos, vontade de ir o banheiro, checagens no WhatsApp ou em redes sociais, etc.;

    4. A cada término de pomodoro, marque um X ao lado da tarefa correspondente;

    5. Marque as interrupções com um apóstrofo, hífen ou qualquer outro símbolo ao lado do X do pomodoro;

    6. Anote as interrupções em uma seção a parte, como tarefas não planejadas ou atividades extras;

    7. Se não for possível deixar de atender a uma urgência, reinicie outro pomodoro assim que retomar a tarefa;

    8. Use as suas pausas de 5 minutos para descansar e fazer essas tarefas não planejadas;

    9. Retome a tarefa principal (não há problemas se você não a concluiu em um pomodoro);

    10. Quando a tarefa for finalizada, risque-a;

    11. Ao final do quarto pomodoro, faça uma pausa maior (20 a 30 minutos) para recondicionar seu estado físico e mental.

    Qual é a sua origem?

    O método Pomodoro surgiu no final da década de 1980, foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo e ganhou até um livro: The Pomodoro Technique. Cirillo acreditou que blocos rígidos de trabalho ou estudo intenso de 25 minutos com pausas de 5 formavam períodos ideais para melhorar a produtividade e diminuir a procrastinação.

    O nome foi inspirado nos cronômetros de cozinha em formato de tomate, que é a tradução, no português, de pomodoro.

    Como aproveitar melhor essa técnica?

    Adapte o melhor tempo para si

    A aplicação do método varia muito de pessoa para pessoa. Se você entende que 25 minutos podem ser muito ou pouco para si, então pode adequar os pomodoros de acordo com a sua realidade e trabalho, principalmente se estiver começando ou se trabalha com criação e criatividade. Todavia, procure não adiantar ou esticar mais do que 5 a 7 minutos da principal referência (25 minutos).

    Seja rígido com os “pomodoros” e as pausas

    Podem existir os momentos em que você se sente bem e quer trabalhar ininterruptamente e além dos pomodoros. Saiba que se for para seguir a técnica, você deve ser preciso quanto aos blocos de tempo e as pausas. Nada de acumular para descansar mais tempo depois. Os intervalos são necessários para melhorar a agilidade do cérebro.

    Saiba quando não utilizar a técnica

    O método não se aplica em determinadas ocasiões, como reuniões, atendimentos ou tarefas urgentes. O Pomodoro só funciona se a organização do tempo depender apenas de você.

    O Pomodoro é um método que ajuda a racionalizar o nosso tempo. Essa compreensão é importante para evitar distrações, descobrir o tempo empregado para cada tarefa e produzir mais. Logo, se você entende que precisa aumentar a sua própria ou a produtividade dos seus colaboradores, aplique a técnica na sua vida e na sua empresa.

    Se você gostou de saber como funciona o método Pomodoro e como aplicá-lo, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam aumentar a produtividade!

  • 5 passos para a redução de custos nas empresas

    5 passos para a redução de custos nas empresas

    Quando os custos estão muito elevados, a lucratividade da empresa fica comprometida e o risco também é maior, visto que passa a ser necessário garantir um faturamento alto para poder cobrir todos os gastos. Por isso, é sempre importante identificar oportunidades de redução de custos e colocar as ações em prática.

    Pensando nisso, desenvolvemos este artigo, abordando alguns aspectos que podem ajudar nessa missão. Para saber quais são eles, continue a leitura!

    1) Automação de processos

    A realização de atividades manuais torna os processos mais demorados, prejudica a fluidez das informações e ainda as torna mais suscetíveis a erros. Quando a automação é realizada, por meio do investimento em tecnologia, todos esses problemas são resolvidos, garantindo mais produtividade e eficiência.

    Eficiência quer dizer obter os resultados esperados, gastando a menor quantidade de recursos necessária. Ou seja, menos tempo, mão de obra e materiais, por exemplo. Com isso, a redução de custos se torna possível.

    2) Terceirização de serviços

    A terceirização de serviços permite que algumas atividades seja realizada por outra empresa, especializada no ramo. Além de descentralizar processos que não têm relação com o resultado final, é possível obter a redução de custos por meio da eliminação de gastos com a troca de colaboradores e com encargos trabalhistas, por exemplo — que passam a ser responsabilidade da empresa contratada.

    3) Renegociação com fornecedores

    A renegociação com fornecedores permite pleitear preços e condições de pagamento mais favoráveis. Isso é ainda mais importante quando há débitos em aberto, aumentando o risco de inadimplência. Assim, é possível diminuir as taxas de juros.

    Por outro lado, também vale a pena tentar negociar os preços antigos, mesmo quando o volume de compras for menor do que o usual.

    4) Aprimoramento da gestão de estoque

    Os estoques são necessários para suprir as demandas dos clientes. Porém, é preciso ter o cuidado de evitar os excessos, pois eles elevam os custos operacionais e ainda aumentam o risco de perdas e avarias, por exemplo.

    Sendo assim, o ideal é acompanhar o tempo médio de permanência de cada item dentro do armazém e fazer uma previsão de demanda — com base no histórico de vendas do mesmo período — para que as aquisições de novos produtos seja feita de forma mais coerente com a realidade.

    5) Redução de custos por meio das melhorias contínuas

    Ainda existem muitas empresas que possuem a cultura do “mas isso sempre foi feito dessa forma!”. Mesmo que seja um processo que funcione bem na prática, sempre há oportunidades de melhorias, que podem, inclusive, ajudar na redução de custos. Logo, vale a pena revisar os métodos de trabalho, identificar as falhas, eliminar os problemas e encontrar pontos que podem ser melhorados.

    Como você pode ver, existem diversos meios de alcançar a redução de custos em uma empresa. Entretanto, é preciso ter em mente que a conscientização e a colaboração de toda a equipe é necessária — pois, sem isso, dificilmente as soluções adotadas terão algum efeito.

    Gostou das nossas dicas para a redução de custos na empresa? Então aproveite para saber também como a contratação de serviços terceirizados ajuda na gestão da sua empresa!

  • A importância do controle de acesso em um condomínio comercial

    A importância do controle de acesso em um condomínio comercial

    Atualmente, condomínios residenciais e comerciais não podem dispensar um bom serviço de segurança. Com a infeliz evolução da violência urbana e de suas estratégias e tecnologias, a população não pode ficar de mãos atadas. Confiar na segurança pública não é o suficiente, por isso, a maioria dos condomínios contrata sua própria equipe.

    Assim, um condomínio comercial, por exemplo, contaria com um porteiro para realizar o imprescindível controle de acesso de pessoas ao prédio. Mas por que isso é tão importante? Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

    Aumenta a segurança dos condôminos

    Em um condomínio comercial em que não há controle de acesso, a entrada de pessoas indevidas é muito facilitada. Imagine-se na seguinte situação: você chega ao serviço e um estranho entra no elevador com você. Não há como saber se aquele estranho trabalha ali ou não, pois são muitos funcionários e fica impossível conhecer cada um. Desse modo, qualquer pessoa mal intencionada pode participar da convivência do condomínio.

    Uma opção muito vantajosa é contratar uma empresa especializada, terceirizando o serviço. O porteiro será um profissional previamente treinado e realizará o cadastro de todos os funcionários, podendo garantir que somente os mesmos estejam tendo acesso ao local.

    Eventuais visitantes poderão entrar assim que o porteiro confirmar a espera da visita com algum dos funcionários.

    Reduz as preocupações e custos da administração

    Preocupar-se com a segurança de um condomínio comercial não é tarefa fácil. Esse tipo de tarefa toma tempo e energia dos administradores, pois é uma questão importante que jamais pode ser deixada de lado.

    Contratação de pessoal, controle de funcionários e outras tarefas pesadas podem ser facilmente transferidas a uma empresa especializada no assunto.

    Além de garantir a qualidade do serviço, o uso da terceirização reduz os custos para o condomínio, já que não será mais necessária a contratação direta de funcionários da área.

    Possibilita a aplicação de normas e procedimentos de segurança

    De nada adianta investir em alta tecnologia de segurança se não houver normas e procedimentos sendo seguidos pelos condôminos. Não adianta instalar câmeras de segurança e cerca elétrica se um funcionário sai com o carro pela garagem e deixa o portão aberto, por exemplo.

    Uma equipe especializada em segurança de condomínios será capaz de orientar e fiscalizar os condôminos em relação às normas e aos procedimentos de segurança. Não dar a devida importâncias a essas normas pode gerar consequências desagradáveis.

    A grande preocupação de condomínios comerciais com a segurança não é um exagero. Hoje em dia, é necessário investir tempo e dinheiro em prol da segurança. Porém, esse trabalho pode ser facilitado. Reduzir a sobrecarga de preocupação sobre a administração e os custos do condomínio é possível por meio da contratação de uma empresa terceirizada. Tarefas essenciais como o controle de acesso podem ser executadas sem grandes dificuldades por um porteiro bem treinado.

    Gostou das nossas dicas e acha que elas devem ser aplicadas em condomínios comerciais? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entender a importância do controle de acesso em um condomínio comercial!

  • Como dar feedbacks para uma equipe terceirizada?

    Como dar feedbacks para uma equipe terceirizada?

    É natural que alguns empreendedores, principalmente iniciantes, tenham dificuldades na hora de dar retorno aos funcionários sobre a forma como eles se comportam no trabalho e a qualidade dos seus serviços — principalmente no caso de equipes terceirizadas.

    Por mais delicado que seja esse encargo — e realmente é mais difícil do que parece —, é preciso estar preparado para ter esse tipo de conversa. Confira, neste post, as melhores orientações de como dar feedbacks para uma equipe terceirizada.

    Seja claro e não faça prefácios

    Algumas teorias sobre feedback indicam que a crítica negativa seja envolvida por alguns elogios para que não seja mal recebida pelos funcionários. Esse tipo de estratégia, no entanto, pode acabar confundindo o interlocutor, ou até mesmo causar desconfiança e a sensação de que os elogios não são sinceros.

    Portanto, evite tentar ludibriar o impacto de uma crítica com elogios ou detalhes sem importância. Seja claro e vá direto ao ponto. Em vez de elogios, demonstre interesse em ajudar o funcionário a melhorar, e que você acredita na capacidade do colaborador de lidar com a situação. De toda forma, se você tiver tanto feedbacks positivos quanto negativos para dar, comece pelos positivos — afinal, receber a boa notícia primeiro gera uma disposição para lidar com a má.

    Fale na primeira pessoa

    Uma das chaves mais subjetivas do feedback está na própria fala. Sendo assim, aproprie-se da mensagem e abrace a responsabilidade da comunicação.

    Não utilize frases em nome da empresa ou de um grupo, como por exemplo “a gente” ou “eles estão querendo”. Diga: “eu quero”, “eu não fiquei satisfeito”. Líderes devem assumir a responsabilidade por suas decisões e por seus atos.

    Atente-se ao comportamento

    É preciso se atentar ao comportamento e não à personalidade dos funcionários, até mesmo no seu discurso. Adapte a sua fala, e evite o uso de expressões como “você não está nem aí”, pois julgamentos trazem reações negativas.

    Feedbacks desastrosos ateiam-se ao julgamento do comportamento quando deveriam focar no comportamento em si. Não cabe ao líder julgar, mas corrigir o comportamento indesejado, sem ser passivo, tampouco agressivo. O bom feedback apresenta descrição do comportamento que busca reprimir e especifica, de forma clara, a mudança desejada.

    Dê o feedback imediatamente

    Fique atento e não demore. Não deixe para falar com o funcionário um mês depois, quando o fato já tiver perdido seu significado. O feedback efetivo está ligado diretamente ao presente, no fato ainda recente, para garantir a assimilação da mensagem. Comece logo essa prática!

    Acompanhe posteriormente

    Apenas o feedback não é suficiente para garantir a mudança de comportamento. É preciso demonstrar de forma mais contínua a importância que você dá para a melhora na conduta do colaborador. Faça um acompanhamento e sempre dê reforços positivos. Faça isso sistematicamente, mas de forma motivadora.

    A prática de feedbacks é eficaz e fundamental para conter comportamentos indesejados e garantir melhorias na conduta dos seus funcionários e das equipes terceirizadas. E não se preocupe: sua habilidade discursiva vai melhorar com a prática! Comece com o mais simples, converse de forma natural, e evite as formalidades ou o distanciamento pela hierarquia.

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  • Terceirização de mão de obra: vale a pena ou não?

    Terceirização de mão de obra: vale a pena ou não?

    Nos últimos anos, a terceirização de mão de obra se tornou uma prática aderida por empresas de diversos setores e tamanhos. Algumas vantagens, como economia e redução no tempo improdutivo, estão entre as justificativas comuns de quem utiliza esse tipo de contratação. No entanto, você já parou para pensar se realmente compensa investir na terceirização de parte das suas atividades internas?

    Neste artigo, você entenderá melhor do que se trata a terceirização, qual é o melhor momento para a sua implementação, e quais são os cuidados e os benefícios dessa prática. Confira!

    O que é a terceirização de mão de obra?

    É o modelo de contratação em que uma empresa contrata uma prestadora de serviços para realizar atividades específicas. Os profissionais terceirizados são remunerados pela empresa intermediadora e não possuem vínculos empregatícios com a contratante.

    Alguns departamentos que costumam ser terceirizados são limpeza, portaria e controle de acesso, segurança, TI, alimentação, telemarketing, etc.

    Lembrando que esse sistema, enquanto a PL 4330/2004 não é aprovada, não permite a contratação de serviços terceirizados para a atividade-fim da empresa. Logo, se você trabalha em uma seguradora, não pode, obviamente, terceirizar corretores, ok?

    Quando vale a pena fazer esse tipo de contratação?

    O melhor momento para terceirizar determinadas áreas da sua empresa é quando você precisa economizar custos ou não tem pessoal ou equipamentos apropriados para executar as tarefas demandadas.

    Por exemplo: em uma escola ou universidade, não faz muito sentido colocar os colaboradores do atendimento para executar tarefas de limpeza, mesmo em horários livres; bem como seria caro abrir um processo seletivo para contratar profissionais e estruturas somente para essas funções. Nesse caso, é melhor e mais econômico terceirizar o serviço, contratando uma prestadora especializada em limpeza de instituições de ensino.

    Esse é um típico exemplo de contratação para uma atividade-meio, ou seja, que não faz parte do escopo da empresa — nesse caso, a escola não vende limpeza.

    Quais cuidados você deve ter?

    Para que a terceirização valha a pena, é importante atentar-se a alguns pontos relevantes, tais como:

    • Não contratar profissionais terceirizados para as mesmas funções de colaboradores da casa, o que pode gerar desconfortos internos. Isso sem contar a possibilidade de demissão, o que acarretaria em custos extra.

    • Analisar as referências e qualificações das empresas e de funcionários terceirizados. É importante investigar a experiência de mercado da intermediadora e como é feito o processo de seleção e o treinamento dos colaboradores.

    • Ficar atento ao andamento da PL 4330/2004, pois, caso ela seja futuramente aprovada pelo Senado e pelo Governo, poderá liberar, por exemplo, a terceirização de mão de obra para atividades-fim e para a administração pública.

    Quais são as suas vantagens?

    Reposição de faltas e férias

    A substituição de funcionários é um dos maiores atrativos da terceirização. Você tem a garantia de ter sempre um profissional à disposição para executar a tarefa contratada, mesmo que outro esteja de férias, precise faltar ou abandonar o serviço no meio do expediente por alguma urgência. Assim, sua empresa não fica na mão e nem precisa destinar um colaborador para executar outra função.

    Profissionais especializados

    A prestadora de serviços normalmente é responsável por executar determinadas tarefas as quais você contrata. Logo, elas possuem profissionais mais capacitados para essas atividades do que os seus funcionários.

    Menores custos

    Ao optar por esse tipo de contratação, você evita gastos com tudo que envolve um processo de contratação e demissão de funcionários, como treinamentos, planos assistencialistas, encargos trabalhistas, etc.

    Mais foco nos negócios da empresa

    Como você tem mais tempo e liberdade para investir em sua atividade-fim, é natural que haja melhorias na qualidade dos seus produtos e no atendimento ao público. Isso gera mais produtividade e, por consequência, mais lucros.

    A terceirização de mão de obra é um sistema menos burocrático e mais barato para a realização de tarefas internas. Ela vale a pena se for aplicada em departamentos secundários na sua empresa, contribuindo para o desempenho e a satisfação dos seus colaboradores, para a economia de recursos e para a qualidade do produto final. É um modelo necessário para manter a competitividade do seu negócio no mercado.

    Entendeu como a terceirização da mão de obra pode ser benéfica? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

  • Entenda por que a terceirização aumenta a qualidade do serviço

    Entenda por que a terceirização aumenta a qualidade do serviço

    A terceirização de serviço é uma prática que vem ganhando espaço no mundo corporativo. Esse sistema pode oferecer diversos benefícios para as empresas, além de promover ganhos estratégicos em um mercado altamente competitivo e exigente.

    Contratar um terceirizado contribui para a melhoria da qualidade do serviço e dos produtos, pois insere nas corporações profissionais especializados e capacitados para a execução de determinados trabalhos importantes para o negócio.

    Uma empresa pode contar com serviços terceirizados em diversos setores, como assessoria de comunicação e marketing, limpeza e manutenção, segurança, contabilidade, advocacia, organização de eventos, fornecimento de alimentação, dentre outras áreas.

    Ao contratar serviços terceirizados, o empresário passa a contar com trabalho especializado e que não depende de um gerenciamento direto por parte dele, o que permite focar a sua atenção a outros setores do negócio.

    Neste artigo, vamos explicar um pouco mais como a terceirização de serviços pode contribuir para o desenvolvimento de um negócio e para a melhoria da qualidade do serviço. Acompanhe!

    Foco nos negócios da empresa

    Faça um exercício de imaginação: um empresário monta um negócio especializado em comunicação, mas, além de captar clientes e propor soluções, precisa gerenciar contratados, fechar balancetes e gerenciar a equipe de limpeza do escritório. Essas preocupações com serviços importantes para a empresa — mas que não fazem parte do objeto de trabalho — consomem tempo que poderia ser destinado a assuntos estratégicos. Ao terceirizar esses serviços, fica mais fácil de o empresário focar na sua área de atuação.

    Profissionais especializados

    Uma empresa terceirizada oferece aos seus contratantes uma série de profissionais especializados nas suas áreas de atuação. Assim, as chances de receber um trabalho ruim diminuem bastante, enquanto aumentam as possibilidades de contar com um serviço de boa qualidade. Tudo isso influencia na rotina diária do negócio e tem impacto no produto final que será oferecido ao público.

    Otimização do tempo

    Já foi citado que o empresário tem mais tempo para focar no negócio, pois não precisa gerenciar uma equipe de apoio à empresa. Além disso, a preocupação com determinadas situações de trabalho passa a ser responsabilidade da terceirizada, como a contratação de profissionais, o treinamento e a capacitação dos trabalhadores e a condução das relações trabalhistas, por exemplo.

    Atento a novas tendências

    As empresas terceirizadas vendem uma imagem de especialistas nas suas áreas de atuação. Profissionais especializados não são o único elemento para oferecer esse serviço de qualidade, pois é necessário ficar antenado às tendências de mercado e às novidades que surgem e podem influenciar na prestação de serviço. Essa atualização de serviço aumenta a efetividade e a qualidade do serviço prestado.

    Redução de custos

    As vantagens da terceirização de serviço não se dão apenas na contratação de um serviço de qualidade ou por conseguir mais tempo para focar no negócio. A economia de recursos é outro ponto a favor da terceirização, pois será reduzido o pagamento com encargos trabalhistas, com processos de seleção e com a contratação de funcionários, treinamentos e capacitação de profissionais, dentre outros aspectos que acabam onerando o negócio.

    Gostou deste artigo sobre como a terceirização de serviço pode contribuir para o desenvolvimento de um negócio e para a melhoria da qualidade do serviço? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

  • Por que é fundamental manter a limpeza no ambiente de trabalho?

    Por que é fundamental manter a limpeza no ambiente de trabalho?

    Manter o ambiente de trabalho limpo, além de uma questão de higiene e zelo com os funcionários, é também uma estratégia de marketing. Isso porque um ambiente de trabalho sujo e desorganizado pode dar a impressão aos clientes de desleixo com o trabalho realizado ou mesmo de incompetência.

    Por isso, embora possam surgir algumas dificuldades para se garantir a limpeza no ambiente de trabalho, vale a pena ter esse cuidado. Veja, no post de hoje, o porquê:

    A limpeza no ambiente de trabalho

    A limpeza no ambiente de trabalho, por vezes, é deixada em segundo plano pelos administradores de empresas, uma vez que estão voltados ao desempenho dos funcionários que promovem a atividade fim do negócio. Afinal, são eles que proporcionam o lucro.

    No entanto, a limpeza deve ser uma preocupação do empregador, na medida em que ele deve garantir o bem-estar no espaço laboral, a fim de proporcionar um ambiente agradável, prazeroso e propício ao desenvolvimento de um bom trabalho por parte de seus colaboradores.

    O ambiente “insalubre” e suas implicações

    Ainda que, no sentido técnico trabalhista, a simples sujeira não possa ser caracterizada como insalubre, no sentido lato da palavra podemos entender que sim. Afinal, não há dúvida de que um ambiente com acúmulo de sujeira pode facilitar a proliferação de fungos, vírus e bactérias, culminando em doenças, principalmente respiratórias.

    Nesse sentido, o desleixo com a limpeza do local de trabalho pode se revelar prejudicial ao empregador, na medida em que, além de demonstrar falta de preocupação com a saúde de seus funcionários, pode implicar o aumento do número de faltas e de licenças médicas.

    A visão do cliente

    Além de toda a importância da limpeza na perspectiva dos funcionários, não se pode negligenciar essa importância do ponto de vista dos clientes. Há um ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”, e a impressão de um ambiente laboral sujo e desorganizado não favorece nenhum local, muito menos o de uma empresa.

    A sujeira e a desorganização revelam uma falta de zelo e cuidado com o ambiente de trabalho, o que pode demonstrar uma falta de preocupação ou mesmo desleixo, também, com o trabalho que está sendo desenvolvido: essa é uma má impressão que pode levar o cliente a não confiar no serviço que seria prestado e desistir de fechar negócio. Reverter uma má impressão não é um trabalho muito fácil, além de ser uma dor de cabeça desnecessária.

    A terceirização da limpeza

    Dessa forma, por mais que você possa solicitar aos funcionários que sigam dicas simples para manter a limpeza no ambiente de trabalho, é fundamental ter um funcionário unicamente responsável por isso.

    Uma boa saída é a terceirização dos serviços de manutenção e limpeza, que são permitidas de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Isso porque a empresa prestadora desse serviço fica responsável pela contratação e treinamento desse funcionário, bem como pelo fornecimento de todos os EPIs e pelos encargos trabalhistas e previdenciários.

    Dessa maneira, sobra muito mais tempo para se dedicar ao trabalho da empresa, sem deixar de garantir a limpeza no ambiente de trabalho e condições mais saudáveis e agradáveis para os colaboradores e para os clientes.

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  • Serviço de porteiro: 4 pontos que você deve considerar para a contratação

    Serviço de porteiro: 4 pontos que você deve considerar para a contratação

    Atentar para a segurança e para o controle de pessoas em seu condomínio é essencial. Para isso, é preciso contratar um profissional que fique atento à circulação de pessoas no local onde você mora ou trabalha.

    Contudo, contratar um porteiro não é uma tarefa qualquer. É preciso estar atento a detalhes para saber se aquele profissional é a pessoa adequada para cuidar da segurança do seu condomínio.

    Apresentaremos aqui as principais exigências a serem observadas na contratação adequada do serviço de porteiro.

    Como contratar o serviço de porteiro?

    O primeiro passo antes de contratar o serviço de portaria em seu condomínio é procurar uma empresa terceirizada especializada que oferece esse serviço. Assim, ela fará todo o processo de seleção para escolher o funcionário adequado às suas exigências, e oferecerá treinamentos a esse profissional. Dessa forma, será  garantido o padrão de qualidade dos serviços prestados.

    Vale ressaltar ainda que a fiscalização ficará a cargo da empresa terceirizada, não deixando tal responsabilidade para o síndico. A contratação de uma empresa terceirizada garante ainda a  redução de custos do condomínio.

    Por que contratar um porteiro é essencial?

    Por causa do controle de tráfego de pessoas no condomínio. Seja no âmbito comercial ou residencial, saber quem entra e quem sai do condomínio é de suma importância. Atualmente, precisamos ficar atentos à segurança, e não deixar qualquer pessoa entrar nas dependências do condomínio sem ter antes um controle de acesso.

    O serviço de portaria garante esse controle, por um sistema de segurança que faça um cadastro de todas as pessoas que entrarem no condomínio; ao solicitar o documento da pessoa que quer entrar no local e realizar um registro; ou até mesmo entrando em contato com o condômino para perguntar se ele estava esperando alguma visita. Assim, a sua segurança estará resguardada!

    Quais as principais exigências antes de contratar o serviço de porteiro?

    Qualificação do funcionário

    É importante se atentar se o funcionário possui qualificação técnica para o cargo — no caso do porteiro, é recomendado que ele tenha um curso técnico. Afinal, é necessário que este profissional saiba zelar pela segurança pessoal e patrimonial do condomínio.

    Experiência no cargo

    É interessante exigir que o profissional tenha, no mínimo, seis meses de experiência no cargo. Assim, ele já terá o conhecimento de procedimentos básicos de portaria, como o recebimento de correspondências, intimações, encomendas e, como dito anteriormente, saber realizar um controle de acesso eficiente.

    Por isso, é importante contar com uma empresa terceirizada que realize o recrutamento e a seleção desses profissionais. Assim, será realizada uma seleção de currículos que apresente esse pré-requisito, bem como a empresa se certificará que o candidato realmente tem essa experiência.

    Referências do profissional

    Além da experiência do funcionário, é de grande valia verificar se os empregos anteriores com outras empresas foram positivos. É preciso saber se o profissional é dedicado, focado e comprometido com o trabalho e se não houve problemas com a gestão anterior.

    Uma empresa especializada poderá garantir isso! Ela entrará em contato com o gestor anterior daquele profissional ou pedir uma carta de recomendação, e assim você poderá ficar tranquilo com a segurança do seu condomínio.

    Realização de teste de aptidão

    Para não ter dúvidas quanto ao profissional que vai zelar pela segurança pessoal e patrimonial do seu condomínio, é interessante a aplicação de um teste de aptidão. O profissional pode alegar que possui conhecimento sobre o cargo e todos os procedimentos de portaria, mas será que tem mesmo?

    Contrate uma empresa terceirizada que se certifique sobre as habilidades do funcionário para o exercício do cargo, e não tenha dúvidas quanto ao profissional que vai conviver com você no âmbito comercial ou residencial.

    Então, agora que você sabe dos procedimentos a serem adotados antes da contratação do serviço de porteiro em seu condomínio, curta nossa página no página do Facebook e fique por dentro das novidades e de mais dicas sobre o assunto.

  • Gestão de condomínio: o que você não pode esquecer?

    Gestão de condomínio: o que você não pode esquecer?

    Uma gestão de condomínio eficiente depende de um olhar atento sobre vários fatores. Contar com uma empresa terceirizada pode ser a solução para aperfeiçoar os aspectos práticos da organização do condomínio, reduzir custos e ter a certeza de que todas as áreas estão sendo monitoradas para o perfeito funcionamento do ambiente.

    Entre as principais preocupações que merecem a atenção dos gestores de um condomínio, selecionamos, neste post, as mais urgentes. Confira!

    Checagem do gás

    Todos já ouviram falar em vazamentos de gás em condomínios. Eles colocam seriamente em risco a vida dos condôminos, mas podem ser evitados.

    Para evitar esses problemas que podem gerar explosões e danos graves à estrutura predial, é importante que a central de gás e todos os ramais sejam inspecionados de tempos em tempos.

    A central de gás deve ser inspecionada anualmente, e os ramais, a cada três anos (pelo menos). Durante a inspeção — por uma equipe técnica especializada —, deve ser solicitado um laudo final e também o chamado ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

    No caso de ser percebido um vazamento de gás em algum ramal ou uma mudança brusca nos valores da conta de gás, é hora de adiantar a análise técnica.

    Elevadores em dia

    Os elevadores são bens que também precisam de checagem e de manutenção periódica por pessoal autorizado. Assim, pode-se solicitar o RIA (Relatório de Inspeção Anual) e garantir a segurança dos condôminos de forma integral.

    A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) também tem validade nesses casos, e serve de segurança ao gestor do condomínio sobre o estado real de uso em que se encontram os elevadores.

    Aval do Corpo de Bombeiros

    O Corpo de Bombeiros precisa averiguar se as medidas corretas estão sendo tomadas para prevenir incêndios em intervalos de dois a três anos, e de acordo com o espaço físico. A emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) será concedido se requisitos atualizados pela lei estiverem sendo seguidos pelo condomínio, dentro dos padrões técnicos.

    Na vistoria, serão verificados os extintores (que precisam estar dentro do prazo de validade), as mangueiras, as placas de sinalização, os alarmes, dentre outros. Tudo deve estar em bom estado de conservação, e as substituições necessárias devem ser feitas para a concessão do AVCB.

    Sistema elétrico protegido

    Quanto ao sistema elétrico, o ideal é a inspeção semestral, que inclua todos os aspectos da eletricidade do condomínio. Sistemas de aterramento falhos, mau contato e outras possíveis situações incomuns na rede elétrica devem ser comunicadas à equipe técnica especializada para que sejam realizados os reparos e a geração do comprovante de serviço.

    Segurança do local

    Um aspecto fundamental em tempos de violência urbana é a segurança dos condôminos, para que eles possam transitar dentro e fora das unidades do condomínio de forma tranquila. Dessa forma, é importante contar com um serviço de terceirização de pessoal habilitado ao trabalho em controle de acesso e recepção, o que garante um ambiente seguro 24 horas por dia.

    Contar com uma empresa que possua experiência na gestão da segurança em ambientes condominiais pode fazer a diferença contra a violência crescente — além de deixar os gestores livres para cuidarem de outros aspectos da vida em condomínio.

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