Conheça as principais divisões da economia de Goiânia e a importância do facilities

Goiânia consiste em um município brasileiro, capital do estado de Goiás. É pertencente à Mesorregião do Centro Goiano e à Microrregião de Goiânia, sendo localizada no centro de seu estado. Ela foi elaborada para ser capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política surgida durante o governo de Getúlio Vargas para aumentar a economia de Goiânia.

Nesse sentido, é importante destacar que Goiânia está entre as capitais brasileiras que apresentam excelentes oportunidades de emprego no país. Em Goiânia, grande parte da produção no setor secundário se concentra na indústria alimentícia, principalmente na produção de arroz e tempero.

Continue a leitura e conheça as principais divisões da economia de Goiânia e a importância do facilities!

Economia de Goiânia

A atividade da agropecuária é um dos setores que têm mais destaque na região, já que o município tem grandes áreas de pastagens e lavouras. Quase metade do território goiano é composto por latifúndios rurais, isto é, propriedades com mais de mil hectares.

É pertinente destacar que, em 2008, a contribuição de Goiás para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi em torno de 3% e, no ambiente regional, sua participação foi, em média, de 27,6%. Então, é importante saber que o PIB goiano é composto por:

  • 11% da agropecuária;
  • 27% da indústria;
  • 62% de serviços.

A agropecuária goiana tem elevada relevância no cenário econômico do país, visto que sua produção de grãos e de carnes aumenta significativamente a exportação estadual.

Desse modo, Goiás consiste em uma das maiores produtoras de tomate, soja e feijão do Brasil. Sendo assim, é responsável por 33% da produção nacional de sorgo, de modo que a região é a maior produtora desse grão. Além do mais, existem outros cultivos de grande importância para o local, por exemplo, algodão, cana-de-açúcar, arroz, feijão, trigo, alho e café.

A pecuária, por sua vez, está em elevado crescimento. Atualmente, o estado apresenta o terceiro maior rebanho bovino do Brasil. A região também apresenta grandes reservas naturais. A indústria do estado é responsável por 27% do PIB regional, e esse ramo da economia cada dia se diversifica e destaca-se. Outras cidades que se destacam são: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Rio Verde e Catalão.

Ainda é preciso destacar que o turismo é outra importante atividade para a economia de Goiânia. As cidades Rio Quente e Calda Novas, principais estâncias hidrotermais da região, chamam atenção de milhares de pessoas. Confira os principais dados referentes à exportação que movimentou mais de 4,1 bilhões de dólares:

  • soja: 27%;
  • carne bovina: 16%;
  • resíduos da extração do óleo de soja: 12%;
  • sulfeto de cobre: 12%;
  • carne de aves: 7%;
  • ferro-nióbio: 3%;
  • milho em grãos: 3%;
  • outros: 20%.

Agora, veja os dados relacionados à importação que movimenta mais de 3 bilhões de dólares no país:

  • carros e peças: 37%;
  • adubos e fertilizantes: 20%;
  • produtos farmacêuticos: 12%;
  • máquinas e equipamentos: 8%;
  • enxofre: 3%;
  • outros: 20%.

Serviços de facilities

Diante do que foi abordado, é fundamental destacar os serviços facilities para a economia de Goiânia, já que consistem em serviços prestados de forma terceirizada, com a finalidade de otimizar o trabalho e deixar mais simples a vida dos contratantes. Ou seja, em vez de contratar a equipe internamente, o empresário fará negócios com outra organização, que designará os colaboradores responsáveis para a efetivação de determinadas tarefas e operações.

Então, são facilidades buscadas por uma organização que pretende terceirizar algumas de suas atividades. Muitas empresas e indústrias contratam facilities para proporcionar suporte à sua retaguarda e facilitar os processos.

Os setores mais comuns de contratação de facilities são os de apoio, que englobam diversos serviços, por exemplo, o de recepção, o de limpeza e o de segurança. Entretanto, os recursos proporcionam soluções para os mais variados setores, como o RH e o departamento de pessoal.

Nesse sentido, é importante destacar que a adoção de facilities tem vantagens significativas. Uma característica bem satisfatória é que, com a contratação desses serviços, a empresa pode manter o foco em sua principal atividade.

Então, terceirizando tarefas que não sejam primordiais, a organização reduz recursos e tempo para investir nas atividades fundamentais para a elevação da rentabilidade. É de grande importância lembrar que, apesar de serem serviços de apoio, eles ainda são essenciais para o bom andamento de um negócio.

Além do mais, outra importante vantagem é que a instituição se beneficia de uma considerável redução de custos. Ela conta com um time especializado e bem capacitado, economiza em logística e encargos trabalhistas e pode reduzir a estrutura de seu departamento de RH.

Serviços facilities mais procurados

Na área de facilities, alguns serviços são mais buscados pelo fato de poderem ser terceirizados sem grandes problemas. Sendo assim, confira os principais abaixo.

Segurança e portaria

Qualquer organização ou condomínio deve se preocupar com a segurança, de modo a garantir a total tranquilidade de quem está no ambiente. Por não fazer parte da atividade principal do negócio, trata-se de algo contratado na forma de facilities.

Por essa razão, o serviço de segurança e portaria tem sido um dos mais buscados. Os funcionários são treinados e especializados para os trabalhos, sendo que o time montado se adapta às necessidades da empresa.

Limpeza e conservação

A limpeza e a conservação são outros serviços muito procurados. Como esses dois aspectos são essenciais para o bem-estar e a saúde dos profissionais da instituição, a contratação de facilities se destaca na área. Normalmente, o negócio contratado fornece todo o equipamento e os materiais necessários para uma execução de alto nível profissional.

Atendimento e recepção

Receber bem os visitantes e consumidores é fundamental para o sucesso de qualquer estabelecimento. A primeira impressão é a que se destaca, e os serviços facilities incluem funções de porteiro, telefonista e recepcionista.

São sempre profissionais treinados para saber lidar com gentileza, paciência e cordialidade. Em qualquer empreendimento, eles compõem a linha de frente no primeiro contato, seja com os parceiros, seja com os distribuidores, seja com os consumidores.

Portanto, esses serviços são de suma importância para potencializar os negócios. Para isso, você pode buscar uma empresa especializada, já que essas prestações são capazes de potencializar os resultados de sua organização. Por exemplo, na economia de Goiânia, em que os setores estão em constante crescimento, os serviços facilities podem ser muito eficientes nas empresas e podem ajudar muito os empreendedores.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook para ficar por dentro desse e de outros assuntos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo