Já pensou em ter mais eficiência na gestão de facilities da empresa? Ao estabelecer bons indicadores de manutenção você consegue acompanhar o desempenho e otimizar os processos internos do negócio. Com isso, é possível aumentar a produtividade e prevenir problemas.
Entender quais aplicar em sua organização e como utilizá-los para conduzir sua empresa é fundamental a fim de maximizar a lucratividade e deixar a concorrência para trás. De modo a lhe ajudar nessa tarefa, preparamos um conteúdo especial com os principais indicadores de manutenção que você deve usar. Continue a leitura e confira.
1. Mean Time Between Failures – MTBF
Esse indicador vai lhe apresentar o tempo médio entre falhas dos equipamentos da empresa. Assim, você consegue entender o quão confiável são as suas máquinas. Quanto mais alto o valor que a conta proporcionar, maior a confiança nos aparelhos.
Para calcular o MTBF deve-se utilizar a seguinte fórmula:
MTBF = (TD – TM)/P
Onde TD é o tempo disponível em que o equipamento está funcionando, TM é o período em que ficou em manutenção e P são os números de paradas. Desse modo, imagine que o prazo de funcionamento seja de 18 horas, que as máquinas pararam por 1 hora e teve 2 pausas. Assim, o MTBF é:
MTBF = (18 – 2)/2 = 8 horas.
Portanto, a cada 8,5 horas é possível que ocorram paradas e é necessário se programar para corrigir as falhas.
2. Mean Time To Repair – MTTR
Por meio do MTTR você consegue mensurar o tempo médio de reparos, ou seja, qual é o prazo para que, após a parada para o conserto, tudo volte a funcionar. Assim, você tem uma ideia da capacidade dos colaboradores de arrumar os problemas e manter a produção em ordem.
Seu cálculo é bem simples, conforme abaixo:
MTTR = Tempo de manutenção / número de paradas.
Dessa forma, supondo que ocorreram duas paradas com tempo total de 2 horas, temos o seguinte:
MTTR = 2/2 = 1 hora
Com esse indicador, é viável investir em treinamentos e garantir mais eficiência para evitar que sua produção fique parada. Contar com profissionais especializados também pode ser um bom caminho.
3. Availability
Por meio desse indicador você consegue mensurar a disponibilidade dos equipamentos da empresa. Assim, quanto maior for o número obtido, melhor é. Para calcular, você precisa dos dois números obtidos anteriormente. A fórmula é:
Availability = MTBF/(MTBF+MTTR)*100%
Utilizando os valores anteriores, temos:
Availability = 8/(8+1)*100% = 88,89%
Ou seja, as máquinas da empresa ficam disponíveis para uso em 88,89% do tempo. A partir disso, é possível mobilizar os funcionários com o objetivo de otimizar esse indicador e chegar aos 100%.
4. Cumprimento dos planos de manutenção preventiva – MP
O cálculo do MP serve para identificar se o plano de manutenção preventiva está sendo cumprido ou não. Contudo, ele é bastante parecido com o MPd — que se concentra no caso da preditiva — e o seu cálculo pode ser feito dividindo as tarefas de manutenção preventiva pelas ações agendadas no plano. O valor final também é multiplicado por 100 para acompanhar a porcentagem.
MP = atividades de manutenção preventiva / ações previstas no plano de manutenção preventiva * 100
Para você manter o foco nos indicadores de manutenção e manter tudo funcionando perfeitamente, terceirizar tarefas como a limpeza, recepção e portaria da sua empresa pode ser uma boa opção. Nesse sentido, você pode contar com a experiência da Solution Services. Dessa forma, é possível ter a disposição profissionais especializados e ainda economizar recursos para aplicar na manutenção de seus maquinários.
Quer melhorar sua gestão de facilities e contar com o suporte de uma empresa especializada? Então, entre em contato conosco e descubra como a Solution Services pode contribuir!
Deixe um comentário