Confira as melhores práticas na limpeza de shopping center!

Para o consumidor, fazer compras em shopping centers traz diversas vantagens, como segurança, conforto, praticidade etc. Dentre os diversos fatores que podem ser citados, a limpeza de shopping center é um dos que mais se destaca na comparação com os outros tipos de comércio.

É por esses motivos que muitos preferem ir ao shopping mesmo sabendo que poderiam encontrar ofertas melhores em lojas de rua. Sendo assim, prezar pela manutenção de um ambiente agradável se torna um fator importantíssimo de retenção da clientela.

Com isso em mente, apresentamos a seguir algumas práticas de gestão que vão ajudá-lo a deixar seu shopping mais limpo e pronto para receber os consumidores mais exigentes. Confira!

Estabeleça um roteiro de limpeza

O primeiro passo para que a higiene de um shopping center seja mais eficiente é traçar uma rotina de limpeza que leve em consideração o modo como o próprio shopping funciona. Portanto, antes de estabelecer o roteiro de limpeza, tenha em mente os horários de pico do shopping como um todo e também de setores específicos.

Nos momentos em que o espaço está mais cheio, certos serviços — como a limpeza dos banheiros — precisarão ser mais frequentes, enquanto outros podem ser postergados para outro momento em que a sua equipe esteja menos atarefada.

Fique atento à segurança dos funcionários

Todo trabalho com limpeza exige a utilização de EPIs, afinal o serviço prevê o uso de produtos químicos que podem ser nocivos para a saúde, principalmente no caso de um contato diário e prolongado — como luvas, botas e às vezes até máscaras de proteção.

No entanto, certos tipos de limpeza envolvem riscos maiores, como é o caso da higienização externa de vidros em andares mais altos, por exemplo. É muito importante conhecer os regulamentos que determinam os EPIs para cada serviço de limpeza e reduzir as chances de acidentes de trabalho.

Desse modo, além de garantir um ambiente laboral mais saudável, você também diminui os riscos eventuais e custos administrativos relacionados a indenizações ou contratações extras, necessárias para cobrir os funcionários afastados por causa de acidentes de trabalho.

Tenha cuidado dobrado na praça de alimentação

Há dois motivos que fazem da praça de alimentação um dos setores mais desafiadores na limpeza de shopping center: ela precisa ser higiênica o suficiente para que os clientes se sintam à vontade para comer e também é o lugar do shopping onde mais se produz lixo e sujeira.

Por isso, é fundamental ter uma equipe fixa na praça de alimentação, recolhendo embalagens, bandejas e pratos esquecidos; higienizando as mesas quando necessário; e também atenta a eventuais acidentes.

Contrate uma empresa especializada

Uma alternativa possível é a contratação de uma empresa prestadora de serviços de limpeza para fazer esse trabalho por você. Acionando uma equipe terceirizada, você terá a garantia de que seu shopping está nas mãos de profissionais treinados.

Além disso, você não precisará se preocupar em gerir folgas e férias de funcionários, pois a empresa contratada cuidará para que o seu shopping sempre tenha à disposição o número de funcionários necessários para deixá-lo limpo.

Seja contratando uma companhia especializada ou mesmo revisitando os processos da sua própria equipe, esperamos que as dicas de hoje o inspirem a prezar ainda mais pela higiene do seu espaço. 

Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus colegas a também aprenderem mais sobre a limpeza de shopping center!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo