Falta de higiene em academias – O que causar?

pessoas-na-academia

A falta de higiene em academias faz o suor criar as condições ideais para a proliferação de germes, bactérias, mofo, bolor, vírus e insetos. Assim, estabelecer um padrão de higiene na academia garante um serviço que proteja a saúde e o bem-estar dos clientes e de funcionários.

Sem a devida limpeza, as infecções bacterianas e virais podem se espalhar facilmente nas superfícies dos equipamentos de ginástica. Qualquer ferida aberta de uma pessoa é propensa a ser infectada com bactérias que estão no local.

Por isso, neste artigo, explicamos quais as consequências da falta de higiene em academias. Continue a leitura!

Por que é importante ter atenção à falta de higiene em academias?

Todo exercício físico consiste em uma atividade de estresse que se aplica ao corpo para enfraquecê-lo. A intenção disso não é apenas levar as pessoas a se recuperarem, mas torná-las mais fortes do que antes.

No entanto, existe um efeito imediato do exercício intenso. Logo na primeira hora após a atividade física, o sistema imunológico entra em estado enfraquecido. Isso que facilita a entrada de germes no organismo. Com um sistema imunológico abalado, o corpo não tem condições de se defender de uma infecção.

É por isso que a limpeza e dedetização na academia são tão importantes. As bactérias e vírus estão em todo lugar, inclusive sobre a nossa pele. Quando tocamos em objetos, esses germes são transferidos, podendo contaminar outras pessoas.

Outro fator é que nem todos os frequentadores de uma academia valorizam sua higiene tanto quanto seus corpos tonificados. Muitos deles podem, às vezes, agir com falta de higiene em academias, o que abala a saúde dos outros usuários e da reputação da própria academia.

Quais as doenças causadas pela falta de higiene em academias?

As doenças infecciosas são causadas principalmente pela falta de higiene em academias pessoal e o uso de ambientes públicos que não passaram por uma devida limpeza. Bactérias, vírus e parasitas são os principais habitantes de lugares anti-higiênicos e são os causadores de muitas doenças infecciosas, algumas delas mortais.

Aqui, estão alguns exemplos de doenças comuns causadas por falta de higiene em academias.

Infecções na pele e micoses – consequência da falta de higiene em academias

Essas infecções são causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos que conseguem utilizar a queratina do corpo como uma fonte de nutrientes. Elas podem aparecer sob a forma de uma erupção vermelha em qualquer parte da pele, unhas ou couro cabelo.

Candidíase

Ela pode atingir qualquer área da pele do corpo, principalmente em regiões quentes e úmidas, como axilas, virilha e órgãos genitais. Esse fungo existe habitualmente em pequenas quantidades no organismo, mas o sistema imunológico debilitado e a ação de utilizar objetos contaminados podem gerar o seu crescimento exagerado.

Diarreias

Ao utilizar equipamentos contaminados e logo após tocar a boca, sem que tenha lavado as mãos. Corre-se o risco de desenvolver a disenteria bacteriana, na qual o seu principal sintoma é a diarreia. Geralmente, os sintomas surgem após três dias, mas em determinadas situações eles ocorrem uma semana após o contato com a bactéria.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular. Portanto, o tipo infeccioso é o mais comum, sendo possível passar para outras pessoas pelo ar, pela secreção ou ao coçar os olhos e tocar um aparelho da academia. A característica mais marcante da conjuntivite é a vermelhidão nos olhos.

Pé de atleta

É uma infecção fúngica dos pés com coceira, descamação e vermelhidão. Pode ser causada por vários fungos diferentes, ao ter contato com uma pessoa infectada ou pisar superfícies contaminadas, como pisos, azulejos e calçados.

Dessa forma, a correta gestão da academia fornece um ambiente seguro para seus clientes e funcionários. Felizmente, a prevenção é simples, a partir da limpeza e a adoção de hábitos higiênicos. Com isso, o problema da falta de higiene em academias é resolvido. E assim, os usuários podem cuidar do corpo em um ambiente seguro, limpo e saudável.

E você, conhecia as doenças causadas pela falta de higiene em academias? Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e conscientizar os seus amigos?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo