Gestão de facilities para 2019 – 4 tendências

gestao-de-facilities

A administração de serviços terceirizados desponta como uma atividade importante à competitividade das organizações contemporâneas. Nesse contexto, a atenção contínua às tendências de gestão de facilities é um dever das lideranças. Isso faz uma enorme diferença nos resultados empresariais.

Se você quer se inteirar sobre o tema, encontrou o conteúdo certo! Portanto, a seguir, mostraremos a importância de se manter atualizado a respeito das novidades na gestão de facilities e as principais apostas para 2019. Continue a leitura e confira!

Por que é fundamental conhecer as tendências da gestão de facilities?

Os líderes corporativos já sabem: o mercado é volátil e altamente competitivo. Desse modo, o panorama atual reúne uma concorrência acirrada e uma corrida constante rumo à otimização de recursos e à alta performance empresarial.

Na gestão de facilities, por sua vez, não é diferente. Os gestores precisam estar antenados às novidades e encontrar maneiras de maximizar o desempenho dos serviços contratados. Assim, tudo para contribuir para que a operação seja cada vez mais transparente, enxuta e produtiva.

Diante disso, não seria equivocado dizer que a administração de facilities deve se alinhar às tendências do mercado. Tal postura vale não apenas para chancelar processos coerentes e avançados, mas principalmente para manter a competitividade do negócio.

Afinal, a mensagem emitida pelo contexto mercadológico é clara e simples: apenas a organização mais preparada e atualizada, disposta a ajustar suas arestas e implantar novas tecnologias, será capaz de manter a saúde de suas rotinas e a produtividade de seus recursos.

Quais são as principais tendências de gestão de facilities para 2019?

Agora que já convencemos você sobre a importância de monitorar as tendências de gestão de facilities, chegou a hora de agregar um pouco de prática à discussão. Conheça algumas das principais promessas da área para 2019!

1. Blockchain

O blockchain, usualmente descrito como tecnologia contábil útil para rastrear todas as atividades de um sistema, é certamente uma das mais fortes tendências na gestão de facilities.

Esse recurso tem sido apontado como uma poderosa ferramenta para provocar intensa disruptura (seguida de resultados altamente positivos) na administração de contratos e no processamento de ordens de serviços, por exemplo.

2. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas já é uma realidade. Sua abrangência vem se tornando cada vez maior e deve atingir todo o tecido empresarial em um futuro próximo.

No que se refere à gestão de facilities, a IoT está abrindo uma série de caminhos. Sistemas conectados podem centralizar e agrupar dados, organizando-os de forma a promover novos e poderosos insights — que, em seguida, são utilizados no processo de tomada de decisão.

3. Automação

Os robôs já estão sendo adotados por empresas de todo o mundo. Assim, a missão das máquinas é automatizar rotinas, maximizando a performance operacional e otimizando os recursos investidos.

A gestão de facilities pode (e deve) se beneficiar amplamente disso. Afinal, os robôs são facilmente conectados a sistemas de automação e auxiliam as lideranças em atividades estratégicas, como o planejamento e o monitoramento das instalações.

4. Inovação

Na prática, a inovação pode ser apontada como uma das maiores e mais perenes tendências da gestão de facilities. Nada mais justo! Assim, a missão de encontrar novas formas de abordar e manter os orçamentos da área exige traquejo e proatividade das lideranças responsáveis.

Vale lembrar, portanto, que é provável que os gestores se voltem com cada vez mais intensidade aos serviços e dados em nuvem. Nesse caso, esse recurso facilita o acesso às informações do negócio e, assim, endossa as decisões estratégicas a serem tomadas.

As tendências de gestão de facilities seguem a volatilidade do mercado e merecem a devida atenção dos líderes da área, por exemplo. Portanto, fique de olho nas novidades e prepare a empresa para um cenário competitivo, mas muito promissor. Bons negócios!

Gostou do nosso artigo e quer continuar por dentro das novidades da área? Ótimo! Siga nossa página no Facebook e seja sempre o primeiro a conferir os conteúdos!

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo