Categoria: Dicas de terceirização de serviços

  • Afinal, como alcançar a sustentabilidade nas empresas?

    Afinal, como alcançar a sustentabilidade nas empresas?

    Ainda não é uma exigência legal. Mas, a sustentabilidade nas empresas tem sido vista por empresários e consumidores como uma boa prática.

    Atualmente, os clientes estão cada vez mais conscientes da importância da responsabilidade social. Com isso, procuram ativamente produtos e serviços de empresas que operem com ética.

    Essa responsabilidade social corporativa ocorre quando uma empresa atua de forma sustentável e lida com seus impactos ambientais e sociais. Isso significa que ela considera os direitos humanos, da comunidade, do meio ambiente e da sociedade em que opera.

    Por isso, se você procura maior reconhecimento de sua marca, neste artigo conhecerá as principais práticas para tornar seu negócio sustentável. Vamos lá?

    Como praticar a sustentabilidade nas empresas?

    Você busca demonstrar que sua empresa é interessada em questões sociais mais amplas? Assim, não se preocupa com apenas as margens de lucro? Então, é preciso investir em desenvolvimento sustentável por meio de estratégias de negócio.

    A adoção de uma política de responsabilidade social permite que uma organização seja responsável pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, através de comportamentos transparentes e éticos.

    Dessa forma, para garantir a sustentabilidade no seu negócio, experimente algumas das práticas abaixo!

    Treine os colaboradores sobre sustentabilidade nas empresas

    Quando se trata de implementar mudanças sustentáveis na empresa, a comunicação com seus funcionários é fundamental.

    Explique o como e o porquê você fará mudanças e forneça ideias sobre os benefícios da introdução de novos processos. Um dos primeiros passos mais importantes quando se trata de adotar essas práticas é a criação de uma cultura sustentável em toda a organização.

    Treine seus funcionários a fornecer liderança na direção da sustentabilidade e dê a eles a oportunidade de compartilhar ideias, seja online, por meio de uma caixa de sugestões ou em reuniões da empresa.

    Procure fornecedores locais

    Ao dar preferência a fornecedores e vendedores locais, você não apenas está apoiando a economia regional, mas também está encolhendo seriamente seu impacto no meio ambiente.

    Considere comprar de empresas vizinhas, mesmo que seus produtos sejam um pouco mais caros, porque, ao fazer isso, você reduz a cadeia de suprimentos.

    Diminua o uso de recursos naturais

    Até mesmo os pequenos passos, como a substituição de documentos físicos pela versão digital, podem ajudar a minimizar a sua pegada de carbono.

    Existem várias maneiras pelas quais organizações podem reduzir a quantidade de papel utilizada. Em primeiro lugar, incentive os funcionários a pensar duas vezes antes de imprimir qualquer documento. Se é um e-mail ou um relatório, eles podem visualizá-lo online e não em papel.

    Em segundo lugar, ajuste a configuração padrão nas suas impressoras para dobrar a página. Assim, ambos os lados serão usados para documentos de rascunho. E, em terceiro, considere a possibilidade de reutilizar o lado não impresso do papel para anotações, sempre que possível.

    Antes de fazer a troca em grande escala de processos e práticas, teste várias opções em diferentes locais da sua empresa. Embora a sustentabilidade nas empresas deva ser uma prioridade, nunca prejudique a produtividade nem a segurança no ambiente de trabalho.

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  • 4 motivos para contratar empresa prestadora de serviços de limpeza

    4 motivos para contratar empresa prestadora de serviços de limpeza

    Você já pensou em terceirizar o serviço de limpeza da sua empresa? Conhece quais são os benefícios que essa ação pode trazer para o seu negócio? Se não, está na hora de entender melhor como isso funciona!

    Uma empresa prestadora de serviços de limpeza é uma organização com a qual você estabelece um contrato para que ela disponibilize os próprios funcionários a fim de realizar a limpeza do seu empreendimento. Essa prática oferece uma série de vantagens e benefícios à sua empresa, que fica dispensada de contratar colaboradores próprios para executar esse tipo de atividade.

    Leia este artigo e entenda por que você deve contratar uma empresa prestadora de serviços de limpeza!

    1. Você conta com profissionais especializados

    A empresa prestadora de serviços de limpeza é especialista nessa área. Isso significa que, ao contratá-la, você passa a contar com profissionais altamente especializados na limpeza de ambientes corporativos.

    Isso aumenta a qualidade da limpeza nas suas instalações, melhorando o clima da organização como um todo. Além disso, ao trabalhar em um ambiente limpo e agradável, seus colaboradores sentem-se mais motivados e satisfeitos com a empresa.

    2. Diminui gastos com encargos trabalhistas

    O contrato com a empresa terceirizada é do tipo B2B, ou seja, ele consiste em um acordo de negócio e não em contrato trabalhista — como o que você estabelece com os seus próprios funcionários.

    Dessa forma, a responsável pela organização da burocracia dos profissionais de limpeza e do pagamento de encargos trabalhistas é a empresa prestadora de serviços. Com isso, você é capaz de reduzir os custos da sua companhia como um todo, diminuindo a carga tributária da sua organização.

    3. Evita problemas com falta de funcionários

    Quando o seu funcionário falta, você sente os efeitos nos resultados do dia e na queda de produtividade da equipe. Essa situação não acontece quando se fala em colaboradores terceirizados.

    Isso porque, dependendo do contrato que você estabelece com a prestadora de serviços, ela é responsável por enviar outro colaborador para sua empresa no caso de ausência do funcionário que geralmente presta serviço para o seu negócio. Assim sendo, você não sofre as consequências do absenteísmo e garante a limpeza do seu ambiente organizacional.

    4. Reduz a sobrecarga dos seus colaboradores

    Realizar um processo seletivo, escolher o melhor profissional para o cargo, lidar com a burocracia de contratação e demissão de colaboradores — tudo isso gera sobrecarga para a sua equipe.

    Quando você contrata uma empresa prestadora de serviços de limpeza, a contratação de funcionários para esse setor deixa de ser uma questão para o seu time, sendo de responsabilidade da empresa terceirizada. Nesse sentido, você reduz a sobrecarga dos colaboradores, que podem investir o tempo deles em tarefas mais estratégicas e focadas na atividade-fim do seu negócio.

    Portanto, contar com uma empresa prestadora de serviços de limpeza como parceira da sua pode ser uma ótima solução para a manutenção da limpeza do ambiente de trabalho dela. Essa ação oferece uma série de benefícios para o negócio, reduzindo seus custos, melhorando a qualidade dos serviços prestados e diminuindo a sobrecarga dos seus próprios colaboradores.

    Aproveite que está por aqui, entre em contato agora mesmo e descubra todas as soluções que temos para oferecer!

  • Como e por que realizar o mapeamento de processos? Aprenda aqui!

    Como e por que realizar o mapeamento de processos? Aprenda aqui!

    Para uma organização ter excelência, é necessário que ela aprimore constantemente suas etapas produtivas. E, para que isso ocorra, é fundamental conhecer todas as atividades desempenhadas.

    O mapeamento de processos é a ferramenta ideal para demarcar e estabelecer o fluxo de afazeres, auxiliando o gestor a conhecer e aprimorar a operação.

    Quer conhecer mais sobre o mapeamento de processos para melhorar os resultados da sua organização? Preparamos este artigo explicando a importância dessa ferramenta e como utilizá-la em seu negócio. Confira!

    O que é o mapeamento de processos

    O mapeamento é uma esquematização do processo. Nele, o fluxo de atividades do setor é esboçado de modo a melhorar a visualização das entradas e das saídas de tarefas. Muitos elementos visuais podem ser utilizados a fim de torná-lo visualmente mais claro, sendo o fluxograma a ferramenta mais usada.

    De maneira geral, podemos determinar que o mapeamento de processos é uma maneira visual de mostrar as etapas produtivas dos afazeres executados por um funcionário ou setor. Essa descrição também conta com a inter-relação de um processo com os outros.

    Qual a importância do mapeamento de processos

    Com o mapeamento, os gestores conhecem a operação, entendendo como as atividades são desenvolvidas e como se conectam. Tal visão ocorre de maneira clara, pois a atividade em si é observada e descrita, substituindo a visão idealizada do sistema de execução. Com isso, adquire-se maior controle e monitoramento.

    Durante o percurso, a empresa consegue identificar tarefas desnecessárias, eliminando a ineficiência e propondo novos métodos. Dessa forma, é aumentado o desempenho, o que impacta positivamente a produtividade da empresa.

    Esse fator, alinhado à eliminação dos desperdícios identificados, proporciona diretamente a redução de custos de produção. Assim, o melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos potencializam os lucros do empreendimento.

    Como realizar um mapeamento de processos eficiente

    Para fazer um mapeamento adequado, é necessário ter em mente algumas questões. Acompanhe.

    Identificar as entradas e as saídas do processo

    Essa etapa diz respeito ao começo das atividades e ao produto obtido. Ou seja, é preciso identificar que matéria-prima, informações e pedidos de clientes, por exemplo, iniciam o processo. Assim, determine os recursos que serão trabalhados.

    Já as saídas são a finalização daquele processo produtivo. Basicamente, é o resultado de todo o trabalho. A partir daí, elas são destinadas a outros processos.

    Assimilar clientes e fornecedores envolvidos

    Para que as entradas ocorram, elas devem vir de um fornecedor ou de outro processo interno da organização. As saídas também têm destino, ou seja, são entregues de um processo para outro ou diretamente para o cliente.

    Desenhar o fluxo de atividades

    Após verificar todos os pontos pertinentes, acompanhe o andamento do processo. A partir daí, é o momento de esquematizar a operação. Para isso, disponha de modo intuitivo e visual todas as informações, como fornecedores, entradas, atividades, saídas etc.

    Reconhecer melhorias que precisam ser realizadas

    Como já citado acima, ao observar o processo, é possível identificar os gargalos da produtividade que embargam o desempenho. É preciso propor melhorias para esses problemas, a fim de que eles não afetem o produto final.

    Definir um plano de ação das mudanças

    Observando as falhas e as ineficiências da cadeia produtiva, estabeleça um plano direto para conter e eliminar cada uma delas. Além disso, aponte aos responsáveis por cada processo quais mudanças devem ser feitas.

    O mapeamento de processos otimiza o desempenho da empresa, pois define e evolui a cadeia produtiva. Utilizar essa ferramenta para delinear as atividades internas da instituição proporciona mudanças significativas no produto final.

    Nosso artigo foi útil para aprimorar os processos da sua empresa? Gostaria de conhecer outras formas de otimizar a sua operação? Leia nosso conteúdo sobre terceirização de serviços e saiba como ela pode potencializar a gestão!

  • Transformação digital: confira 5 tendências para facilities

    Transformação digital: confira 5 tendências para facilities

    A tecnologia alterou completamente a forma como interagimos com outras pessoas, trabalhamos, passamos nosso tempo livre, entre outras atividades. Nesse caso, seu processo de implementação em organizações é chamado de transformação digital, porque traz inúmeros benefícios para as empresas.

    Em relação às facilities, a inovação é crucial para o desenvolvimento no ramo. Pensando nisso, quer saber o porquê? Neste post, explicamos os impactos das novidades tecnológicas no setor e apresentamos as cinco principais tendências de transformação digital. Boa leitura!

    Impactos das novidades tecnológicas

    O setor de facilities precisa de um bom controle das operações, atividades e funções, e as inovações tecnológicas oferecem cada vez mais praticidade e dinamismo aos gestores. Assim, as ferramentas fornecem benefícios, por exemplo:

    Constantemente, surgem novidades digitais mais vantajosas. Por isso, é importante inteirar-se sobre elas para se beneficiar cada vez mais.

    Principais tendências da transformação digital

    As tendências são as tecnologias que estão moldando a estrutura das empresas, fazendo com que aquelas que as adotem consigam seu lugar no mercado. Assim, confira algumas dessas inovações abaixo.

    1. Internet das Coisas — IoT

    A Internet das Coisas (ou Internet of Things — IoT) concede interconectividade ao local. Resumidamente, ferramentas integradas à internet, como sensores e termostatos, são instaladas em um ambiente e coletam dados para a empresa.

    Os sensores, por exemplo, podem detectar a presença de pessoas no local, fazendo com que a iluminação e a temperatura sejam ajustadas automaticamente. Por isso, reduz custos com energia e torna o ambiente mais agradável.

    2. Transformação digital no controle do negócio por dispositivos móveis

    Atualmente, smartphones, tablets, notebooks e internet móvel veloz se tornaram bastante acessíveis. Por isso, permitiu que fossem desenvolvidos aplicativos móveis para facilitar a gestão de um empreendimento.

    É possível acompanhar a produtividade da equipe, receber, enviar e repassar informações importantes, e assim, comunicar-se em tempo real por videoconferência, a qualquer hora e em qualquer lugar.

    3. Edifícios inteligentes

    Os edifícios inteligentes possuem dispositivos que estudam a construção de forma completa. Assim, vai além do que já explicamos sobre a IoT: aqui, é criado um mapeamento 3D completo do prédio, no qual é possível analisar informações sobre áreas e caminhos mais utilizados, períodos que são usados etc.

    No setor de facilities, também é importante para analisar a movimentação dos funcionários, o tamanho das instalações, as áreas que são subutilizadas e precisam ser mais aproveitas, entre outros dados relevantes.

    4. Automação de tarefas

    A automação de tarefas consiste na implementação de softwares de gestão que realizam diversas operações puramente burocráticas. Dessa forma, automaticamente, como cálculos completos, estruturação de rotinas, prestação de contas em formato digital etc.

    Além disso, os programas também fornecem indicadores de desempenho (KPIs) para evidenciar quais foram os resultados obtidos após a transformação digital, porque permite projeções financeiras mais transparentes e realistas.

    5. Implementação do BIM, uma grande transformação digital

    O BIM é uma ferramenta usada por arquitetos e engenheiros que cria modelos virtuais das edificações, concedendo uma visão geral de toda a instalação e os objetos nela inseridos. Dessa forma, é útil para que o gestor maneje os ativos (pessoal, espaço, equipamentos etc.) da forma mais eficiente possível.

    Ao selecionar um ativo, o programa demonstra suas especificações técnicas, status, dimensões e consumo energético, por exemplo. Nesse caso, o gerente de facilities terá um controle total do edifício na ponta dos dedos.

    A transformação digital consiste em um investimento com excelentes retornos a curto e médio prazo. No entanto, essas tendências já são realidades, têm preços acessíveis e fornecem inúmeras vantagens a qualquer negócio, por exemplo.

    E então, achou interessante as tecnologias do artigo? Aproveitado, mostre-as para seus amigos, compartilhando este post na sua rede social preferida!

  • 3 dicas infalíveis para aumentar a produtividade da equipe!

    3 dicas infalíveis para aumentar a produtividade da equipe!

    No local de trabalho atual, complexo e colaborativo, o grande desafio de qualquer gestor é ajudar o seu time a administrar bem seu tempo. Melhorar a produtividade da equipe é um fator crítico para o sucesso de qualquer empresa.

    Por isso, se a eficácia organizacional for tratada com uma visão estratégica, você pode fazer com que sua equipe realize grandes objetivos.

    Neste artigo, apresentaremos a importância de manter uma equipe produtiva e também maneiras pelas quais os líderes podem melhorar o fluxo de trabalho de sua empresa. Vamos lá?

    A importância da eficácia organizacional

    Quando os funcionários estão motivados em suas tarefas, em projetos específicos relacionados à equipe ou em vários departamentos, isso melhora a produtividade, a moral e a qualidade geral do produto ou serviço de uma organização.

    Entretanto, quando não existe comunicação ou incentivos, permanece o potencial de gerar conflitos e inibir o trabalho em equipe, o que pode atrasar projetos, resultar em excessos de custos ou diminuir a eficácia da empresa.

    Dessa forma, depende do líder orientar o time a trabalhar em direção a objetivos comuns, realizando suas tarefas e responsabilidades diárias. Isso cria uma forte dinâmica de equipe que apoia a missão da empresa e ajuda a atingir as metas estabelecidas.

    Ações para aumentar a produtividade da equipe

    Objetivos compartilhados, comunicação e incentivos proporcionam sinergia no local de trabalho. O resultado disso é um ambiente laboral baseado em companheirismo, confiança, apoio, respeito e cooperação.

    Dessa forma, aqui estão algumas dicas para garantir que sua equipe trabalhe de forma produtiva. Veja!

    1. Estabeleça metas

    Para entender como a equipe deve gastar seu tempo, é preciso antes de tudo definir o que exatamente você quer que cada colaborador faça.

    A partir dos objetivos da organização, descreva as principais metas e analise a capacidade da sua equipe para executá-las. Isso ajudará você a decidir no que cada pessoa deve trabalhar. A ideia é que o colaborador realize mais ações, mas sem se comprometer com tarefas supérfluas, que não trazem resultados para a empresa. É o trabalho de um líder definir esses limites.

    2. Realize reuniões regulares

    A comunicação é um dos principais fatores que contribuem para a produtividade da equipe. Sem uma comunicação eficaz, as empresas falham.

    A comunicação a partir de reuniões regulares desempenha um papel importante no momento de ajudar os membros da equipe a entenderem suas responsabilidades de trabalho. Se houver alguma lacuna de comunicação, isso pode levar a confusões dentro de um time, o que, com certeza, afetará a produtividade geral.

    3. Dê incentivos

    Os funcionários trabalham melhor quando recebem uma razão para fazê-lo. Eles querem que seus esforços sejam reconhecidos e preferem um pouco mais do que um “tapinha nas costas” de seus chefes.

    É por isso que muitos empregadores escolhem implementar programas de benefícios para manter seus funcionários motivados. Esses incentivos podem ser na forma de dinheiro, férias, folgas extras, almoços, entre outros.

    Dessa forma, aumentar a produtividade da equipe exige uma mistura bem variada de diferentes ingredientes. Geralmente, não há uma maneira única de capacitar suas equipes a serem mais produtivas. Em vez de ações pequenas e erráticas, você precisa estabelecer as bases para um local de trabalho feliz, colaborativo e produtivo.

    E então, gostou das dicas de como aumentar a produtividade da equipe na sua empresa? Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e levar essa informação para seus amigos?

  • Limpeza comercial: quando optar pela terceirização?

    Limpeza comercial: quando optar pela terceirização?

    A limpeza comercial é fundamental para qualquer negócio, principalmente aqueles que tratam diretamente com o público e precisam passar uma imagem de higiene e cuidado. O aspecto desses estabelecimentos conta muito, uma vez que os consumidores precisam se sentir tranquilos em relação à salubridade do local.

    Academias de ginástica com aparelhos sujos e falta de cuidado, por exemplo, passam uma má impressão e correm o risco de afastar muitos clientes, da mesma forma que os estabelecimentos que oferecem serviços de estética e beleza. Afinal, os consumidores podem ficar receosos de frequentar um lugar que não parece limpo e adequado em relação à saúde.

    Por isso, a limpeza deve ser feita de forma “preventiva”, ou seja, rotineiramente e sempre garantindo que a sujeira não tome conta do ambiente para que o local esteja sempre bem cuidado. Uma ótima opção para garantir isso é terceirizando esse serviço. A seguir mostraremos alguns pontos que demonstram que está na hora de tomar essa atitude. Confira!

    A importância da boa limpeza comercial

    A limpeza do ambiente é o primeiro fator que o cliente observa em um estabelecimento, podendo causar uma ótima ou péssima primeira impressão. Manter as aparências têm um enorme impacto na reputação da sua empresa e nos seus resultados financeiros.

    Não importa o porte ou tipo do seu empreendimento, qualquer empresário quer que os clientes o vejam da melhor forma possível. Isso pode levar a mais negócios, além de lucros mais altos, e é por isso que não faz sentido economizar em seus gastos com limpeza comercial.

    Dessa forma, contratar uma empresa para prestar esse serviço de limpeza diária e a manutenção de suas instalações não só fala muito sobre o seu ambiente de trabalho, mas também sobre suas prioridades de negócio.

    Além disso, se você deseja manter sua equipe produtiva forneça um local de trabalho organizado, limpo e livre de germes. Assim, é possível eliminar bactérias e vírus antes que eles sejam transmitidos por todo o escritório e deixem departamentos inteiros doentes.

    Os benefícios da terceirização da limpeza

    Se o seu objetivo é tornar o seu negócio mais eficiente em termos de dinheiro e tempo, então você precisa considerar o serviço de terceirização, em vez de contratar um funcionário para limpar sua empresa.

    Escolher um bom serviço de limpeza comercial pode ser uma ótima maneira de proteger a reputação de suas instalações, reduzir custos de operação e melhorar a eficiência de energia e resíduos. Por isso, a terceirização é considerada uma importante ação estratégica. Veja, a seguir, o porquê disso!

    Redução de custos

    Um dos pontos principais que levam à contratação de funcionários terceirizados para o serviço de limpeza comercial é a necessidade de a empresa reduzir custos. Quem fornece esses serviços têm um valor tabelado para essa prestação, podendo oferecer alguns planos diferenciados dependendo da necessidade de cada contratante.

    Isso também reduz os encargos trabalhistas, tendo em vista que os direitos de todos os trabalhadores que atuarão na limpeza serão de responsabilidade da fornecedora de mão de obra, que arcará com os salários, adicionais, décimo terceiro, férias e todas as outras garantias que os empregados têm. Por isso, para quem contrata há uma grande redução de custo nessa área.

    Economia de materiais

    A quantidade de equipamentos e materiais necessários para a realização do serviço é informado pela própria empresa contratada. Dessa forma, você saberá a quantia exata do que precisa comprar, evitando adquirir produtos em excesso ou que não serão utilizados.

    Além disso, em caso de dúvidas, a companhia terceirizada poderá indicar marcas e os fornecedores com os melhores descontos, melhorando a gestão dos seus recursos financeiros e garantindo que o serviço de limpeza será feito da melhor forma possível. Sem falar que, em alguns contratos, a compra desses materiais fica por conta da contratada.

    Maior disponibilidade de profissionais

    Ao delegar funções para uma empresa terceirizada é possível otimizar o tempo de gestores e outros profissionais do negócio. Assim, é possível fazer uma divisão mais adequada dos processos e responsabilidades da equipe da empresa.

    Com a redução da carga de trabalho, os profissionais podem ser direcionados para funções mais importantes e específicas que colaboram para atingir as metas do negócio, bem como na tomada de decisões.

    Garantia de qualidade

    Diferente de um profissional contratado, que precisa vistoriar e cobrar pela qualidade no serviço, com um contrato de limpeza terceirizado você não precisa se preocupar com isso. Essas empresas garantem qualidade, com extremo rigor e higiene.

    Assim, para garantir a continuação da prestação do serviço, a empresa contratada garante que todos os espaços serão limpos e arrumados, melhorando o aspecto visual do ambiente e garantindo a segurança e a saúde de funcionários e clientes.

    Substituição imediata do colaborador

    Caso o profissional da empresa contratada faltar por qualquer motivo, você não terá a dor de cabeça de substituí-lo para manter a limpeza do ambiente. O próprio terceiro se encarregará de dessa tarefa imediatamente para não deixar a sua empresa descoberta.

    Assim, você nunca será prejudicado em qualquer momento. A limpeza comercial será mantida independentemente de qual colaborador faça o serviço. Dessa forma, é mais um benefício proporcionado pela terceirização da limpeza.

    Foco do gestor na eficiência da empresa

    Essa contratação terceirizada também melhora a eficiência da empresa. Quando o empresário contrata empregados próprios, ela deverá fazer um planejamento, gastar recursos e esforço para gerir essa área. Porém, com a terceirização isso não é necessário, pois já será contratado um serviço completo.

    Quem gerenciará, fornecerá materiais e cobrará os funcionários é a empresa terceirizada, sendo que o gestor deverá somente fiscalizar se o serviço está bem-feito, o que trará mais facilidade para a organização do negócio e também aumento na eficiência, tendo em vista que ele terá foco somente no seu core business.

    Busca por qualidade na prestação do serviço

    Quando se contrata um serviço de limpeza comercial, o empresário quer a garantia de que o resultado seja de qualidade, ou seja, o ambiente fique limpo e higienizado. Com a contratação de funcionários terceirizados isso será garantido, tendo em vista que eles fornecem pessoal capacitado para o trabalho e com treinamento adequado.

    Além disso, será fornecido também todos os materiais e uniformes indicados, proporcionando uma limpeza mais eficaz. Tudo isso aumentará a reputação da empresa com seus clientes, que poderão desfrutar de um ambiente bem cuidado e que demonstra profissionalismo.

    Percebe-se que optar pela terceirização da limpeza comercial é muito benéfico para a empresa, principalmente aquelas que precisam demonstrar cuidado com o ambiente profissional para os seus clientes, como academias e centros de estética. Com esse serviço, a higienização será mais eficaz e com um custo menor, garantindo a satisfação de todos.

    Agora que você já sabe a importância da limpeza comercial, acesse nosso site para conhecer mais sobre o serviço que temos a oferecer!

  • Otimize a limpeza de prédio com estas 4 dicas práticas

    Sem dúvida, planejar corretamente a limpeza de prédio otimiza esse processo e garante áreas sempre limpas e conservadas. Isso porque, ao gerir de forma adequada cada uma das etapas da higienização, você evita o retrabalho, aumentando a eficiência do serviço.

    Nesse sentido, algumas práticas podem (e devem!) ser tomadas para realizar a melhor limpeza do prédio. Então, quer saber quais são elas e como adquirir mais funcionalidade para a limpeza no seu condomínio? Continue lendo e confira nossas 4 dicas!

    1. Criar um cronograma de limpeza de prédio

    Grandes ou pequenos, prédios sempre têm muitas áreas a serem limpas. Porém, alguns locais comuns recebem um maior fluxo de pessoas e precisam de limpeza com frequência diferenciada.

    Desse modo, elaborar um cronograma é a melhor forma de definir a periodicidade adequada para cada espaço. O ideal é manter um fluxo de trabalho que não fique desnecessariamente pesado, mas que mantenha todas as dependências limpas e higienizadas.

    Além disso, também é importante destacar no cronograma o melhor horário para essa limpeza. Isso aumenta a eficiência do trabalho — afinal, não é nada funcional limpar o hall em um horário de intensa circulação, por exemplo.

    2. Escolher corretamente os produtos a serem utilizados

    Muitos negligenciam isso, mas escolher os produtos mais adequados para as características do prédio é fundamental para garantir a praticidade e reduzir o retrabalho.

    A limpeza de pisos frios, por exemplo, precisa de um tratamento diferente das áreas sem revestimento. Inclusive, utilizar os mesmos produtos e métodos para locais distintos pode resultar em ter que refazer o serviço. Então, use os produtos certos, e diluídos corretamente, para cada situação.

    Além disso, também é essencial considerar que diversas pessoas circulam por essas áreas. Então, ao fazer a limpeza do prédio é preferível a utilização de produtos neutros, que não tenham cheiro forte. Itens abrasivos, ou com odor exacerbado, podem incomodar ou promover reações alérgicas nos condôminos e transeuntes.

    3. Entender os diferentes tipos de limpeza

    Antes de começar a limpeza, é preciso saber quais são os tipos de limpeza realizados em prédios e a frequência adequada de cada um. Conheça-os a seguir:

    • limpeza geral: a mais abrangente, feita nas áreas de maior e menor circulação. A lavagem de áreas comuns é um ótimo exemplo;
    • limpeza de manutenção: visa manter a limpeza já realizada, para que dure mais. Podemos citar a varrição de folhas;
    • limpeza de conservação: visa conservar um ambiente limpo por mais tempo. Por exemplo, retirar o lixo das áreas comuns.

    Entendendo esse sistema, fica mais fácil de determinar os processos mais adequados para preservar cada ambiente limpo e em bom estado, sem fazer o trabalho mais vezes que o necessário. Se o hall já passou por uma limpeza mais profunda, por exemplo, acabe-o apenas com um pano rápido, para que permaneça sem sujeiras.

    4. Contratar um serviço de limpeza terceirizado

    Uma boa estratégia para diminuir o custo e aumentar a eficiência da limpeza é a terceirização desse serviço por meio de uma prestadora especializada.

    Com isso, o prédio pode obter a limpeza necessária em menos tempo, já que a equipe é treinada para aquele serviço. Além disso, os gastos com produtos e a escolha dos itens apropriados serão feitos pela empresa prestadora, garantindo a limpeza correta dos ambientes.

    O edifício, dessa forma, se mantém sempre limpo, com as atividades pertinentes a higienização em dia. Tudo isso sem haver preocupações para a administração quanto à execução das tarefas!

    Enfim, com esses passos simples ficou fácil fazer uma correta gestão da limpeza de prédio, não? Afinal, você garante uma higienização duradoura, e gastando menos tempo e recursos para isso.

    E aí, gostou do nosso artigo? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e aprenda muito mais para otimizar a sua gestão!

  • Por que você deveria terceirizar a limpeza do escritório?

    Embora não seja um setor de trabalho merecidamente reconhecido por todos, é fato que a limpeza de escritórios é fundamental para as empresas. Ela garante a segurança dos colaboradores, a integridade do imóvel, dos maquinários e equipamentos utilizados ali.

    Por isso, esse serviço precisa ser bem executado, de modo que as tarefas sejam cumpridas com eficiência e sem interferir na rotina de trabalho. E para vencer esses e outros desafios é interessante pensar na terceirização da limpeza.

    Neste post, vamos mostrar porque você deveria considerar isso, explicando quais são as vantagens que a terceirização oferece para você e para a empresa. Acompanhe!

    Os desafios da limpeza de escritórios

    Pode parecer algo simples, porém a limpeza de escritórios é uma atividade complexa. Para que ela seja bem executada, é fundamental que os profissionais saibam como realizá-la em pouco tempo, sem que o escritório pare para isso. Também é preciso usar os produtos certos, economizá-los e não danificar nada para não gerar custos extras.

    Essa atividade também envolve riscos para quem a executa, já que há o contato com produtos químicos que podem fazer mal à saúde do trabalhador. E muitas vezes é preciso alcançar alturas, o que exige cuidado para evitar improvisos, como subir em cadeiras ou caixas.

    Sem falar que existem normas da vigilância sanitária e procedimentos corretos a serem adotados para que a rotina da limpeza esteja dentro das regulamentações e atenda às necessidades da empresa.

    São muitos desafios que precisam ser enfrentados todos os dias. E se você não tem a intenção de se preocupar com tudo isso, então deveria pensar em terceirizar a limpeza de escritórios, afinal, você desfrutaria de vantagens como:

    Redução de custos

    Ao terceirizar a limpeza de escritórios, a empresa não precisa se preocupar com a contratação de mão de obra especializada, nem com seu devido treinamento periódico. Também não é necessário se preocupar com investimentos e custos de equipamentos de segurança, como:

    • produtos;
    • maquinários;
    • insumos.

    A terceirizada é que se responsabiliza por isso, busca novas tecnologias e inovações do mercado, poupando custos para a contratante.

    Maior qualidade do serviço

    As empresas de limpeza possuem equipes especializadas nesse serviço. A grande vantagem da terceirização é que as terceirizadas focam em um ramo e se tornam experts naquilo. Então, quem opta por sua contratação tem à sua disposição um serviço de maior qualidade.

    Como dito, as terceirizadas sempre buscam novidades, já que precisam se manter competitivas no mercado. Por isso, a contratante terá o que há de melhor e mais novo no mercado.

    Foco nas necessidades da empresa

    Cada empresa possui uma rotina e necessidades distintas e a terceirizada se adequa a isso. O serviço é personalizado segundo o que a contratante precisa. Assim, ela é atendida exatamente como necessita, com um serviço adequado para a sua realidade.

    Economia de tempo

    Como a equipe das empresas terceirizadas é treinada para executar exatamente aquele serviço e ainda dispõe de equipamentos e produtos para facilitar as tarefas, a redução do tempo é outra vantagem.

    Para a terceirizada é vantajoso realizar as tarefas em menos tempo do que de fato seria preciso. E a empresa contratante ganha nesse quesito, porque todas as tarefas são realizadas com qualidade e sem interferir em sua rotina.

    Menos preocupações e riscos

    E por fim, ao deixar as tarefas de limpeza de escritórios ao encargo de uma terceirizada, você não precisa se preocupar com nada mais do que obter relatórios de tudo aquilo que foi realizado.

    Os riscos reduzem, já que a terceirizada treina seus funcionários para que mantenham a sua segurança e das demais pessoas. Eles sabem como executar as tarefas evitando acidentes e danos para o patrimônio da contratante.

    Terceirizando a limpeza de escritórios, você pode focar em seu trabalho e reduzir custos para sua empresa sem perder em qualidade e ainda ganhando tempo. Mas lembre-se de que é preciso contratar uma empresa séria para de fato obter essas vantagens e evitar problemas, porque a contratante é corresponsável por aquilo que a terceirizada faz.

    Deseja uma terceirizada qualificada para realizar essa parceria? Então, entre em contato com a Solution Services e converse com nossa equipe.

  • Como organizar a rotina de limpeza em empresas: 10 dicas

    Manter o escritório ou comércio limpo, com uma rotina de limpeza adequada, é essencial para o bem-estar de todos que frequentam esses espaços. Um ambiente organizado e higiênico causa uma sensação agradável aos visitantes, reduz o estresse que pode ser causado pela bagunça e sujeira acumulada, além de aumentar a produtividade dos colaboradores.

    Mas é inviável exigir que a limpeza seja realizada pelo administrador ou por funcionários que já exercem outras funções. Assim, é necessário contratar profissionais terceiros especificamente para efetuar esse serviço e deixar o ambiente de trabalho limpo.

    Para garantir que a faxina seja realizada de forma plena e evitar desperdícios de tempo e dinheiro, é muito importante que o gestor arquitete um minucioso planejamento de como o serviço terceirizado será prestado, envolvendo fatores como o intervalo de tempo entre as limpezas, quais produtos serão utilizados, entre outros elementos. 

    Neste post, você encontrará cinco dicas bastante úteis de como organizar a rotina de limpeza. Acompanhe!

    1. Monte um cronograma de limpeza

    O primeiro passo é estruturar um cronograma de limpeza, pois, como não há necessidade de limpar o mesmo local várias vezes, deve-se separar quais ambientes serão visitados diariamente e semanalmente. Alguns locais e atos que podem ser inclusos na rotina diária de limpeza são:

    • limpar os banheiros;
    • cozinha;
    • halls de entrada;
    • mesas e aparelhos de uso diário;
    • levar o lixo para fora.

    Quanto aos locais relativos à rotina semanal, pode-se incluir:

    • corredores;
    • escadas e elevadores;
    • garagem ou estacionamento;
    • vidros, portas e portões;
    • salões de festas ou de armazenamento.

    Você deve organizar a planilha de acordo com a necessidade do estabelecimento. Após fazê-lo, imprima cópias e entregue aos contratados. Dessa forma, não haverão limpezas excessivas nos locais ideais para visitas semanais ou faltantes paras as diárias.

    2. Divida as tarefas entre os funcionários de limpeza

    Caso não haja um controle exato das tarefas dos funcionários, poderá ocorrer caos na prestação de serviço, como a ociosidade no trabalho de um empregado e sobrecarga a outro. Para que isso não ocorra, o administrador deve determinar, de forma justa, o ato que cada um dos contratados realizará.

    Lembre-se de também considerar o tempo necessário para a realização de cada ato, pois, nenhuma das tarefas podem ser realizadas às pressas para que sejam prestadas com qualidade. Portanto, não acumule funções extremamente complexas e demoradas em um único indivíduo.

    3. Forneça todos os materiais necessários para a limpeza

    Um requisito básico, porém, comumente esquecido pelos gestores, consiste no fornecimento e reposição dos materiais de limpeza. Não fazê-lo obrigará os faxineiros a improvisar, utilizando os produtos incorretos ou, até mesmo, deixar de efetuar a limpeza.

    4. Fique atento às normas de segurança do trabalho

    Diversos produtos de limpeza são tóxicos, corrosivos ou inflamáveis, podendo colocar em risco a saúde dos funcionários. Para evitar que acidentes que causem danos à integridade física dos empregados e, consequentemente, eventuais ações judiciais decorrentes de tais eventos, é importantíssimo prezar pela segurança no local de trabalho.

    Forneça luvas, máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPIs) aos encarregados da limpeza. Esses itens possuem a finalidade de proteger a pele, nariz e visão dos usuários. Supervisione o trabalho e exija que todos estejam sempre utilizando as vestimentas fornecida ao manejar os materiais de limpeza.

    Também instrua aos profissionais para que lavem bem as mãos após o trabalho, pois isso evitará que ingiram ou deixem entrar em contato com a pele, acidentalmente, resíduos dos produtos de limpeza.

    5. Terceirize o serviço de limpeza

    Se você deseja evitar dores de cabeça e burlar toda a burocracia relacionada à contratação, você pode simplesmente contratar uma empresa de terceirização de serviços especializada na área de limpeza.

    Além dessas companhias fornecerem profissionais treinados e experientes, os custos são acessíveis, você não arcará com os riscos de contratação e poderá se concentrar na sua atividade-fim, pois sabe que a limpeza está nas mãos de uma empresa expert na área.

    6. Preze pela organização da rotina de limpeza

    O serviço de limpeza não deve ser visto como um empecilho para os negócios da empresa, algo que atrapalhe as atividades rotineiras dos colaboradores. Por essa razão, é preciso que os funcionários envolvidos com a limpeza do escritório mantenham sempre a organização.

    Baldes, mangueiras, vassouras, rodos e demais acessórios não devem ser espalhados pelo ambiente de trabalho. O ideal é que o funcionário da limpeza leve consigo apenas o que vai usar na atividade que estiver realizando.

    A mesma lógica se aplica aos ambientes nos quais transitam os clientes. Os equipamentos de limpeza podem trazer má impressão sobre a organização do local. Para solucionar esse problema, oriente a equipe.

    7. Anote as necessidades de limpeza

    Nem todo ambiente necessita de uma limpeza constante. Se você montou um cronograma de limpeza, faça um checklist com todas as informações necessárias para que o serviço seja prestado integralmente, como dias, locais, horários e materiais.

    Você terá um controle eficaz sobre a necessidade de limpeza em todos os locais da organização de forma prática. Assim, não haverá gastos desnecessários com faxina constante onde não há necessidade.

    8. Não deixe que a sujeira se acumule

    Esse é um tópico ignorado por muitos, mas é fundamental que seja evitado o acúmulo de sujeira. A empresa contratada, além de realizar a limpeza de forma excelente, deve prezar pela sua conversação, ou seja, deve estar constantemente verificando a necessidade de reexecutar o serviço.

    O acúmulo de sujeira pode prejudicar pessoas alérgicas a pó e pode gerar mau cheiro. Esse fator não pode ser negligenciado!

    9. Confira a qualidade dos produtos utilizados

    Além de escolher o equipamento adequado para cada tipo de limpeza, a qualidade deles é fundamental para que o resultado do serviço satisfatório. 

    Além disso, bons produtos permitem que os colaboradores realizem seu trabalho com mais eficiência, eliminando a necessidade de retrabalho e, consequentemente, permitindo que os prazos sejam cumpridos. Tudo isso contribui para que a rotina de limpeza seja cada vez mais otimizada.

    Lembre-se de que não é preciso sempre adquirir os produtos mais caros. O ideal é que administrador realize um estudo sobre o custo-benefício dos materiais para verificar quais deles melhor atendem as necessidades da empresa.

    10. Adquira equipamentos de segurança

    Na rotina de limpeza os colaboradores têm um constante contato com diversos produtos químicos prejudiciais à sua saúde. Qualquer descuido pode causar lesões aos trabalhados e até mesmo aos clientes que frequentam o espaço.

    Além disso, o manejo contínuo desses químicos causa danos no longo prazo ao corpo do usuário. Para evitar esses problemas, é essencial que todos os colaboradores envolvidos na limpeza utilizem botas antiderrapante, luvas multifuncionais, óculos de proteção e outros equipamentos que se sejam necessários.

    A pessoa responsável pela limpeza deve disponibilizar esses itens de segurança e cobrar seu uso. Porém, é inviável exigir que o administrador fiscalize os funcionários ininterruptamente. Para ajudar nessa tarefa, a terceirização do serviço pode ser a solução, pois os funcionários contratados já recebem todo o treinamento e, nos casos em que uma supervisor seja necessário, a empresa que fornece o serviço providencia este profissional.

    Garantir essa proteção também evita eventuais problemas judiciais, como de indenização por danos materiais decorrentes de acidentes, multas do ministério do trabalho entre outros.

    Organizar a rotina de limpeza é uma tarefa que requer muito tempo e trabalho por parte do gestor. Com essas dicas, certamente você otimizará a gestão de recursos administrativos da sua empresa, além de reduzir gastos com a limpeza do escritório.

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  • Aprenda a organizar o estoque de materiais de limpeza do condomínio

    É muito recorrente encontrar condomínios que estão com a vida financeira debilitada, mas não conseguem identificar o problema nas contas. Saiba que o erro pode estar vindo da má gerência do estoque de materiais de limpeza.

    Algumas das vantagens de uma administração eficiente são: redução de custos e de perdas, conservação adequada dos produtos e níveis de estocagem compatíveis com o movimento. Continue lendo o post e entenda de forma mais detalhada este tema!

    Reserve um espaço adequado para o estoque

    Muitos gestores de condomínios buscam preservar os estoques pequenos para conseguirem obter vantagem competitiva ao negociar na próxima compra ao criar um vínculo de fidelização. Com os baixos valores agregados no estoque, é viável investir o capital em vez de deixá-lo ocioso em forma de estoque. Esse fato é essencial para estoques físicos menores.

    Caso as exigências sejam acolhidas com excelência e o abastecimento seja imediato dos condôminos, não há obrigação para preservar espaço físico para estoque fixo, apenas uma área para receber os produtos. Entretanto, isso ocorre como fato bem isolado e não é parâmetro por diversas consequências que podem acontecer: demanda variável, atraso nos fornecimentos, não ter a opção súbita etc.

    Entretanto, os condomínios têm a necessidade por destinar uma área de estocagem. Para facilitar esse processo, os gestores devem definir a localização desse espaço. É válido escolher o melhor ponto físico no prédio, considerando ser um ponto de fácil acesso tanto para moradores quanto para a empresa fornecedora.

    Importante verificar se o lugar é bom para ser uma área de armazenar os produtos, o gasto para organizar o espaço, custo da manutenção e se essa área possui uma tendência para expandir caso sejam necessárias futuras ampliações prediais.

    Faça uma lista de materiais

    Primeiramente, liste todos os acessórios e produtos de limpeza que são necessários para estocar.

    Em seguida, indique o melhor local para eles. Se tiver um armário característico para esse tipo de estrutura no estoque para guardar os produtos de limpeza, ele pode ser bem aproveitado. Caso não tenha, busque a ideia de instalar nichos e prateleiras nas paredes para facilitar a armazenagem dos produtos de limpeza.

    Outra opção pode ser comprar diversas estantes na circunstância de haver espaço para elas dentro do lugar de estocagem de produtos.

    Uma lista completa pode conter, por exemplo:

    • vassoura, rodo, pá de lixo, sacos de lixo, panos de chão;

    • baldes e luvas de borracha;

    • palha de aço, sabão em pó, sabão em pedra, detergente, água sanitária, desinfetante, desengordurante;

    • álcool, limpa vidros, lustra móveis, saponáceo.

    Fique atento a algumas dicas rápidas

    Diante de tantas possibilidades, listamos dicas imediatas:

    • se o produto venceu, ele deve ser descartado em lixos de resíduos apropriados;

    • leia os rótulos para se certificar de que cada material está sendo armazenado de forma correta;

    • estude uma boa localização para o estoque;

    • a equipe precisa estar unida para todos estarem bem na organização e na limpeza.

    Assim, o gestor do condomínio ou a empresa terceirizada no serviço de administração predial precisa se conscientizar de que os avanços das estratégias podem fazer a diferença em uma gestão de estoque de materiais de limpeza para condomínio, diminuindo custos e transformando seu cotidiano mais tranquilo e de administração otimizada. Por isso, a importância de ter um estoque organizado.

    Gostou do post? Aproveite e leia também sobre quais são os principais tipos de limpeza que podem ser feitas em condomínios.