Categoria: Redução de Custos

  • Descubra as vantagens de implementar a gestão de manutenção na sua empresa

    Descubra as vantagens de implementar a gestão de manutenção na sua empresa

    Quando acontece um problema técnico, isso envolve diversos prejuízos. Entre eles podemos destacar as questões financeiras, os atrasos na produção e até mesmo acidentes envolvendo os colaboradores.

    O grande ponto é que esses prejuízos podem ser evitados a partir do momento que a empresa conta com uma boa gestão de manutenção, que consiste em um conjunto de ações para supervisionar se todos os equipamentos estão funcionando corretamente.

    Existem 2 tipos de manutenções: as planejadas e as não-planejadas. As planejadas são preventiva, preditiva e corretiva, enquanto a não-planejada é a manutenção corretiva — aquela que acontece quando um equipamento para por falta de monitoramento. 

    Portanto, a gestão de manutenção é fundamental em qualquer empresa. Conheça os benefícios para a indústria!

    Maior produtividade

    É claro que um dos maiores benefícios de investir em gestão de manutenção é a possibilidade de aumentar a produtividade na indústria. Dessa forma, o investimento nesses processos fazem com que o ciclo produtivo seja mais positivo. 

    Produtos mal conservados ou em estado ruim afetam diretamente a produtividade, uma vez que o desempenho das ferramentas fica muito abaixo do padrão esperado — o que afeta a qualidade dos produtos fabricados. 

    Além disso, as manutenções evitam que quebras e falhas nos equipamentos gerem paradas que não foram programadas. Assim, a gestão adequada só permite que as máquinas parem em momentos determinados para realizar processos de prevenção.

    Diminuição de custos

    Não é difícil imaginar que, a partir do momento que a indústria conta com um plano de gestão de manutenção, os custos logo serão reduzidos — afinal os equipamentos passam a receber manutenções regulares.

    Desse modo, é fácil fazer o comparativo entre a manutenção corretiva e os processos preventivos. Os cuidados com o maquinário e a prevenção por meio de manutenções é bem mais barato, além de garantir que os equipamentos funcionem de forma mais eficiente. Portanto, essa também é uma maneira de ter mais economia na empresa.

    Aumento da segurança

    segurança é um assunto de extrema importância na indústria. Máquinas bem conservadas são programadas para trabalharem dentro de padrões, e o plano de manutenção é o que garante que isso aconteça. Caso aconteça um problema em um equipamento, a segurança da equipe fica comprometida.

    A prevenção de acidentes é um dos fatores mais importantes para investir na gestão de manutenção. Por meio das manutenções são feitas checagens periódicas e realizadas ações como a troca de peças, lubrificação e outros cuidados.

    Maior vida útil dos equipamentos

    O maquinário na indústria costuma ter um tempo de vida útil longo, mas esse período pode ser reduzido pelo mau uso, falta de manutenção e outras atitudes. Nesse sentido, o gerenciamento é essencial para prolongar e aproveitar ao máximo o potencial dos equipamentos.

    A vida útil das máquinas ajuda a evitar que sejam feitas novas aquisições que mexem com a saúde financeira da indústria. Afinal, com os devidos cuidados, os equipamentos e ferramentas podem durar muito mais sem perder a qualidade. Até mesmo o repasse desse maquinário se torna mais fácil, já que os ativos ficam conservados.

    A implementação da gestão de manutenção é uma medida fundamental. Um dos primeiros passos é contar com uma empresa parceira que contribua para encontrar os melhores profissionais e que tenha credibilidade no mercado. Atendemos diversos setores, como a indústria, hospitais, galpões e outras empresas.

    Então, conte a Solution Services para encontrar uma boa marca de prestação de serviços que ajude na sua indústria! Entre em contato conosco!

  • Saiba como escolher empresas de limpeza em Goiânia

    Saiba como escolher empresas de limpeza em Goiânia

    Encontrar empresas de limpeza em Goiânia é uma tarefa que pode ser muito facilitada com algumas orientações e dicas sobre a terceirização de serviço. Se você precisa fazer uma contratação segura, que garanta a limpeza de um prédio comercial, condomínio e outros espaços, precisa se informar bem sobre esse assunto.

    A terceirização de serviços é cada vez mais uma via que facilita diversos setores em um negócio e reduz custos. O contrato com uma empresa séria, que garanta diversas atuações que você necessita, garante mais eficiência e menos preocupações para contratar pessoal interno. Ainda, as despesas com treinamento e custos trabalhistas também são eliminadas ao contar com uma terceirizadora.

    Você já sabe quais são os critérios aos quais deve se atentar na hora de fazer a escolha? Confira este post com várias orientações sobre o assunto!

    Verifique registros e certidões

    É de suma importância que registros em juntas comerciais, cartórios e outros locais de importância jurídica e fiscal estejam em dia. Esses documentos fornecem segurança para contratar uma organização idônea e que cumpre a lei a rigor. Ou seja, as chances de cair em um golpe ou em outro problema de caráter jurídico são nulas quando tudo está correto nesse sentido.

    Faça um orçamento você mesmo

    Faça uma busca pelos negócios que são próximos e que atendem a localidade em que você necessita dos serviços. Esse método é indicado tanto para fazer a compra de itens pessoais quanto para a contratação de uma empresa de limpeza em Goiânia.

    Dessa maneira, você poderá observar também as diferenças nos pacotes de serviços oferecidos por diferentes empreendimentos, bem como seus valores. Desconfie de preços muito baixos e atente-se aos serviços oferecidos por aquelas com valores muito altos. Buscar o equilíbrio entre serviço e valor é a melhor opção.

    Analise a experiência no mercado

    Avalie qual é experiência de mercado da empresa que você pretende contratar. Veja o site e redes sociais, pois canais atualizados indicam seriedade. Ainda, converse com clientes que já foram atendidos por ela. Tudo isso oferece respaldo para a contratação.

    Pesquise sobre a solidez do negócio

    Veja qual é a tradição e o porte da empresa. Isso não é um aviso para não contratar uma companhia nova, mas se há outras com tradição no mercado, é muito mais seguro optar por elas.

    Confira os padrões de qualidade das ferramentas usadas

    Veja o quadro pessoal da terceirizadora, a qualificação técnica e os equipamentos utilizados para a prestação de serviços. Ferramentas de trabalho em boas condições, bem como atualizadas com o mercado, indicam que a companhia investe bem em sua mão de obra e estrutura física. Não se esqueça de se certificar se ela atende aos requisitos de sua categoria, normas de segurança e de qualidade, como o padrão ISO.

    Goiânia é uma cidade bem-estruturada e conta com diversos empreendimentos que terceirizam serviços. Contudo, a grande oferta dessas companhias exige que você faça uma pesquisa profunda em busca das melhores opções em vez de optar por alguma somente avaliando o preço.

    Portanto, quando for contratar empresas de limpeza em Goiânia, avalie-a com base em todas as dicas que demos para que sua escolha seja certeira. Isso trará tranquilidade no andamento de seu trabalho e, principalmente, vai melhorar a relação com clientes e fornecedores que usam o espaço em que os serviços são realizados.

    Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços de limpeza e outras frentes terceirizadas para sua empresa!

  • Habilidades de uma recepcionista: saiba quais são as essenciais

    Habilidades de uma recepcionista: saiba quais são as essenciais

    A recepção é o primeiro lugar que as pessoas têm contato físico com uma empresa, portanto, é necessário que os profissionais que ali trabalham sejam suficientemente capacitados para causar uma excelente primeira impressão ao cliente. Para isso o gestor precisará conhecer quais são as habilidades de uma recepcionista e contratar as profissionais dotadas delas.

    Para ajudá-lo nesse objetivo, redigimos este conteúdo que explicará a real importância da recepcionista na empresa, quais são as qualidades imprescindíveis de uma e, no fim, como você pode encontrar uma boa recepcionista. Confira!

    Qual é a importância da recepcionista para a empresa?

    A recepcionista é uma peça-chave no atendimento e satisfação dos consumidores, pois a sua forma atuação impactará diretamente nas decisões dos clientes. Se a profissional não estiver preparada para trazer simpatia, harmonia e uma impressão agradável, o negócio poderá sofrer com redução de vendas, prejuízos à imagem da empresa e menor taxa de fidelização.

    O papel da recepção vai além de conquistar os clientes e também traduz a imagem do negócio aos parceiros, fornecedores, investidores e até fiscais.

    Quais são as principais habilidades de uma recepcionista?

    As qualidades da recepcionista dizem respeito à sua capacidade de atender às necessidades dos visitantes e transmitir a imagem desejada da empresa. Veja quais são elas abaixo.

    Paciência

    Muitas vezes o próprio visitante não sabe o que está procurando na empresa. Nesse caso será necessário que a recepcionista tenha paciência para lidar com o indivíduo. Também haverá situações em que o cliente estará estressado e gerará situações constrangedoras, mas ela deverá manter a compostura e tomar as atitudes adequadas.

    Organização

    A atividade de recepcionista não é simples, já que a profissional deverá fazer agendamentos, informar os colaboradores e gestores, repassar contatos, receber, anotar ou repassar informativos, recados, comunicados importantes e muito mais. É crucial que ela seja bastante organizada para não prejudicar a rotina da empresa.

    Boa comunicação

    A profissional deve saber se comunicar bem com pessoas de diferentes perfis, fornecer respostas adequadas, completas e de forma ágil às perguntas dos visitantes. Ela deve fornecer um atendimento personalizado para agradar ao máximo o cliente.

    Proatividade e autonomia

    É comum que a recepcionista se depare com problemas que ela mesma deverá resolver, nesse caso ela precisará agir com proatividade e tentar solucionar a questão por conta própria. Caso ela não consiga fazê-lo, também deverá saber para quem deve solicitar ajudar.

    O gestor deverá analisar tanto as hard skills (capacidades técnicas) como as soft skills (habilidades interpessoais) da profissional a ser contratada. Mas é importante saber que as pessoas não nascem com essas qualidades, elas são desenvolvidas com a realização de cursos de capacitação, treinamentos e experiência na área.

    Como escolher uma boa recepcionista para o negócio?

    Não é fácil encontrar uma recepcionista dotada das habilidades desejadas, já que poucas pessoas buscam se especializar por conta própria nessa área. Além disso, é preciso despender muito tempo, capital e esforço para encontrar a profissional ideal.

    A melhor solução para esse problema é optando pela terceirização do serviço, em que uma empresa (terceirizada) fornecerá profissionais mais qualificados para satisfazer às necessidades do seu negócio. Isso traz diversos benefícios para sua empresa, como:

    • economia: não é preciso arcar com um processo seletivo ou encargos trabalhistas, pois você pagará apenas a quantia contratada mensalmente com a terceirizada;

    • profissionalismo: a empresa fornecerá recepcionistas qualificadas, treinadas e experientes na atividade;

    • redução de riscos: sua empresa não será primariamente responsável pelos encargos trabalhistas dos profissionais;

    • flexibilidade: as empresas poderão contratar livremente os valores, formas de pagamento, prazos etc.;

    • desburocratização: tanto a contratação como o encerramento do contrato são simples, além de ser possível trocar de recepcionista quando for necessário sem realizar um novo processo seletivo.

    São diversas as habilidades de uma recepcionista que precisam ser desenvolvidas para que ela possa realizar suas atividades adequadamente, mas pode ser muito difícil encontrar uma profissional dotada delas, sendo bastante recomendável terceirizar o serviço.

    Quer ter os melhores profissionais na sua recepção e outras atividades-meio do seu negócio? Entre já em contato conosco da Solution Services e saiba como resolveremos seus problemas!

     

  • O que preciso analisar antes de contratar serviço de recepção? Descubra!

    O que preciso analisar antes de contratar serviço de recepção? Descubra!

    A recepção consiste em um dos primeiros pontos de interação entre o cliente e a organização, sendo a partir desse contato que o seu consumidor consegue alcançar as primeiras impressões sobre sua empresa. Desse modo, saber contratar serviço de recepção apresenta uma elevada importância para certificar que a imagem de sua instituição seja transmitida de maneira satisfatória.

    Entretanto isso só é possível com colaboradores preparados e qualificados para efetuar essa ação com eficiência, levando em consideração que eles representam a sua instituição e são o cartão de visita do seu empreendimento.

    Desse modo, as instituições precisam dar total atenção a este atendimento, investindo em uma recepção que possa informar, direcionar e comunicar os visitantes da organização com eficiência. Continue a leitura e saiba o que é preciso analisar antes de contratar serviço de recepção!

    Qualidade do serviço

    O que se espera de toda empresa é que ela apresente boa qualidade de serviço e que os profissionais tenham boa postura, visto que é por meio deles que os clientes tiraram suas próprias conclusões a respeito da instituição.

    Nesse sentido, quando se trata da recepção, a postura adquirida precisa ser mostrada no primeiro instante, com a finalidade do empreendedor conhecer a qualidade de serviço oferecido pela sua empresa.

    Assim sendo, é primordial que os profissionais tenham um vocabulário propício, se comunicando educadamente e, o mais essencial, sempre mostrando o quanto o negócio se preocupa em atender às necessidades com boa qualidade e excelência.

    Histórico

    Antes de contratar serviço de recepção, é fundamental analisar sua reputação e seu histórico. Nessa situação, é primordial avaliar se a prestadora apresenta uma estrutura de qualidade para atender às necessidades e às demandas das operações, se os colaboradores e os responsáveis técnicos são verdadeiramente capacitados. 

    Sendo assim, é interessante procurar referências e indicações com outros clientes. Logo, solicite sempre as certidões negativas da organização e comprovante de idoneidade financeira para certificar que a contratante está de acordo com todas as suas obrigações financeiras e fiscais.

    Capacidade de atendimento

    É importante salientar que a recepção é o primeiro passo de acesso do cliente com a sua loja. É por meio destes colaboradores que os clientes de sua organização realizam sua identificação, esclarecem suas dúvidas ou fazem solicitação de determinado serviço. Dependendo do tamanho do estabelecimento, a recepção precisará atender visitantes de várias áreas: por exemplo, gestores, diretores, colaboradores, fornecedores, entre outros.

    Por isso, é necessário contratar serviços de recepção que sejam capazes de efetuar um bom atendimento e, assim, conseguir demonstrar a seriedade da companhia. Desse modo, o recepcionista deve manter continuamente a cordialidade e o respeito, recepcionando sempre com muita simpatia, lembrando-se sempre de que está em um local de trabalho.

    Portanto, as vantagens deste tipo de serviço são enormes, por isso, é fundamental contar um uma boa empresa no memento contratar serviço de recepção. Assim sendo, a Solution Services é uma organização de terceirização de serviços focada nos setores de limpeza, controle de acesso e recepção. O benefício para a empresa que contrata a terceirização é a procura maior da qualidade de serviços e a diminuição de custos com funcionários e encargos trabalhistas.

    Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Então entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

  • Empresas terceirizadas de limpeza escolar: como fazer a contratação?

    Empresas terceirizadas de limpeza escolar: como fazer a contratação?

    Toda instituição de ensino deve contratar empresas terceirizadas de limpeza escolar para manter o local devidamente higienizado, já que isso impacta positivamente na imagem da entidade e na saúde daqueles que circulam no local.

    Como se trata de um serviço fundamental para qualquer instituição, redigimos este artigo em que trazemos a real importância de manter a limpeza local e, após, listamos o que você deve considerar na escolha das empresas terceirizadas. Confira!

    Qual a real importância da limpeza escolar e da higiene do local?

    Manter o ambiente escolar higienizado é importante pelo fato de ajudar a proteger a saúde e prevenir diversas doenças — oriundas do contato com ácaro — das pessoas que circulam diariamente no estabelecimento.

    Além disso, locais bem arejados, organizados e limpos causam uma sensação de conforto aos alunos e professores. Porém, a limpeza desse tipo de estabelecimento não é simples, já que há um constante fluxo de pessoas.

    Para garantir a higienização constante e a qualidade do serviço, será necessário contratar uma empresa terceirizada especializada em limpeza escolar.

    Como escolher empresas terceirizadas de limpeza escolar?

    Observe a idoneidade da empresa

    Idoneidade significa ser honesto, íntegro e competente, assim você deve se certificar de que a empresa envie colaboradores confiáveis, com capacidades técnicas para o trabalho e que aja com profissionalismo e formalidade, ou seja, sem atitudes que causem algum tipo de constrangimento.

    Para averiguar essa qualidade você pode buscar uma empresa com ampla experiência de mercado e pesquisar sua reputação.

    Pesquise avaliações de outros clientes

    O boca a boca também será um forte aliado na escolha da empresa, já que a opinião de alguém que já experimentou o serviço é valiosa. É possível que as empresas terceirizadas forneçam avaliações de seus clientes, porém, você pode se dirigir às instituições e pedir recomendações.

    Também pergunte quais são os pontos fortes e fracos de cada empresa, o custo-benefício, a idoneidade, se passou por problemas etc.

    Saiba como é o treinamento da mão de obra

    Como é feita a qualificação e o treinamento dos colaboradores é um importante fator na escolha, já que um profissional bem treinado sabe qual técnica deverá ser utilizada em cada situação e está apto a enfrentar situações imprevistas.

    Assim que você entrar em contato com a terceirizada, questione como são realizados os treinamentos dos funcionários e verifique se ela preza pela agilidade e segurança, bem como se os profissionais aprendem técnicas específicas para limpeza de ambientes profissionais.

    Verifique as ferramentas e produtos utilizados

    O uso correto das ferramentas, dos EPIs e a qualidade dos produtos deve estar na sua lista de prioridades na análise da terceirizada. Veja se as técnicas aplicadas economizam água, energia elétrica e os produtos. Além disso, é preciso observar se cada produto é usado sobre as superfícies e objetos corretos, evitando que eles sejam danificados.

    Considere o atendimento

    Durante o contato com a empresa, analise a qualidade do atendimento realizado em todas as etapas do contrato. A terceirizada deve buscar solucionar seus problemas, ser cortês e manter uma relação agradável com a contratante.

    Verifique se há amplos canais de comunicação e pesquise sobre o atendimento no pós-venda (após a contratação) com antigos contratantes.

    Na escolha das empresas terceirizadas de limpeza escolar é muito importante optar por uma de qualidade e que seja bem conceituada no mercado, como a Solution Services. Com mais de 12 de mercado, essa é uma empresa focada na qualidade e na entrega de bons resultados nas áreas de conservação, limpeza, portaria e administrativo.

    Quer ter à sua disposição profissionais de limpeza qualificados, idôneos e experientes? Acesse nosso site para conhecer nossos serviços!

  • Já ouviu falar em custo de oportunidade? Entenda melhor o que é!

    Já ouviu falar em custo de oportunidade? Entenda melhor o que é!

    Você sabe o que significa o custo de oportunidade? Esse conceito faz referência, de forma superficial, entre as escolhas feitas por uma pessoa em optar por um investimento A em detrimento do outro.

    Vale destacar que em todas as decisões que nós tomamos há renúncia de alguma coisa. Quando se decide trocar de profissão, por exemplo, renuncia-se às funções com as quais está acostumado, passando a executar novas atividades. O custo de oportunidade avalia justamente se essa decisão vale a pena ou não.

    Realmente, essa questão é extremamente relevante, não é mesmo? Pensando nisso, neste post falaremos detalhadamente o que é o custo de oportunidade, quais são os seus principais tipos e como medi-lo. Acompanhe a seguir. 

    O que é o custo de oportunidade?

    O custo de oportunidade é o preço que se paga por renunciar algo. Vamos dar um exemplo para que esse conceito fique mais claro. Imagine que você deseja descansar durante as suas férias e fazer uma viagem internacional. No entanto haverá um evento familiar no mesmo dia.

    Nesse caso, você avaliará os prós e os contras de cada decisão. Perceba que caso escolha fazer a viagem, você renunciará a estar junto com a família no evento. O contrário também é verdadeiro: caso decida comparecer ao evento, deixará de fazer o passeio.

    Quais são os principais tipos?

    Existem quatro tipos de custo de oportunidade. Entre eles estão o escondido, aberto, ambiental e contábil. Abordaremos sobre cada um deles a seguir. Continue lendo!

    Escondido

    Não há muito segredo em relação a esse termo. Como o próprio nome já diz esse conceito faz referência ao custo que não está exposto, ou seja, escondido. Nessa categoria leva-se em consideração o custo total que está relacionado a cada decisão. Caso tenha feito, por exemplo, um investimento na bolsa de R$150,00 e tenha pago R$10,00 de corretagem (taxa para realizar transações na bolsa de valores), o custo escondido será de R$160,00.

    Aberto

    O custo de oportunidade aberto não leva em consideração os conceitos de camuflagem ou embutimento de cursos presentes em diversos produtos, ou seja, o valor não é incluso de forma automática em uma determinada decisão.

    Imagine que você deseja ir ao estádio e pague R$100,00 pelo ingresso. No local, você decide comprar alguns alimentos para consumir no valor de R$15,00. Nesse caso a segunda quantia não é considerada no custo de oportunidade aberto, portanto o custo é de R$100,00.

    Ambiental

    Nesse momento é avaliado o valor máximo que poderia ter sido obtido pelo uso de um recurso da natureza. Um exemplo seria o custo de não desmatar uma área que não seja de preservação ambiental. Nesse caso, a agricultura poderia deixar de ganhar com atividade renunciada. 

    Contábil

    Essa última categoria representa o oposto de oportunidade em relação a quanto uma determinada companhia teve o seu lucro sacrificado ou reduzido por ter investido o dinheiro em uma atividade em detrimento de outra.

    Como medir o custo de oportunidade?

    Não há uma fórmula exata, pois o custo de oportunidade depende de cada situação. Imagine que está saindo para comer no shopping. No local, você gastaria R$30,00 com a comida e mais R$20,00 com o estacionamento.

    Após refletir sobre esses valores, você pensaria em comer em casa. Nessa situação, o gasto seria de R$10,00. Considerando esse exemplo, caso decida comer no shopping, você estaria abrindo mão de economizar R$40,00.

    O custo de oportunidade é um conceito extremamente relevante, ainda mais para as empresas que precisam reduzir os gastos com intuito de melhorar o lucro e, assim, garantir a continuidade das atividades. Nesse sentido vale muito a pena investir em facilities. Isso porque a organização é beneficiada com a melhor qualidade dos serviços e a diminuição dos gastos com funcionários e encargos trabalhistas.

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  • Passo a passo: aprenda agora como calcular o ROI no seu negócio

    Passo a passo: aprenda agora como calcular o ROI no seu negócio

    Todo empreendimento precisa ser avaliado por meio da análise de diversas métricas financeiras e operacionais. Calcular o ROI é extremamente importante para saber quais as possibilidades de se recuperar o que foi investido no negócio. Afinal, não faz sentido gastar dinheiro sem que haja perspectivas de retorno, pois seria melhor aplicar em um título bancário.

    Neste artigo, você poderá entender melhor o que é esse indicador e o que deve ser considerado em seu cálculo. Vamos em frente!

    O que é o ROI?

    ROI é a sigla para Return on Investiment, ou retorno do investimento. É um conceito financeiro que mede a rentabilidade de se aplicar uma determinada quantia de dinheiro em algo — por exemplo, um negócio. Existem vários métodos para determinar o ROI, e o mais comum é dividir o lucro líquido pelo total de ativos.

    Normalmente, é calculado em dois momentos. Primeiro, antes de se fazer o investimento, com base em projeções. Você pode pegar os valores de expectativas de receitas durante o período considerado, que geralmente leva em conta a vida útil do investimento, diminuir os custos e despesas associados à operação e dividir o resultado pelo valor do investido.

    Por exemplo, vamos supor a compra de um equipamento por R$ 200 mil. Com ele, será possível produzir itens que serão vendidos por 10 reais, a um custo total de 6 por unidade. A expectativa é vender 1.000 produtos por mês, e a vida útil da máquina foi estimada em 10 anos. Ou seja, o lucro da operação seria de R$ 4.000 mensais, ou R$ 480 mil em todo o período. O ROI, então, seria de 240%.

    Posteriormente, é possível calcular o ROI efetivo, fazendo a mesma conta, porém com os valores reais observados. Isso é importante até para comparar o que foi estimado com o que, de fato, aconteceu.

    Por que é importante calcular o ROI?

    O cálculo do ROI é, sem dúvidas, uma das principais formas de avaliar financeiramente uma iniciativa. Ele é imprescindível quando você pensa em abrir uma empresa, bem como quando está avaliando a aplicação de dinheiro na compra de um maquinário, na abertura de uma filial ou, mesmo, em ações de marketing.

    O ROI é uma das métricas utilizadas para nortear as decisões. Se você não conseguir determinar o quanto espera obter de retorno em um investimento, todas as suas ações serão realizadas ao acaso, sem qualquer balizamento que as justifique.

    O ROI é um ponto de partida útil para estabelecer uma avaliação. Ele deve ser calculado sempre, mesmo que se trate de uma iniciativa similar à outra que já foi realizada anteriormente. Afinal, as condições mudam constantemente, e é difícil garantir que tudo acontecerá da mesma forma.

    Ao avaliar seu ROI, busque a comparação com outras opções de investimento, com dados setoriais e com seu próprio histórico de dados. Encontrar um ROI positivo não é necessariamente um sinal de sucesso, se o que você encontrou estiver abaixo das alternativas.

    Pode ser que precisará de esforço adicional para otimizar os valores investidos, para melhorar a projeção de receitas ou, mesmo, reduzir os custos associados. Quanto melhor for sua expectativa de retorno sobre uma ação, maiores serão suas chances de criar vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Por isso, jamais se deve deixar de calcular o ROI.

    E então, você já adota essa prática em seu negócio? Deixe seu comentário aqui no post com suas experiências a respeito!

  • Entenda a real importância do plano de gestão de resíduos para shoppings

    Entenda a real importância do plano de gestão de resíduos para shoppings

    O plano de gestão de resíduos é um modelo de gerenciamento que impõe a toda equipe da sua empresa, incluindo todos os funcionários e profissionais, tratar e destinar todos os resíduos produzidos de forma correta e seletiva. 

    O desenvolvimento desse plano serve de mapa para que a sua empresa seja direcionada e aprenda a realizar o descarte de forma correta. Vale ressaltar também que a realização desse projeto é imprescindível nos shoppings, visto que são áreas que devem ser utilizadas como exemplo para todo o corpo social.

    Dessa forma, neste post falaremos de inúmeros outros fatores sobre como realizar esse plano de gestão de resíduos. Por isso, continue a leitura e confira!

    Quais os passos para realizar o plano de gestão de resíduos?

    Inúmeras são as formas de se realizar o gerenciamento dos resíduos nos shoppings. Os resíduos podem ser destinados a uma indústria de compostagem, um biodigestor ou alguma outra fonte de reciclagem.

    Listaremos a seguir os principais direcionamentos que devem ser seguidos.

    Segregação

    Essa parte serve para separar de forma correta todos os resíduos presentes no shopping, que devem ser classificados de acordo com a sua forma e composição. Esse processo é realizado também com intuito de evitar a mistura de diversos resíduos que não são compatíveis, visto que o agrupamento de alguns pode gerar inúmeros empecilhos, como explosões e a geração de gases tóxicos e/ou inflamáveis.

    Acondicionamento

    Essa parte é justamente a correta destinação dos resíduos, sendo de suma importância que os shoppings possuam lixeiras destinadas a cada tipo de resíduo. A exemplo: metais, orgânicos, vidro, plástico. Desse modo, facilitará a coleta sanitariamente adequada.

    Armazenagem

    É o processo de estocagem dos resíduos, que já foram separados de acordo com a sua característica, nos locais adequados e direcionados para esse fim. Logo, esses departamentos de resíduos devem ser moldados em quatro repartições: resíduos orgânicos, materiais recicláveis, rejeitos de construções e resíduos tóxicos.

    Coleta e transporte

    Agrupar os resíduos na hora da coleta, transportando-os de forma biologicamente e quimicamente correta, é imprescindível. A seguir, eles devem ser colocados em coletores adequados e sempre direcionados em caminhos seguros até o seu destino final.

    Tratamento

    Diante da era tecnológica e capitalista, muitos resíduos são submetidos a elevadas cargas de substâncias tóxicas, seja para a manutenção do produto, seja para o seu rápido descarte, gerando a famosa obsolescência programada. Diante disso, é imprescindível que, antes de realizar o descarte, haja operações de tratamento nos resíduos. Assim, eles poderão ser reutilizados ou reciclados.

    Disposição final

    Essa é a etapa final do processo, visto que é onde se estabelece a disposição final de acordo com a natureza química e biológica dos resíduos. Eles podem ser destinados a usinas de compostagem, aterro controlado ou incineração  que é o menos recomendável, visto que gera inúmeros gases poluentes.

    Além do descarte, é fundamental que se realize a reciclagem e a reutilização de resíduos, pois são vias mais ecologicamente sustentáveis.

    Quais os tipos de resíduos existentes?

    Existem inúmeros tipos de resíduos. Assim, citaremos a seguir os que estão em maior quantidade no meio ambiente:

    • resíduos de limpeza urbana;
    • resíduos industriais;
    • resíduos de serviços de saúde;
    • resíduos de construção civil;
    • resíduos de serviços de transportes.

    Agora que você já sabe qual a importância do plano de gestão de resíduos para shoppings, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Confira também nosso post que trata sobre as melhores práticas na limpeza de shopping center!

  • Limpeza de piso de shopping – 4 dicas fundamentais para melhorar a

    Limpeza de piso de shopping – 4 dicas fundamentais para melhorar a

    São centenas de pessoas que circulam nos shoppings todos os dias. Seja para fazer compras, curtir momentos de lazer ou fazer uma refeição. Para que a experiência dos clientes seja positiva, é fundamental que a limpeza de piso de shopping seja adequada e bem-feita.

    Para ajudá-lo a atingir esse objetivo, apresentamos nos tópicos abaixo as 4 melhores práticas para tornar a limpeza do piso impecáveis, conservar as áreas e satisfazer melhor os clientes do shopping! Boa leitura!

    1. Adquira os produtos adequados para o piso do shopping

    Como o local está sujeito a um desgaste pelo grande fluxo de pessoas, os pisos dos shoppings devem ter alta resistência ao impacto. Como também ter um nível elevado de estética.

    Os colaboradores devem ter bastante cuidado com a superfície. Assim, uma limpeza mal feita pode causar danos como manchas, rachaduras e rugosidades. Ou seja,  comprometer a segurança dos clientes.

    Os pisos mais aplicados nos shoppings são os encerados ou os chamados pisos frios, que são os de porcelanato e cerâmica. É necessário que os responsáveis pela limpeza identifiquem o material e apliquem o produto de limpeza mais adequado para o tipo de piso.

    2. Faça a correta higienização da praça de alimentação

    A praça de alimentação deve ter cuidado dobrado na limpeza, já que é onde milhares de pessoas se alimentam todos os dias. Cada shopping tem um tipo de praça, que varia conforme a disposição das mesas, tamanho, dimensionamento etc.

    Antes de começar a limpeza, é preciso planejar e ter uma equipe dimensionada conforme o tamanho da praça. Durante o dia os colaboradores devem realizar a higienização das mesas.

    Já a limpeza do piso deve ser feita com mop e carrinhos funcionais. E também, os produtos recomendados são detergentes neutros e desengordurantes. No período devem ser realizados os serviços mais complexos, já que estará vazio.

    3. Estabeleça procedimentos adequados

    A qualidade de trabalho e a produtividade da equipe de limpeza estão diretamente interligadas aos procedimentos e planejamentos desenvolvidos.

    Muitas empresas fornecem manuais que ensinam os colaboradores como eles devem realizar cada uma de suas atividades. Assim, isso garante que eles consigam resultados satisfatórios.

    Porém, um dos aspectos mais importantes dos procedimentos é a padronização. Afinal, é essencial que as equipes exerçam as atividades com o mesmo nível de qualidade.

    Para isso, é preciso assegurar que todos os colaboradores recebam bom treinamento. Portanto, sigam as mesmas orientações, garantindo a satisfação dos clientes do shopping.

    4. Contrate empresas especializadas para limpeza de piso de shopping

    No shopping é preciso ter equipes atuando em diferentes horários, bem como que atendam demandas específicas de acordo com a data, já que há dias que o estabelecimento terá mais movimento que outros e precisarão de mais pessoal para manter a limpeza.

    Além disso, a necessidade do pessoal também depende do local, tamanho do espaço, tipo de superfícies e nível de sujeira a ser removida.

    Essa é uma atividade que exige dos colaboradores bastante treinamento. Bem como conhecimento sobre os produtos do mercado e correta utilização de cada um. Por isso, a manipulação de diferentes acessórios de segurança e materiais é demandada. Para isso, recomenda-se que sejam contratadas empresas especializadas para isso.

    Essas companhias têm um pessoal excepcionalmente especializado, além de investir constantemente em suas capacitações e atualizações, o que permite que atendam às necessidades de qualquer ambiente.

    Tudo isso sem precisar contratar os colaboradores diretamente, o pagamento é feito conforme um acordo com a empresa especializada, o que traz redução de custos e aumenta a qualidade do serviço.

    A limpeza de piso de shopping é fundamental para manter o lugar agradável e atrativo para os clientes. Por essa razão, é um elemento que não pode ser ignorado e é imprescindível que a atividade seja feita por um pessoal qualificado.

    A Solution Services é uma organização de terceirização experiente e focada na limpeza de diversos ambientes, incluindo shoppings! Entre em contato conosco para conhecer a empresa!

  • O que é limpeza com hidrojateamento e quais as vantagens?

    O que é limpeza com hidrojateamento e quais as vantagens?

    Quer ver a equipe de limpeza da sua facility executando um serviço de qualidade? Então precisa equipá-los com ferramentas e técnicas adequadas para o trabalho. A limpeza com hidrojateamento, por conta do seu equilíbrio entre potência e simplicidade, pode ser justamente o que você está precisando!

    A seguir explicamos do que se trata a limpeza com hidrojateamento e também apresentamos as suas principais vantagens. Confira!

    Como é feita a limpeza com hidrojateamento?

    A limpeza com hidrojateamento consiste na utilização de jatos de água em alta pressão. Eles podem variar de 1.000 a 45.000 psi, a depender do equipamento e do tipo de limpeza que precisa ser feito. Além da força do jato, o hidrojateamento se utiliza da propriedade solvente da própria água. Isso faz limpezas profundas e até realizar desentupimentos.

    Em geral, essa técnica utiliza uma bomba e um motor específicos acoplados a um reservatório de água potável. Tudo isso culminando em alguma estrutura que permita locomoção. No caso de limpezas menos severas, é possível utilizar aparelhos de hidrojateamento com pressões inferiores a 5.000 psi. Eles são menores e conectam diretamente em torneiras.

    A potência do jato pode machucar, portanto é essencial que o funcionário que esteja utilizando o hidrojateamento seja treinado e encontre-se usando o EPI adequado.

    Quais são suas principais vantagens?

    São quatro as principais vantagens do hidrojateamento que explicam como essa técnica poderá otimizar a limpeza no seu prédio. Veja só!

    A limpeza com hidrojateamento proporciona uma limpeza profunda

    Alguns serviços requerem muito tempo e esforço da sua equipe e, desse modo, atrapalham toda a rotina de limpeza. Por isso, os jatos de alta pressão, você perceberá que essas tarefas ficarão muito mais rápidas, pois a limpeza com hidrojateamento lida muito bem com sujeiras incrustadas e remove inclusive resíduos químicos e tintas.

    Não utiliza produtos químicos

    Além de precisar de muita força, há sujeiras que não saem sem o auxílio de produtos químicos fortes, cuja utilização pode não ser adequada à sua facility por questões de segurança ou até mesmo por conta do odor. O hidrojateamento também dribla esse obstáculo, uma vez que utiliza apenas água.

    Otimiza o uso da água

    A limpeza com hidrojateamento é amigável com o meio ambiente tanto por não utilizar produtos químicos, tanto porque realiza a limpeza rapidamente, de modo que a água é utilizada por bem menos tempo e você acaba economizando este líquido durante o processo.

    Alcança locais difíceis de limpar

    A limpeza de locais difíceis de penetrar com ferramentas comuns é mais um cenário em que o hidrojateamento se destaca. Portanto, essas limpezas de ralos, calhas, caixas de gordura e encanamentos em geral ficam muito mais simples, porque não é necessário que nenhuma ferramenta entre nesses lugares difíceis, apenas o jato d’água.

    Se potência, simplicidade, versatilidade e otimização são palavras que você deseja associadas à sua gestão, então vale a pena considerar a adoção da limpeza com hidrojateamento na rotina da sua facility. Assim, temos certeza de que essa mudança tratá bons resultados!

    Gostou do nosso artigo? Então, continue conosco e aprenda o modo mais eficiente e seguro de fazer uma limpeza industrial!