5 dicas infalíveis para melhorar o relacionamento com fornecedores

Manter um bom relacionamento com fornecedores é um dos fatores mais importantes para alcançar sucesso no seu negócio. Realizar esse objetivo é uma dificuldade comum no mundo corporativo, mas o que muitos gestores não sabe é que existem técnicas específicas para isso.

Por essa razão que explicamos, neste post, como esse relacionamento impacta no futuro da sua empresa e, após, listamos as cinco dicas mais eficientes para melhorar a relação com seus fornecedores. Boa leitura!

Por que é importante criar um bom relacionamento com fornecedores?

Engana-se quem acredita que as empresas devem atuar de forma independente, pois nenhuma organização é capaz de satisfazer todas suas necessidades de forma isolada.

Os fornecedores são responsáveis por garantir os materiais e insumos necessários para as atividades diárias da organização. Assim, bons relacionamentos garantirão benefícios como:

  • diferenciais competitivos — você terá mais liberdade de negociações e conseguirá condições especiais de compra, permitindo estipular preços mais competitivos;
  • impulsiona a carteira de clientes — bons parceiros indicam serviços uns aos outros, o que ajuda na construção do seu networking;
  • otimização de processos — com um diálogo aberto e transparente, você organiza melhor seus processos, melhora a cadeia de produção e venda, o fluxo de trabalho etc.;
  • possibilidade de crescimento mútuo — relações duradouras permitem que ambas empresas criem metas e objetivos a longo prazo.

Quais são as 5 dicas mais eficientes para melhorar esse relacionamento?

1. Invista na comunicação de qualidade

A primeira dica consiste em criar canais de comunicação eficientes para fortalecer o diálogo. Eles devem estar abertos a críticas, elogios, feedbacks e dúvidas dos fornecedores.

Para isso, você deve fazer um plano de comunicação bem elaborado e que inclua a promoção de reuniões, investimentos na criação de informações, visitas técnicas ao estabelecimento do fornecedor, entre outras ações que estimulem a interação.

2. Negocie condições

Antes de fechar um negócio, estude profundamente todas as condições propostas de seus potenciais fornecedores, incluindo prazos, formas de pagamento, preço, armazenamento e outros fatores relevantes.

O ideal é que ambas as partes formalizem contratos que possam cumprir integralmente, evitando decepções futuras e incompatibilidades de expectativas. Essa dica evita problemas, desentendimentos e desalinhamento de estratégias, bem como melhora sua imagem no mercado.

3. Tenha um canal direto

A fornecedora não deve visualizar sua empresa como uma simples cliente regular, mas como uma parceira de confiança que pode contar com a ajuda a qualquer momento.

Imagine que você esteja lidando com uma situação emergencial em que seja necessário contatar o gestor da fornecedora imediatamente. Será fundamental que vocês se comuniquem de forma direta, ou seja, sem passar por atendentes, secretários etc.

É essencial que ambos tenham um canal direto de comunicação para permitir que problemas sejam solucionados e necessidades sejam atendidas sem burocracia.

4. Seja transparente

Quando você é transparente nas suas necessidades, capacidades e limitações com seus fornecedores, receberá o mesmo tratamento de volta. A transparência é valiosa para que as empresas se ajudem, realizem melhores negócios, alinhem suas expectativas etc.

5. Valorize sempre quem é bom fornecedor

Reconheça os esforços dos bons fornecedores, seja com palavras, contratos mais vantajosos e outras regalias. Isso fará com que eles se sintam motivados a melhorar cada vez mais os trabalhos e entregar insumos de qualidade.

Além disso, você manterá uma relação duradoura e poderá elaborar planejamentos mais eficientes a longo prazo, já que terá mais confiança que seus bons fornecedores honrarão seus compromissos ou até mesmo superarão suas expectativas.

Todas as dicas o ajudarão a construir um relacionamento com fornecedores mais confiante, seguro e transparente, o que poderá ser um diferencial que sua empresa precisa para se desenvolver no mercado.

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