Fique por dentro dos maiores desafios da facilities hospitalar

A facilities hospitalar se refere a uma ampla gama de serviços de manutenção da infraestrutura de hospitais, o que inclui principalmente as atividades de limpeza, segurança e recepção. Portanto, trata-se de uma área essencial para a satisfação dos seus usuários, pois, depois da qualidade da equipe médica, será a higiene do ambiente com a qualidade do atendimento na recepção que representará a principal fonte de reclamações.

Por isso, este post tem o objetivo de explicar quais são os maiores desafios da gestão de facilities hospitalar. Então, vamos mostrar como a terceirização pode ser uma solução essencial. Ficou interessado? Não deixe de ler o nosso post até o fim!

Alta circulação de pessoas

Talvez, um dos maiores desafios para a manutenção adequada da infraestrutura hospitalar é a alta circulação de pessoas, que é proporcional ao porte. Centenas de pessoas, entre pacientes e funcionários, circulam em um hospital todos os dias.

Consequentemente, a todo o momento, elas podem transportar, acidentalmente, sujeira da rua para um ambiente que deve ficar extremamente limpo, para evitar a contaminação das instalações com patógenos que podem trazer graves complicações aos doentes.

Portanto, uma boa estratégia de gestão de facilities deve conter ações para lidar com o fluxo de pessoas. Para isso, algumas medidas são importantes, como:

  • dimensionamento correto das equipes: o tamanho das equipes de limpeza e de manutenção devem ser adequados ao fluxo de pessoas dentro do hospital. A economia em recursos humanos, neste caso, pode ser muito prejudicial, piorando os indicadores de biossegurança e afastando os clientes com a aparente falta de limpeza;
  • gerenciamento baseado em dados: o gestor de facilities precisa utilizar métricas e indicadores para monitorar a influência da facilities nos números de infecção hospitalar, de equipamentos contaminados com micro-organismos resistentes, satisfação dos pacientes com a higiene local etc. Geralmente, esses números são ruins quando a equipe de facilities está trabalhando inadequadamente;
  • controle de acesso: nos hospitais, o ideal é que somente pessoas ligadas aos pacientes e aos serviços circulem nas áreas internas. Desse modo, você deverá contar com uma política de acesso, aliada a uma de recepção e de segurança bem treinados para lidar com o público. 

Alto nível de especialização

Além disso, a facilities hospitalar conta com a alta especialização do setor. Afinal, não é somente uma questão de manter o ambiente limpo a um nível macroscópico para a satisfação dos clientes. É preciso cuidar da limpeza microscópica para evitar a proliferação de bactérias e fungos.

Para isso, existem vários protocolos de higienização e esterilização que precisam ser seguidos fielmente. Desse modo, é importantíssimo contar com uma mão de obra especializada na prestação de serviços para a saúde. Isso garante que desde os profissionais de serviços gerais até os gestores conheçam as técnicas mais adequadas a esse contexto. 

Pouca tolerância a erros

Por fim, não podemos deixar de falar da pouca tolerância aos erros, pois esses podem causar resultados extremos, como a morte de pacientes. Por exemplo, nos CTIs, os internados estão em uma situação muito frágil de saúde. Assim, se a equipe de limpeza deixar de seguir alguma etapa dos protocolos, isso pode gerar um surto de infecção hospitalar com bactérias resistentes muito difíceis de tratar.

Além desse aspecto, a própria imagem do hospital pode ficar prejudicada com uma manutenção inadequada. Na era das redes sociais, uma imagem de uma sujeira em alguma ala de internação ou bloco cirúrgico será facilmente viralizada nas redes sociais, comprometendo permanentemente a confiança dos usuários. 

Portanto, a gestão de facilities hospitalar é uma ação essencial para melhorar os seus indicadores de biossegurança e também para aumentar o nível de satisfação dos pacientes. Para isso, a contratação de uma empresa especializada em terceirização de serviços de facilities é a melhor solução. Afinal, um negócio bem-conceituado poderá realizar um treinamento mais profundo das equipes, estabelecer protocolos de manutenção mais atualizados, monitorar os indicadores adequados etc.

Ficou interessado na contratação de um parceiro focado na facilities hospitalar? Então, não deixe de entrar em contato com a Solution Services!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo