5 dicas para limpeza de elevadores que você precisa conhecer

Esse equipamento está tão incorporado no cotidiano do mundo moderno que as pessoas, muitas vezes, nem se dão conta da sua importância. É tão comum entrar num elevador quanto entrar num veículo. Um fator primordial que deve ser realizado é justamente a limpeza de elevadores.

Manter um ambiente limpo é benéfico para a nossa saúde e no elevador isso não é diferente. Tomando alguns cuidados, você pode colaborar para que ele fique limpo e agradável, além de contribuir para a preservação do patrimônio. Continue a leitura e conheça os 5 principais cuidados!

1. Defina horário e frequência da limpeza de elevadores

Escolha o horário de menor circulação do elevador para realizar a limpeza, se possível à noite. Caso seja viável, existindo mais de um elevador, interdite o equipamento para que o funcionário de limpeza possa executar os serviços. A limpeza dos elevadores deve ser feita, sempre que possível, diariamente.

Dependendo da quantidade e características de circulação das pessoas, é necessária mais de uma limpeza por dia. Em alguns locais, os elevadores de serviço precisam de atenção diferenciada no processo de limpeza.

2. Dê atenção especial aos espelhos

Inicie a limpeza do espelho com espanador ou pano seco e limpo, para retirar a poeira depositada na superfície. Aplique no pano uma solução de detergente neutro com um borrifador. Sempre aplique o produto no pano, nunca no espelho. Borrifar líquidos diretamente no espelho poderá danificá-lo.

Assim, limpe primeiro com pano umedecido em solução de detergente e depois passe outro pano macio e seco, para retirar possíveis manchas provocadas pelo líquido. Tenha sempre o cuidado de secar as bordas do espelho.

3. Limpe as luminárias e acrílicos do elevador

A higienização deve ser feita toda semana. Use uma escada para alcançar as partes mais elevadas e tecido úmido em solução de detergente diluído em água. Injete sutilmente na peça sempre na mesma orientação, até sua limpeza integral.

É importante ressaltar que o pano deve estar limpo e desprovido de partículas de poeira, pois os resquícios de poeira de um pano já utilizado podem arranhar o objeto. Caso a opção seja lavar as peças, peça para o responsável pela manutenção fazer a remoção e recolocação das peças após a limpeza.

4. Faça a limpeza do piso

Em um balde, coloque a solução de detergente neutro, umedeça o pano e, com o auxílio de um rodo, faça a limpeza do piso. Utilize um pano seco para finalizar a limpeza, deixando o piso seco e sem manchas.

É obrigatório sinalizar o local com o uso da placa de piso molhado, para evitar acidentes.

5. Tenha cuidado ao limpar o aço inox

Não é necessário utilizar produtos químicos muito densos para limpar aço inoxidável. Evite os que contenham alvejantes ou elementos abrasivos, que podem gerar deterioração no material.

Por isso, antes do uso, consulte as orientações na embalagem e teste em uma parte não visível do aço inox, pois alguns produtos podem causar manchas. Vista roupas adequadas e preserve o ambiente bem arejado.

Assim como todos os outros ambientes do prédio, a limpeza de elevadores deve ser feita adequadamente para garantir não só o conforto dos usuários, como também sua segurança.

Gostou deste post? Conheça outras dicas e conteúdos, como limpeza da caixa d’água do prédio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo