Contratar errado custa caro! Descubra as principais consequências

A contratação de funcionários é uma tarefa que faz parte do dia a dia de uma empresa, mas você já parou para pensar nas consequências de processos de seleção mal feitos para o seu negócio? Afinal, esse tipo de trabalho envolve vários aspectos como tempo, dedicação da equipe responsável e, sobretudo, dinheiro. Assim, você ficará surpreso em descobrir que contratar errado custa caro e pode prejudicar muito sua empresa em médio e longo prazos.

Neste post, reunimos os principais efeitos diretos e indiretos de uma contratação errada para que você tenha mais informações sobre o assunto e saiba como traçar estratégias de seleção mais eficientes no futuro. Curioso? Continue a leitura agora mesmo!

Quais são os principais impactos de uma contratação ruim?

Primeiramente, é preciso entender o que exatamente é uma contratação ruim. Isso acontece quando os profissionais selecionados pela empresa não correspondem ao perfil desejado ou não tem as competências necessárias para desempenhar as tarefas e, por isso, acabam sendo dispensados ou até mesmo pedindo demissão em pouco tempo.

Esse fator aumenta o fluxo da rotatividade de colaboradores em uma instituição (um conceito conhecido como turnover), que é prejudicial para rotina corporativa de várias formas. Para entender melhor, confira a seguir alguns dos efeitos diretos e indiretos mais comuns e saiba por que contratar errado custa caro.

Custos indiretos

Atraso dos prazos

Essa é uma consequência que é logo percebida com a constante entrada e saída de pessoas de uma equipe. Com os desligamentos, o time fica continuamente defasado, o que atrapalha o andamento das atividades e o cumprimento de entregas. Mesmo que um funcionário novo seja incorporado, existe sempre um período de adaptação e para que a pessoa entenda melhor as rotinas antes de entrar no ritmo. Por isso, muitos atrasos podem acontecer nessa fase de transição.

Não fechamento de negócios

Da mesma forma que acontece no tópico acima, uma equipe defasada ou com pessoas em adaptação não consegue dar conta de atender aos contratos e prazos da empresa. Como efeito, isso pode afetar o atendimento de novos clientes e até mesmo lesar a reputação do negócio no mercado, além de causar a insatisfação de consumidores atuais.

Redução da produtividade

Certamente, a produtividade da equipe tende a sofrer, tanto pela sobrecarga de alguns colaboradores como por conta da adaptação dos novos. Além disso, um turnover alto atinge as pessoas psicologicamente, fazendo com que o time se sinta menos motivado. Isso limita a performance do grupo, gerando impactos negativos no desempenho e nos resultados.

Custos diretos

Processos da contratação e trabalho do RH

Contratar errado custa caro porque, primordialmente, as seleções ocupam tempo dos funcionários do RH e investimento da área nas etapas do processo. No mais, uma vez admitido pela empresa, o novo colaborador passa por treinamentos e períodos de aprendizagem e adaptação que implicam gastos. Se a corporação continua contratando de forma equivocada e repete esse padrão várias vezes, essa despesa se torna expressiva.

Multa do FGTS e indenizações

Outro aspecto que, sem dúvidas, impacta o custo da rotatividade é a questão tributária. Ao dispensar um funcionário, a empresa tem custos com sua contratação e também com sua demissão, tendo que arcar com indenizações e com a multa do FGTS, que pesa muito no bolso.

Como você viu contratar errado custa caro e o prejuízo pode ser sentido pelo negócio, tanto em questões diretas como em efeitos indiretos, que podem causar danos até a sua imagem no mercado. Sendo assim, é essencial estudar formas de melhorar os processos seletivos para garantir admissões assertivas.

Nesse ponto, a terceirização se destaca como uma excelente alternativa para instituições que desejam contornar esses riscos e custos com contratações. Essa é uma opção mais produtiva, pois a responsabilidade de selecionar, treinar e fazer a manutenção do contrato de trabalho do funcionário passa a ser de uma empresa parceira. Dessa forma, você consegue reduzir despesas, otimizar tempo e assegurar que os talentos de sua equipe estejam focados no desenvolvimento e no core business do seu negócio.

Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre como funciona a terceirização de serviços e suas vantagens? Entre em contato conosco e conheça nosso time de especialistas no assunto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo