Descubra qual a diferença entre manutenção preventiva e manutenção corretiva
Toda empresa requer manutenções periódicas em equipamentos e máquinas para obter um melhor rendimento e desempenho. No entanto, há diferenças significativas entre manutenção preventiva e corretiva que devem ser consideradas antes que a gestão do empreendimento contrate uma prestadora de serviços.
A manutenção preventiva, por exemplo, tem o objetivo de reduzir o risco de falhas, enquanto que a manutenção corretiva é mais voltada para reparos. As manutenções, portanto, envolvem características e objetivos diferentes, por isso a empresa deve se planejar para fazer os procedimentos na hora e nas ocasiões certas para evitar prejuízos.
A seguir, entenda quais são as particularidades da manutenção preventiva e correta para entender quando realizar cada uma na companhia!
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva consiste em um conjunto de estratégias e práticas de acompanhamento e controle que têm a finalidade de minimizar e evitar falhas. As práticas são cuidadosamente planejadas e feitas de forma periódica. Este tipo de manutenção gera menos custos, aumenta a performance dos equipamentos e impede que falhas graves ocorram.
Portanto, a manutenção preventiva se trata de consertos programados, que acontecem mesmo que não hajam danos reais, o que faz com que a empresa não tenha que arcar com ajustes de urgência. Em geral, a equipe de manutenção realiza intervenções que aumentam a vida útil dos equipamentos, como revisão dos sistemas entre outros procedimentos.
A principal vantagem é que a manutenção preventiva realiza vistorias e ajuda a reduzir a exposição aos danos e desgastes, diminuindo consideravelmente os custos e as chances de alguma máquina parar. A manutenção também pode ser feita em função da condição de algum equipamento apresentar defeitos ou de necessitar de reformas e de revisão geral.
Manutenção corretiva
Já a manutenção corretiva tem como objetivo corrigir falhas inesperadas ou quando a falha pode levar a algum problema no futuro. Assim, a manutenção é feita visando a realização de reparos em equipamentos que pararam de funcionar ou quando a máquina já não cumpre a sua função em todo o seu potencial produtivo.
Este tipo de manutenção ainda pode ser utilizada como forma de evitar o retrabalho, uma vez que ela reduz o tempo de execução da tarefa e evita quebras de produção inesperadas. A manutenção corretiva, portanto, apresenta maior impacto financeiro à gestão corporativa quanto comparada à manutenção preventiva.
Uma das principais vantagens de contar com um cronograma de manutenções na empresa é ter a chance de se prevenir de situações inesperadas. Um serviço terceirizado, por exemplo, pode auxiliar significativamente no cuidado dos reparos e das limpezas no empreendimento.
A manutenção preventiva e corretiva são ações imprescindíveis para prever e evitar defeitos em máquinas e equipamentos. As companhias que desejam se programar para falhas, tendo o menor impacto financeiro possível, devem considerar o auxílio de empresas especializadas no assunto para manter o ritmo produtivo do negócio.
A Solution Services possui profissionais de limpeza, portaria e recepção, atendendo em hospitais, escritórios, lojas, empresas, entre outros empreendimentos, com soluções rápidas e assertivas. Entre em contato com o nosso time agora mesmo e conheça mais sobre os nossos serviços!