Você sabe o que faz um gestor de facilities?

Quando uma empresa precisa de diversos serviços para funcionar, há sempre um gestor de facilities que trabalha para isso acontecer. Esse é um cargo que ainda é desconhecido de muitas pessoas, porém, continua a crescer exponencialmente no Brasil. Você sabe o que esse profissional faz?

Poderíamos dizer que um gestor de facilities atua nos “motores” do bom funcionamento de uma organização. Ele é quem trabalha nos bastidores da empresa, com o fim de garantir a qualidade de serviços e a boa organização onde trabalha.

A importância desse profissional é alta e suas responsabilidades acompanham suas funções. Descubra, neste artigo, o que um gerente de facilities faz, onde atua e como pode se destacar no mercado!

O que faz um gestor de facilities?

Um gestor de facilities é um profissional responsável por todas as áreas operacionais de uma empresa que estão ligadas a serviços. Então, atividades desde a limpeza até a manutenção elétrica e hidráulica são contratadas, geridas e acompanhadas pelo gestor. Segurança, tecnologia e infraestrutura também fazem parte do rol de serviços que ele gerencia.

Tamanha importância desse profissional nas empresas vem acompanhada de qualificações distintas, que se convergem e servem de base para sua atuação. Engenharia, administração, arquitetura e direito são algumas das formações que um gestor deve ter. Além disso, ele deve conhecer profundamente cada aspecto técnico sobre manutenções, leis, cargos e sistema hierárquico da empresa.

Tudo isso embasa esse profissional de alto grau técnico, que lida diariamente com diretores, equipe do setor de facilities e também funcionários subordinados. Então, esse é um profissional que lida com todas as pessoas de todas as áreas da empresa em que atua.

Onde um gestor de facilities pode atuar?

Como gestores de facilities conhecem diversos setores e têm formação superior que concentra amplas opções de atuação, eles podem atuar em diversos locais.

Veja abaixo alguns dos espaços em que um profissional de facilities pode trabalhar:

  • centros empresariais;
  • shoppings centers;
  • supermercados;
  • universidades;
  • restaurantes;
  • consultórios;
  • hospitais;
  • bancos.

Como um gerente de facilities pode crescer na área?

Para ter crescimento na carreira, um profissional de facilities deve se atualizar constantemente e investir em alguns pontos cruciais da profissão.

Invista na comunicação

Um bom gestor deve se comunicar de maneira objetiva e de acordo com cada colaborador que com quem lida no dia a dia. Seja um gerente de marketing, seja a equipe de segurança, ele precisa ter um trato à altura do esperado.

Fazer cursos para melhorar o relacionamento interpessoal e melhorar a oralidade são alguns dos meios para se conquistar uma excelente comunicação.

Faça uso da tecnologia

Aplicar a tecnologia no ambiente de trabalho para otimizar processos, tanto de seu próprio trabalho quanto dos demais colaboradores, é um ótimo diferencial. O uso de softwares, CRMs e plataformas que integrem a gestão e controle de todos os setores melhora a produtividade da empresa como um todo.

Aposte na qualificação

Qualificar-se nunca é demais e um dos pontos altos da estratégia para crescer na área é a atualização de conhecimentos e acompanhamento de novidades do setor. Além disso, realizar cursos livres, pós-graduação, MBAs e especializações também coloca o profissional em contato com outros da mesma área. Isso gera networking, desafios novos e conhecimento para colocar em prática no trabalho.

Um gestor de facilities gerencia tria, contrata e supervisiona serviços de limpezas, controladoria de acesso, cozinha, recepção e segurança. Então, você já descobriu como esse profissional deve ser habilidoso e rápido no trabalho, já que lida com muitas tarefas ao mesmo tempo.

Conheça soluções e razões em TI para investir em sua empresa e usar a tecnologia em favor da otimização de tempo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo