Categoria: Dicas de Gestão Empresarial

  • Como integrar equipes terceirizadas com os colaboradores da empresa

    Como integrar equipes terceirizadas com os colaboradores da empresa

    A integração de equipes terceirizadas e colaboradores, se implementada, fará o negócio obter excelentes resultados. Normalmente, as equipes atuam de forma autônoma, mas isso em nenhum momento significa que elas não devam ser integradas. A ideia é construir o entendimento de que todos devem trabalhar em torno de um objetivo comum.

    Além de melhorar o clima organizacional, a integração de equipes também auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Se deseja entender melhor como integrar equipes, confira a seguir as principais etapas que separamos para você!

    Saber qual setor será terceirizado

    Existem muitas atividades que podem ser delegadas a uma empresa terceira. O intuito é permitir que a contratante trabalhe com maior foco naquilo que ela se propõe a entregar aos seus clientes. Logo, cabe aos gerentes identificar quais setores podem ser terceirizados, visando, em seguida, procurar no mercado um serviço terceirizado capaz de atender às necessidades do negócio.

    Criar rotinas que estimulam o trabalho colaborativo

    A integração de equipes vai além de tornar os profissionais mais colaborativos. Isso significa que é preciso estabelecer rotinas e fluxos de trabalho, de modo que sejam seguidos por funcionários internos e terceirizados. Dessa forma, a empresa incorrerá também em menos ineficiência, dada a definição de tais fluxos operacionais.

    Elaborar um manual

    A documentação também é primordial na integração de equipes. Na prática, o manual servirá de referência aos funcionários, sempre que estiverem em dúvida sobre como proceder em certas situações. Neste documento, deve-se especificar:

    • Quais os objetivos do trabalho colaborativo;
    • Como o trabalho será realizado;
    • Quais ferramentas serão adotadas.

    Realizar treinamentos

    Pode acontecer de alguns funcionários precisarem de treinamentos voltados à integração de equipes. Mesmo com um manual, o intuito de treinar é tornar esse pessoal apto a executar os processos com eficiência e colaboração, principalmente se houver alterações em suas rotinas convencionais de trabalho.

    Motivar os profissionais

    A motivação contínua dos profissionais é o que vai assegurar a efetividade da integração de equipes. Junto ao manual e aos treinamentos, o ato de motivar aumentará no funcionário a sensação de pertencimento ao negócio. Dito isso, algumas atitudes que podem auxiliar são:

    • Valorizar sempre que os funcionários fizerem o trabalho corretamente;
    • Se comunicar com clareza, evitando ambiguidades. Isso vale principalmente em relação às metas que o negócio deseja alcançar;
    • Dar boas condições de trabalho a essas pessoas. Na prática, isso envolve, entre outras coisas, organização, limpeza e ferramentas adequadas.

    Dar feedbacks

    A importância do feedback consiste em apontar os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Portanto, os funcionários sempre devem ter esse retorno, pois caso contrário, algumas falhas podem se perpetuar no negócio, diminuindo a efetividade da integração de equipes.

    Qual a importância de ser efetivo na integração de equipes?

    O trabalho se torna mais colaborativo e integrado quando as pessoas se colocam no lugar das outras. Isso é justamente o conceito de empatia, sendo que, à medida que ela é incentivada nas rotinas do negócio, os resultados tendem a ser visíveis. Da mesma forma, a humanização é outro ponto crucial nesse processo, visto que ela vai além da colaboração, promovendo também o respeito e a valorização pessoal do próximo.

    A integração de equipes terceirizadas ajuda o ambiente empresarial a ser mais humanizado, proporcionando maior fluidez ao trabalho. Dessa forma, todos os envolvidos só têm a ganhar, o que aumenta as chances de o negócio se desenvolver e se tornar uma referência no mercado.

    O que achou do artigo? Deixe aqui o seu comentário, pois estamos ansiosos para saber sua opinião sobre o tema!

  • Benefícios de contratar um controlador de acesso

    Benefícios de contratar um controlador de acesso

    O monitoramento das pessoas que desejam entrar no ambiente interno faz parte da rotina de empresas, escritórios, condomínios residenciais e comerciais. Naturalmente, isso demanda profissionais capacitados e bem treinados. Dentro desse contexto, é bastante recomendável saber o que faz um controlador de acesso e quais os seus benefícios.

    Trata-se de uma solução que promove a segurança do espaço, ajudando a assegurar a integridade física, o patrimônio e, no caso de prédios empresariais, até oferecendo orientações mais claras para clientes ou visitantes. Ficou curioso e quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!

    Afinal, o que faz um controlador de acesso?

    Como o próprio nome já diz, a função primordial de um controlador de acesso é controlar a entrada e saída de pessoas dentro de um espaço circunscrito, que pode ser um edifício de apartamentos, condomínio de casas, prédio comercial, empresas e assim por diante. Trata-se de um profissional muito requisitado nos dias de hoje, diretamente ligado à segurança. 

    O serviço tem tido uma alta procura também por proporcionar mais conforto, proteção e tranquilidade, tendo em vista que otimiza tarefas como a liberação de veículos, visitas e entregadores, controlando a movimentação, evitando aglomerações desnecessárias e agindo rapidamente em caso de qualquer situação inesperada.

    Quais as diferenças entre o controlador de acesso e o porteiro?

    Ao ler o que faz um controlador de acesso, é bem provável que tenha vindo à sua mente a imagem do porteiro. No entanto, embora as profissões guardem similaridades, existem diferenças relevantes. A maior delas reside no fato de o controlador não executar nenhuma outra atividade, agindo apenas na fiscalização da entrada ou saída das áreas internas. 

    Isso quer dizer que, caso surja outra tarefa ou mesmo dúvidas quanto à identificação dos visitantes, os mesmos serão direcionados para outro balcão, no qual o porteiro ou outro profissional especializado lidam com a situação. O controlador de acesso também não verifica ou faz a manutenção de equipamentos, fechamento de portas ou outros serviços do tipo. 

    Quais os benefícios de contar com um controlador de acesso?

    Um controlador de acesso pode ser extremamente útil para condomínios residenciais, prédios comerciais, lojas, shoppings, fábricas, distribuidoras, instituições de ensino e muito mais. Além de assegurar uma boa recepção, o profissional promover a verificação do acesso, poderá elaborar o cadastro e passar as devidas orientações, tanto para clientes quanto para visitantes.

    Notadamente em locais nos quais há grande quantidade de pessoas circulando, pode acabar sendo complicado fazer o gerenciamento. Uma opção muito inteligente é terceirizar o serviço com uma empresa especializada, que disponibilizará funcionários treinados e preparados para lidar com qualquer situação, administrando entradas ou saídas de forma bem mais eficiente.

    Agora você já sabe o que faz o controlador de acesso e viu como é benéfico contar com um profissional do tipo para gerir as entradas e saídas de qualquer local, não é mesmo?

    Gostou de aprender o que faz um controlador de acesso? Quer contar com ajuda especializada para transformar sua empresa em um local muito mais seguro e dinâmico? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!



  • Confira 4 tendências no gerenciamento de facilities

    Confira 4 tendências no gerenciamento de facilities

    Se você tem muitas tarefas e está com dificuldades para fazer o gerenciamento de facilities em sua empresa, acompanhar as tendências e saber como implementá-las no negócio pode ser uma boa opção. Ao atentar as novidades do mercado podem surgir alternativas interessantes a fim de otimizar sua rotina e tirar um peso de seus ombros.

    Assim, você pode focar na parte mais estratégica e proporcionar resultados ainda melhores para a empresa, otimizando suas chances de crescimento. Se você quer descobrir as principais novidades que estão presentes nesse mercado, continue a leitura e confira o conteúdo especial que preparamos.

    1. Investimento em práticas sustentáveis

    Adotar ações sustentáveis na empresa é cada vez mais importante. Por intermédio delas, a organização melhora o posicionamento de mercado. Nesse sentido, é fundamental investir não somente com os cuidados relacionados ao meio ambiente, mas também com aspectos sociais e econômicos importantes.

    Assim, você melhora a qualidade de vida de toda a sociedade ao redor da sua organização. Há soluções energéticas que podem aumentar a eficiência da empresa, como painéis solares e lâmpadas de led, uso de softwares e adoção de ações sociais que impactam as pessoas que interagem com o seu negócio.

    2. Apoio da tecnologia

    Um gestor de facilities que conta com a tecnologia como aliada consegue tirar um grande peso das costas. Isso porque é factível melhorar a gestão de diversos setores do negócio. Com ela, é possível criar um cronograma de limpeza, otimizar a sanitização de ambientes e tomar decisões baseadas em dados.

    Há ainda inovações que envolvem a internet das coisas e podem ser úteis para controlar luminosidade e temperatura de ambientes, medir o fluxo de pessoas e definir horários para efetuar manutenções de locais. Portanto, saber usar a tecnologia ajuda a ter maior eficiência na gestão de facilities.

    3. Reconhecimento do papel estratégico

    Diversas empresas já estão percebendo a importância de contar com um Gestor de Facilities para sua empresa. Por meio do suporte que esse profissional oferece, é possível otimizar as atividades internas e tornar a instituição mais lucrativa.

    Por exemplo, um ambiente limpo ajuda na produtividade dos colaboradores. Ações relacionadas ao dia a dia de trabalho de um gerente de facilities é de grande relevância para otimizar os resultados e, dessa forma, você deve encontrar meios para diminuir a carga de atividades operacionais e aumentar seu tempo para pensar e buscar soluções. 

    4. Busca por especialização e terceirização

    Algumas tarefas que não estão diretamente associadas ao foco principal da empresa podem ser terceirizadas. Por meio dessa atitude, o negócio recebe profissionais extremamente qualificados e prontos para atender qualquer demanda.

    Desse modo, contar com especialistas contratados por meio da terceirização permite que você se concentre em seus clientes e não se preocupe com questões relacionadas à limpeza, segurança e manutenção.

    Realizar um bom gerenciamento de facilities permite que seu negócio trabalhe com mais foco nas soluções que oferta para o público. Assim, a terceirização oferece uma excelente maneira para lidar com atividades associadas ao dia a dia, sem você precisar se preocupar em encontrar uma equipe por conta própria. No longo prazo, isso representa redução de custos e maior eficiência para sua empresa.

    Quer melhorar seu gerenciamento de facilities em hospitais, escritórios, lojas ou empresas? Então entre em contato conosco e confira como a Solution Services pode ajudar em seus projetos.

  • Volta ao trabalho pós pandemia: 4 dicas para garantir segurança

    Volta ao trabalho pós pandemia: 4 dicas para garantir segurança

    Garantir segurança e qualidade de vida aos profissionais é essencial para ter uma boa produtividade e alcançar resultados expressivos. Com a volta ao trabalho pós pandemia, os cuidados com a limpeza e higienização dos ambientes são fundamentais para que os trabalhadores tenham condição de executar os serviços com segurança.

    Desta forma, é importante investir em ações que proporcionem postos de trabalho adequados para  evitar a contaminação e assegurar saúde para que os colaboradores retornem às atividades presenciais. Se você quer saber como garantir segurança aos funcionários, continue a leitura e confira nossas dicas.

    1. Garanta o uso de equipamentos de proteção

    O uso de equipamentos de proteção será importante no novo cenário. Nesse sentido, é fundamental fornecer os EPIs necessários para cada tipo de ambiente. Também vale sinalizar quais são os utensílios de uso obrigatório para que todos tenham ciência do que é necessário.

    Ainda é viável colocar frascos de álcool para que os membros de sua equipe consigam higienizar as mãos. Dessa forma, você mantém colaboradores tranquilos e prontos a fim de assegurar bons resultados ao negócio. Portanto, com o objetivo de aumentar a segurança de seus funcionários, vale a pena investir nesse tipo de cuidado.

    2. Tenha um cronograma de higienização

    Com a pandemia, a necessidade de limpeza nos locais se tornou ainda maior. Para isso, ter um bom cronograma para garantir a higienização de escritórios, ambientes de refeição e os demais é fundamental.

    Desse modo, vale a pena contar com empresas profissionais que realizam esse serviço com os recursos adequados. Assim, você reduz a quantidade de pessoas em um ambiente e consegue fazer um planejamento mais adequado para realizar as limpezas de modo eficaz.

    3. Assegure a desinfecção e higienização de áreas

    Até que a situação esteja controlada, é importante assegurar que a desinfecção e higienização das áreas sejam efetivadas. Por exemplo, é necessário ter maior frequência de limpeza em superfícies com maior fluxo de contato, como maçanetas, interfones, mesas, teclados e outros.

    Além disso, é fundamental contar com produtos de qualidade que garantam a higienização eproteção completa dos colaboradores. Com esse objetivo, vale ter atenção às recomendações das autoridades sanitárias e usar os itens sugeridos por elas. Com isso, tem-se maior segurança para os funcionários.

    4. Conte com uma empresa especializada

    Ter ajuda de empresas especializadas pode ser uma ótima alternativa para garantir a limpeza adequada nos ambientes de trabalho nessa volta. Há terceirizadas que oferecem tudo o que é necessário para maior segurança dos colaboradores.

    Por exemplo, a Solutions Services conta com equipamentos de ponta e produtos de qualidade para higienizar e manter tudo limpo em hospitais, escritórios, lojas ou empresas. Além disso, tem profissionais capacitados e treinados para assegurar eficiência e qualidade no trabalho.

    Portanto, se você deseja ter um ambiente seguro para a volta ao trabalho pós pandemia, vale a pena utilizar as dicas que apresentamos no decorrer deste texto. Além disso, contar com os serviços especializados da Solutions Services e todo o seu conhecimento e eficiência pode garantir bem-estar, segurança e tranquilidade a toda a sua equipe.

    Quer garantir a limpeza e higienização adequada na volta ao trabalho? Então, entre em contato conosco e conte com a Solution Services!

  • Funcionário falta e não avisa: o que eu devo fazer?

    Funcionário falta e não avisa: o que eu devo fazer?

    Muitos de nós, que já tivemos a oportunidade de trabalhar, conhecemos colegas de serviço que faltavam com frequência e sequer justificavam o motivo da ausência. Entretanto, muitas empresas ainda não sabem que há uma lei federal que assegura as organizações quando esse tipo de situação acontece.

    Essa lei é a 605/49, que prevê que as faltas injustificadas podem gerar punições, como o desconto no salário do funcionário. Porém, há algumas situações que não permitem a aplicação dessa normativa: atestado médico, casos voluntários de doação de sangue dentro do quadro de dias permitido, entre outras.

    Ficou curioso sobre o assunto? Deseja saber mais sobre o que fazer quando um funcionário falta e não avisa? Então, continue a leitura e confira!

    Quais são as principais medidas a serem tomadas quando o funcionário da sua empresa falta e não avisa?

    Pontuaremos aqui as principais formas a serem adotadas para resolver esse empecilho que muito incomoda grande parte da gerência de uma corporação. Dê uma olhada!

    Advertência verbal

    Em casos de primeira falta do funcionário, o mesmo deverá receber uma advertência verbal, visando a deixar claro qual foi o motivo daquele alerta. Além disso, a gerência deverá registrar em um documento qual foi o dia, o horário e o motivo da ausência do profissional, e, após isso, o departamento pessoal deverá arquivá-lo.

    Advertência escrita

    Na segunda vez que o funcionário faltar, a gerência deverá enviar uma advertência escrita em duas vias, com o dia do ocorrido e a hora do atraso. Deverá entregar uma cópia ao advertido e a outra ficará arquivada na empresa.

    Esse documento deverá estar assinado pelo funcionário e por mais duas testemunhas. Se o funcionário se recusar a assinar, as duas testemunhas valerão como prova de que ele realmente cometeu a falta.

    Reincidência

    Em situações de reincidência por mais duas vezes, refaça o processo dito no item anterior. Porém, é preciso deixar claro que todos os próximos passos dados pela empresa se basearão na suspensão do funcionário, além de ter o valor correspondente descontado na folha do seu pagamento.

    Suspensão após 3 faltas injustificadas

    A realização da suspensão tem por base um caráter educativo, em vez de meramente punitivo. Dessa forma, em casos de reincidência por faltar mais de três vezes, uma conversa mais dura e justa deve acontecer entre o gerente e o funcionário, buscando motivos para os problemas ocorridos e estabelecendo quais serão os próximos parâmetros de suspensão para o mesmo.

    A suspensão pode ser exigida de 1 até por 30 dias, e deve ser documentada e assinada pelos envolvidos e responsáveis, além de duas testemunhas. Uma cópia deverá ser entregue ao funcionário e outra deverá ser arquivada.

    É importante ressaltar também que as suspensões e as advertências são válidas por um período de 6 meses. Após isso, o histórico do profissional é “zerado” e perderá o valor legal em questões de demissões por justa causa.

    Outro ponto a ser comentado é que sua empresa deverá ter um RH muito bem estruturado e eficaz, pois é muito importante que, antes de contratar um funcionário, adote técnicas e procedimentos de treinamento e seleção.

    Aqui você viu as principais maneiras de agir quando seu funcionário falta e não avisa. Gostou do nosso post? Então, entre em contato conosco e saiba muito mais sobre o assunto! 

  • Conheça as principais divisões da economia de Goiânia e a importância do facilities

    Conheça as principais divisões da economia de Goiânia e a importância do facilities

    Goiânia consiste em um município brasileiro, capital do estado de Goiás. É pertencente à Mesorregião do Centro Goiano e à Microrregião de Goiânia, sendo localizada no centro de seu estado. Ela foi elaborada para ser capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política surgida durante o governo de Getúlio Vargas para aumentar a economia de Goiânia.

    Nesse sentido, é importante destacar que Goiânia está entre as capitais brasileiras que apresentam excelentes oportunidades de emprego no país. Em Goiânia, grande parte da produção no setor secundário se concentra na indústria alimentícia, principalmente na produção de arroz e tempero.

    Continue a leitura e conheça as principais divisões da economia de Goiânia e a importância do facilities!

    Economia de Goiânia

    A atividade da agropecuária é um dos setores que têm mais destaque na região, já que o município tem grandes áreas de pastagens e lavouras. Quase metade do território goiano é composto por latifúndios rurais, isto é, propriedades com mais de mil hectares.

    É pertinente destacar que, em 2008, a contribuição de Goiás para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi em torno de 3% e, no ambiente regional, sua participação foi, em média, de 27,6%. Então, é importante saber que o PIB goiano é composto por:

    • 11% da agropecuária;
    • 27% da indústria;
    • 62% de serviços.

    A agropecuária goiana tem elevada relevância no cenário econômico do país, visto que sua produção de grãos e de carnes aumenta significativamente a exportação estadual.

    Desse modo, Goiás consiste em uma das maiores produtoras de tomate, soja e feijão do Brasil. Sendo assim, é responsável por 33% da produção nacional de sorgo, de modo que a região é a maior produtora desse grão. Além do mais, existem outros cultivos de grande importância para o local, por exemplo, algodão, cana-de-açúcar, arroz, feijão, trigo, alho e café.

    A pecuária, por sua vez, está em elevado crescimento. Atualmente, o estado apresenta o terceiro maior rebanho bovino do Brasil. A região também apresenta grandes reservas naturais. A indústria do estado é responsável por 27% do PIB regional, e esse ramo da economia cada dia se diversifica e destaca-se. Outras cidades que se destacam são: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Rio Verde e Catalão.

    Ainda é preciso destacar que o turismo é outra importante atividade para a economia de Goiânia. As cidades Rio Quente e Calda Novas, principais estâncias hidrotermais da região, chamam atenção de milhares de pessoas. Confira os principais dados referentes à exportação que movimentou mais de 4,1 bilhões de dólares:

    • soja: 27%;
    • carne bovina: 16%;
    • resíduos da extração do óleo de soja: 12%;
    • sulfeto de cobre: 12%;
    • carne de aves: 7%;
    • ferro-nióbio: 3%;
    • milho em grãos: 3%;
    • outros: 20%.

    Agora, veja os dados relacionados à importação que movimenta mais de 3 bilhões de dólares no país:

    • carros e peças: 37%;
    • adubos e fertilizantes: 20%;
    • produtos farmacêuticos: 12%;
    • máquinas e equipamentos: 8%;
    • enxofre: 3%;
    • outros: 20%.

    Serviços de facilities

    Diante do que foi abordado, é fundamental destacar os serviços facilities para a economia de Goiânia, já que consistem em serviços prestados de forma terceirizada, com a finalidade de otimizar o trabalho e deixar mais simples a vida dos contratantes. Ou seja, em vez de contratar a equipe internamente, o empresário fará negócios com outra organização, que designará os colaboradores responsáveis para a efetivação de determinadas tarefas e operações.

    Então, são facilidades buscadas por uma organização que pretende terceirizar algumas de suas atividades. Muitas empresas e indústrias contratam facilities para proporcionar suporte à sua retaguarda e facilitar os processos.

    Os setores mais comuns de contratação de facilities são os de apoio, que englobam diversos serviços, por exemplo, o de recepção, o de limpeza e o de segurança. Entretanto, os recursos proporcionam soluções para os mais variados setores, como o RH e o departamento de pessoal.

    Nesse sentido, é importante destacar que a adoção de facilities tem vantagens significativas. Uma característica bem satisfatória é que, com a contratação desses serviços, a empresa pode manter o foco em sua principal atividade.

    Então, terceirizando tarefas que não sejam primordiais, a organização reduz recursos e tempo para investir nas atividades fundamentais para a elevação da rentabilidade. É de grande importância lembrar que, apesar de serem serviços de apoio, eles ainda são essenciais para o bom andamento de um negócio.

    Além do mais, outra importante vantagem é que a instituição se beneficia de uma considerável redução de custos. Ela conta com um time especializado e bem capacitado, economiza em logística e encargos trabalhistas e pode reduzir a estrutura de seu departamento de RH.

    Serviços facilities mais procurados

    Na área de facilities, alguns serviços são mais buscados pelo fato de poderem ser terceirizados sem grandes problemas. Sendo assim, confira os principais abaixo.

    Segurança e portaria

    Qualquer organização ou condomínio deve se preocupar com a segurança, de modo a garantir a total tranquilidade de quem está no ambiente. Por não fazer parte da atividade principal do negócio, trata-se de algo contratado na forma de facilities.

    Por essa razão, o serviço de segurança e portaria tem sido um dos mais buscados. Os funcionários são treinados e especializados para os trabalhos, sendo que o time montado se adapta às necessidades da empresa.

    Limpeza e conservação

    A limpeza e a conservação são outros serviços muito procurados. Como esses dois aspectos são essenciais para o bem-estar e a saúde dos profissionais da instituição, a contratação de facilities se destaca na área. Normalmente, o negócio contratado fornece todo o equipamento e os materiais necessários para uma execução de alto nível profissional.

    Atendimento e recepção

    Receber bem os visitantes e consumidores é fundamental para o sucesso de qualquer estabelecimento. A primeira impressão é a que se destaca, e os serviços facilities incluem funções de porteiro, telefonista e recepcionista.

    São sempre profissionais treinados para saber lidar com gentileza, paciência e cordialidade. Em qualquer empreendimento, eles compõem a linha de frente no primeiro contato, seja com os parceiros, seja com os distribuidores, seja com os consumidores.

    Portanto, esses serviços são de suma importância para potencializar os negócios. Para isso, você pode buscar uma empresa especializada, já que essas prestações são capazes de potencializar os resultados de sua organização. Por exemplo, na economia de Goiânia, em que os setores estão em constante crescimento, os serviços facilities podem ser muito eficientes nas empresas e podem ajudar muito os empreendedores.

    Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook para ficar por dentro desse e de outros assuntos!

  • Descubra já como funciona a limpeza de condomínio comercial

    Descubra já como funciona a limpeza de condomínio comercial

    Você sabe como funciona a limpeza de condomínio comercial? Negligenciar essa atividade prejudica o sucesso de todos os negócios do prédio, por isso, é fundamental que os síndicos invistam em uma limpeza eficiente e de qualidade.

    Leia este artigo para saber qual a importância da limpeza e seus tipos, os fatores que devem ser considerados, quais são os benefícios práticos de terceirizar essa atividade e, no fim, como contratar uma boa empresa especializada nisso. Boa leitura!

    Qual é a importância da limpeza de condomínio comercial?

    Investir na limpeza de condomínio comercial é uma questão crucial para o sucesso de cada um dos negócios ali presentes, pois impacta diretamente o bem-estar dos visitantes, funcionários, gestores e reflete na imagem do estabelecimento. Para isso, primeiramente, é importante entender que existem três tipos de limpeza que devem ser exercidos no local:

    • limpeza geral: feita nas áreas de maior circulação de pessoas, como corredores, garagens, portarias e elevadores;
    • limpeza de conservação: consiste em tirar pó, retirar lixo, cuidar do jardim e outras atividades que mantêm um cheiro agradável;
    • limpeza de manutenção: foca em manutenções preventivas, como limpeza da caixa d’água, pinturas, filtragem das piscinas etc.

    Se você quer que cada um desses tipos de limpeza seja eficiente, deverá considerar e estudar diversos fatores ligados à atividade.

    O que considerar na limpeza de condomínio comercial?

    Frequência da limpeza e cronograma

    Cada condomínio deve ter um cronograma de limpeza de acordo com o seu perfil, sendo que a frequência da faxina é maior conforme o fluxo de visitantes. Geralmente, os gestores adotam o seguinte roteiro de limpeza:

    • diária: banheiros, portaria, elevadores, calçadas, corredores;
    • semanal: salões, caixas de hidrantes, extintores;
    • quinzenal: vidros, paredes, pisos de madeira, sala de máquinas;
    • mensal: garagens, janelas externas, grades, escadas de emergência.

    Produtos utilizados

    Utilizar os produtos certos é fundamental para garantir uma boa limpeza, minimizar desperdícios e evitar que as superfícies sejam danificadas. Veja alguns exemplos de onde usar cada produto:

    • sabões neutros: pisos de madeira, mármore, granilite e cerâmica;
    • removedores: portões, grades e garagem;
    • polidores de metais: prataria e decoração;
    • lustradores: móveis e madeira;
    • detergentes neutros: janelas, espelhos, equipamentos e paredes.

    Equipamentos de segurança

    Os colaboradores responsáveis pela limpeza têm contato direto e constante com várias substâncias tóxicas, o que torna obrigatório o fornecimento de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), como:

    • luvas;
    • botas antiderrapantes;
    • macacões;
    • máscaras;
    • óculos de proteção;
    • placas de sinalização (para proteger demais pessoas).

    Profissionais qualificados

    Não adiantaria observar todos os fatores acima se os profissionais da limpeza não são competentes para o trabalho, já que são eles que realizarão a limpeza, manejarão os produtos e usarão os equipamentos.

    Os colaboradores devem ser treinados, capacitados, experientes e responsáveis, sendo que a forma mais fácil e econômica de conseguir isso é terceirizando a limpeza.

    Quais são as vantagens de terceirizar a limpeza de condomínio?

    São inúmeros os benefícios fornecidos a um condomínio comercial quando a limpeza é terceirizada. Confira os principais deles:

    • qualidade: é garantida pelo fato de os colaboradores enviados serem treinados e experientes;
    • eficiência: os profissionais sabem como realizar o trabalho de forma rápida e sem desperdiçar produtos;
    • foco: os gestores não precisam se preocupar com a limpeza e podem se concentrar em atividades mais complexas;
    • economia: o condomínio não arca com encargos ou passivos de trabalhos, mas apenas com uma mensalidade firmada com a terceirizada.

    Como contratar uma empresa especializada?

    Busque uma empresa que tenha ampla experiência de mercado e que seja especializada na limpeza de condomínios (residenciais e comerciais) e outros estabelecimentos, como a Solution Services. Essas qualidades indicam que a terceirizada tem capacidade para atender as necessidades específicas de diferentes instalações.

    São vários fatores que devem ser considerados durante a limpeza de condomínio e é em razão da complexidade da atividade que é vantajoso terceirizá-la. Assim, você garante a máxima qualidade, com segurança, economia e facilidade.

    Quer saber mais sobre a Solution Services? Então acesse já o nosso site para conhecer nossos serviços!

  • Saiba como fazer uma pesquisa de satisfação dos serviços prestados

    Saiba como fazer uma pesquisa de satisfação dos serviços prestados

    Trazer para dentro da empresa resultados melhores tem tudo a ver com a expectativa e a entrega aos clientes pelos serviços prestados. Nesse quesito, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta mais do que essencial de avaliação do público frente à companhia.

    Mas, afinal, o que são e para que servem as pesquisas de satisfação? São ferramentas objetivas, que podem ser feitas tanto fisicamente quanto online, para medir o nível de satisfação dos clientes.

    Esse recurso é importante para identificar pontos fortes e fracos de uma prestadora de serviços e saber exatamente em que melhorar. Com um grande volume de opiniões dos clientes, você consegue extrair dados estatísticos que facilitam todo o trabalho de gerenciamento e alcance de resultados em serviços prestados.

    Descubra, neste artigo, como fazer uma pesquisa de satisfação altamente qualificada que vai transformar sua visão e ações sobre os serviços!

    Escolha um modelo de pesquisa de satisfação

    Há diversos modelos de pesquisas de satisfação disponíveis para a sua necessidade, cada um com suas vantagens e desvantagens.

    Veja três modelos comuns e muito qualificados de pesquisas:

    • Net Promoter Score (NPS): avalia, com apenas uma pergunta, três perfis de cliente — promotores, detratores e neutros;

    • pesquisa de atendimento: focada na qualidade do atendimento ao cliente. Podem ser feitas por alternativas ou por múltiplas perguntas, para respostas escritas;

    • pesquisa de satisfação sobre o posicionamento da empresa: envolve perguntas que identificam como os clientes percebem a marca e empresa, perante o mercado.

    Faça as perguntas certas

    Seja em qual área for o serviço prestado, as perguntas devem ser feitas de acordo com a especificidade oferecida. Além disso, focar em até 10 perguntas é uma estratégia muito válida, já que a maior parte das pessoas responde de forma rápida dentro dessa faixa.

    Formule perguntas que vão ao encontro tanto de questões objetivas quanto emotivas. Questões que buscam saber se o serviço correspondeu ao que se esperava, com agilidade e qualidade. Isso é bom para buscar respostas concretas a problemas de serviço.

    Contrate uma consultoria

    Consultorias especializadas em pesquisas de satisfação são um forte atrativo na hora de fazer essa ação no negócio. Não porque você entrega o seu problema a uma empresa para realizar esse serviço. Mas, sim, pela otimização de tempo, experiência, metodologias testadas, profissionais especializados na área e possibilidade de soluções.

    Estabeleça notas

    Uma resposta em forma de nota é a maneira mais objetiva de certificar o nível de qualidade de um serviço prestado. Fazer uma escala, por exemplo, de 1 a 5 ou de 0 a 10, delimita um grau mais conclusivo da qualidade do serviço oferecido.

    Por exemplo, se o serviço for de portaria, uma questão do tipo “Dê uma nota, de 1 a 10, para a cordialidade dos porteiros” é bastante indicada. Ela define o grau de satisfação frente a forma de o profissional lidar com os clientes. Em uma resposta escrita, talvez isso seria mais difícil de o cliente explicar.

    Peça feedbacks

    Na conclusão de uma pesquisa de satisfação sempre é indicado pedir um feedback ao cliente. Dedicar um espaço para ele discorrer sobre o que quiser a respeito da qualidade, dúvidas, sugestões etc sobre o serviço, é um ponto chave do questionário.

    É nesse momento que o cliente poderá falar sobre algo que aconteceu durante o serviço, que lhe chamou a atenção tanto de forma positiva quanto negativa. Atentar-se a essa resposta fará seu formulário ser mais construtivo para a empresa.

    A mensuração de dados obtidos em uma pesquisa de satisfação é um ponto alto dessa ferramenta. Tornar sentimentos, experiências e percepções sobre os serviços prestados em estatísticas é o que qualquer empresa precisa para identificar suas qualidades e fraquezas com segurança.

    Compartilhe este artigo em suas redes sociais para amigos e profissionais da área de facilities e outros serviços!

     

  • Afinal, o que analisar para escolher uma empresa prestadora de serviços?

    Afinal, o que analisar para escolher uma empresa prestadora de serviços?

    Escolher uma empresa prestadora de serviços competente é o primeiro passo para garantir a qualidade dos resultados na gestão de facilities de uma companhia. Operar nessa área exige, principalmente, otimização de tempo e confiança de colaboradores. Além disso, com a escolha de um outsourcing adequado, esses pontos melhoram muito.

    Definir prazos, atender aos clientes, garantir segurança e atingir a todas as expectativas de um local que contrata terceirizadas é realmente um desafio. Muitas vezes, uma só pessoa fica responsável pela área e, por esse motivo, precisa contar com serviços especializados.

    Tanto para facilitar o trabalho quanto para manter a qualidade interna, você precisa ter uma prestadora confiável ao lado. Conheça, neste artigo, o que avaliar antes de contratar uma companhia de prestação de serviços!

    O que uma empresa prestadora de serviços faz?

    Uma organização que oferece serviços pode atender a diversos serviços. Desde limpeza interna e externa de imóveis, escolas, shoppings à fiscalização e segurança, monitoramento inteligente, entre outros.

    Ou seja, são várias as companhias desse segmento que existem no mercado e muitas têm mais de uma especialidade, enquanto outras são focadas em apenas um serviço. Com a mudança de leis no Brasil, a área de outsourcing se expandiu e, atualmente, já conta com centenas de empresas que oferecem seus serviços a diversos setores do mercado.

    Quais as vantagens de contratar uma companhia prestadora de serviços?

    A contratação de uma terceirizada traz diversas vantagens a um estabelecimento, entre elas:

    • melhoria do desempenho do trabalho interno, desde RH, setor de facilities e administração;

    • suporte de uma companhia com know-how e colaboradores treinados;

    • otimização de custos com diminuição de encargos trabalhistas;

    • entrega de melhores resultados no serviço prestado;

    • melhor gestão e redução do quadro interno e dos serviços.

    O que avaliar para contratar uma prestadora?

    Para contratar uma terceirizada, você deve levar em consideração diversos fatores para ter a garantia do cumprimento de resultados. A seguir, confira alguns deles!

    Certifique-se sobre o registro da empresa

    Confirme como está a situação legal da sua organização. Veja isso em páginas da web que mostram o CNPJ, quadro societário, prestação de contas etc. Além desses itens, verifique se a companhia consta em algum processo judiciário de qualquer esfera — criminal, cível, trabalhista ou outros. Esses elementos fornecem informações valiosas que vão definir a idoneidade e credibilidade fiscal da mesma.

    Confira se a mão de obra é qualificada

    Na escolha de uma terceirizada, busque garantias de que a mão de obra é qualificada. Verifique se ela tem certificados, entenda como funciona a contratação de colaboradores e cheque o perfil dos mesmos.

    Por exemplo, serviços de limpeza devem ter colaboradores com experiência nesse serviço, já que é um item altamente requisitado em companhias responsáveis. Certifique-se também quanto ao valor médio dos serviços — um indicativo de que a mão de obra é qualificada são os altos preços por pacote contratado.

    Ouça opiniões de outros clientes

    O boca a boca ainda é uma das melhores formas de checar a reputação de uma prestadora quanto à sua qualidade geral. Por isso, converse com clientes que já contrataram esses serviços e pergunte sobre a qualidade.

    Além disso, busque informações desse tipo em páginas como o Reclame Aqui e olhe as menções sobre a companhia em redes sociais. Uma vez que as indicações forem boas, as chances de contratar um serviço perfeito são maiores.

    Sempre busque uma empresa prestadora de serviços que atenda com excelência esses critérios como a Solution Services. Desse modo, seu trabalho de gestão será facilitado e a terceirizada ficará satisfeita com os resultados tanto quanto seus clientes.

    Para isso, entre em contato com a Solution Services e converse sobre os serviços você precisa trazer para o seu negócio.

  • Veja 4 melhores dicas para fazer gestão de facilities na prática

    Veja 4 melhores dicas para fazer gestão de facilities na prática

    A gestão de facilities consiste em realizar o gerenciamento das práticas interdisciplinares que são primordiais para o funcionamento da organização. Ou seja, está associada a todas as atividades e ocupações que funcionam como apoio à manutenção da instituição e para a funcionalidade da edificação.

    Nesse sentido, é importante destacar que limpeza, segurança, recepção, reparos em equipamentos e nas instalações, alimentação, suporte e jardinagem são alguns dos importantes exemplos dessas práticas.

    Desse modo, a gestão de facilities é um método bastante desafiador e que necessita de muito esforço para que as demandas sejam atendidas e as adversidades sejam evitadas, garantindo, ainda, a qualidade dos processos com o menor custo possível. Sendo assim, continue a leitura e veja as 4 melhores dicas para fazer gestão de facilities!

    1. Mapeie os custos

    O primeiro procedimento que deve ser realizado é o mapeamento de todos os custos de processos e atividades secundárias da organização. Desse modo, insira, no mapeamento, todos os serviços, como manutenção, limpeza, transporte e segurança.

    Em seguida, avalie quais setores apresentam maiores gastos, como atrasos e desperdícios, e necessitam de atuação urgente. Avaliar o local em que existem mais reclamações e um elevado nível de insatisfação, seja de funcionários, seja de clientes, também pode ajudar nesse processo.

    Nesse sentido, saber exatamente o que ajustar ficará muito mais simples para conseguir bons retornos financeiros para a empresa.

    2. Use novas tecnologias

    Atividades repetitivas gastam dinheiro, tempo e energia em uma gestão de facilities. Tendo isso em vista, é fundamental investir em modernização em todos os processos, na segurança ou na limpeza.

    Hoje em dia, existem vários sistemas para gerenciar todos os dados em um só lugar e para ajudar na comunicação entre os colaboradores. Desse modo, com um bom sistema, as ações de rastrear, medir e comandar equipamentos se transformam em tarefas mais simples, e é possível que sejam realizadas em tempo hábil, permitindo que o operador utilize seu smartphone para gerenciar as atividades.

    3. Ofereça treinamentos

    É importante destacar que métodos de educação corporativa são essenciais para continuar com a qualidade do trabalho na instituição. Com capacitação, o time fica mais ágil para efetuar estratégias para solucionar os contratempos. Consequentemente, ocorrem menos erros, o que diminui o retrabalho e o desperdício.

    Os treinamentos também proporcionam a oportunidade de renovação de conhecimento e atualização, para que a equipe possa acompanhar as transformações e inovações do mercado. Eles também fazem com que o trabalhador tenha mais autonomia e seja mais capaz de enfrentar as adversidades do cotidiano.

    Além do mais, esses métodos são importantes para a elevação da motivação dos colaboradores, que se sentem valorizados pela instituição.

    4. Integre equipes

    Os processos funcionam melhor na organização quando os funcionários estão conectados e integrados. Isso é fundamental para todos os especialistas, principalmente para quem está ligado à gestão de facilities ou é terceirizado.

    Desse modo, promova um local baseado na cooperação e desenvolva uma recepção para novos profissionais. Esforce-se para que os funcionários tenham uma boa relação e para que possam acreditar e confiar nos colegas. Crie um clima positivo, para que exista abertura à conversa e para o compartilhamento de conhecimento.

    Portanto, com a utilização dessas dicas, é possível efetuar uma boa gestão de facilities e certificar-se de que a empresa trabalha com precisão e velocidade. Desenvolver uma cultura de aperfeiçoamento diário e investir em corporações especializadas e em uma boa consultoria é uma excelente opção.

    Nosso artigo foi esclarecedor e útil? Novas dúvidas surgiram e você gostaria de ter mais informações a respeito? Então, confira o nosso post com 3 dicas de como organizar o setor de TI de sua empresa