Como superar os desafios da limpeza de academia?

A academia é um ambiente normalmente úmido, no qual o suor cria condições ideais para a proliferação de germes, bactérias, mofo, bolor e vírus. Por isso, a limpeza de academia não pode ser relevada.

Se alguém entrar em seu estabelecimento e ver um ambiente sujo, provavelmente você perderá vários clientes.

Embora não consiga impedir que as pessoas transpirem, você precisa garantir que suas instalações estejam impecavelmente limpas.

Por isso, para explicar porque a limpeza é tão essencial, vamos apresentar os principais desafios e como a terceirização pode ser uma boa alternativa para resolver esse problema.

Qual a importância da limpeza de academia?

Uma das primeiras coisas que um cliente percebe quando entra em um espaço fitness é o quão limpo ele é.

A instalação pode ser grande e extremamente moderna, com equipamentos de última geração e design elegante, mas se ela pecar na limpeza de alguma forma, as pessoas notarão.

Manter sua academia limpa não é simplesmente um apelo visual. A limpeza é uma questão de saúde pública. No local existem micro-organismos que podem proliferar em função da umidade e causar doenças nos frequentadores, como a gripe e o pé de atleta.

Que áreas exigem mais atenção?

A maneira mais importante de manter seu centro de fitness limpo é educar toda a sua equipe e consultar empresas especializadas em limpeza de academias. Para isso, é preciso identificar os principais pontos onde bactérias, vírus e fungos podem se esconder. Veja alguns deles!

  • o chão precisa ser limpo constantemente, não apenas para eliminar a sujeira, mas também os germes que estão presentes em pisos e superfícies duras;
  • uma boa drenagem nas áreas dos chuveiros também é importante para impedir o surgimento de determinadas bactérias e fungos;
  • limpe regularmente os equipamentos, principalmente maçanetas, alças, esteiras, bolas e pesos de mão;
  • a piscina precisa estar limpa e tratada, com o correto balanceamento de produtos para que os banhistas não tenham irritações nos olhos e mucosas.

Embora algumas bactérias sejam difíceis de eliminar, você pode garantir que seu centro de fitness permanece o mais limpo possível.

Como  manter a academia limpa?

As academias precisam obedecer às exigências da vigilância sanitária, para garantir condições adequadas à saúde e segurança de seus profissionais e usuários. Por isso, é preciso promover a limpeza de suas instalações da melhor maneira possível. Confira como proceder.

Eduque membros da equipe e clientes

É possível incentivar os colaboradores e clientes a adotarem práticas higiênicas para protegerem a si mesmos e aos outros usuários da academia.

Ao oferecer álcool, borrifadores com desinfetantes e panos de limpeza de cortesia para a higienização de mãos e equipamentos, é possível criar uma cultura de limpeza, mantendo o ambiente livre de bactérias e fungos.

Também é preciso incentivar usuários doentes, com gripe ou qualquer outra doença contagiosa, que não frequentem  a academia durante o período da enfermidade, para evitar a possibilidade de contaminação dos outros clientes.

Crie um cronograma de limpeza

É possível criar um cronograma com tarefas que podem contemplar a verificação de lixo, limpeza de locais e garantir que toalhas e coberturas sejam lavadas.

rotina de limpeza pode incluir aspiração, desinfecção de equipamentos e lavagem de banheiros e vestiários. Tarefas semanais podem realizar a avaliação de desgaste nos assentos e coberturas, revisão de equipamentos e acessórios e a esfregação de pisos e tapetes.

Considere a terceirização do serviço de limpeza

Se você não tem pessoal, tempo ou experiência para limpar a academia da maneira adequada, procure terceirizar esse serviço para uma empresa de limpeza profissional.

A flexibilidade de uma empresa terceirizada de limpeza é algo que só beneficiará o seu negócio. Ela fará uma limpeza profunda de suas instalações fora do horário de pico ou após a academia fechar.

Desta forma, seus clientes utilizarão uma instalação impecável, sem as interrupções e inconvenientes de uma equipe de limpeza.

Assim, manter a limpeza de academia trará mais satisfação aos clientes em frequentar o seu espaço e, certamente, indicá-lo para outras pessoas.  

Está interessado em terceirizar o serviço de limpeza de academia? Então, entre em contato com a nossa empresa e saiba como podemos lhe ajudar!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo