Indicadores para clínica médica – Confira como acompanhá-los!

clinica-medica

Se você souber aplicar os indicadores para clínica médica, bem como acompanhá-los, essa pode ser uma ferramenta poderosa para você saber exatamente o que seu negócio precisa para aumentar seus lucros, satisfazer melhor seus clientes, maximizar a produtividade e muito mais.

Quer saber o que são esses indicadores? Assim, nos tópicos seguintes, explicaremos a importância prática e, depois, listaremos e explicaremos os melhores deles, além de darmos dicas da melhor forma de acompanhá-los. Confira!

Qual a importância de estabelecer indicadores para clínica médica?

Na prática, os indicadores para clínica médica são aplicados antes do gestor fazer certas mudanças no negócio e continuamente após executá-las. Nesse caso, eles são importantes pelo fato de que, sem eles, é possível que o seu negócio esteja indo mal, mas você nem saiba o porquê.

Por outro lado, aplicá-los permite que você identifique precisamente quais são os pontos que precisam ser melhorados no negócio, como o atendimento, tempo de espera, produtividade dos colaboradores, satisfação dos clientes etc. Os indicadores para clínica médica também ajudam em outros pontos, como:

  • direcionamento das estratégias de marketing;
  • formulação de novas metas a serem alcançadas;
  • que a missão da clínica seja cumprida;
  • que os valores da organização sejam compatíveis com o mercado.

Quais são alguns desses indicadores para clínica médica e qual a melhor maneira de acompanhá-los?

Tempo na sala de espera

É o tempo de espera do cliente até que ele seja atendido. Esse é um dos principais indicadores para clínica médica pelo fato de que a demora para ser atendido está entre as principais reclamações dos pacientes. Por isso, se você conseguir reduzir esse tempo, conseguirá se destacar no mercado e agradar melhor seus clientes.

Para aplicar essa métrica, oriente a sua secretária para anotar o horário de chegada de cada cliente e a hora que ele efetivamente entrou na sala de atendimento. Caso o intervalo seja demasiadamente alto, chegando a horas, você pode adotar atitudes para reduzi-lo.

Tempo médio de atendimento

Consiste na demora para concluir o atendimento de cada cliente. Ou seja, essa métrica é importante em dois aspectos: o primeiro consiste no fato de que um atendimento demorado prejudica o indicador anterior (tempo de espera).

Porém, até mesmo o cliente que está sendo atendido pode se incomodar com a demora, já que ele pode ter outro compromisso depois da consulta. Nesse caso, é preciso estudar e tomar medidas necessárias para administrar melhor o tempo.

Índice de satisfação dos pacientes é um dos indicadores para clínica médica

Demonstra o número de clientes que se fidelizam ao seu negócio. Explicando, isso mostra o nível de confiança que os outros têm na sua clínica e recomendam para outras pessoas.

Você pode obter esse índice de diferentes meios, como perguntando a probabilidade de recomendar o serviço para outra pessoa, a nota do serviço (sendo de 0 a 10 ou 1 a 5), entre diversos outros. E também, é recomendado pedir feedbacks, críticas e opiniões — assim, você saberá o que melhorar na clínica.

Produtividade dos colaboradores

A produtividade é uma métrica que tem o objetivo de melhorar os processos das clínicas. O que deve ser medido é o nível de eficiência de diferentes elementos do negócio. Todos os atendimentos devem ser analisados minuciosamente, desde a chegada do paciente até sua saída. Entre os fatores a serem analisados estão:

  • número de consultas marcadas por cada atendente;
  • quantidade de pacientes atendidos por cada médico;
  • tempo gasto em cada consulta.

Número de pacientes que não retornam

Esse é um indicador bastante importante, já que ele diz respeito diretamente sobre a satisfação dos clientes. Entretanto, caso eles não retornem, o negócio pode sofrer uma queda impactante no faturamento.

Por isso, mantenha um registro de todos os pacientes e veja se eles retornam à clínica. Assim, caso eles não o façam, pode haver algo errado com os processos ou atendimento.

É excessivamente importante não deixar de seguir os indicadores para clínica médica, pois aumentará os riscos do negócio ter prejuízos. Mas, se aplicá-los com rigor, será possível identificar os problemas da clínica e melhorá-los para aumentar o seu crescimento!

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para saber como gerenciar uma equipe terceirizada para otimizar seus resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo