Categoria: Dicas de terceirização de serviços

  • Vale a pena utilizar a prestação de contas digital? Entenda aqui!

    Vale a pena utilizar a prestação de contas digital? Entenda aqui!

    A tecnologia está cada vez mais se tornando essencial a nossas vidas, seja no meio profissional, no lazer, nas consultas médicas e na educação. Elas nos traz aprimoramentos que facilitam processos de qualquer setor. As vantagens da informatização também se aplicam na administração de um condomínio, inclusive em relação à obrigação do síndico de apresentar as finanças aos condôminos ou ao conselho fiscal.

    Quer saber como isso é possível? Confira, a seguir, 5 benefícios da prestação de contas digital. Acompanhe!

    1. Diminuição da burocracia

    Há uma grande morosidade e muitas complicações no modelo tradicional de prestação de contas. Isso porque, quando é realizada à mão e pessoalmente pelo síndico, os documentos devem passar por várias correções e revisões para evitar erros, ajustados na formatação, impressos e levados às reuniões com moradores. Como também, na mudança de administradores, deve-se passar uma pasta física, com uma grande quantia de papelada para o gestor, que deve conferir cada um dos documentos para verificar se está tudo em ordem.

    A prestação de contas digital consiste em utilizar um aplicativo eletrônico para expor e editar a contabilidade do condomínio. Dessa forma, não há necessidade de impressão e transferência pessoal de papelada. Além disso, qualquer erro ou incoerência poderá ser facilmente analisada no software, e por essa razão, a burocracia é praticamente nula.

    2. Economia em folhas e documentos

    Não há necessidade de papéis ao realizar tudo por um programa de computador. A redução dos gastos com papel pode parecer pequena, porém fará grande diferença a longo prazo. A economia vai ainda além, pois também diminui o consumo de papéis utilizados pelos condôminos, qualquer um deles poderá verificar as informações em seus aparelhos e acessar seus boletos diretamente pelo aplicativo. Isso evita que seja necessário imprimir cópias dos documentos para os interessados.

    3. Ecologicamente correto

    Em razão da recente mudança climática e do aumento da poluição no mundo, manter a sustentabilidade e preservação do meio ambiente é uma das tendências mais importantes da atualidade. Os papéis são provenientes das árvores eucaliptos, dessa forma, ao reduzir a quantidade de papel utilizada, também diminui-se a porção de madeira consumida para produzi-los, contribuindo para a preservação da natureza.

    4. Praticidade na prestação de contas digital

    O acesso à informação é prático e instantâneo. Não haverá necessidade de procurar os valores em vários documentos diferentes na prestação de contas durante assembleias, já que todos os dados serão facilmente acessados com apenas um clique.

    Além disso, os condôminos que também utilizem o aplicativo receberão as informações de qualquer lugar e instantaneamente. Basta acessar o aplicativo para ter acesso a informações — em seus respectivos aparelhos móveis — como o boleto de pagamento mensal, 2.ª via, prestação de contas etc.

    5. Transparência na gestão

    O aplicativo permite um aumento exponencial da confiabilidade pelos moradores e demais administradores em relação ao síndico administrador. Pois eles terão acesso em tempo real a todas as contas que estão sendo calculadas, como são pagas, quais são as receitas e despesas do condomínio entre outras informações importantes.

    A prestação de contas digital traz benefícios irresistíveis para qualquer condomínio. As vantagens abarcam a gestão do administrador, a confiabilidade e facilidade de acesso aos moradores e até mesmo a preservação do meio ambiente de modo geral. Não há contras em fazer uso das inovações tecnológicas no setor contábil do condomínio.

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  • 5 vantagens da terceirização de trabalho em condomínios

    5 vantagens da terceirização de trabalho em condomínios

    A terceirização de trabalho em condomínios é uma excelente prática que pode ser adotada por síndicos ou administradores desse tipo de organização. As vantagens, que já eram muitas, se tornaram ainda mais evidentes após a regulamentação da Lei da Terceirização, fato que ocorreu em março de 2017.

    A nova legislação amplia a possibilidade de contratação para serviços, que agora pode ser aplicada tanto para atividades meio, como a segurança, a portaria e a limpeza, como para as atividades fim, que são aquelas específicas para determinados tipos de empresa.

    Além disso, um ótimo benefício para os condomínios é o que a nova regulamentação prevê para trabalhos temporários. Isso porque o prazo para contratação de funcionários temporários, que antes era de no máximo seis meses, agora é de nove meses. Sendo assim, fica mais fácil substituir colaboradores efetivos que precisam se ausentar por algum motivo.

    Quer saber quais são as principais vantagens da terceirização de trabalho em condomínios? Então siga a leitura e confira!

    1. Gestão de colaboradores

    Com a terceirização dos setores do condomínio, como a portaria ou a limpeza, o síndico se isenta da responsabilidade de gerenciar a rotina dos colaboradores. Como a responsabilidade é toda da empresa contratada, se um funcionário faltar é obrigação dela providenciar um substituto, por exemplo.

    Outro ponto positivo no que se refere à gestão de colaboradores é a eliminação de processos trabalhistas, uma vez que o condomínio não terá nenhuma ligação jurídica com os colaboradores, mas com a empresa que os fornece.

    2. Economia na folha de pagamento

    Quando o condomínio é o responsável pela contratação de seus colaboradores, deve arcar com gastos como 13.º salário, férias remuneradas, pagamento de horas extras, confecção de uniformes, entre outros investimentos.

    No caso da terceirização, toda essa responsabilidade se volta para a empresa contratada, de modo que o condomínio pagará apenas uma mensalidade e nada mais.

    3. Cobertura de faltas

    Em alguns setores do condomínio, como a portaria, por exemplo, é impossível que haja a ausência de colaboradores, pois a função é essencial para o bom funcionamento do prédio.

    É comum, no entanto, que as empresas que oferecem esses serviços terceirizados tenham em seu quadro de funcionários porteiros e outros profissionais plantonistas que somente cobrem faltas nos locais de atuação.

    4. Qualificação da mão de obra

    Para que os condôminos possam usufruir de um serviço de qualidade, é preciso que os funcionários do condomínio sejam bem preparados em suas funções, não é mesmo?

    No caso da terceirização, é de responsabilidade da empresa contratada treinar os funcionários para que eles sejam excelentes no setor de portaria, jardinagem, segurança, limpeza, entre outros que são necessários em um condomínio.

    5. Otimização do tempo

    Com toda a parte burocrática que envolve contratação, fiscalização, pagamento e qualificação dos funcionários, o síndico ou responsável pelo condomínio terá o seu tempo otimizado.

    Dessa forma, sobrará mais tempo para se dedicar a outras atividades do condomínio, como mediar conflitos entre moradores, planejar obras no local, praticar melhorias, estreitar a comunicação etc.

    Gostou das nossas dicas de terceirização de trabalho em condomínios? Que tal baixar um guia básico da terceirização? Nele você encontrará diversas informações relevantes sobre o tema.

  • Quero ser síndico: como fazer uma boa gestão e evitar erros?

    Quero ser síndico: como fazer uma boa gestão e evitar erros?

    Quando você decidiu se tornar um administrador de condomínio, com certeza pensou: “quero ser síndico com excelência”, ou seja, um gestor exemplar. Antes de começar a exercer essa importante função, deve-se observar quais são as características de um bom gestor e aprender a evitar erros de direções anteriores.

    Confira, neste guia, as cinco melhores dicas que você pode receber de como realizar uma boa gestão em qualquer condomínio.

    Organize suas tarefas diárias

    Sabe-se que são inúmeras as responsabilidades do síndico. Às vezes, é impossível lembrar todas elas sem nenhum tipo de anotação. Por isso, é muito comum que os administradores esqueçam algumas de suas tarefas.

    Mas é perfeitamente possível realizar todos os compromissos em tempo hábil. Para isso, basta redigir uma checklist para as atividades a serem realizadas. Você pode optar por objetos como cadernetas e post-its ou até mesmo aplicativos para celulares. 

    O recomendado é que você faça uma lista para os serviços diários, uma para os semanais e outra para os mensais, visto que nem todas possuem o mesmo intervalo de checagem. Por exemplo, a filtração da piscina é diária, porém sua retrolavagem é semanal.

    Com uma rotina organizada, além de não restar serviços a serem feitos ao final do dia, seu trabalho será muito mais fácil e prática.

    Estude as principais questões relacionadas ao condomínio

    É fundamental pesquisar mais sobre os assuntos condominiais, visto que, mesmo que as regras gerais sejam regidas por interesses particulares, ainda devem obedecer os ditames estabelecidos em lei.

    Os principais assuntos que todo síndico deve dominar são:

    Realize assembleias regulares

    Todo bom síndico deve zelar pelo bem da coletividade. Essa questão é debatida em assembleias. Antes de realizar uma, o gestor deve notificar, formalmente, todos os moradores sobre elas e ministrá-las estimulando o debate pacífico entre os moradores.

    Lembre-se de pôr à mesa todos os assuntos de interesse geral, desde as regras de vivência entre os moradores até as questões financeiras e administrativas. As decisões tomadas pela administração devem seguir o que foi votado em tais reuniões.

    Contrate uma equipe de limpeza e portaria terceirizada

    Todo condomínio tem a necessidade de um serviço de limpeza e portaria, e para garantir a qualidade do serviço é essencial que haja terceirização.

    Primeiramente, o setor de RH da empresa terceirizada possui vasta experiência na escolha e capacitação de seus empregados, algo complicado para os administradores do condomínio, visto que não se trata de sua atividade principal.

    Além disso, o controle dos funcionários ficará a cargo da companhia contratada, aliviando o estresse sobre os administradores, permitindo que possam se concentrar nas demais tarefas.

    Seja um síndico com autoridade, mas sem autoritarismo

    Sendo um síndico, você tem autoridade no condomínio. Mas fique atento: não imponha sua vontade (ou a de outro condômino) acima da vontade da maioria. Sua autoridade é para fazer obedecer as normas previstas no regimento interno.

    Lembre-se de manter a compostura em momentos de discussão, pois suas decisões devem ser respeitadas, porém respeitosas.

    Após ler nossas dicas acima, pode-se concluir que o desejo “quero ser síndico com qualidade” não é difícil de ser alcançado. Você apenas precisa trabalhar com organização, respeito e inteligência. Com isso, todos aplaudirão sua gestão.

    Se interessou e quer saber mais sobre como ser um excelente síndico? Baixe gratuitamente nosso ebook “Guia Básico da Terceirização” e aprenda tudo sobre a terceirização!

  • Quais as principais funções de um porteiro de condomínio?

    Quais as principais funções de um porteiro de condomínio?

    O porteiro de condomínio é o profissional responsável pela entrada, ou não, de visitas, prestadores de serviços e funcionários no recinto. Como lida diretamente com pessoas, ele precisa ter habilidades como comunicação e desenvoltura para conseguir se relacionar bem tanto com os condôminos quanto com os visitantes.

    A imagem do porteiro impacta na do condomínio. Por isso, esse trabalhador deve manter um clima cordial, respeitoso e profissional na portaria. Ele não deve temer visitantes ou prestadores de serviços que desejam entrar sem autorização. Afinal, a ordem parte de cada um dos moradores. Para manter a segurança do condomínio, ele jamais deve deixar o seu posto de trabalho.

    Saiba agora quais são as principais funções de um porteiro de condomínio!

    Controlar o acesso de visitantes

    Essa é a função mais conhecida do porteiro. É de sua responsabilidade controlar a entrada e saída de visitantes, moradores e prestadores de serviço. Se alguém que não mora no local deseja entrar, ele precisa identificá-la e ligar para o morador solicitado com a finalidade de liberar ou não a passagem.

    O controle de acesso deve ser feito inteiramente na portaria, sem a necessidade de deslocamentos. Para isso, o porteiro deve contar com ferramentas como o interfone ou softwares de controle. Caso haja dúvida em relação à pessoa que deseja entrar, o porteiro pode solicitar que o morador desça.

    Receber, organizar e distribuir a correspondência

    Uma das grandes vantagens de se morar em condomínio é ter sempre uma pessoa responsável pelo recebimento de encomendas e correspondências.

    Devido ao grande número de moradores, tudo que chega é deixado na portaria para uma futura distribuição. É de responsabilidade do porteiro realizar uma triagem do que chegou e depois encaminhar para cada morador.

    Quando ocorre a entrega de alimentos, por exemplo, o porteiro pode solicitar que o morador desça até a portaria para receber. Em algumas cidades, costuma-se deixar que o entregador suba para entregar a comida na porta do apartamento. O correto é que o condômino desça, mantendo a segurança do condomínio — principalmente à noite.

    Conduzir e monitorar prestadores de serviço

    O fluxo de prestadores de serviço costuma ser alto dentro dos condomínios. Tem o rapaz da TV a cabo, o técnico da internet, a moça que veio cotar o seguro do carro e outros mais. São muitas pessoas e controlá-las é uma tarefa difícil. Nesse caso, é função do porteiro de condomínio direcionar o prestador de serviço até o morador responsável.

    Antes de liberar o acesso, o porteiro deve entrar em contato com o condômino indicado para saber se o serviço foi realmente solicitado. Isso é necessário para evitar a ação de bandidos que se disfarçam de prestadores de serviços para entrar nos apartamentos e cometer roubos.

    Identificar anormalidades no condomínio

    Como o porteiro tem acesso rápido às áreas do condomínio por meio do sistema de segurança, ele pode identificar anormalidades que devem ser comunicadas ao zelador e aos moradores. Isso inclui elevadores que deixam de funcionar, pessoas estranhas andando em áreas proibidas do condomínio, vandalismo etc.

    Guardar o livro de ocorrências

    É comum que os moradores, diante do desrespeito às normas do condomínio, recorram à portaria para fazer reclamações. O fato é que o porteiro não poderá se ausentar do seu posto para subir na torre e resolver problemas.

    Ele pode guardar o livro de ocorrências e, diante de uma reclamação, solicitar que o morador desça e faça o devido registro. Posteriormente, o livro é encaminhado para o zelador, que o organiza e repassa aos responsáveis pela assembleia de moradores.

    As atividades do porteiro de condomínio e de outros funcionários costumam ser terceirizadas, sendo responsabilidade de uma empresa especializada.

    É importante, ainda, ter atenção na hora de contratar o porteiro ideal. Analisar com cautela o perfil do futuro funcionário exige muito mais do que uma mera avaliação de currículo e evita eventuais problemas como roubos e má prestação de serviço aos moradores.

    Confira a seguir algumas características que sua empresa deve observar antes de contratar um porteiro de condomínio.

    Apresentação Pessoal e Boa Comunicação.

    Ter boa aparência é, antes de tudo, imprescindível para a imagem do porteiro diante de condôminos e visitantes. Logo, é preciso verificar se o candidato tem cuidado com a vestimenta e também se é zeloso com a barba e cabelo. Causar uma boa impressão faz com que haja maior aceitação por parte até mesmo dos moradores.

    Outro ponto é se ele tem boa postura e oratória favorável a uma boa comunicação, que o possibilite dar informações claras. O porteiro deve ser cordial e educado, pois, do contrário, causará discórdias dentro do ambiente de trabalho, gerando estresse nos condôminos ou clientes e possíveis problemas com a segurança do local.

    Manuseio de tecnologia

    Atualmente, os condomínios exigem sistemas de segurança mais atualizados e isso faz com que o porteiro tenha que ter algumas bases sobre tecnologia. Na hora da contratação, pergunte ao candidato se ele tem facilidade em aprender sobre os eletrônicos e se tem experiências com alarmes, redes elétricas, câmeras de segurança, entre outros artigos usados para aderir a segurança do condomínio comercial.

    Atenção e boa memória

    Os visitantes e as constantes mudanças de moradores, além de entregadores, agentes de empresas de limpeza e consertos, faz com que seja necessária atenção redobrada do porteiro de condomínio. Por isso, ao contratar alguém é imprescindível testar a capacidade de memorização facial que ele tem — isso evita que ele esbarre em algum funcionário que há anos exerce alguma função dentro daquele ambiente.

    Um porteiro atento pode mudar completamente a postura dos próprios moradores e, também, o olhar das pessoas perante a segurança do condomínio. Dentro desse tipo de situação, os condôminos farão o possível para atender algumas regras básicas, como esperar as entregas de comida na portaria. Por isso, verificar a atenção e proatividade do candidato é importante para o bom desempenho.

    Discrição e ética

    Na hora da contratação faça alguns testes para averiguar as possíveis atitudes do porteiro em relação às coisas que podem acontecer dentro e fora do condomínio, tais como informações sobre moradores e eventuais falta de cuidado ao descrever seu ambiente de trabalho. Nesse caso, o candidato deve ser discreto e extremamente ético para que não haja problemas futuros.

    Todas essas características são importantes em qualquer trabalhador, de fato, porém, o porteiro de condomínio tende a lidar com a segurança de muitas pessoas dentro daquele ambiente e, por isso, precisa reunir todas essas características em uma só pessoa.

    Portanto, na hora de contratar um funcionário para a portaria é de total importância que haja atenção redobrada em seus quesitos físicos, morais e éticos, além de suas atribuições em relação a tecnologia.

    Agora que você já conhece mais sobre as funções e o perfil ideal de um porteiro, que tal aprender sobre acúmulo de funções em condomínio? Basta acessar o nosso artigo sobre o tema.

  • Como lidar com condôminos inadimplentes?

    Como lidar com condôminos inadimplentes?

    A incidência de condôminos inadimplentes é sempre uma situação constrangedora e onerosa para um condomínio.

    A falta de compromisso com os pagamentos do aluguel ou da taxa de condomínio pode acarretar na deficiência de serviços comuns aos moradores, como limpeza, manutenção e segurança.

    Só que, infelizmente, muitos condôminos se enrolam com suas contas, especialmente nesse período de crise econômica.

    Para conseguir lidar melhor com essa situação, preparamos uma lista com 6 medidas que podem ser tomadas em casos de inadimplência no condomínio. Acompanhe a seguir!

    Envie lembretes com segundas vias

    Como muitos moradores podem esquecer de pagar seus boletos referentes ao condomínio, uma saída interessante é enviar cartas amigáveis após o prazo de pagamento.

    Você pode enviar ela física ou digitalmente, alertando o morador do débito em aberto e anexá-la com uma segunda via do boleto.

    Caso essa primeira tentativa não dê certo, envie outros lembretes no mês que sucede à dívida aberta. O importante é, em um primeiro momento, não pegar muito pesado com o morador.

    Faça um acordo para negociar a dívida

    Caso a dívida persista por mais algumas semanas ou entre no segundo mês, o síndico ou o corpo diretivo do condomínio pode entrar em contato diretamente com o condômino para negociar a dívida.

    É importante que essa negociação não pressione tanto o condômino inadimplente. A pessoa que conduzir o acordo precisa ter empatia para entender a situação do morador e explicar como aquilo prejudica o condomínio e os outros inquilinos e proprietários.

    Um diálogo positivo, informal e com boa argumentação pode fazer que o problema seja resolvido antes de ações mais rígidas por parte do condomínio.

    Considere a limitação de acesso às áreas de lazer

    Um direito que o condomínio tem para punir os inadimplentes é limitando seu acesso às áreas comuns do prédio, como academia, sauna, churrasqueira, salão de festa, quadra poliesportiva e outros.

    Mas essa medida pode ser um tanto quanto polêmica, já que é uma decisão que precisa ser registrada previamente e detalhadamente em assembleia. Ou seja, todos os moradores devem ter consciência de que são passíveis dessa punição caso desobedeçam às regras específicas.

    É relevante deixar claro que essas punições não devem ter como objetivo constranger o condômino, mas sim evitar que ele gere mais custos para o condomínio.

    Aplique multas por atraso

    De acordo com o Código Civil, o condomínio tem o direito de cobrar multa de 2% e juros de 1% ao mês — valor que pode variar com base no que for acordado na convenção.

    Esse valor deve ser indicado no boleto e passa a valer assim que o débito não for quitado no prazo correto.

    Proteste as dívidas dos inadimplentes

    Em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, o condomínio é autorizado pela justiça a protestar a dívida dos condôminos inadimplentes.

    O protesto nada mais é do que a formalização judicial de um saldo devedor. Quando isso acontece, o inadimplente recebe um aviso oficial e terá, desde então, até 3 dias para quitar a dívida.

    Caso o débito persista, o nome do morador poderá ser incluído nas listas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

    Entre com uma ação judicial

    Em última instância, caso a dívida continue, o jeito é entrar com uma ação de cobrança judicial contra o condômino inadimplente.

    O ideal é esperar passar 90 dias após o primeiro mês de inadimplência, que é quando todas as formas amigáveis de acordo se expiram.

    Além disso, não deixe de registrar, em assembleia do condomínio, o prazo para a entrada da ação judicial com o intuito de alertar todos os condôminos.

    Da forma mais leve até as mais duras, há diversas medidas para serem adotadas para lidar com condôminos inadimplentes.

    O mais indicado é buscar os acordos e os meios amigáveis de saldar com as dívidas para evitar maiores constrangimentos e dores de cabeça para o condomínio.

    Como você viu, ter que lidar com condôminos inadimplentes pode trazer muitas dores de cabeça. Por isso, recomendamos a leitura do nosso post: 5 dicas para evitar a inadimplência em condomínios.

    Confira o artigo e veja como você pode se livrar desse problema e, de quebra, manter as contas do condomínio em dia.

  • Terceirização ou CLT: qual a melhor opção para meu condomínio?

    Terceirização ou CLT: qual a melhor opção para meu condomínio?

    A admissão de funcionários para condomínio é um assunto preocupante para os síndicos, que ficam em dúvida entre terceirização ou CLT como regime de contratação.

    Há uma série de aspectos que devem ser considerados: a responsabilização por esses profissionais, os custos de rescisão, a coordenação da equipe, a relação entre os moradores e contratados, entre outros problemas cotidianos.

    Para entender qual a melhor opção, acompanhe este post.

    Contratação por CLT

    Esse tipo de regime pode gerar altos custos para o condomínio: encargos trabalhistas, despesas com uniformes e equipamentos de segurança, pagamento de férias e outros direitos, além dos gastos rescisórios — quanto mais tempo um funcionário trabalhar no mesmo local, maiores os custos de demissão.

    Na contratação com carteira assinada pelo condomínio, o síndico deve responder por qualquer problema que o funcionário possa causar, seja por má conduta, seja por tarefa malfeita.

    Outro detalhe importante é a necessidade de contratar temporariamente outra pessoa para cobrir férias ou licença-maternidade, o que gera custos ainda maiores, com os quais, muitas vezes, o condomínio não tem condições de arcar.

    Como ponto positivo, essa modalidade de contratação permite o estabelecimento de vínculos. Com certa estabilidade, o profissional vai se familiarizando com o trabalho, com a rotina do local e com os moradores.

    Esse vínculo pode provocar melhoria nos serviços prestados, sendo o trabalho realizado com mais cuidado e zelo.

    Contratação terceirizada

    A terceirização dos serviços de portaria, zeladoria e limpeza do prédio oferece vantagens para o condomínio já na seleção de funcionários — a própria empresa envia os candidatos para que o síndico possa escolher, evitando a perda de um tempo precioso na divulgação das vagas, triagem de currículos, realização de entrevistas etc.

    Quando ocorrem problemas de trabalho, basta que as reclamações sejam encaminhadas para a empresa responsável, que tomará as medidas cabíveis, evitando estresse e desgaste. Além disso, todos os direitos trabalhistas são de responsabilidade da prestadora de serviços.

    As férias e outras licenças também não são mais de responsabilidade do condomínio, cabendo à empresa o envio de outra pessoa para cobrir a saída do funcionário anterior.

    Para driblar o problema da alta rotatividade de funcionários, uma saída é exigir da terceirizadora estabilidade dos profissionais escolhidos, após um período de experiência.

    Terceirização ou CLT: cuidados a serem tomados 

    A terceirização é uma boa solução para os síndicos, mas devem ser observados detalhes como a escolha da empresa prestadora de serviços.

    Informações sobre a reputação e o envolvimento em processos devem ser consideradas, não apenas o valor cobrado. Aliás, valores muito abaixo do mercado podem trazer prejuízos futuros para o condomínio se a credibilidade da empresa não for checada.

    Também é de responsabilidade do condomínio checar toda a documentação e se os pagamentos estão sendo realizados corretamente. O síndico pode acompanhar de perto se o trabalho está dentro da carga horária recomendada.

    Com essas precauções, a contratação de funcionários para o condomínio, seja por terceirização, seja por CLT, deixa de ser um problema.

    Para saber mais sobre a terceirização, preparamos um guia prático para ajudar você a acertar na escolha. Baixe agora!

  • Síndico: como economizar tempo com treinamento contratando equipe terceirizada

    Síndico: como economizar tempo com treinamento contratando equipe terceirizada

    Na gestão de um condomínio, a qualidade dos funcionários é definitivamente uma das prioridades. Afinal, além de se tornarem parte do ambiente, eles também têm responsabilidades importantes quanto à segurança, ao conforto e ao bem-estar de todos os condôminos.

    Por isso o treinamento do quadro de funcionários é fundamental. Entretanto, isso pode significar custos altos e muita demanda de tempo para o síndico, que teria que organizar e supervisionar todos esses treinamentos para certificar-se que eles estão tendo os resultados esperados.

    A solução? Contratar uma equipe terceirizada! Assim os funcionários chegarão até o condomínio já aptos e capacitados para exercer suas funções com excelência. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post e descubra como a terceirização vai ajudar você a economizar tempo e dinheiro!

    Os funcionários terceirizados já conhecem o serviço

    As empresas responsáveis pela disponibilização de equipes terceirizadas investem fortemente na qualidade do trabalho dos seus funcionários. Afinal, é assim que esses negócios constroem suas reputações e crescem no mercado.

    Sendo assim você pode ficar tranquilo, pois os funcionários selecionados para trabalhar no seu condomínio chegarão perfeitamente aptos a colocarem a mão na massa. Eles já conhecem o serviço, pois receberam os devidos treinamentos e, muito provavelmente, a empresa já os tinha enviado para exercer a mesma função em outros locais.

    Um curto treinamento inicial é o suficiente

    É claro que uma ou outra orientação será necessária para os funcionários recém-chegados, pois cada ambiente tem suas regras e convenções.

    Entretanto, explicá-las rapidamente é o suficiente, pois equipes terceirizadas também estão acostumadas com essas pequenas variações. Além disso, esse treinamento inicial obviamente demanda muito menos tempo do que sessões completas.

    As normas de segurança são compreendidas

    Outra grande prioridade da gestão condominial é a segurança de todos que moram e/ou circulam por ali. Dessa maneira, caso você contratasse funcionários próprios, seria fundamental treiná-los com afinco para que toda a equipe pudesse compreender as normas de segurança e, quando necessário, aplicá-las.

    Esse é, portanto, outro ponto em que a terceirização mostra-se uma mão na roda quando se trata de economia de tempo. Afinal, as equipes terceirizadas já estão acostumadas a trabalhar em ambientes condominiais, portanto conhecem e estão aptas a colocar em práticas as normas de segurança básicas.

    Como mencionamos no primeiro tópico, aqui também pode haver a necessidade de algumas orientações iniciais para esclarecer as peculiaridades do seu condomínio. Entretanto, você não terá que organizar um treinamento completo sobre as medidas de segurança do local e, assim, poderá descansar sabendo que o condomínio está seguro.

    Não há necessidade de ir atrás de funcionários substitutos

    Quando algum funcionário fica doente, tira licença-maternidade, pede demissão ou falta por qualquer motivo, encontrar outra pessoa com disponibilidade para substituí-lo pode ser bastante complicado. Isso sem falar na necessidade de orientar o novato quanto aos procedimentos do condomínio e garantir que ele sabe o que faz!

    Nesse sentido, a terceirização também significa uma economia de tempo e de dinheiro. A empresa é responsável pelo envio de outro funcionário, igualmente capaz e treinado para cumprir a função de quem está sendo substituído. Assim, você pode ter a certeza que, mesmo diante de um imprevisto, sua equipe não ficará desfalcada.

    A empresa certa fornece o serviço ideal para o condomínio

    Para garantir que você e seus condôminos poderão usufruir de todos os benefícios proporcionados pela terceirização, é importante contratar uma empresa respeitada e de qualidade para fornecer as equipes.

    Verifique tudo o que é oferecido pela empresa e a maneira com que ela trata os funcionários e seus direitos trabalhistas para evitar problemas. Converse também sobre os treinamentos e as capacitações exigidas. Pode ser uma boa ideia buscar indicações de empresas com outros síndicos da região.

    Viu só o quanto pode ser vantajoso e econômico contratar uma equipe terceirizada para sua gestão? Então aproveite para conferir também nosso post com 7 dicas para contratar uma prestadora de serviços para o condomínio!

  • Como serviços terceirizados ajudam no controle de funcionários?

    Como serviços terceirizados ajudam no controle de funcionários?

    A contratação de serviços terceirizados já é uma prática conhecida por vantagens como a especialização em determinadas operações, maior foco nas questões administrativas da empresa e, consequentemente, mais produtividade interna.

    No entanto, não são todos que conhecem a importância dos serviços terceirizados para facilitar a gestão dos colaboradores, que é um desafio para muitas empresas. Afinal de contas, há organizações que sofrem com a falta de comprometimento e a alta rotatividade dos funcionários.

    Por essa razão, vamos nos aprofundar nos benefícios da terceirização para o controle e a economia com os funcionários. Veja a seguir!

    Substituem funcionários rapidamente em caso de faltas

    Uma das vantagens das empresas terceirizadas é a reposição quase que imediata de faltas. Caso um colaborador tenha uma emergência em meio ao expediente, solicite alguma folga ou simplesmente falte, o contratante não sairá prejudicado.

    O funcionário poderá ser substituído já no início do expediente, caso seja uma falta comunicada ou planejada, ou em poucos minutos/horas se a saída for imprevista. O mesmo vale caso o colaborador entre de férias ou precise ficar afastado do trabalho por questões de saúde.

    De todo modo, o serviço terceirizado pode manter ou sofrer uma redução muito pequena no seu desempenho e na qualidade.

    Preenchem a vaga de colaboradores que saem da empresa

    Além das saídas temporárias, há de se considerar também os desligamentos definitivos de alguns funcionários. Nesse caso, a empresa contratante segue sem ser prejudicada, já que a vaga é preenchida rapidamente por um outro colaborador.

    A responsabilidade por novas contratações e treinamentos é da prestadora de serviços. Logo, sua empresa não terá que se preocupar com a qualidade das operações terceirizadas — no máximo, haverá um tempo para os novos profissionais se adaptarem ao seu ambiente de trabalho e à sua cultura organizacional.

    Reduzem os gastos com treinamentos

    Outra etapa importante na gestão e no controle dos funcionários é o treinamento deles. No caso dos serviços terceirizados, a empresa contratada será a responsável por conduzir os cursos, as certificações, os workshops e as demais dinâmicas de capacitação.

    Além do tempo que a sua organização pode economizar com isso, há o desprendimento com os gastos que um treinamento requer. Afinal, normalmente o serviço terceirizado não é uma especialidade da casa, logo, ao ter que contratar uma outra empresa para cuidar da capacitação, os seus custos seriam maiores.

    A empresa terceirizada, por ser especialista no serviço contratado, poderá realizar os treinamentos internamente e incluir o valor disso em meio à sua mensalidade.

    Economizam com os encargos trabalhistas

    Além dos treinamentos, outros custos trabalhistas estão diluídos no valor do contrato, como os gastos de seleção de funcionários, contratação, demissão, férias, décimo terceiro salário, FGTS e INSS.

    Tudo isso está incluído em um único valor que, além de ser mais em conta do que contratar profissionais efetivos individualmente, facilita a previsibilidade e o fluxo de caixa da sua empresa.

    É interessante observar como a terceirização simplifica essa questão do controle de funcionários. As prestadoras de serviço se responsabilizam por toda a parte mais burocrática e delicada da relação com os profissionais, como as faltas, as folgas, o recrutamento, a demissão, o treinamento e os encargos trabalhistas. Enfim, cabe às empresas contratantes somente acompanhar o desempenho e o comprometimento dos colaboradores.

    Se você se interessou pelos benefícios da contratação de serviços terceirizados, vai gostar de conferir o nosso guia básico da terceirização: por onde começar no meu negócio? Baixe-o gratuitamente!

  • Como fazer a gestão de trabalhadores terceirizados na empresa?

    Como fazer a gestão de trabalhadores terceirizados na empresa?

    A terceirização caracteriza-se pela contratação de serviços especializados, que são realizados por outra empresa por meio de funcionários que atuam em atividades específicas.

    Nesse contexto, a gestão de trabalhadores terceirizados é essencial para garantir o ganho de produtividade, eficiência e resultados esperados. Os colaboradores para trabalho em campo, por exemplo, precisam de acompanhamento.

    Neste post, listamos algumas informações sobre como fazer a gestão desses trabalhadores. Confira!

    Entenda as dificuldades

    Administrar os funcionários que trabalham em campo pode não ser uma tarefa fácil. Eles são contratados de outras empresas e, por isso, estão sujeitos a características, benefícios e culturas diferentes.

    Ainda nesse sentido, é importante frisar que a legislação brasileira atual responsabiliza as duas partes envolvidas na contratação de um colaborador (contratante e contratada). Ou seja, a empresa que contrata também pode ser responsabilizada por fatos ocorridos com o colaborador.

    Escolha o caminho certo

    É importante tomar ações específicas para garantir que os trabalhadores terceirizados possuam uma gestão equivalente aos demais membros do negócio.

    Dessa forma, é extremamente importante seguir no caminho certo, procurando optar pelas ações que podem garantir o sucesso da sua parceria. Para te ajudar, separamos algumas dicas infalíveis para gerir um time de trabalhadores em campo. Confira:

    Saiba delegar

    Alguns terceirizados possuem coordenação dentro da empresa contratada, portanto, mantenha contato para deixar tudo alinhado conforme as necessidades do negócio. Tarefas em campo devem ser delegadas de acordo com os membros especializados.

    Estimule a participação

    Os trabalhos que estão em campo não podem ser mantidos fora das ações principais do negócio, principalmente quando relacionados à segurança. Lembre-se que o negócio também é responsável.

    Ofereça feedback

    É importante manter um retorno com relação à expectativa das atividades realizadas. Portanto, invista em manter uma comunicação aberta e clara.

    Meça os resultados

    Procure saber se a empresa possui indicadores de produtividade e qualidade, pois eles podem indicar para o gestor quais ações tomar.

    Com essas dicas, é possível realizar com mais facilidade a gestão de terceirizados, contribuindo para focar seu negócio em atividades e estratégicas e obter ganhos de rentabilidade.

    Use soluções tecnológicas

    Nos últimos anos, a evolução das tecnologias disponíveis contribuiu para a utilização de novas ferramentas de trabalho. Portanto, faça uso dos softwares adequados para manter uma gestão controlada, permitindo melhores resultados e o aumento da eficiência no longo prazo.

    Dessa forma, é possível administrar a reposição de funcionários faltantes, supervisionar trabalhadores terceirizados, atender a questões relacionadas aos recursos humanos e cuidar do treinamento da forma adequada.

    Esteja atento ao relacionamento com os fornecedores

    O relacionamento adequado com fornecedores é capaz de definir, de acordo com os critérios necessários, qual é a melhor opção de terceirização, determinando os fornecedores que desempenham melhor as tarefas.

    Além da credibilidade necessária, os sistemas de gestão apoiam nessa escolha, pois permitem a geração de indicadores e relatórios precisos para a tomada de decisões, disponibilizando uma análise mais completa e confiável.

    E você? Entendeu melhor sobre como fazer a gestão de trabalhadores terceirizados na sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

  • É possível limpar janelas com segurança? Descubra aqui!

    É possível limpar janelas com segurança? Descubra aqui!

     

    Limpar janelas e vidros da forma correta para que fiquem sempre translúcidos e sem manchas é bastante difícil, ainda mais quando se trata de um local em que há uma grande circulação de pessoas. Mas isso não é desculpa para deixar as janelas sujas, pois a limpeza da sua empresa influencia muito na forma como todos a veem.

    Pensando nisso, separamos algumas dicas para sobre o que fazer para limpar janelas com segurança e manter o ambiente de trabalho sempre limpo. Confira!

    Que produtos são mais indicados?

    Escolher os produtos adequados para fazer a limpeza, além de facilitar o processo, garante a obtenção de melhores resultados. Produtos alcalinos ou ácidos causam manchas na superfície, e podem acabar danificando os vidros.

    É recomendável que o pano ou o papel usado não deixe resíduos ou fiapos nas janelas. Por isso, o uso de jornal, papel toalha, pano de algodão ou esfregão de lã é bastante indicado.

    Outra dica interessante é usar detergentes neutros ou até mesmo vinagre com água para tirar a sujeira e deixar o vidro limpo e transparente.

    Qual a melhor maneira de limpar janelas?

    A limpeza deve ser feita por partes, começando de cima para baixo. Use uma mistura de água com apenas algumas gotas de detergente e aplique sobre o vidro com um esfregão ou com um pano limpo.

    Para retirar o líquido, utilize um rodo e finalize com um pano seco. Não se esqueça de limpar os cantos da janela com o pano, já que o rodo não consegue acessar facilmente esses pontos.

    Quando se trata da limpeza na parte externa de edifícios, principalmente nas alturas, além desses itens, é preciso também ter equipamentos de segurança.

    Entre os equipamentos de proteção individual estão cintos de segurança estilo paraquedismo, capacetes, luvas e botas específicas. Além disso, os profissionais devem ser treinados para realizar o trabalho.

    Devo terceirizar esse serviço de limpeza?

    Para manter os ambientes sempre limpos, sem precisar se preocupar com escala de funcionários, treinamento e muitos outros fatores que podem virar uma dor de cabeça, as empresas terceirizadas especializadas na área de limpeza sempre são uma ótima solução.

    Além de facilitar a rotina do empresário, essas empresas possuem um serviço acessível, garantindo um excelente custo-benefício. Dessa forma é possível se preocupar com outras funções no tempo que seria gasto para organizar toda a limpeza.

    Os produtos ideais para garantir uma boa limpeza são fornecidos pela empresa contratada, assim como os funcionários, evitando a preocupação com as compras. O melhor é que os funcionários não correm o risco de usar produtos inadequados — e os vidros não ficam manchados.

    Funcionários faltosos ou turnover deixam de ser também uma preocupação, uma vez que, na ausência de algum colaborador, a própria terceirizada se encarrega de substituí-lo. Assim, a limpeza não deixará de ser feita por falta de pessoal e a higienização da empresa se mantém adequada.

    Limpar janelas não precisa ser mais uma preocupação da sua empresa. Basta saber a maneira certa de fazer isso e contar com profissionais e empresas especializadas nesse serviço para que tudo saia como o planejado.

    Gostou das nossas dicas de como deixar suas janelas sempre limpas com segurança? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!