A terceirização de serviços de limpeza de fábricas conquistou rapidamente o mercado graças à facilidade de contratar equipes qualificadas para realizar esse tipo de tarefa, independentemente do ramo de atuação.
Afinal, a higienização do local de trabalho é fundamental para que ele se mantenha com boa aparência e em pleno funcionamento. Para isso, é necessário conhecer técnicas especiais e administrar esses procedimentos de uma forma que garanta a produtividade e a qualidade do serviço
Por essa razão, neste post, listamos as vantagens que você contemplará ao terceirizar a limpeza e a conservação da sua empresa, quais erros não podem ser cometidos nesse processo, os desafios enfrentados e muito mais. Acompanhe e boa leitura!
Desafios da terceirização de serviços de limpeza
Como você pode perceber, garantir a limpeza do ambiente de trabalho não é uma tarefa simples, pois envolve alguns desafios que precisam ser superados para que tudo ocorra de forma satisfatória e econômica. A seguir, conheça os principais.
Manutenção do ambiente limpo e livre de sujeiras gerais
Normalmente, os espaços de trabalho contam com dezenas de pessoas. Isso aumenta as chances de existirem resíduos no chão, em móveis e\ou dentro das gavetas. Em locais como academias e hospitais, a sujeira tende a ser ainda maior.
Por isso, além de manter lixeiras sempre disponíveis e realizar a separação do lixo orgânico — que não deve ser jogado em lixeiras comuns devido à sua natureza especifica e mau odor — é muito importante realizar a dedetização de alguns espaços e evitar a proliferação de vírus e bactérias. Sendo assim, contar com profissionais que saibam executar bem essas tarefas é imprescindível.
Cuidados com tapetes, carpetes e cortinas
As pessoas passam boa parte do seu tempo no ambiente laboral. Por isso, ele precisa ser o mais confortável possível. Então, não vai ajudar muito contar com tapetes, cortinas e carpetes — muito comuns em escritórios — se eles tiverem poeiras acumuladas ao longo do tempo. É preciso ter alguns cuidados especiais com a higienização desses itens, pois o acúmulo de pó aumenta os riscos de alergias e problemas respiratórios.
Destaca-se que o simples ato de bater nesses objetos para retirar a poeira não costuma ser suficiente. A limpeza desses elementos é trabalhosa e precisa ser feita periodicamente para garantir sua eficácia.
Limpeza da área externa
Assim como os itens mencionados acima, a área externa de um ambiente também requer cuidados especiais. Por exemplo, de acordo com o tamanho da área existente, utilizar maquinários pode racionalizar e aumentar a produtividade do serviço. Ou seja, algumas máquinas utilizadas podem executar esse tipo de atividade com mais qualidade e de modo mais rápido.
Uso correto da água
Além da urgência de aprender a utilizar a água de modo racional, já que se trata de um recurso esgotável, também é fundamental ter cuidados para evitar acidentes graves que envolvam seu manuseio. Isso pode incluir quedas ao lavar pisos e escadas — principalmente se elas forem cobertas com materiais escorregadios e se o seu escritório for frequentado por pessoas idosas.
Seja como for, é importante utilizar a placa de sinalização de piso escorregadio. Ainda, como fios, tomadas e eletrodomésticos podem provocar choques quando em contato com a água, é essencial manter a atenção também a esse detalhe.
Segurança do trabalho
Percebeu que algumas situações relacionadas à limpeza podem colocar em risco a saúde ou a integridade física dos profissionais? Sendo assim, é importante garantir o uso de materiais adequados. Por exemplo, não improvise cadeiras, bancos ou mesas para servir de suportar aos colaboradores. Além disso, todos os objetos que possam atrapalhar a limpeza e apresentar riscos de queda devem ser retirados.
Determinados produtos químicos também devem ser bem utilizados e armazenados, de acordo com as normas escritas nos rótulos dos itens e com os termos aprovados pelo Ministério da Saúde. Desse modo, a empresa evita problemas com a Justiça e garante o bem-estar de quem manuseia esses produtos. Todo profissional também deve utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs), que são definidos por técnicos em segurança do trabalho.
Normas da vigilância sanitária
Existem algumas determinações legais com a finalidade de assegurar a proteção da população de um determinado local. O objetivo principal é reduzir ou eliminar os riscos à saúde. No Brasil, o órgão responsável pelas regras é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Isso significa que a sua empresa precisa estar a par dessas normas para garantir a conformidade com a lei.
Produtos de limpeza utilizados
A seleção dos produtos utilizados para garantir a limpeza do local deve ser bastante criteriosa. Afinal, a escolha errada pode ocasionar danos no piso, nos móveis, nos carpetes e nos equipamentos, o que gera prejuízos significativos e um gasto desnecessário para a empresa. Assim sendo, contar com uma linha profissional de produtos e fazer a diluição correta desses itens, além de melhorar a qualidade da limpeza, pode gerar muita economia.
Limpeza de computadores e equipamentos eletrônicos
É muito comum que uma grande quantidade de poeira seja depositada com frequência nesses equipamentos. Afinal, pequenas frestas e orifícios já possibilitam a entrada de sujeiras com facilidade.
Normalmente, essas máquinas também exigem produtos e cuidados específicos para que não ocorram quebras, manchas ou ressecamentos nesses itens. O álcool por exemplo, elimina facilmente gorduras e sujeiras de equipamentos, mas pode ser agressivo para eles.
Profissionais especializados
Todos esses desafios mencionados exigem que a limpeza do ambiente de trabalho seja realizada por profissionais bem treinados e capacitados. Você pode optar por economizar no curto prazo e contratar aqueles que cobram preços mais baixos, no entanto, eles raramente oferecem um serviço seguro e eficiente.
Como consequência, você pode ter custos maiores a longo prazo, limpeza insatisfatória e até a ocorrências de acidentes. Para evitar tudo isso, não hesite em realizar a contratação de empresas especializadas na terceirização de serviços de limpeza que ofereçam qualidade.
Vantagens da terceirização de serviços de limpezas em fábricas
Então, sentiu curiosidade e quer descobrir as vantagens de terceirizar esse tipo de serviço? Confira logo abaixo!
Concentração em atividades que geram receita
As atividades cruciais de uma fábrica são aquelas que geram receita. Seja qual for o segmento do negócio, limpar o chão, esvaziar lixeiras, higienizar banheiros, lavar corredores e outras tarefas relacionadas, certamente, não favorecem seus produtos e serviços diretamente.
Manter as instalações da empresa sempre limpas e higienizadas é imprescindível, mas essa é uma função que pode ser facilmente realizada por uma prestadora de serviços especializada. Ao fazer isso, você pode, por exemplo, redirecionar o dinheiro que seria gasto com o pagamento de funcionários de limpeza para o recrutamento e a retenção de talentos. Afinal, os perfis profissionais certos podem contribuir mais efetivamente para o sucesso da corporação.
Redução de custos
Quando você decide pela contratação de uma equipe própria para fazer a limpeza do seu local de trabalho, verbas devem ser disponibilizadas para a compra de produtos de limpeza, equipamentos e mantimentos.
Além disso, há diversos direitos trabalhistas que devem ser respeitados, como salário, férias, 13º, plano de saúde e muitos outros benefícios que devem ser pagos aos colaboradores contratados. Esses custos geram um aumento considerável nas contas do seu empreendimento.
Já quando a limpeza é terceirizada, esses custos são responsabilidade da empresa contratada. Assim, ela fica encarregada de oferecer todos os benefícios, suprimentos, equipamentos e pessoal para a execução do trabalho.
Tempo otimizado
Com a especialização dos profissionais de limpeza, esses serviços podem ser executados com uma maior rapidez, garantindo a otimização do tempo. Para melhorar as vantagens, saiba que se houver uma tarefa que demande um período mais prolongado, isso também fica por conta da companhia contratada.
Maior qualidade nos serviços
A seleção de profissionais para o serviço de limpeza é realizada com mais propriedade por uma empresa com conhecimento no ramo. Isso porque ela está focada em encontrar candidatos capacitados, visando à qualidade dos serviços realizados, e já tem vivência nesse tipo de recrutamento. Além disso, os treinamentos para que os contratados melhorem os serviços prestados são de responsabilidade da empresa terceirizada.
Se a contratação passa a ser feita pela própria empresa, esse procedimento pode não ser bem fundamentado. Assim, os colaboradores selecionados não serão os melhores, o que pode causar muitos problemas. Portanto, melhor seria deixar tudo para quem entende do assunto, não é mesmo?
Substituição rápida
Quando um colaborador terceirizado tiver que se ausentar, como em caso de férias, licença médica ou demissão, a empresa de serviços fica a cargo de fazer a substituição do profissional de maneira rápida e eficaz, evitando que se perca a qualidade do serviço prestado.
Um processo de recrutamento normal demanda, em média, 15 dias. Portanto, o quadro de funcionários fica desfalcado por bastante tempo. No caso da prestadora terceirizada, a compensação é efetuada por meio do deslocamento do profissional substituto para o posto em que há falta de pessoal em poucas horas.
Suporte imediato
Ao assumir um compromisso com uma empresa especializada em limpeza de fábricas, você está contratando também todo o respaldo necessário para a realização do serviço. Por exemplo, quando ocorrer algum problema com qualquer integrante do quadro de funcionários, você pode solicitar o remanejamento daquele profissional sem custos e sem burocracia.
Por outro lado, em caso de necessidade de ampliação da equipe de limpeza, basta solicitar a inclusão de mais pessoas, atualizando seu contrato com a empresa terceirizada. Tudo muito simples, rápido e prático.
Importância de escolher uma boa empresa de terceirização de serviços de limpeza
Percebeu como vale a pena contratar uma empresa especializada no fornecimento de mão de obra para serviço de limpeza? Essa prática oferece um melhor custo-benefício e garante a eficácia e a rapidez ao contratar profissionais qualificados, treinados e que passaram por um rigoroso processo de seleção.
Afinal de contas, a confiança na hora da contratação é tudo. Pois bem, ter uma empresa especializada que oferece um quadro de trabalhadores experientes e proativos, sem que você precise concentrar suas energias nisso, economiza tempo e dinheiro.
Erros ao escolher uma empresa de terceirização
A fim de que você não tenha dores de cabeça, é necessário aprender algumas dicas para não se frustrar com a escolha da empresa de terceirização. Abaixo, confira os erros que devem ser evitados.
Não avaliar a experiência no mercado
É preciso se certificar de que a empresa contratada é séria, ética e comprometida com os serviços que oferece. Por isso, não deixe de pesquisar informações sobre ela na internet, ler comentários, pedir indicações, conferir quais são os seus clientes etc.
Não conferir se os colaboradores utilizam os EPIs
Conforme mencionado, os EPIs são equipamentos fundamentais para garantir a segurança dos profissionais em uma empresa. Por isso, é necessário garantir que a empresa contratada forneça tudo isso, bem como os conhecimentos técnicos sobre os produtos utilizados.
Não verificar se os profissionais têm treinamento
Além de garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, uma empresa terceirizada também deve oferecer treinamentos para que eles sejam orientados sobre os melhores produtos e os procedimentos que devem ser realizados.
Afinal, imagine se o profissional responsável pela limpeza usa o produto errado para tirar manchas e compromete os seus panos, tapetes e toalhas. Então, analise se a empresa contratada realiza treinamentos e reciclagens constantes, para que não se percam as inovações tecnológicas.
Não avaliar o atendimento
Ao pesquisar por empresas que terceirizam serviços de limpeza, é ideal verificar se o site da companhia é fácil de navegar e oferece um atendimento rápido e prático. A empresa não pode demorar muito para dar as respostas que você necessita.
Nesse sentido, avalie todo o atendimento da organização, desde o site até as ligações telefônicas. É fundamental que o contato seja cordial e que você sinta um real interesse da companhia em solucionar seus problemas.
Como escolher a melhor empresa de terceirização de serviços
Agora que você já sabe o que não fazer ao contratar uma empresa de terceirização de serviços, é preciso saber como escolher a melhor opção para o seu negócio. Confira nossas dicas abaixo.
Conheça a situação trabalhista da empresa
Mesmo que as funções de limpeza sejam terceirizadas, é importante não deixar de lado a garantia do cumprimento dos direitos trabalhistas. Portanto, ao escolher uma companhia que preste esse tipo de serviço, confira se ela está com todas as obrigações trabalhistas em ordem. Caso contrário, há a possibilidade de existirem problemas leves ou graves na organização, que podem prejudicar o andamento do seu negócio.
Verifique o posicionamento da empresa no mercado
De acordo com o posicionamento de mercado de uma empresa, é possível identificar:
- se ela é a mais especializada da região no ramo;
- se está em crescimento ou apresenta problemas financeiros;
- se a reposição dos funcionários é rápida, em casos de falta;
- se seus serviços são bem recomendados etc.
Garantir a resposta para essas perguntas, antes de decidir qual a melhor empresa de terceirização de serviços, é essencial para que a organização escolhida possa fornecer um trabalho de qualidade e que apresente um bom custo-benefício. Por isso, não deixe de consultar a opinião de outros clientes da companhia e pedir indicações. Também conheça mais sobre a estrutura da empresa, seu tempo de mercado, capacidade de atendimento etc.
Solicite a planilha de custos
Existem alguns custos obrigatórios, como encargos trabalhistas, benefícios, taxas administrativas, impostos etc. Se alguma empresa apresentar um valor muito baixo em relação às demais, pode significar que ela não cumpre com todos os custos obrigatórios como deveria.
Então, verifique no sindicato de limpeza quais são os benefícios obrigatórios, salários e os itens que devem ser contemplados na planilha de custos. Depois, verifique se a empresa cumpre com todos os requisitos. De acordo com a resposta, você já saberá qual companhia não contratar.
Procure entender qual é a tecnologia ou equipamento utilizado
Em algumas situações, utilizar determinados equipamentos pode ajudar a reduzir a quantidade de recursos humanos e a diminuir os gastos mensais. Por essa razão, conhecer mais sobre a tecnologia e os equipamentos utilizados para a limpeza do seu negócio pode mostrar se a capacidade dos prestadores de serviços oferece as vantagens esperadas.
Por exemplo, uma companhia que lida com produtos químicos pode necessitar de uma limpeza muito específica para garantir a qualidade no serviço, a não ocorrência de contaminação no ambiente e a ausência de outros prejuízos que possam ocasionar multas. Sendo assim, é importante se manter atento quanto a essa questão.
Priorize a unidade
Manter a unidade significa dizer que a prestadora de serviços contratada deve ter um perfil de colaborador que se encaixe na cultura organizacional da sua própria empresa e que possa assumir os valores que ela defende.
Afinal de contas, para o público externo e seus clientes, um negócio é visto como um só, e é assim que ele deve se apresentar. A vantagem de priorizar companhias cujos funcionários preencham esses requisitos mencionados é não precisar gastar com a seleção de profissionais e recrutamentos para garantir a contratação dos perfis adequados.
Identifique a demanda da sua própria empresa
Antes de começar a escolha da melhor prestadora de serviços de limpeza, você deve analisar o que sua organização necessita nessa área. Por exemplo, verifique se a contratação só vai englobar a limpeza na área externa, como estacionamentos, ou também na área interna, como banheiros e salas. Com base nessa resposta, você já tem a relação de todos os serviços demandados.
Busque um orçamento de forma ágil
A partir do maior número de especificações técnicas possíveis, torna-se mais fácil pedir um orçamento de acordo com sua necessidade e escolher uma empresa que passe um valor mais próximo da realidade.
Como você já deve ter outras demandas dentro do negócio, é fundamental não perder muito tempo com o envio do orçamento pelas terceirizadas. Isso quer dizer que sua avaliação também deve incluir o tempo que elas levam para enviar uma proposta.
Esperamos que as informações sobre terceirização de serviços de limpeza em fábricas tenham convencido você a cogitar a contratação de uma empresa especializada no ramo. Afinal, conforme mencionamos, há diversos desafios enfrentados para garantir uma limpeza de qualidade e que esteja de acordo com as normas de segurança. Isso pode ser superado com mais facilidade ao contratar colaboradores treinados e capacitados.
Aproveite essa oportunidade e entre em contato com a Solution Services. Será um prazer tirar todas as suas dúvidas e apresentar nossas soluções!