Portaria eletrônica ou física? Conheça as diferenças e vantagens para empresas!

Um serviço bem prestado com excelência, custo baixo e otimização do tempo é certamente o sonho de qualquer gestor.

Se você é um profissional com função generalista e depende de mão de obra diversa, embarque nessa leitura, pois, este post foi escrito para apresentar os serviços terceirizados de portaria eletrônica e física, e algumas de suas vantagens. 

Não é fácil lidar com as variáveis quando se depende do comprometimento das pessoas. Algumas funções têm alta rotatividade e isso gera uma dor de cabeça enorme, pois a falta de pessoal abre espaço para a vulnerabilidade e insegurança.

Antes de falar sobre o serviço terceirizado, é importante descrever os dois tipos de prestação de serviços para auxiliar na sua tomada de decisão. Então vamos lá!

Principais diferenças entre a portaria eletrônica e a física

Prestar serviços é ficar à mercê da necessidade de segurança e bem-estar de um negócio e de um grupo de pessoas, colaborando para a redução de custos e o funcionamento dos processos.

Sendo assim, você precisa analisar as principais diferenças para auxiliar uma tomada de decisão da alta gestão quanto ao tipo de serviço a contratar. Veja a seguir!

Controle de acesso

O acesso de funcionários, clientes e fornecedores é diário e constante em uma empresa. A importância de saber quem entra e quem sai torna essencial o serviço de identificação e de autorização para a movimentação.

Na portaria física, o profissional contratado fica à disposição para receber pessoas, correspondências e cargas. Está no local para dar destinação às solicitações que demandem qualquer tipo de acesso.

Na portaria eletrônica, o serviço é realizado à distância por profissionais treinados e capacitados — por meio de uma central de monitoramento e câmeras instaladas nas dependências — em tempo integral. O acesso poderá ser realizado por meio do crachá funcional ou biometria.

Praticidade

Na portaria física será necessária presença física, um mínimo de dois funcionários com revezamento e investimento em equipamento de monitoramento de dentro da cabine. A rotatividade funcional é alta. Terceirizando o serviço, você terceiriza também esse tipo de preocupação.

Na portaria eletrônica toda a preocupação com funcionário, equipamento e serviço, correrá por conta da empresa contratada que será responsável pela substituição de qualquer funcionário ausente sem maiores danos à prestação de serviços.

Segurança

A portaria física conta com a presença de um funcionário treinado para realizar o controle de acesso e observar qualquer movimentação suspeita visualizada nas rondas ou nas câmeras de monitoramento, reportando ao responsável.

A portaria eletrônica realiza o monitoramento em tempo real, controla o acesso com serviço biométrico e fechamento automático de portas e garagens, além de realizar rondas virtuais sem precisar deixar o posto de serviço.

Principais vantagens dos serviços de portaria terceirizada

O mais importante em um serviço de portaria é o controle de acesso e a segurança do local. Terceirizar um serviço é lançar mão de uma parceria eficiente e participativa. Com a mão de obra terceirizada, você terá mais tempo para planejar ações e redesenhar procedimentos. Confira algumas vantagens que vale a pena analisar!

Supervisão contínua e suporte

Seja a portaria eletrônica ou física, é obrigação da empresa contratada dar suporte e supervisionar profissionais e equipamentos.

A ausência de um funcionário, por exemplo, deixa de ser um problema do contratado. As substituições devem acontecer em tempo hábil para não prejudicar os serviços diários.

Redução de custos

Com a terceirização desses serviços, você terá uma considerável redução de custos. Na portaria física durante uma ausência de funcionário, você não precisará realizar contratação de última hora. Basta solicitar um substituto.

Na portaria virtual, você não terá na folha de pagamento mais de um funcionário por turno, o que minimiza a carga tributária trabalhista.

Mão de obra treinada e capacitada

Ao terceirizar, você contará com mão de obra especializada em qualquer tipo de serviço que escolher. É responsabilidade da contratada, personalizar de acordo com a necessidade do cliente.

O serviço terceirizado tem vantagens que podem tornar seu trabalho operacionalmente mais fácil e econômico, além de contribuir para a segurança e conforto.

Agora que você já conhece as diferenças e vantagens dos serviços de portaria eletrônica e física, entre em contato conosco e agende uma consultoria personalizada. Ficaremos contentes em atendê-lo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo