Desafios na gestão de facilities: quais são e como superá-los?

pessoas fazendo gestão de facilities

Os desafios gestão de facilities são comuns, e fundamentais de serem resolvidos para o bom funcionamento de uma empresa. Principalmente se ela deseja reduzir custos e otimizar processos. No entanto, existem grandes desafios para melhor administrar os serviços, obtendo, de fato, o retorno esperado para o investimento.

Quer saber quais são as maiores dificuldades que o gestor dessa área precisa superar a fim de conseguir a eficiência esperada? Então continue a leitura deste artigo!

Quais são os benefícios de realizar uma boa gestão de facilities?

Contar com facilities para otimizar os processos da empresa e reduzir custos é uma das grandes alternativas empregadas para driblar a crise. Porém, para maximizar as vantagens, é preciso controlar adequadamente todas as etapas.

Administrar o processo ao escolher as melhores parcerias, coordenar adequadamente os serviços e ter uma boa visão dos custos e gastos são passos fundamentais para atingir o potencial máximo das facilities.

Assim, a empresa adquire diversos benefícios, como: redução dos custos, acesso à mão de obra altamente especializada em cada tarefa. Além disso, um ambiente sempre conservado e apresentável, entre outros.

Ou seja, a eficiência e produtividade necessárias para conseguir esses efeitos são obtidas. Porém, com menos recursos demandados e menos trabalho com burocracia, administração legal de funcionários e demais trâmites.

Quais são os principais desafios da gestão de facilities?

Com a maior incidência de empresas contando com as facilities para realizar a execução de processos distintos, se torna necessário gerir corretamente esses serviços. Uma tarefa difícil, tendo em vista a especificidade necessária para controlar demandas de áreas diferentes mantendo a qualidade esperada e exigida.

Conheça os 3 principais desafios que a gestão de facilities implica, a fim de saber como contorná-los!

1. Redução dos custos e melhor aproveitamento de recursos

O maior objetivo ao contar com uma facilities é reduzir os custos operacionais. Assim, o gestor mantém a cobrança contínua para que o melhor retorno do investimento seja obtido e que os recursos sejam bem aproveitados, minimizando os gastos.

Para administrar esse obstáculo, é preciso ter sob controle toda a parte orçamentária e os recursos utilizados. Assim, é possível sempre estar a par se o retorno obtido vem sendo compatível com o dinheiro a aplicado. E também procurar parcerias com maior custo-benefício.

2. Conferência da qualidade dos serviços prestados

Os serviços que as facilities desempenham são vitais para a empresa, tendo em vista que impactam diretamente colaboradores, clientes e fornecedores. Quando a empresa utiliza desse recurso, quer obtê-lo com qualidade.

Por isso, cabe ao gestor a grande responsabilidade de conferir constantemente se as ordens abertas são cumpridas, a eficiência, o melhor aproveitamento dos materiais, as despesas envolvidas, etc.

3. Gerência dos diversos serviços

As facilities, como citamos acima, são empregadas para solucionar etapas muito distintas de uma organização, como a limpeza, a recepção, os recursos humanos, a portaria e tantas outras atividades com especificidades próprias.

A direção, os colaboradores e os clientes têm diferentes demandas quanto aos serviços. Eles exigem que o gestor de facilities administre os melhores contratos, visando atender a todas as necessidades.

Para isso, é preciso muita organização e boa distribuição das prioridades. Afinal, encontrar os prestadores mais adequados e abrir as ordens de serviço mais vitais é uma tarefa que exige um bom feeling e um excelente critério.

Como você pôde perceber, a gestão de facilities é importante para que a empresa consiga os melhores serviços. Melhor ainda: a um preço cada vez mais vantajoso. O profissional responsável por administrar essas questões precisa de jogo de cintura para obter resultados satisfatórios. Além disso, manter constantemente o aumento do custo-benefício.

E para você, qual é o maior desafio ao gerenciar facilities? Como é possível contorná-lo? Comente conosco e ajude nossa comunidade a encontrar as melhores soluções para gerenciar esses serviços!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo