Terceirização de administrativo: quais os benefícios e como implementar

A terceirização de administrativo consiste em uma estratégia na qual uma organização transfere para terceiros a responsabilidade pela contratação e a manutenção da relação jurídica com os colaboradores. Trata-se da delegação de determinadas atividades para outra pessoa jurídica para que esta efetue as tarefas laborativas dentro da empresa.

Nesse sentido, a instituição que deseja terceirizar serviços internos precisa fazer a contratação de uma empresa que tenha expertise no desenvolvimento das atividades. Hoje a lei permite a contratação de serviços terceirizados para qualquer tarefa realizada dentro do negócio.

Neste post, você compreenderá quais são as principais vantagens que um processo de terceirização pode proporcionar para o seu empreendimento. Então, continue a leitura e saiba mais!

Mão de obra especializada

Uma importante vantagem é a contratação de profissionais especializados. Nesse sentido, é válido ressaltar que a terceirização permite contato com uma equipe de profissionais mais experientes e qualificados. Essa circunstância melhora a qualidade dos serviços e reduz os riscos no momento da contratação dos funcionários.

Isso ocorre porque as instituições de terceirização gostam de investir em capacitação e no fornecimento de profissionais que se destacam em seu mercado de atuação, com habilidades e conhecimentos técnicos específicos.

Diversos empreendedores olham a terceirização como um processo de profissionalização e especialização das tarefas.

Entretanto, antes de investir nesse tipo de serviço, é necessário que a organização efetue uma análise completa da instituição, certificando a viabilidade que pode ocasionar no dia a dia do negócio.

Além do mais, é primordial que o investidor saiba que a contratação precisa estar em total conformidade com a lei, de modo a evitar a caracterização de uma ilicitude na terceirização. Qualquer irregularidade com a legislação vigente poderá tornar o negócio responsável pelo pagamento de possíveis despesas trabalhistas.

Desse modo, antes de efetuar qualquer tipo de contratação, avalie a respeito da empresa de terceirização, verifique a existência de demandas trabalhistas e pesquise, com o seu setor de finanças, se os valores praticados estão de acordo com o mercado.

Então, antes de assinar um contrato de terceirização de serviços, é essencial se informar a respeito da legislação presente no território brasileiro. Uma recente alteração na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) mudou as normas aplicáveis à terceirização.

Redução de custos na empresa

Uma das vantagens mais atrativas e de maior interesse por parte dos investidores é a diminuição dos custos. É sabido que os encargos trabalhistas, ocasionados pela correta aplicação da legislação pátria, oneram significativamente a instituição. Muitas vezes, geram impactos negativos no progresso das tarefas.

Por meio da terceirização, a relação entre custo e benefício é satisfatória para o equilíbrio financeiro da instituição. Isso porque envolve gastos inferiores aos necessários para a formação de um time e para a realização das tarefas dentro do sistema empresarial.

Além do mais, a terceirização garante maior previsibilidade para o caixa do negócio, visto que não existem despesas elevadas com ações trabalhistas, rescisões e férias.  Assim, esses valores já são inclusos no montante mensal pago para a empresa que fornece o serviço de terceirização.

Além desses itens, é importante destacar que as empresas especializadas em terceirização podem disponibilizar colaboradores que apresentam maior conhecimento técnico, permitindo ganho de produtividade e, consequentemente, vantagens financeiras para todo o empreendimento.

Otimização do tempo de gestores e profissionais

A terceirização de serviços é capaz de proporcionar uma sensível otimização do tempo de gestores e funcionários, visto que diversas tarefas passam a ser efetuadas pelas organizações prestadoras.

Esse processo ainda conta com a diminuição da sobrecarga de trabalho, a partir de uma divisão mais adequada de responsabilidades e da profissionalização das etapas.

Dessa forma, o trabalho humano pode ser direcionado a atividades realmente importantes e estratégicas, como avaliações e levantamentos específicos, principalmente para tomadas de decisão acertadas.

Contudo, é importante salientar que toda a terceirização precisa ser supervisionada e monitorada por indicadores. Esse cuidado fará com que não exista nenhuma possibilidade de falhas para a empresa contratante.

Construção de parcerias estratégicas

Outro benefício resultante dos processos de terceirização é a situação de montar parcerias produtivas para a organização.

A escolha e o estreitamento da relação com uma empresa que proporciona serviços técnicos especializados pode significar uma decisão estratégica essencial ao negócio.

Por meio de apoios e de parcerias mútuas, ambas as organizações ganham força no mercado e elaboram elementos que favorecem o desenvolvimento e o progresso de todos os envolvidos.

Auxílio na gestão de pessoas

Com a terceirização de mão de obra especializada, o time efetivo de funcionários tende a reduzir. Isso alivia as obrigações do setor de RH relacionadas à gestão de pessoas, fazendo com que os efetivos tenham mais ajuda e atenção.

Além disso, toda a organização terá uma comunicação mais satisfatória, um fator-chave para a diminuição de conflitos. Afinal, o RH proporcionará mais atenção para os dois lados, promovendo a harmonia entre a equipe de colaboradores efetiva e a terceirizada.

A ajuda na gestão de pessoas é um benefício satisfatório para o desenvolvimento e o progresso daqueles que formam a empresa. Afinal, é necessário pensar em todos os envolvidos nos resultados organizacionais.

Expansão do negócio de forma estruturada e qualificada

Todos os benefícios mencionados propiciam uma condição favorável ao crescimento do empreendimento. Com uma gestão direcionada ao core business, à diminuição de gastos, aos processos internos de qualidade e às parcerias produtivas, fica mais simples planejar e realizar ações de expansão da empresa.

Além do mais, as instituições prestadoras conseguem sustentar o desenvolvimento dos processos sem que precisem fazer altos investimentos, principalmente em tecnologia e em infraestrutura. Assim, o progresso da instituição ocorre de maneira saudável e o investidor não corre o risco de ficar endividado.

Previsibilidade de despesas

Com um serviço terceirizado, grande parte dos encargos trabalhistas imprevisíveis ficam sob a responsabilidade da organização prestadora. Isso porque os colaboradores especializados não são profissionais da sua empresa, mas da terceirizada.

Nesse sentido, questões como faltas, quebra de contrato de colaboradores, férias e processos trabalhistas não ficam sob os seus cuidados. Isso resultará em maior previsibilidade e melhor controle de seu balanço, processos que contribuem para a elaboração de boas estratégias administrativas.

Contratação e gerenciamento de benefícios

A empresa terceirizada é quem contrata e gerencia os principais programas de benefícios corporativos. Entre eles, podemos citar:

  • assistência odontológica e médica;
  • vale-alimentação e vale-refeição;
  • vale-transporte;
  • seguros de vida e perda de renda;
  • previdência privada;
  • dentre outros.

Logo, esse gerenciamento inclui um controle de custos que mostra os valores subsidiados pelo negócio e os valores que necessitam ser descontados dos colaboradores na folha de pagamento.

Dessa forma, a companhia tem a real dimensão dos gastos envolvidos durante os processos contábeis. Esses valores podem, inclusive, ser subdivididos por centro de custo, chefia ou estabelecimento.

Priorização de investimentos

Quando o empresário opta pelos serviços terceirizados, a instituição contratada assume toda a responsabilidade pelo planejamento administrativo. Isso inclui as tarefas para gerenciar escalas de trabalho, garantir os cumprimentos dos turnos, conseguir substitutos no tempo de férias, controlar faltas e horas extras etc.

Nessa situação, a organização contratante passa a priorizar outros investimentos e a destinar os recursos disponíveis para as atividades que são relevantes ao desenvolvimento de todo o negócio.

A terceirização e seus impactos nos resultados da empresa

Com a terceirização de administrativo, a empresa começa a focar em suas tarefas estratégicas e naquilo que é capaz de fazer melhor. As atividades secundárias e auxiliares são efetuadas por organizações que se especializam de forma responsável e com custo reduzido.

Então, com a terceirização não é preciso lidar com diversos processos jurídicos e possíveis complicações trabalhistas com os funcionários, já que é a prestadora de serviços que disponibiliza suporte e trabalha com responsabilidade nesses aspectos.

Além do mais, os recursos e os funcionários que a instituição contratada proporciona estão mais capacitados para desempenhar a função com qualidade, garantindo melhores resultados em menos tempo e com uma quantidade reduzida de pessoas.

É importante destacar que um trabalho especializado, de grande importância e necessidade para os negócios, é a terceirização de serviços de benefícios. Isso inclui o fornecimento de vale-alimentação, vale-transporte e vale-refeição. Essas vantagens não são obrigatórias pela nova lei, mas representam bons atrativos.

Com elas os colaboradores se sentem mais motivados e, consequentemente, se dedicam mais ao trabalho. Tal condição aumenta a produtividade para o empreendimento, além de proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários.

Muitas instituições proporcionam essas vantagens com praticidade, comodidade, segurança e atendimento rápido às empresas. Portanto, é possível perceber que a terceirização proporciona múltiplos benefícios à cultura organizacional do negócio.

Tudo ocorre por meio de eficientes processos de reestruturação produtiva para proporcionar qualidade, competitividade e produtividade. Esses fatores conferem diversas vantagens para melhorar o desempenho das organizações e potencializar a rentabilidade do negócio.

Uma equipe especializada pode ajudar você durante a terceirização de administrativo. A Solution Services, por exemplo, consiste em uma empresa de terceirização focada na área de limpeza, controle de acesso e recepção. Sua atuação inclui áreas de condomínio comercial e residencial, escritórios, universidades, faculdades e shopping centers.

Nosso artigo foi esclarecedor? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo