Categoria: Redução de Custos

  • Reforma de imóveis é responsabilidade do condomínio, proprietário ou locatário?

    Reforma de imóveis é responsabilidade do condomínio, proprietário ou locatário?

    Você alugou um apartamento e, depois de alguns meses residindo no local, concluiu que a falta de telas de proteção na janela pode ser perigosa.

    Depois, passou a cogitar a construção de uma lareira na sala e teve (muita!) dor de cabeça quando o cano da cozinha estourou.

    No entanto, antes de entrar em contato com a imobiliária, você se questiona: de quem é a responsabilidade em casos de reforma de imóveis e realização de reparos?

    Confira no artigo a seguir a resposta e evite aborrecimentos!

    Os tipos de reforma de imóveis

    O Código Civil trata em seu artigo 96 sobre os tipos de reforma existentes, em relação à coisa móvel ou imóvel. Nele, é utilizado o termo benfeitoria, que nada mais é do que a obra realizada no bem com a finalidade de conservá-lo, melhorá-lo ou embelezá-lo.

    A lei divide a chamada benfeitoria em três tipos:

    • benfeitorias necessárias;
    • benfeitorias úteis;
    • benfeitorias voluptuárias.

    O primeiro tipo, como o próprio nome já indica, se refere às obras que necessariamente devem ser realizadas, como é o caso do cano estourado citado no início desse artigo.

    Elas são necessárias para que o imóvel não se deteriore, auxiliando na boa conservação e manutenção do bem, e imprescindíveis para que o local se mantenha em boas condições de habitação.

    Já as benfeitorias úteis aumentam a utilidade do imóvel, mas não são necessárias para a habitação. Podemos citar como exemplo o caso da tela de proteção das janelas: o inquilino reside tranquilamente em um imóvel sem referida tela, mas, caso ocorra a instalação, as condições de moradia se tornarão mais seguras.

    Aparecendo como o último item em ordem de importância, as benfeitorias voluptuárias são obras consideradas desnecessárias sob o ponto de vista de conservação do imóvel, referindo-se à beleza do lugar. Tanto que a construção de lareira se enquadra nesse tipo de benfeitoria.

    Benfeitorias X responsabilidade

    Para aferir a responsabilidade de determinada reforma ou reparo, o primeiro passo é classifica-la em benfeitoria necessária, útil ou voluptuária.

    Feito isso, caso a reforma se enquadre na categoria de benfeitoria necessária, a responsabilidade será automaticamente atribuída ao locador, que é o proprietário do imóvel.

    E por que apenas as benfeitorias necessárias são de responsabilidade do locador? Porque é dever do proprietário do imóvel manter forma e estrutura do local adequadas pelo período em que durar o contrato.

    Também é importante dizer que, muitas vezes, em questões emergenciais (de novo aparece o caso do cano), o locatário não pode aguardar a permissão da imobiliária para que determinada reforma seja realizada, sob pena de deterioração do imóvel.

    Por isso, em casos de benfeitorias necessárias, o locatário pode realizar o serviço e depois requerer o reembolso na imobiliária, desde que apresente os documentos necessários que comprovem o problema anterior existente e o meio de resolução, além da comprovação do custo despendido.

    Já nos casos de benfeitorias úteis, o locador pode ser indenizado caso haja a autorização prévia do locatário para realização de determinada reforma ou reparo, enquanto a mesma sorte não ocorre em relação às benfeitorias voluptuárias. Por serem reformas ou reparos referentes a estética do local, não há indenização ao locador que as promover.

    São os artigos 35 e 36 da Lei do Inquilinato que tratam a respeito da possibilidade de indenização.

    A responsabilidade do condomínio

    Por fim, é importante destacar o papel do condomínio durante a realização de reformas: a sua responsabilidade não é financeira, mas sim de fiscalização, a partir da NBR 12.280.

    Com o intuito de preservar a segurança da edificação, cabe ao síndico do condomínio avaliar os planos de reforma das unidades privativas a partir da documentação que deve ser necessariamente entregue a ele, tais como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RTT). 

    Caso necessite, o síndico deve tomar as providências necessárias para que não seja realizada uma obra que apresente risco em seu condomínio.

    Entendeu de quem é a responsabilidade na reforma de imóveis? Sabendo sobre os seus tipos, você fica ciente de quem cobrar e como proceder quando algum reparo em seu imóvel precisar ser realizado. 

    Quer saber também sobre a reforma de áreas comuns do condomínio? Clique aqui e confira!

  • Quais são as atribuições do síndico de condomínio?

    Quais são as atribuições do síndico de condomínio?

    Apesar de ser uma figura quase folclórica, poucos conhecem a fundo as atribuições do síndico. Ao se tornar administrador do condomínio, um morador assume uma série de afazeres. Essas obrigações são tão importantes que se apresentam regulamentadas pelo Novo Código Civil.

    De acordo com o Artigo nº1.348, um síndico tem 9 competências primárias. Neste post, vamos falar sobre cada uma dessas obrigações. Confira:

    1. Convocar assembleia de condomínio

    A realização das assembleias é o item número um da lista de atribuições do síndico. Elas servem para que a comunidade exerça a democracia e decida coletivamente os rumos tomados pela administração, tais como a contratação de serviços, obras e manutenções.

    2. Representar o condomínio

    O síndico é o representante legal do condomínio. Isso significa que, no caso de uma audiência na Justiça do Trabalho ou em uma simples reunião da assembleia de moradores do bairro, será papel dele falar em nome de todo o condomínio.

    3. Dar conhecimento aos demais sobre a existência de procedimentos judiciais ou administrativos

    O conceito parece complicado, mas na verdade significa que, em caso de algum problema com a Justiça ou com a própria administração do condomínio, o síndico deverá informar isso em assembleia. Isso serve para reforçar que os problemas do condomínio não são problemas exclusivos do síndico, mas de todos.

    4. Zelar pelo cumprimento do regimento interno e determinações de assembleia

    O administrador de condomínio precisa fazer valer e respeitar as regras internas e também tudo o que for discutido e aprovado em assembleia de moradores.

    5. Zelar pela conservação do condomínio e pela prestação dos serviços que interessam aos moradores

    Cabe ao síndico cuidar da conservação das áreas comuns do condomínio, além de ser ele o responsável pela contratação de serviços para manutenção das áreas coletivas.

    6. Elaborar o orçamento de despesas e receitas anuais

    O síndico precisa fazer os orçamentos anuais de gastos e receitas e apresentá-los em assembleia. Essa aprovação do orçamento anual é fundamental para a administração predial.

    7. Cobrar os condôminos e aplicar multas

    A inadimplência acomete diversos condomínios em todas as cidades do Brasil. Muitas vezes os problemas relacionados à falta de pagamento das taxas geram muito constrangimento e situações desagradáveis. O mesmo acontece com a aplicação de multas  para moradores que desrespeitam o regimento interno.

    Cabe ao síndico fazer a cobrança das taxas e a aplicação dessas multas. Essa tarefa não é nem um pouco agradável, mas é necessária.

    8. Prestar contas

    A prestação de contas aos condôminos é fator primordial na vida do síndico. É preciso esclarecer muito bem os gastos do condomínio e como o dinheiro arrecadado foi investido  ao longo de 1 ano.

    Conforme consta no item 6, há a aprovação de um orçamento, e o que foi feito com o dinheiro após esta etapa é o que deve constar na prestação das contas. Esse relatório de gastos deve ser feito pelo síndico anualmente ou então toda vez que for decidido em assembleia.

    9. Fazer o seguro edificação

    É obrigatório que toda unidade condominial edificada, como um prédio ou um condomínio de casas, tenha um seguro contra incêndio e contra destruição total e parcial das unidades. Não se trata de uma recomendação, mas de uma lei. O síndico que negligenciar a contratação do seguro edificação pode responder criminalmente pelo ato.

    Essas são as principais atribuições do síndico. Os condôminos que pretendem fiscalizar a administração de seu condomínio deve fazer isso por meio da participação em assembleias e nas discussões sobre questões orçamentárias e administrativas. Elas apresentam aos moradores as ações feitas pelo síndico no dia a dia.

    Lembre-se: o síndico é responsável por atos como a contratação de serviços terceirizados, administração financeira, realização de cobranças e representações, mas todas as decisões tomadas por ele são o reflexo do consenso de toda a comunidade! Além disso, a cada 2 anos devem ser feitas eleições para definição do síndico.

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  • Como lidar com a alta rotatividade de funcionários em condomínios?

    Como lidar com a alta rotatividade de funcionários em condomínios?

    Há muitos profissionais cujo trabalho é fundamental para o bom funcionamento do condomínio. Além do próprio síndico, temos porteiros, faxineiros, seguranças, zeladores e os responsáveis pela manutenção do prédio e seus serviços. Entretanto, a alta rotatividade de funcionários é um obstáculo para a gestão de muitos condomínios.

    A boa notícia é que, por meio de algumas medidas práticas, você poderá reverter a situação e manter os funcionários de qualidade por mais tempo a serviço do condomínio. Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e mãos à obra!

    Invista em treinamentos para os funcionários

    Por mais que os funcionários já tenham experiência e entendam dos seus respectivos trabalhos, cada condomínio tem suas particulares. Portanto, é importante que todos os colaboradores recebam treinamentos assim que passam a fazer parte do quadro de funcionários para que conheçam a fundo o ambiente e as exigências da gestão.

    Além disso, os treinamentos também são indispensáveis para manter os funcionários atualizados e sempre utilizando as melhores e mais modernas práticas para o exercício de suas funções — assim é possível garantir um constante aprimoramento dos serviços.

    Tenha uma comunicação clara

    É fundamental que cada um dos funcionários saiba quais são suas exigências em relação ao trabalho e também o que ele está fazendo correta ou erroneamente. Afinal, quem estiver atuando com falhas dificilmente as perceberá caso você não as aponte, não é mesmo?

    Uma comunicação clara é imprescindível para que os funcionários e a gestão entendam uns aos outros, mas isso não quer dizer apenas apontar erros! Para uma comunicação verdadeiramente eficiente, é necessário também elogiar os funcionários e mostrar por que eles estão agindo de maneira correta ou até mesmo inovadora.

    Assim, os outros funcionários se sentirão motivados a seguir aquele bom exemplo. Outra vantagem do feedback positivo é a criação de um clima harmonioso entre você e os demais trabalhadores. Dessa maneira, quando houver uma crítica negativa, eles entenderão que sua intenção é a de orientá-los rumo ao alcance de resultados mais eficientes.

    Ofereça benefícios

    Os benefícios são muito importantes para que os funcionários se sintam respeitados e valorizados pelo condomínio. Entretanto, apenas os benefícios tradicionais, como vale-transporte e vale-refeição, podem não ser o suficiente. Afinal, eles não são diferenciais, e muitos deles inclusive são obrigatórios.

    Sendo assim, analise quais são as possibilidades de benefícios que você pode oferecer. Para essa decisão, vale a pena ficar atento aos pedidos e às necessidades dos próprios funcionários, fazendo uso da clareza de comunicação que mencionamos anteriormente.

    Considere a terceirização como solução

    Finalmente, você deve analisar o que leva a rotatividade a acontecer com tanta frequência no seu condomínio e se o serviço prestado pelo funcionário em questão vale o esforço e os recursos necessários para implementar essas mudanças.

    Afinal, serviços de manutenção ou instalação de equipamentos e até mesmo de limpeza e segurança podem ser realizados com muita eficiência por empresas terceirizadas.

    Verifique quais são as demandas do edifício e, a partir disso, analise se vale mais a pena contratar uma equipe especializada nessa demanda ou contratar um funcionário e correr o risco dele logo deixar o condomínio.

    Quando o funcionário de uma empresa terceirizada deixa o cargo, a própria empresa é responsável por enviar um novo trabalhador, que já chegará treinado e sabendo o que fazer. Portanto, em muitos casos essa pode ser a melhor solução para o seu condomínio.

    E então, está pronto para acabar de vez com a alta rotatividade de funcionários no seu condomínio? Você já contratou ou atualmente utiliza o serviço de equipes terceirizadas? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe um comentário!

  • Manutenção de elevadores: tudo o que você precisa saber

    Manutenção de elevadores: tudo o que você precisa saber

    A manutenção de elevadores é de extrema importância para garantir o funcionamento correto e seguro dos equipamentos. Ela precisa ser realizada a cada 30 dias, e a sua não efetuação implica em falta de conforto aos usuários, além de maior custo, devido a problemas técnicos que poderão ocorrer e poderiam ter sido evitados.

    No nosso post de hoje, daremos algumas dicas que você precisa saber sobre a manutenção de elevadores. Acompanhe!

    Escolha da empresa responsável

    Muitos condomínios acreditam que o fornecedor do elevador tem que ser obrigatoriamente o que oferece a conservação. Isso não é necessário: quem escolhe a empresa é o próprio condomínio. Um dos critérios que precisam ser observados no momento da contratação é se a prestadora do serviço tem cadastro na prefeitura para executar o trabalho.

    Verifique se a empresa tem no seu quadro de funcionários engenheiros com experiência, e se possui registro na receita federal e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Um fator muito importante é verificar se a organização conta com plantões 24 horas, para caso haja alguma eventualidade.

    Verificação do custo-benefício

    Desconfie de empresas que cobram um valor muito abaixo do oferecido no mercado. Não poderá haver falhas na hora da manutenção, pois a vida das pessoas que utilizam os elevadores estará em risco. Se houver algum acidente, o síndico e o próprio condomínio poderão ser responsabilizados.

    Existem alguns contratos que oferecem a troca de peças quando necessário. Apesar de serem mais onerosos, eles previnem custos maiores que poderão surgir.

    Cuidados após a manutenção de elevadores

    Para que a conservação resulte no efeito desejado e dure o tempo esperado, é preciso um pouco de zelo de todas as partes que usufruam dos elevadores.

    É preciso seguir regras habituais, como não fumar dentro do elevador, em caso de incêndio não utilizá-lo de maneira alguma, e se manter sempre em constante observação sobre tudo que ocorre dentro dele.

    Limpeza do equipamento

    condomínio fica responsável pela limpeza de áreas como espelhos, batentes, portas e botoeiras. As dicas para não danificar os espelhos é jamais utilizar produtos abrasivos ou ácidos — esponjas de aço, palha de aço ou água sanitária. E, se o piso for de granito, limpar somente com água e um pouco de detergente.

    Atenção com a segurança 

    Os elevadores são os equipamentos de transporte mais utilizados no mundo, portanto, respeite as normas para que todos fiquem tranquilos e protegidos.

    O regulamento adverte que nunca devemos deixar crianças sozinhas e jogar objetos no poço — o que, no futuro, poderá acarretar um problema na estrutura. Além disso, devemos respeitar sempre o limite de peso estabelecido, não pressionar a porta com força para não danificá-la e sempre verificar se o elevador está com a cabine nivelada antes de entrar.

    A prevenção contra danos e acidentes é fundamental quando se trata de elevadores. Por isso, é tão importante seguir as regras e ficar alerta em relação ao funcionamento, observando sempre se há alguma alteração. São medidas simples que garantem a segurança e o bom uso do equipamento.

    Gostou do nosso artigo sobre manutenção de elevadores? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário!

  • 5 dicas de como administrar o tempo no trabalho

    5 dicas de como administrar o tempo no trabalho

    Administrar adequadamente o tempo é um grande desafio nos dias de hoje. Tarefas cotidianas e compromissos precisam ser cumpridos à risca e de forma bem organizada para que não haja a necessidade de passar horas e horas no local de trabalho. Mais do que nunca, é necessário saber gerenciar bem o tempo no trabalho para que seja possível não só o aumento da produtividade, mas também do bem-estar profissional e pessoal.

    Neste artigo, listamos 5 dicas valiosas sobre como administrar o tempo no trabalho. Confira!

    1. Liste suas atividades

    De início, organize todas as tarefas que você precisa concluir ao longo do dia. Faça uma lista e defina prioridades. Com esse plano definido, seu tempo será otimizado e seu dia a dia ficará mais organizado. Você não perderá tempo com imprevistos e poderá se dedicar mais adequadamente a cada tarefa.

    Se possível, deixe as atividades mais difíceis no topo da lista. Dessa forma, no fim do expediente, quando você já estiver cansado, terá apenas o compromisso com as tarefas mais práticas de se realizar.

    2. Fuja das distrações

    O maior vilão da administração de tempo é a distração. Perder o foco, mesmo que seja por um breve momento, pode acabar resultando em prejuízo, o que exigirá mais tempo da sua parte no futuro — e, quando notar, você terá acumulado muitas atividades para realizar e vai ter que pegar tempo “emprestado”, que poderia ser usado em outros empreendimentos, para cumprir com suas obrigações. Pense nisso antes de adiar seus compromissos.

    3. Seja organizado

    Uma das questões mais básicas sobre como administrar o tempo é a ordem dentro do ambiente de trabalho. Com os materiais devidamente organizados, não se desperdiça tempo em busca de pastas, documentos e relatórios. Obviamente isso se aplica também ao computador: crie pastas específicas e não deixe de nomear adequadamente todos os arquivos. Pense em tudo que torne mais fácil achá-los quando precisar deles.

    4. Use a tecnologia como aliada

    Estamos em uma era cada vez mais digitalizada e podemos sempre usar inovações a nosso favor. Programas de computador têm deixado antigas técnicas e práticas para lá de obsoletas.

    Para que passar horas conferindo extratos bancários e produzindo planilhas imensas, por exemplo? Existem softwares que fazem todo tipo de gerenciamento em poucos instantes e com muito mais precisão. Utilize aplicativos, agendas on-line, sistemas automatizados, enfim, abuse de todos os recursos que puderem contribuir para a otimização do seu tempo.

    5. Faça intervalos

    É necessário desocupar a mente eventualmente. Planejar intervalos é extremamente importante. De nada adianta esquematizar suas tarefas e otimizar tempo se você não tiver energia e disposição para encará-las. Faça pausas para descanso, tenha algum momento dedicado ao lazer e procure dormir o suficiente para não sobrecarregar a mente e o corpo.

    Perceba que não é muito complicado otimizar seu tempo e sua produtividade, é preciso somente ter disciplina. Entenda que conhecer sua rotina, ser organizado com suas atividades e administrar o seu tempo será algo útil não apenas para o trabalho, mas contribuirá também para melhorar sua qualidade de vida.

    Se essas dicas de como administrar o tempo no trabalho foram úteis para você, também podem ser para os seus amigos. Não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!

     

  • Como a contratação de serviços terceirizados auxilia na gestão da sua empresa?

    Como a contratação de serviços terceirizados auxilia na gestão da sua empresa?

    A prática da terceirização tem sido adotada por muitas empresas atualmente, pelo fato de trazer inúmeros benefícios. Ao contratar uma empresa terceirizada (prestadora de serviços), se torna possível uma redução de custos significativa, uma vez que a contratação direta se dará somente com funcionários que atuam na atividade nuclear do negócio.

    Diante da oportunidade do empresário poder se focar na atividade-fim da sua empresa, será possível um melhor gerenciamento dos seus funcionários diretos, considerando que a responsabilidade do recrutamento e contratação de colaboradores que não cuidarão da atividade nuclear da empresa será de uma empresa terceirizada especializada.

    No post de hoje, vamos demonstrar como a contratação de serviços terceirizados é uma ótima solução estratégica para sua empresa. Venha conferir!

    Em quais casos é possível terceirizar?

    Primeiramente, é importante saber em quais casos sua empresa poderá terceirizar. A legislação trabalhista é clara em autorizar os serviços terceirizados somente quando a mão de obra contratada faz parte da atividade-meio da empresa.

    Desse modo, se a sua empresa for uma escola, não é permitida a contratação terceirizada de professores. Contudo, é possível contratar profissionais terceirizados para prestarem serviço de limpeza, segurança ou recepção, por exemplo.

    Por que contratar serviços terceirizados?

    1. Gestão mais eficiente da sua empresa

    Ao contratar uma empresa especializada para o recrutamento, contratação e treinamento de funcionários que exercerão a atividade-meio da sua empresa, o empresário precisará se preocupar somente com a especialização e gestão dos seus funcionários diretos.

    Essa é uma solução para o gestor voltar a sua atenção para a execução de atividades mais complexas e estratégicas da empresa, não se preocupando com a delegação e gerenciamento de funcionários que não exercem a atividade-fim. Assim, o tempo que era gasto antes para gerir atividades que não eram foco do negócio será otimizado para projetos que são essenciais ao empreendimento.

    2 . Redução de custos

    Outro benefício da terceirização é a significativa redução de custos que implicará para a sua empresa. Ao contratar uma empresa terceirizada, ela será responsável por todos os encargos trabalhistas, bem como com os procedimentos de contratação, gestão dos funcionários e treinamentos.

    O contrato existente será somente entre a empresa tomadora de serviços e a prestadora de serviços. Não haverá relação de emprego entre a tomadora de serviços e o empregado. Desse modo, a tomadora de serviços não precisará ter custos, por exemplo, com um contador para cuidar da folha de pagamento, rescisão, férias e décimo terceiro desses funcionários, uma vez que o vínculo empregatício desse empregado será com a empresa terceirizada contratada.

    3. Mais qualidade na prestação dos serviços

    Um ponto positivo será o aumento da qualidade da prestação de serviços na sua empresa. Se antes não havia tempo para conseguir gerir da maneira mais eficaz todos os colaboradores da empresa, ao contratar o serviço terceirizado, a preocupação com serviços secundários acaba! Desse modo, se antes os funcionários que não atuavam no ponto chave do negócio não possuíam a qualificação necessária, nem participavam de treinamentos periódicos para exercerem suas atividades, agora irão possuir!

    As empresas terceirizadas estão sempre antenadas às maiores tendências de mercado, e irão garantir que o serviço prestado seja de qualidade.

    4. Alavancamento do seu negócio

    Com todos os benefícios expostos acima, como a redução de custos, qualidade na prestação de serviços e otimização do tempo para projetos estratégicos da empresa, o resultado de tudo isso é o crescimento do seu negócio.

    Tendo em vista que se gastará menos, a empresa terá um fluxo de caixa positivo, bem como o tempo será voltado somente para o que é essencial. Assim, sua empresa poderá detectar o que precisa ser melhorado e no que precisa ser investido para que a atividade-fim seja prestada da maneira mais eficiente, garantindo a satisfação dos clientes.  

    Se antes não era possível investir, pois havia muitas preocupações e gastos secundários, com a terceirização de serviços será possível criar uma gestão estratégica realmente eficiente para investimento na atividade nuclear do seu negócio.

    Gostou de saber como os serviços terceirizados são uma oportunidade de crescimento da sua empresa? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem os benefícios que a terceirização pode oferecer!

  • Como gerenciar uma equipe terceirizada: um guia para otimizar seus resultados

    Como gerenciar uma equipe terceirizada: um guia para otimizar seus resultados

    A terceirização de mão de obra é um recurso à disposição das empresas que desejam ser mais competitivas no mercado. E o sucesso da organização depende do bom desempenho de todos da equipe, seja ela terceirizada ou não. Nesse sentido, gerenciar um time de forma eficaz é o desafio do gestor que deseja otimizar resultados.

    É preciso ter em mente que as pessoas precisam ser motivadas para executar, com eficiência, suas tarefas. Por isso, para aumentar os resultados de uma equipe terceirizada é importante ficar atento a algumas questões.

    Sendo assim, preparamos este guia com dicas de como gerenciar uma equipe terceirizada e otimizar seus resultados. Confira!

    Contrate uma boa empresa

    Existem muitas empresas especializadas na contratação de mão de obra terceirizada no mercado, e é fundamental pesquisar a reputação delas antes de fechar um contrato. Procure informações com outras empresas que já contrataram esse tipo de serviço e verifique os certificados de qualidade, referências, certidões, e procure saber sobre a situação financeira da futura contratada.

    Após definir a melhor prestadora, peça o relatório mensal dos comprovantes dos encargos e tributos para assegurar a idoneidade da operação, conforme a legislação. Dessa forma, você se certifica de que os funcionários terceirizados estarão recebendo todos os seus direitos trabalhistas.

    Lembre-se de que, nem sempre, o menor preço é o diferencial a ser levado em conta. Contratando uma empresa que ofereça serviços de qualidade e confiabilidade, você evita muita dor de cabeça no futuro.

    Defina metas

    Estabeleça metas para que as equipes terceirizadas conheçam os objetivos e as expectativas da empresa. Assim, as metas macro devem ser desdobrados em desafios individuais e coletivos, de forma que todo o time possa compreender claramente o que deve ser feito.

    Para acompanhar o trabalho dos colaboradores, também é essencial contar com indicadores de desempenho para mensurar os resultados, bem como identificar e eliminar falhas, perceber atrasos e perdas em qualidade. Com essas estatísticas, é possível agir com rapidez e corrigir desvios.

    Valorize os méritos dos colaboradores

    É importante reconhecer o comprometimento, a dedicação e as conquistas dos funcionários, além de valorizar o talento e a competência de cada um. Quando for o caso, elogie para favorecer a motivação e também a construção de relações em que todos ganham, estabelecendo, assim, vínculos de confiança e um bom ambiente para todos trabalharem.

    Aposte na comunicação

    Assim como os efetivos, a equipe terceirizada também sente a necessidade de uma comunicação eficiente, em que a empresa transmite as informações necessárias para o bom andamento das atividades — informando, inclusive, fatos relevantes para o negócio, e garantindo uma gestão transparente.

    Portanto, quando os indicadores mostram problemas nos resultados das equipes terceirizadas, é necessário avaliar como os trabalhos estão sendo direcionados. O alto desempenho depende muito de uma boa comunicação interna. Por isso, é preciso orientar, compartilhar informações, direcionar esforços, esclarecer dúvidas, ouvir sempre e colaborar para a solução de questões.

    Cabe ao líder ser também um comunicador competente, sabendo atingir a mente e o coração dos seus liderados para conseguir o melhor que a equipe pode oferecer.

    Gostou das nossas dicas sobre como gerenciar uma equipe terceirizada? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!

  • Tudo o que você precisa saber sobre a lei da terceirização

    Tudo o que você precisa saber sobre a lei da terceirização

    No dia 08/04/2015 foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.330/04 que versa sobre regulamentação da terceirização como atividade-fim no mercado de trabalho. A lei de terceirização atinge as empresas privadas, públicas, produtores rurais, sociedades de economia mista dentre outras que poderão contar com a mão de obra terceirizada, ajudando assim a contingência e demanda que cada empresa ou órgão estatal possui.

    Para melhor esclarecimento listamos abaixo as principais dúvidas em relação à contratação de mão de obra terceirizada, bem como sua regulamentação.

    O que é terceirização?

    Convém salientar que a terceirização não pode ser encarada como uma maneira de se reduzirem as contratações de empregados e assim, também os custos. A finalidade da terceirização no seio da empresa é a de, permitir a captação do trabalho das atividades-meio por um intermediário, melhorando a sua qualidade e competitividade, permitindo a empresa contratante concentrar-se exclusivamente na sua atividade-fim. Não se terceirizam empregados, mas sim serviços especializados.

    Como a Lei 2330/2004 é aplicada?

    A referida lei regulamenta a contratação de mão de obra terceirizada desde que a empresa tenha uma atividade específica. Os empregados terceirizados serão representados por sindicato da categoria da empresa que prestará os serviços.

    Quais os pontos polêmicos da proposta?

    O referido projeto trouxe bastante polêmica no mercado de trabalho, porque para alguns especialistas o seu objetivo foge especificamente da sua realidade. Por exemplo, permitir que uma empresa terceirizada especializada em um determinado seguimento realize a atividade principal de sua contratante, permitindo assim que essa empresa terceirizada se preocupe com a real finalidade da contratante.

    Outro ponto acerca da polêmica da terceirização é que a empresa contratante responde de forma subsidiária a todas as verbas trabalhistas pendentes, o que já causaria sérias preocupações, pois, com o precário serviço de algumas empresas, a contratante teria que fiscalizar mensalmente a empresa contratada quanto às responsabilidades trabalhistas.

    Quais são as responsabilidades da empresa contratante?

    A empresa contratante poderá ter responsabilidade judicial de forma subsidiária sobre as verbas trabalhistas do empregado da empresa contratada. Isso depois de esgotada todas as tentativas e possibilidades de cobrança junto a real empregadora do trabalhador.

    Ela poderá também ter responsabilidade judicial de forma solidária, caso o empregado da contratante consiga provar a pessoalidade na prestação de serviço, que ele não pode ser substituído por outro trabalhador a exercer as mesmas funções, receber ordens diretas do tomador de serviço, assim será considerado nulo o contrato de terceirização e o vínculo se formará diretamente com a empresa contratante.

    Quais são as responsabilidades da empresa contratada?

    A empresa contratada tem como responsabilidade todos os atos praticados pelo seu empregado. Ela será encarregada por fiscalizar os serviços prestados nas empresas, pelos pagamentos e podendo oferecer os mesmos benefícios contratuais que tem os empregados da empresa contratante.

    Quais as vantagens da terceirização?

    A terceirização de mão de obra tem seus pontos negativos, mas também existem os pontos positivos. São eles:

    • diminuição no quadro de funcionários;

    • melhor qualidade no resultado do serviço;

    • menor custo e maior lucratividade;

    • aumento de produtividade.

    Agora que você já sabe como funciona a lei de terceirização, não deixe de ler os outros artigos do nosso blog.

     

     

  • Terceirização e eficiência do negócio: descubra a relação

    Terceirização e eficiência do negócio: descubra a relação

    A opção pela terceirização da mão de obra em diversos setores, tanto da indústria quanto do mercado de infraestrutura, tem crescido vertiginosamente, isso porque é possível aumentar a eficiência do negócio e diminuir custos.

    Acreditamos que você deve estar se perguntando como isso é possível e o nosso objetivo nesse post é responder exatamente essa pergunta, explicando as vantagens e relações entre terceirização e eficiência.

    Mão de obra terceirizada

    A terceirização da mão de obra de determinado segmento trata-se de deixar sob responsabilidade de outra pessoa o planejamento, execução e acompanhamento do serviço em questão, visando diminuir custos e tempo e melhorar a qualidade. Essa solução pode representar vantagem competitiva tanto na estrutura de produção quanto na parte administrativa.

    Mercado brasileiro da terceirização

    Devido à globalização mundial, a terceirização é um reflexo do contexto produtivo. Atualmente, praticamente todos os serviços podem ser terceirizados, como portaria, limpeza, recepção, transporte, telefonia, entre outros.

    Nos casos de gerenciamento de prédios corporativos, a terceirização além de representar acesso a novas tecnologias e melhores técnicas de trabalho, impacta diretamente na qualidade da entrega ofertada, ou seja, o custo-benefício é excelente.

    Redução de custos

    Quando falamos num universo de gerenciamento de prédios, a redução de custos é uma constante e a terceirização surge como aliada nesse processo. Isso porque além da percepção de qualidade dos serviços pelo consumidor final, ainda há a economia de tempo do gestor com foco em otimização de novos negócios rentáveis.

    Vale destacar que as despesas trabalhistas e de contratação também são reduzidas, pois todos os encargos de recrutamento, seleção e treinamento ficam a cargo da empresa contratada.

    Melhoraria da qualidade do serviço

    As empresas terceirizadas normalmente focam em um negócio específico, contando para isso com profissionais capacitados para o desenvolvimento da função. Por isso, quando há a opção pela terceirização, você saberá que o perfil e qualificação dos colaboradores são condizentes com a oferta do negócio ofertado.

    Além disso, eles oferecem também todo o suporte para a melhor prestação desse serviço, desde a substituição imediata de profissionais até treinamentos e integrações específicos para a necessidade de cada cliente.

    Otimização do tempo

    Uma das principais vantagens que a terceirização oferece é a otimização do tempo. Isso porque quando há a despreocupação com a parte burocrática ou administrativa, os gestores podem focar seus esforços para as estratégias do negócio.

    Normalmente, as atividades rotineiras consomem muito tempo dos gerentes, que não conseguem pensar em soluções práticas e que de fato farão diferença na entrega de resultados. Preocupações com contratação, treinamentos e resolução de pequenos problemas devem ser delegados para as empresas com competência para isso. Neste momento, as terceirizadas entram como parceiras importantes, auxiliando a melhora na eficiência.

    Ponto de vista jurídico

    Os serviços terceirizados são parte importante das estruturas produtivas de empresas de todos os portes, porém a falta de uma regulamentação jurídica específica é um fator de insegurança para o setor. Muitas vezes, a terceirização tem uma visão de “precarização” do trabalho, o que impacta diretamente na escolha das pessoas por esse serviço.

    Essa desmistificação precisa ser realizada, pois hoje as empresas prestadoras de serviços devem cumprir as normas trabalhistas, de saúde e de segurança do trabalho. Cabe às contratantes verificar no momento de escolha se a empresa condiz com essas políticas.

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