Categoria: Dicas de terceirização de serviços

  • Manutenção de piscinas: conheça a agenda a ser seguida

    Ainda que seja um serviço árduo, a manutenção de piscinas é indispensável para manter o ambiente higienizado e a água cristalina. Fazendo isso, você pode convidar os familiares e amigos para aproveitarem o dia e ficar tranquilo ao saber que não há chances de fungos, algas ou bactérias para impedir a diversão.

    Porém, muitos acabam deixando essa ação de lado e se preocupam somente no momento do entretenimento. Cuidado! Essa desatenção pode gerar muitos transtornos, inclusive para a conservação da estrutura da piscina.

    Entenda melhor sobre o assunto e deixe sua piscina com uma ótima manutenção. Continue lendo o post!

    Qual é a importância da manutenção de piscinas?

    Conservar uma piscina limpa, translúcida e, desse modo, saudável, é importante em todos os períodos do ano — inclusive no inverno. Afinal, água inapropriada coopera para o contágio de patologias infecciosas aos banhistas, entre elas, otite, conjuntivite e hepatite, sem falar do surgimento de larvas de insetos, como o da dengue.

    O zelo permanente evita o gasto demasiado com problemas sérios com a piscina no verão.

    Quais ações devem ser realizadas na manutenção?

    Para dar maior qualidade a manutenção de piscinas, é recomendável fazer um tratamento na água. Essa etapa é composta por algumas importantes fases. Vejamos:

    Regular o pH

    Inicialmente, analise o nível de pH e, caso seja recomendável, faça a correção. Quando estiver elevado, aplique o “redutor de pH”. Caso contrário, use o “elevador de pH”. A capacidade da piscina é responsável pela variação das dosagens.

    Além disso, é preciso ter cuidado ao adicionar outros produtos na água, já que essa atitude muda os níveis estabelecidos. Lembre-se que a faixa indicada do pH, geralmente, está entre 7,4 e 7,6.

    Aplicar o cloro

    Para evitar futuros problemas, coloque cloro na piscina somente após dilui-lo em um balde. Verifique e aplique o produto. Evite aplicar o cloro em um único dia para toda a semana — caso contrário, a pintura da sua piscina de fibra será danificada e terá a vida útil reduzida. Isso ocorre porque no começo do tratamento os níveis de cloro estão muito elevados.

    Colocar algicida

    Esse tipo de atitude é muito importante, pois bloqueia o surgimento de novas algas na piscina.

    Filtragem

    O sistema de filtração da água é considerado o coração da piscina, pois tem a função de manter a piscina livre de impurezas insolúveis na água. A filtração trabalha retendo partículas de sujeira que podem elevar a turbidez da água e reduzir a ação dos produtos químicos.

    Aspiração

    A aspiração é um processo que faz parte do tratamento físico da piscina. Ele permite retirar as impurezas que desceram para o fundo, seja devido ao uso de decantadores ou devido ao processo de decantação, que acontece naturalmente quando o pH, a alcalinidade e o nível de cloro livre são mantidos nos níveis corretos.

    Alcalinidade

    A alcalinidade age como tampão do pH, evitando variações. É medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.

    Qual é a frequência ideal para a manutenção?

    Podemos estipular um período médio entre alguns serviços, para que possamos, assim, auxiliar nos primeiros passos de quem pretende construir ou de quem deseja melhorar a manutenção da piscina no seu condomínio ou em casa. Vamos separar por itens:

    • filtragem: deve ser feita todas as vezes que a piscina for utilizada;

    • cloro: deve ser feita dia sim, dia não. A cada dois dias, deve ser feito a análise do nível de cloro residual, mantendo na média de 0.5 – 2ppm;

    • pH: a análise do nível de pH deve ser feita duas vezes por semana;

    • algicidas: uma vez por semana é preciso realizar o tratamento da água com algicidas;

    • aspiração: para realizar a limpeza do interior da piscina, usa-se a aspiração uma vez por semana, retirando as pequenas sujeiras com o uso de uma ponta no cabo para não danificar o revestimento da piscina;

    • alcalinidade: é indicado ser testada uma vez por semana.

    Esses são os principais pontos em que você precisa ficar atento para uma boa conservação e manutenção de piscinas. Para melhorar a qualidade da manutenção, você contratar profissionais aptos ao serviço.

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  • Quer deixar o condomínio impecável? Veja o roteiro de limpeza ideal!

    Uma das tarefas mais complicadas e que deve ser realizada pelos administradores de um condomínio é a estruturação de um roteiro de limpeza que seja completo, eficiente e econômico.

    Uma rotina mal planejada pode gerar acúmulo de sujeira em diversos locais, além de resultar em mau aproveitamento dos produtos de limpeza e do tempo despendido pelos faxineiros.

    Mas fique tranquilo: com a leitura deste post, o problema será facilmente resolvido. Estruturamos uma completa programação de higienização de lugares e bens de um condomínio, e incluímos desde rotinas diárias até semestrais. Confira!

    Limpeza diária

    Os locais que devem ser limpos diariamente são aqueles que possuem um intenso fluxo de pessoas, havendo entrada, saída e passagem de moradores a todo momento.

    Portanto, eles necessitam de constante faxina, caso contrário se tornarão ambientes de repulsiva aparência e odor. Nesta categoria também se encontram os objetos cuja higienização deve ser constante, seja pelo rápido acúmulo de sujeira ou pelo uso diário. Os itens que não podem faltar nessa rotina são:

    • banheiros;

    • academia;

    • hall de entrada;

    • garagem;

    • saunas — se forem abertas para uso todos os dias;

    • elevadores;

    • equipamentos de uso diário;

    • itens decorativos, se necessário;

    • retirada e recolhimento do lixo;

    • bebedouros de uso comum;

    • regamento de plantas.

    Limpeza semanal

    Neste tópico estão incluídos os lugares e objetos que podem ser de uso diário, mas não acumulam sujeira com a mesma intensidade. Portanto, é razoável que haja um prazo maior entre as faxinas. São eles:

    • quadras;

    • escadas;

    • corrimões;

    • corredores;

    • piscina;

    • salão de jogos;

    • playgrounds;

    • salão de festas;

    • móveis nas áreas de uso comum;

    • aparelhos de ventilação, como ar-condicionado e ventilador;

    • extintores e hidrantes;

    • local onde se armazena os sacos de lixo dos condôminos.

    Limpeza quinzenal

    Os lugares que precisam ser limpos a cada 15 dias consistem nas áreas de pouco uso, bem como os objetos em que não se nota a sujeira.

    Essa lista é bastante variável. Alguns itens dessa lista podem pertencer à rotina anterior (semanal) e vice-versa, tudo depende da frequência de uso dos locais pelos condôminos. Confira:

    • vidraçaria da portaria e áreas comuns;

    • piso da garagem;

    • pisos externos, como a calçada e pátio;

    • sala de máquinas;

    • paredes;

    • portas e maçanetas;

    • instalações hidráulicas.

    Limpeza mensal

    Aqui estão incluídos os lugares que precisam de bastante tempo para a sujeira torná-los desagradáveis. Segue a lista:

    • limpeza geral da garagem;

    • janelas de difícil alcance;

    • grades e portões;

    • lavagem das escadas;

    • cortinas, carpetes, persianas e demais decorações pesadas.

    Também são mensais os atos que conservam o ambiente por um longo prazo, como:

    • corte do excesso de plantas no jardim;

    • supercloração da piscina.

    Limpeza semestral

    Por fim, a faxina semestral abrange todos os lugares que são de difícil acesso e raro uso. São poucos elementos a serem listados:

    • retirar sujeira de superfícies altas, como fachadas;

    • limpeza de reservatórios.

    A importância do roteiro de limpeza

    A limpeza e higienização desses locais não objetivam somente manter o condomínio com uma aparência apresentável, mas são ações essenciais para manter o bem-estar dos moradores e trabalhadores locais.

    Conviver em um ambiente agradável gera conforto e comodidade a todos os presentes, reduzindo o estresse, a ansiedade, as irritações e, consequentemente, as intrigas entre os condôminos. Isso faz com que os debates entre os moradores ou administradores sejam mais serenos e tranquilos.

    Planejar uma rotina de faxina que atenda às necessidades do estabelecimento pode ser difícil, pois é necessário estudar a frequência que os bens e lugares são utilizados pelos condôminos. Após a leitura deste artigo, você possui em suas mãos um exemplar roteiro de limpeza que servirá de base para qualquer condomínio.

    Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

  • Entenda como deve ser a dedetização em condomínios

    Entenda como deve ser a dedetização em condomínios

    Pragas urbanas trazem inúmeros prejuízos aos moradores das grandes cidades, inclusive problemas de saúde. Com a verticalização do espaço geográfico, houve o crescimento de edifícios residenciais em muitas cidades brasileiras. 

    Dessa maneira, torna-se necessário que sejam tomadas medidas a fim de conter o surgimento da proliferação de insetos, ratos e animais peçonhentos nos condomínios, além da exigência específica desse combate em várias legislações estaduais e municipais. 

    Manter um ambiente limpo, seguro e organizado é dever de todos os moradores. Por isso, a dedetização em condomínios é fundamental para promover o bom funcionamento do espaço. Neste artigo, você vai entender como ocorre esse processo, os procedimentos de rotina e com qual frequência ele deve ser realizado. Confira agora! 

    Como funciona o processo de dedetização 

    Dedetizar um ambiente pode ser feito por meio de três métodos: pulverização, aplicação de pó químico ou aplicação de gel. Todos os processos devem ser feitos somente por empresas certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A seguir, confira como funciona cada um desses métodos:  

    Pulverização 

    Nesse processo, primeiramente há uma vistoria dos possíveis focos para a proliferação de vetores e de pragas. Como, na grande maioria das vezes, a dedetização dos condomínios ocorre nas áreas externas do edifício, o profissional aplica o veneno por meio de um jato — o pulverizador. 

    É importante destacar que os moradores e os animais não devem utilizar o local por um período de 2 horas, pois há o risco de intoxicação. 

    Pó químico 

    O uso do pó químico é eficiente no controle de pragas, principalmente de baratas. Esse produto é polvilhado principalmente nas fendas e frestas das paredes.  

    A atividade residual é mais longa, diminuindo a chance de os insetos sobreviverem.

    Gel  

    O gel apresenta algumas vantagens em comparação aos outros produtos. Ele não tem cheiro e não necessita da evacuação das pessoas e animais do local. 

    Um fator diferencial do gel é o efeito “canibalismo de carcaças”. Ao ingerir o produto, o inseto provoca a contaminação de outros animais que se alimentam do seu corpo, aumentando a taxa de sucesso da dedetização. 

    Agora que você já conhece os principais processos utilizados, vamos analisar os procedimentos que devem ser adotados no seu condomínio para eliminar ratos, baratas, cupins e outros animais sinantrópicos — organismos que, apesar de não serem domesticados, aprenderam a conviver com o homem. 

    Procedimentos anteriores à aplicação dos pesticidas 

    Cabe ao síndico realizar uma análise dos preços praticados pelas empresas prestadoras de serviços de dedetização. Após isso, é recomendável que os moradores sejam informados sobre algumas recomendações, por exemplo, retirar as crianças e os animais domésticos das áreas que vão ser dedetizadas. 

    Além disso, muitas pessoas pensam que o ambiente deve ser limpo após a dedetização, mas a atitude correta é higienizá-lo antes do procedimento, de forma a deixá-lo pronto para a aplicação dos produtos químicos. 

    Com que frequência deve ser feita a dedetização em condomínios? 

    Essa pergunta é muito importante. Antes de tratar, o melhor é prevenir, correto? Dessa forma, esse prazo é um pouco variável, mas a maioria das empresas recomenda que ela seja feita de três em três meses. 

    Mas essa perspectiva não é fixa. Se houver uma proliferação de pragas no seu condomínio, faça uma nova aplicação o mais breve possível. Lembre-se também de que o controle e o monitoramento dos possíveis focos são atitudes importantíssimas. 

    Nosso post conseguiu esclarecer suas dúvidas envolvendo a dedetização em condomíniosEntão, siga-nos no Facebook para ficar informado sobre os últimos conteúdos do blog.

  • 5 dicas para limpeza de elevadores que você precisa conhecer

    5 dicas para limpeza de elevadores que você precisa conhecer

    Esse equipamento está tão incorporado no cotidiano do mundo moderno que as pessoas, muitas vezes, nem se dão conta da sua importância. É tão comum entrar num elevador quanto entrar num veículo. Um fator primordial que deve ser realizado é justamente a limpeza de elevadores.

    Manter um ambiente limpo é benéfico para a nossa saúde e no elevador isso não é diferente. Tomando alguns cuidados, você pode colaborar para que ele fique limpo e agradável, além de contribuir para a preservação do patrimônio. Continue a leitura e conheça os 5 principais cuidados!

    1. Defina horário e frequência da limpeza de elevadores

    Escolha o horário de menor circulação do elevador para realizar a limpeza, se possível à noite. Caso seja viável, existindo mais de um elevador, interdite o equipamento para que o funcionário de limpeza possa executar os serviços. A limpeza dos elevadores deve ser feita, sempre que possível, diariamente.

    Dependendo da quantidade e características de circulação das pessoas, é necessária mais de uma limpeza por dia. Em alguns locais, os elevadores de serviço precisam de atenção diferenciada no processo de limpeza.

    2. Dê atenção especial aos espelhos

    Inicie a limpeza do espelho com espanador ou pano seco e limpo, para retirar a poeira depositada na superfície. Aplique no pano uma solução de detergente neutro com um borrifador. Sempre aplique o produto no pano, nunca no espelho. Borrifar líquidos diretamente no espelho poderá danificá-lo.

    Assim, limpe primeiro com pano umedecido em solução de detergente e depois passe outro pano macio e seco, para retirar possíveis manchas provocadas pelo líquido. Tenha sempre o cuidado de secar as bordas do espelho.

    3. Limpe as luminárias e acrílicos do elevador

    A higienização deve ser feita toda semana. Use uma escada para alcançar as partes mais elevadas e tecido úmido em solução de detergente diluído em água. Injete sutilmente na peça sempre na mesma orientação, até sua limpeza integral.

    É importante ressaltar que o pano deve estar limpo e desprovido de partículas de poeira, pois os resquícios de poeira de um pano já utilizado podem arranhar o objeto. Caso a opção seja lavar as peças, peça para o responsável pela manutenção fazer a remoção e recolocação das peças após a limpeza.

    4. Faça a limpeza do piso

    Em um balde, coloque a solução de detergente neutro, umedeça o pano e, com o auxílio de um rodo, faça a limpeza do piso. Utilize um pano seco para finalizar a limpeza, deixando o piso seco e sem manchas.

    É obrigatório sinalizar o local com o uso da placa de piso molhado, para evitar acidentes.

    5. Tenha cuidado ao limpar o aço inox

    Não é necessário utilizar produtos químicos muito densos para limpar aço inoxidável. Evite os que contenham alvejantes ou elementos abrasivos, que podem gerar deterioração no material.

    Por isso, antes do uso, consulte as orientações na embalagem e teste em uma parte não visível do aço inox, pois alguns produtos podem causar manchas. Vista roupas adequadas e preserve o ambiente bem arejado.

    Assim como todos os outros ambientes do prédio, a limpeza de elevadores deve ser feita adequadamente para garantir não só o conforto dos usuários, como também sua segurança.

    Gostou deste post? Conheça outras dicas e conteúdos, como limpeza da caixa d’água do prédio.

  • Quais são os principais tipos de limpeza que podem ser feitas em condomínios?

    Quais são os principais tipos de limpeza que podem ser feitas em condomínios?

    Fazer a limpeza em condomínio é essencial para manter o bem-estar dos moradores, visitantes e todos os demais que transitam no local. No entanto, esse não é um assunto tão simples como muitos pensam, pois há vários tipos de limpeza, cada um com uma finalidade e características específicas.

    Deixar de tomar todos os cuidados necessários nos ambientes do condomínio pode gerar estresse, mal-estar e constantes dores de cabeça aos condôminos e os administradores. Após a leitura deste artigo você aprenderá como evitar esses problemas!

    Aqui você encontrará quais são as modalidades de limpeza que não podem faltar em qualquer estabelecimento residencial, e no fim explicamos como um roteiro de limpeza bem estruturado pode deixar o local impecável. Acompanhe!

    Limpeza geral

    Essa forma de limpeza é a mais abrangente, pois inclui faxina e lavagem das áreas de uso comum que são de grande fluxo de pessoas. Os locais devem ser limpos diariamente ou semanalmente, dependendo da quantidade de poeira que é acumulada no ambiente. Alguns ambientes que se encaixam nesse tópico são:

    • hall de entrada;

    • corredores;

    • elevadores;

    • salões de festas;

    • academias;

    • garagem;

    • saunas, entre outros.

    Conservação

    O ato de conservação objetiva manter o ambiente com visual e odor mais agradáveis. Com essa limpeza, os moradores, visitantes e demais transeuntes se sentirão mais confortáveis e relaxados ao adentrar no ambiente. Assim como a anterior, essa espécie de limpeza pode ser feita todos os dias. Alguns exemplos são:

    • recolhimento do lixo;

    • regagem e tratamento de jardins.

    Manutenção

    A manutenção consiste em manter determinados locais, que previamente foram objetos da limpeza geral, sempre limpos. Ela pode ser realizada frequentemente ou ocasionalmente. Como exemplo podemos citar a varrição da entrada diariamente, já a limpeza de calhas pode ser feita somente quando acumular sujeira.

    Essa categoria também inclui atos que preservam a saúde e a segurança dos condôminos, pois também é realizada a manutenção das instalações de uso comum como a piscina. Confira uma lista dos principais atos de manutenção e a frequência recomendável para realizar cada um deles:

    • dedetização, duas vezes por ano;

    • limpeza da caixa d’água, também duas vezes por ano;

    • limpeza de calhas, sempre que houver chuvas fortes;

    • limpeza da fachada, no mínimo uma vez a cada cinco anos;

    • inspeção predial, uma vez por ano;

    • filtragem da piscina, diariamente;

    • controle do cloro da piscina, a cada dois dias;

    • controle do pH da água, duas vezes por semana.

    Roteiro de limpeza em condomínio

    Percebe-se que as diferentes limpezas possuem variados intervalos de tempo, e é de excepcional importância que eles sejam seguidos.

    A limpeza excessiva resulta em desperdício de material e de tempo, assim como os atrasos geram acúmulo de sujeira e podem danificar ou, no caso da manutenção, até provocar graves danos à saúde dos moradores.

    Por essa razão é necessário que seja estruturado um roteiro de limpeza bem planejado, com uma planilha com as três modalidades de limpezas explicadas. Organize-as de acordo com sua frequência e supervisione o serviço dos encarregados pela limpeza, sempre conferindo e marcando no papel se os atos foram devidamente executados.

    Limpeza em condomínio não é um assunto complexo, mas ela deve ser feita de forma metódica e com planejamento, pois os atos de limpeza, conservação e manutenção são fundamentais para manter o bem-estar dos moradores e a organização do estabelecimento.

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  • Quando é melhor optar pela terceirização de serviços?

    Quando é melhor optar pela terceirização de serviços?

    A terceirização de serviços é uma opção comum, sempre usada de forma pontual para as empresas, com foco em trabalhos específicos, que fujam do escopo de atuação do negócio em questão. São vários os fatores que podem influenciar essa decisão.

    Questões como custo, disponibilidade de pessoal preparado e a necessidade de um trabalho bem-feito, sem que isso se torne um problema, são alguns dos motivos pelos quais pode ser interessante terceirizar.

    Tem dúvidas sobre o assunto? O post a seguir vai sanar todas elas, mostrando quando é o melhor momento de contratar uma empresa para terceirizar serviços. Veja!

    O custo-benefício pode ser um fator decisivo

    O primeiro fator a ser analisado — e que costuma ser decisivo para contratar serviços terceirizados — é o custo-benefício. É comum a empresa não ter mão de obra especializada ou algum funcionário disponível para exercer determinada função, e contratar alguém sairia mais caro.

    Nesses casos, pode ser uma excelente opção contar com os serviços de uma empresa terceirizada, que prestaria o serviço com menores encargos e custos com salários e outros benefícios. É sempre importante analisar o custo-benefício para, assim, decidir se optar por terceirizar é o melhor.

    As vantagens podem ser muito atraentes

    A opção de terceirização de serviços apresenta uma série de vantagens atraentes, que fazem toda a diferença na hora de tomar decisões. Seja de caráter financeiro ou logístico, optar por esse recurso é aproveitar todos eles durante a prestação de serviços de uma empresa especializada.

    Menos burocracias

    A contratação de novos colaboradores envolve uma série de burocracias, que têm custos e necessitam de investimento de tempo e de trabalho em alguns setores, especialmente o do departamento pessoal. Na terceirização, isso é bastante reduzido, facilitando o processo.

    Certeza de especialistas

    Nem todas as funções poderão ser exercidas pelos colaboradores que já estão na empresa. Delegar a eles obrigações que não são do seu escopo pode ser um risco à qualidade do serviço. Contar com uma empresa terceirizada é ter a certeza de contar com especialistas para realizar o trabalho pretendido.

    Menos custos operacionais

    Contar com um colaborador gera muito mais custos do que se possa imaginar. O salário não é o único investimento. Há também encargos trabalhistas, além de outros benefícios básicos que a maioria das empresas oferece. Contando com um serviço terceirizado, a empresa não arca com esses custos.

    Evitar investimentos altos

    Ao contratar uma empresa para determinado serviço, uma das principais vantagens é não ter que fazer investimentos, como materiais de trabalho, equipamentos e outros custos, para que as funções sejam realizadas. Os gastos são todos do prestador do serviço, deixando o acordo financeiramente interessante.

    A contratação requer cuidados básicos

    A terceirização de serviços está determinada de forma específica na legislação trabalhista, possuindo algumas restrições fundamentais, que devem ser observadas com todo cuidado. Uma das principais está relacionada à atuação, que deve se limitar apenas a algumas funções.

    Outro ponto que merece atenção especial é em relação ao contrato entre as partes. É importante que a empresa defina, de forma transparente e detalhada, quais serão todas as responsabilidades da prestadora de serviços terceirizados, evitado problemas na parceria.

    É fundamental considerar todos esses pontos antes de optar pela terceirização de serviços. Eles são fundamentais para que a melhor escolha seja feita pela empresa.

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  • Quais são os principais tipos de limpeza que podem ser feitas em condomínios?

    Quais são os principais tipos de limpeza que podem ser feitas em condomínios?

    Fazer a limpeza em condomínio é essencial para manter o bem-estar dos moradores, visitantes e todos os demais que transitam no local. No entanto, esse não é um assunto tão simples como muitos pensam, pois há vários tipos de limpeza, cada um com uma finalidade e características específicas.

    Deixar de tomar todos os cuidados necessários nos ambientes do condomínio pode gerar estresse, mal-estar e constantes dores de cabeça aos condôminos e os administradores. Após a leitura deste artigo você aprenderá como evitar esses problemas!

    Aqui você encontrará quais são as modalidades de limpeza que não podem faltar em qualquer estabelecimento residencial, e no fim explicamos como um roteiro de limpeza bem estruturado pode deixar o local impecável. Acompanhe!

    Limpeza geral

    Essa forma de limpeza é a mais abrangente, pois inclui faxina e lavagem das áreas de uso comum que são de grande fluxo de pessoas. Os locais devem ser limpos diariamente ou semanalmente, dependendo da quantidade de poeira que é acumulada no ambiente. Alguns ambientes que se encaixam nesse tópico são:

    • hall de entrada;

    • corredores;

    • elevadores;

    • salões de festas;

    • academias;

    • garagem;

    • saunas, entre outros.

    Conservação

    O ato de conservação objetiva manter o ambiente com visual e odor mais agradáveis. Com essa limpeza, os moradores, visitantes e demais transeuntes se sentirão mais confortáveis e relaxados ao adentrar no ambiente. Assim como a anterior, essa espécie de limpeza pode ser feita todos os dias. Alguns exemplos são:

    • recolhimento do lixo;

    • regagem e tratamento de jardins.

    Manutenção

    A manutenção consiste em manter determinados locais, que previamente foram objetos da limpeza geral, sempre limpos. Ela pode ser realizada frequentemente ou ocasionalmente. Como exemplo podemos citar a varrição da entrada diariamente, já a limpeza de calhas pode ser feita somente quando acumular sujeira.

    Essa categoria também inclui atos que preservam a saúde e a segurança dos condôminos, pois também é realizada a manutenção das instalações de uso comum como a piscina. Confira uma lista dos principais atos de manutenção e a frequência recomendável para realizar cada um deles:

    • dedetização, duas vezes por ano;

    • limpeza da caixa d’água, também duas vezes por ano;

    • limpeza de calhas, sempre que houver chuvas fortes;

    • limpeza da fachada, no mínimo uma vez a cada cinco anos;

    • inspeção predial, uma vez por ano;

    • filtragem da piscina, diariamente;

    • controle do cloro da piscina, a cada dois dias;

    • controle do pH da água, duas vezes por semana.

    Roteiro de limpeza em condomínio

    Percebe-se que as diferentes limpezas possuem variados intervalos de tempo, e é de excepcional importância que eles sejam seguidos.

    A limpeza excessiva resulta em desperdício de material e de tempo, assim como os atrasos geram acúmulo de sujeira e podem danificar ou, no caso da manutenção, até provocar graves danos à saúde dos moradores.

    Por essa razão é necessário que seja estruturado um roteiro de limpeza bem planejado, com uma planilha com as três modalidades de limpezas explicadas. Organize-as de acordo com sua frequência e supervisione o serviço dos encarregados pela limpeza, sempre conferindo e marcando no papel se os atos foram devidamente executados.

    Limpeza em condomínio não é um assunto complexo, mas ela deve ser feita de forma metódica e com planejamento, pois os atos de limpeza, conservação e manutenção são fundamentais para manter o bem-estar dos moradores e a organização do estabelecimento.

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  • Como resolver os problemas com acúmulo de função em condomínio?

    Como resolver os problemas com acúmulo de função em condomínio?

    Não é raro encontrar um administrador de condomínio que exija do zelador ou porteiro a troca de suas funções por determinado período. Ora, mas isso não deve ser grave, não é? Afinal, eles estão apenas quebrando um galho.

    Na verdade, é importante tomar cuidado, pois isso configura acúmulo de função, que denomina aquela situação na qual um funcionário exerce atividades no seu trabalho que são, na verdade, responsabilidades de outros cargos.

    No post de hoje, você descobrirá os principais problemas relacionados ao acúmulo de função e 3 medidas de como evitá-lo no seu condomínio. Continue com a gente!

    Problemas relacionados ao acúmulo de função

    O primeiro problema do acúmulo de função é a diminuição da qualidade do serviço prestado pelo seu funcionário, e é muito fácil entender o motivo disso: mais serviços exigem mais tempo e mais capacitação. Sendo assim, o colaborador pode não dar conta de cumprir todas as tarefas que lhe foram atribuídas ou mesmo não saber como fazê-las com eficiência.

    O segundo problema é a irregularidade em relação às leis trabalhistas, o que além de ser um grande desrespeito com o profissional, também oferece o risco de despesas inesperadas com processos trabalhistas.

    Ou seja, se você contratou um zelador para o seu condomínio na perspectiva de ter um faz-tudo na sua equipe, se prepare para lidar com um serviço de qualidade inferior ou com a possibilidade de um processo judicial.

    Medidas para evitar inconvenientes

    Você não gostaria de passar por nenhuma dessas dores de cabeça, não é? Então, preste atenção nas 3 dicas a seguir e evite esse tipo de problema.

    1. Contrate os profissionais adequados

    Todo contrato de trabalho deve ser claro em relação às exigências que são feitas ao funcionário contratado. Entenda que um profissional aceita o cargo oferecido tendo em mente um conjunto específico de atribuições, justamente porque ele se sente preparado ou confortável para cumpri-las.

    Sendo assim, no momento da contratação, deixe claro para os candidatos à vaga quais serão as atribuições e exija que eles comprovem suas experiência com os afazeres que farão parte da rotina.

    2. Oriente os seus funcionários

    Às vezes também acontece de um funcionário muito proativo tomar para si responsabilidades que não são suas. Isso costuma começar com um serviço aqui, uma ajuda ali, e acaba se transformando em rotina,  até chegar o momento em que tanto ele quanto você acharão que é obrigação dele fazer tudo isso.

    Isso pode parecer positivo num primeiro momento, mas, com o tempo, é provável que ele se sinta sobrecarregado e desconfortável com a sua rotina de trabalho, o que pode levar aos problemas que citamos anteriormente.

    Sendo assim, deixe bem claro para a sua equipe quais são as obrigações de cada um e oriente-os a não fazer outras atividades que não estejam relacionadas às suas tarefas sem avisá-lo.

    3. Conte com uma prestadora de serviços

    Outra forma de evitar os problemas relacionados ao acúmulo de funções é contratando empresas terceirizadas para realizar os serviços dentro do seu condomínio ou mesmo administrá-lo. Desse modo, você terá profissionais preparados e acostumados a lidar com problemas como esse, que podem passar despercebidos por você.

    Vale lembrar que, dependendo do caso, pode ser que você chegue à conclusão que vale mais a pena permitir que um funcionário acumule tarefas do que contratar outros. Sendo assim, você deve lembrar de incorporar um adicional de 20% ao seu salário. Ou seja, o acúmulo de funções em si não é proibido, o grande problema é não remunerar corretamente o colaborador que as acumula ou em sobrecarregá-lo.

    Esperamos que o post de hoje tenha ajudado você a entender melhor a gravidade dos problemas que o acúmulo de função pode trazer para a administração do seu condomínio. Como apontamos, a terceirização é uma boa forma de evitar que isso aconteça. Confira esse outro post e entenda que outras vantagens ela oferece.

  • Limpeza de pisos: aprenda a limpar corretamente cada tipo

    Limpeza de pisos: aprenda a limpar corretamente cada tipo

    A limpeza de pisos é uma atividade diária realizada em qualquer estabelecimento, seja residência, comércio, instituições, condomínios, entre outros lugares. Entretanto, o chão pode ser construído com diversos materiais diferentes, cada um com a sua própria aparência e características.

    Como a composição de cada material é diferente, faz-se necessário saber como limpar corretamente cada um deles, pois aplicar produtos impróprios ou utilizar métodos de limpeza inadequados pode encardir, danificar ou fazer perder o brilho.

    Nesta publicação, você encontrará como realizar a limpeza adequada para cada tipo de piso. Confira!

    Ardósia

    Esse piso consiste em pedras porosas com alto poder de absorção, portanto não suporta produtos excessivamente concentrados.

    Primeiramente, tire a sujeira com um aspirador de pó ou vassoura de pelos macios e, após, crie uma solução que deve conter uma colher de sopa de detergente para cada cinco litros de água e passe no chão com um pano macio.

    Carpete

    Para limpá-lo, esqueça vassouras e escovas, que podem estragar as fibras do carpete. Também não utilize água em excesso, pois pode gerar mofo. O melhor método é passar um pano úmido ou aspirador de pó.

    Como o acúmulo de poeira é maior nesse piso, a limpeza deve ser mais frequente, recomendando-se fazê-lo, no mínimo, três vezes por semana.

    Se surgirem eventuais manchas, use detergente neutro diluído em água morna. Isso deve ser feito o quanto antes. Alguns produtos podem se fixar nas fibras do carpete e se tornar de difícil remoção.

    Cerâmica

    Esse piso é bastante simples de ser limpo: basta usar água e sabão neutro. Pela facilidade de manutenção, a cerâmica é bastante utilizada em locais de constante fluxo de pessoas, como banheiro e cozinha.

    Cimento queimado

    Aqui, para remover sujeiras passe uma vassoura ou aspirador de pó. Na hora de lavar, você pode usar um pano limpo ou escova molhada com água morna e detergente. Fique atento: não deixe o chão molhado, pois outras sujeiras podem grudar e acumular.

    Para aumentar a sua resistência e durabilidade, aplique base protetora com um rolo e, após, resinas acrílicas ou à base de água, o que evitará a absorção de fungos e sujeira. Repita o processo uma vez a cada três anos. Por fim, para manter o brilho, aplique semanalmente cera ou verniz.

    Granito

    Essa pedra é bastante sensível a substâncias corrosivas e químicas em geral, pois até mesmo o corante desses produtos pode corroê-lo. O melhor para limpar granito é um simples pano ou esponja úmida com algumas gotas de detergente. Depois enxágue com água e passe um tecido seco.

    Madeira

    A complicação da madeira consiste na conservação de seu material e tonalidade original. A escolha do produto fará toda a diferença.

    Primeiro, use vassoura de pelos, aspirador de pó ou pano seco, para tirar a poeira. Após, evite utilizar muita água, pois pode estragar o material. Use pano umedecido com poucas gotas de detergente neutro ou outro produto à base de amoníaco. Para cada litro de água utilize três colheres do produto de limpeza.

    Mármore

    Basta utilizar um pano úmido para deixá-lo impecável. Se achar que está faltando brilho, faça uma solução de um copo de água oxigenada para cada 12 copos de água e esfregue com escova ou esfregão.

    Para remover manchas escuras, utilize água com vinagre ou produtos fabricados especialmente para piso de mármore porque, se a substância for muito corrosiva, pode danificá-lo.

    Porcelanato

    Resistente, durável e bastante brilhante, o porcelanato é considerado uma excelente escolha. Para a sua limpeza recomenda-se usar a mistura de uma colher de sabão de coco líquido ou detergente neutro para cada cinco litros de água.

    Substâncias inapropriadas podem facilmente manchar ou desgastar o esmalte desse piso e, por essa razão, é recomendável que sejam adquiridos materiais específicos para o porcelanato.

    Como você pode perceber, é preciso estar muito atento ao material do piso que está sendo limpo, pois cada um precisa de cuidados próprios ou até mesmo de produtos fabricados exclusivamente para eles. Mas, após a leitura deste artigo, você estará mais confiante e assíduo ao realizar a limpeza de pisos de qualquer lugar.

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  • 6 dicas para se apresentar bem durante uma assembleia de condomínio

    6 dicas para se apresentar bem durante uma assembleia de condomínio

    Em um condomínio, todas as questões relativas às despesas, construções, normas de convivência entre outros assuntos, são colocadas em pauta e debatidas em assembleias, que consistem em reuniões organizadas pelo síndico e com a presença da maioria dos moradores, que decidem de forma conjunta sobre os temas discutidos.

    Porém, apresentar uma assembleia de condomínio não é uma tarefa fácil, pois é necessário que o gestor seja organizado, possua um ótimo jogo de cintura e, principalmente, uma excelente oratória. Neste artigo, você encontrará 6 estratégias essenciais para liderar esses encontros de forma impecável. Confira!

    1. Definir a pauta da apresentação com antecedência

    Primeiramente, para que nenhum assunto fique de fora da reunião, converse antecipadamente com todos os moradores para conhecer seus problemas e receber sugestões do que deve ser colocado em pauta. Elabore um informativo com a data, o horário e as abordagens da assembleia, envie-o aos condôminos da forma que for mais acessível a eles, como panfletos, e-mail ou outro software de comunicação.

    Dessa forma, todos terão ciência de quando e do que exatamente será discutido no encontro, além disso, os participantes estarão previamente preparados com seus argumentos e opiniões, permitindo um ágil e frutífero debate.

    2. Treinar sua oratória

    Ninguém nasceu sabendo discursar como um profissional. Todo bom orador pesquisou técnicas de oratória, treinou e também passou pelo medo de errar que todos passam diante de um público. Se você deseja apresentar de forma satisfatória, também precisará treinar seu falatório por horas.

    Você pode discursar para si em frente a um espelho, gravar um vídeo para revisar depois ou apresentar para amigos ou familiares e pedir um bom feedback. Assim, você poderá detectar o que deve aprimorar, como o pronunciamento de palavras difíceis ou melhorar seus gestos.

    3. Criar regras para a assembleia

    Para que a reunião siga conforme o planejado, você deve elaborar regras a serem seguidas pelos presentes, como estabelecer tolerância máxima para atrasos, momentos específicos para que os condôminos emitam suas opiniões e tirem suas dúvidas, proibir comentários fora dessas horas e banir distrações como ingerir alimentos durante os debates.

    4. Preparar o ambiente

    Para evitar atrasos decorrentes de falhas técnicas, o responsável deve conferir se o ambiente está pronto para a realização da assembleia. Para isso, verifique se há assentos para todos os moradores, se a iluminação do local está funcionando e se o projetor (caso sejam apresentados slides) está operando como deveria.

    Outra dica é garantir um clima agradável até que a reunião inicie. Sirva-os com um café ou biscoitos e coloque um DVD com música ambiente até que todos condôminos cheguem. Isso permitirá que os presentes não se estressem enquanto esperam.

    5. Manter o foco do tema

    Dependendo do assunto que está sendo debatido, os temas podem se intercalar e gerar uma mudança repentina de conteúdo. Isso gerará mudanças de abordagem a todo momento e pontos mal discutidos ou pendentes ao final da reunião. Para que isso não aconteça, elabore um tópico para cada questão a ser debatida e exponha no panfleto ou slide da assembleia.

    Cada assunto deve ter um momento de abertura e encerramento do debate. Não permita que um morador inicie um tema fora de seu tópico, avise que somente haverá revisões no final da assembleia e se for de interesse da maioria.

    6. Distribuir as atas nas reuniões

    Como são tratados diversos temas nos encontros, é bastante difícil decorar tudo o que foi falado e votado. Por isso, é interessante imprimir as atas da assembleia e distribuí-las a cada um dos presentes após a reunião. Ter em mãos e por escrito os vereditos dos tópicos evitará eventuais confusões ou esquecimentos deles.

    Apresentar uma assembleia de condomínio exige muita organização e liderança por parte do administrador, pois qualquer descontrole sobre o ambiente gerará caos e discussões infrutíferas. Porém, ao seguir nossas dicas, os encontros se tornarão muito mais agradáveis, rápidos e produtivos.

    Agora que você sabe como conduzir uma assembleia, confira aqui como você pode fazer uma boa gestão e evitar erros!