Categoria: Dicas de Gestão Empresarial

  • Terceirização em shopping: quais os benefícios dessa prática?

    Terceirização em shopping: quais os benefícios dessa prática?

    Entradas e saídas de veículos, pessoas transitando para comprar, praça de alimentação: tudo isso e muito mais fazem um centro de compras. Todos esses serviços e espaços precisam funcionar bem. Por isso, a terceirização em shopping é essencial para o dia a dia de funcionamento, trabalho e segurança de todos no local.

    Centros comerciais deixaram de ser apenas um lugar de compras e se tornaram um espaço de convivência, lazer e entretenimento. Bancos, supermercados, casas de câmbio, parques para crianças e outros serviços atendem a diversos desejos e necessidades de consumidores do local.

    Por esses e outros motivos, há vários benefícios em contar com uma empresa de terceirização de shopping para fazer o lugar funcionar com qualidade. Confira, neste artigo, a importância e as vantagens de se contratar uma prestadora!

    Qual é a importância da terceirização em shopping?

    Um shopping center conta com uma estrutura grande, mesmo em modelos de porte pequeno. São comuns, nessa área, uma praça de alimentação, estacionamento, portaria, lojas, equipamentos de ar condicionado, gerador etc.

    Além disso, é preciso um bom sistema de segurança no local. Toda essa seleção de aspectos comuns de um center mall exigem profissionais aptos para funcionar bem, além de prestar o apoio a qualquer ocorrência.

    Imagine se uma praça de alimentação não tiver limpeza por um só dia, a higiene e a credibilidade do espaço serão totalmente comprometidas. Diante do exemplo, é fundamental ter uma empresa focada em serviços terceirizados, para dar conta de várias tarefas em áreas distintas do mesmo lugar.

    Quais são os benefícios da terceirizar serviços em shoppings?

    Agora você vai conhecer quais são alguns dos principais benefícios da contratação de uma empresa de outsourcing, que vai ajudar a gestão de facilities no lugar. Não perca!

    Satisfação dos consumidores

    O reflexo que a terceirização de serviços em um shopping tem para os consumidores é nítida. Com um atendimento especializado e personalizado para cada área, a percepção dos usuários melhora muito.

    Além disso, os consumidores tendem a sentir mais seguros e confortáveis sobre o espaço e isso faz com que eles potencialmente gastem mais no lugar. Ou seja, é um investimento em serviços que trazem retorno.

    Melhoria de desempenho

    Com uma equipe grande e terceirizada trabalhando em áreas distintas do shopping, cuidando de forma especializada, o desempenho da equipe interna do local melhora bastante. Tempo, preocupações e responsabilidades, antes direcionadas a quase todas as áreas da empresa, voltam-se ao que realmente trará resultados. Por exemplo, um gestor de facilites tem a otimização integral de suas tarefas, melhorando sua performance e produtividade.

    Redução de custos

    Com um quadro terceirizado para todos os serviços de limpeza, manutenção, segurança etc, a empresa terá redução de custos expressiva. Sem colaboradores contratados no regime CLT, eliminam-se encargos trabalhistas e, no lugar, entram pacotes de serviços. Muitas vezes, os equipamentos também entram na lista de serviços terceirizados, o que exime o custo de aquisição, manutenção e troca.

    Para escolher a empresa de terceirização em shopping ideal, sempre verifique a sua especialidade nesse tipo de atendimento. Além disso, procure por indicações, portfólio de clientes, histórico e estrutura da empresa.

    Gostou deste post? Então confira como funciona e as vantagens da terceirização de serviços de TI, para uma empresa!

  • 4 melhores práticas para controle de estoque em clínicas

    4 melhores práticas para controle de estoque em clínicas

    O controle de estoque em clínicas é uma atividade extremamente importante. Entretanto, nem todos os profissionais entendem a sua relevância para o negócio ou sabem quais são as práticas que garantem o seu bom controle — o que faz com que acabem arcando com prejuízos financeiros.

    O profissional que sabe fazer o bom controle de estoque consegue aumentar a eficiência do trabalho e melhorar a imagem do estabelecimento para o cliente. Como se trata de um tema bastante relevante, desenvolvemos este post que ajudará os gestores de clínicas a entender mais sobre essa tarefa. Confira!

    A importância do controle de estoque

    A boa administração do estoque permite que os profissionais da clínica e seus colaboradores tenham os equipamentos e materiais à disposição sempre que precisarem.

    Deixar de fazer essa gestão pode trazer diferentes problemas, como demora demasiada no atendimento ou até mesmo ter que remarcar uma consulta pela falta de material. Isso prejudica a imagem da clínica para os clientes, causando, inevitavelmente, prejuízos a médio e longo prazo.

    Já o controle bem-feito preserva a imagem do consultório e traz diversos outros benefícios, como a minimização de perdas, despesas e retrabalhos, além da agilização de todo o fluxo de trabalho. Por isso, é fundamental aplicar as práticas explicadas a seguir para obter sucesso no mercado.

    As 4 melhores práticas de controle de estoque

    1. Realizar inventários com frequência

    A realização de inventários consiste na identificação, classificação e contagem de todos os bens armazenados no estoque. Ao aplicar essa ferramenta com frequência, o gestor sempre saberá cada item que entrou, saiu ou permanece no armazenamento.

    Durante a atividade, será possível identificar eventuais perdas, desperdícios e falhas. Isso permite a tomada de medidas para diminuir despesas desnecessárias, como solicitar uma quantidade de itens acima do necessário.

    A frequência da tarefa também facilita o trabalho dos colaboradores, pois, deixa de fácil acesso os materiais que serão utilizados em atendimentos marcados ou de uso rotineiro.

    2. Entender a real demanda dos seus produtos

    Conhecer o volume de pacientes que serão atendidos é uma dica importante para saber a quantidade exata de cada item a ser adquirido.

    A falta desse conhecimento pode fazer com que sejam comprados produtos em excesso, o que gera gastos desnecessários e aumenta o risco de expiração do prazo de validade. Além disso, há chances de que certos itens entrem em falta, impedindo a prestação do serviço no momento.

    Para resolver essa questão, estude o histórico de itens utilizados e faça uma inspeção semanal do inventário. Lembre-se de planejar o estoque para períodos do ano em que há menos ou mais consultas que o normal.

    3. Investir em condições adequadas de armazenamento

    Nas clínicas, há muitos medicamentos, produtos ou até mesmo certos aparelhos que exigem condições especiais de armazenamento, tanto para garantir a sua segurança quanto a qualidade no uso. Por essa razão, é importante que no controle de estoque sejam observados os seguintes cuidados:

    • disponibilidade de geladeiras e refrigeradores para itens que exijam baixas temperaturas;
    • espaço suficiente para evitar empilhamento de produtos frágeis;
    • espaços protegidos da luz para impedir a alteração da composição química de certos produtos;
    • limpeza frequente, entre outros detalhes que preservem a qualidade dos bens.

    4. Apostar na tecnologia

    Os estabelecimentos que não implementam a tecnologia em seus processos estão em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Isso inclui aqueles que não investem em uma solução para controle do estoque.

    Atualmente, há diversos aplicativos direcionados ao estoque que maximizam a eficiência e produtividade das clínicas. Eles permitem a automação do controle de bens ao indicar quando será preciso adquirir certo produto e em qual quantidade.

    Isso diminui falhas humanas — como erros de cálculo ou digitação —, realiza a atividade em menos tempo e ainda reduz a carga de trabalho sobre os colaboradores. Dessa forma, as equipes se tornam mais produtivas em suas tarefas principais.

    Com as práticas explicadas neste artigo, você conseguirá exercer um ótimo controle de estoque, otimizar seus processos e aumentar seus lucros!

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  • Gestão de facilities e sustentabilidade: entenda a relação

    Gestão de facilities e sustentabilidade: entenda a relação

    Grande parte das empresas ao redor do mundo estão terceirizando a gestão de facilities para preservar o meio ambiente. Afinal, a degradação da natureza gera reflexos nas rotinas das pessoas, como a mudança climática. Entretanto, há várias relações entre os conceitos de gestão de facilities e sustentabilidade, porém muitos gestores não sabem quais são elas.

    Essa tática não só traz benefícios às finanças das empresas e impulsiona seu desenvolvimento. Assim, também beneficia a sociedade de forma geral. Sendo assim, quer saber como as facilities colaboram com a sustentabilidade? Listamos e explicamos as ligações nos tópicos seguintes!

    As principais relações entre gestão de facilities e sustentabilidade

    Economia de recursos naturais

    Uma boa gestão de facilities aplica diversas estratégias que permitem a minimização do uso de recursos naturais. Portanto, elas objetivam tanto economizar custos da empresa quanto ajudar na preservação do meio ambiente. Veja, por exemplo, alguns exemplos de táticas aplicadas para cada recurso a seguir.

    Água

    Controle da utilização para evitar desperdícios, reúso dos líquidos e captação de água da chuva. Assim, fazem também a substituição de sistemas antigos de descarga ou torneira para mecanismos mais atualizados, como temporizadores e reguladores de pressão.

    Energia

    Redução de utilização de energia elétrica em geral, limpeza de sistemas de ar-condicionado, instalação de lâmpadas mais econômicas e equipamentos mais modernos que gastam menos energia. Portanto, há também a atualização na infraestrutura para utilização de ventilação e luz natural, entre outras formas de energia limpa.

    Papel

    Adoção de tecnologia para usar documentos digitais. Isso economiza a necessidade de utilizar papel, tinta, canetas, impressões, entre outros materiais físicos.

    Outros produtos

    Evita, por exemplo, o uso excessivo e desperdícios com todo o restante dos produtos e materiais necessários para limpeza, portaria, segurança, copa, recepção etc.

    Realização de descarte ecologicamente

    O descarte ecológico básico consiste na implementação de lixeiras para descarte de materiais recicláveis. Entretanto, uma boa gestão de facilities vai ainda além e cria parcerias com cooperativas que recolhem os resíduos do negócio, o que maximiza a reciclagem.

    Treinamento para reutilização de materiais

    Reutilizar materiais é uma forma bastante eficaz para minimizar os danos ambientais, porém não basta a boa vontade das pessoas para fazê-lo. Assim, é importante investir em treinamento para que os colaboradores saibam tecnicamente como executar a reutilização na prática.

    Com a terceirização da gestão de facilities, a equipe já estará devidamente orientada, treinada e experiente sobre como reutilizar os materiais de forma eficiente.

    Regularização com a legislação ambiental

    As leis de proteção ao meio ambiente são excessivamente difíceis e penalizadoras, muitas vezes as empresas as descumprem sem saber, fazendo com que poluam o meio ambiente e ainda arquem com multas.

    Porém, a gestão de facilities também realiza o compliance ambiental, que é a regularização dos processos e atividades perante o governo e eventuais exigências dos fornecedores e parceiros.

    Criação de ações motivacionais na gestão de facilities

    É importante que todos os colaboradores estejam motivados a contribuir para a sustentabilidade. Dessa forma, na gestão de facilities os superiores oferecem feedbacks construtivos, explicam a importância da proteção ao meio ambiente e indicam as melhores atitudes sustentáveis.

    Percebe-se que há relações claras entre gestão de facilities e sustentabilidade. Elas vêm acompanhadas de outros benefícios como a diminuição de custos e aprimoramento da imagem da empresa.

    Quer enviar um feedback, crítica ou dúvida sobre o tema? Deixe um comentário no post!

  • Uso de EPI na limpeza: entenda sua importância

    Uso de EPI na limpeza: entenda sua importância

    Para assegurar a segurança dos funcionários no exercício de suas atividades, a empresa de limpeza deve garantir o uso de EPI na limpeza — que são os equipamentos de segurança individual. São diversas as situações que se sujeitam os trabalhadores: riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos, entre outros.

    Preocupar-se com a saúde de quem realiza esse serviço é tão importante quanto deixar seu ambiente de trabalho limpo. É grande a frequência com que os profissionais da área de limpeza e conservação se expõem a partículas de pó, produtos químicos, detritos e resíduos diversos.

    Também existem as questões referentes ao ambiente, como pisos molhados, por exemplo — podendo ocasionar acidentes, com sérios danos à saúde do colaborador. De fato, o uso de EPI na limpeza é muito importante. Por isso, neste post falaremos mais a respeito. Acompanhe!

    Impedir a absorção de agentes químicos nocivos

    O contato frequente com produtos de limpeza pode ocasionar problemas graves para a pele, como alergias e desgastes. É recomendado o uso das luvas, a fim de proteger a mão dos funcionários do contato direto com ambientes contaminados, como lixeiras e banheiros.

    O uso de luvas de raspa — feitas de raspas de couro — é muito importante para recolher sacos de lixo, por exemplo, pois proporcionam uma proteção maior para manusear resíduos que, muitas vezes, contêm materiais cortantes e agentes abrasivos.

    Proteger o rosto

    O uso de EPI na limpeza é essencial também para manusear produtos químicos, pois eles apresentam cheiros muito fortes, que podem até mesmo causar lesões caso entrem em contato com os olhos. Por esse motivo, embora muitas vezes os riscos sejam ignorados, é essencial que os colaboradores utilizem óculos e máscaras de proteção.

    Esses dois equipamentos protegem de odores dos produtos de limpeza, poeiras e outros resíduos que podem desenvolver reações e irritações.

    Diminuir as chances de queda

    É muito frequente a exposição de colaboradores da limpeza e manutenção a pisos molhados, especialmente durante a lavagem. Esses cenários costumam apresentar riscos de quedas por escorregões, porém o uso de botas de material adequado, como a borracha, pode evitar acidentes.

    Além disso, elas podem também proteger o trabalhador de qualquer material contaminante ou cortante que venha a entrar em contato por acidente. Os sapatos de segurança são de uso obrigatório e também estão presentes no kit de EPIs dos profissionais de limpeza e manutenção.

    É importante ressaltar que, dependendo do tipo de ambiente, é necessário utilizar sapatos com proteção extra, como a biqueira de aço ou PVC. Já em situações de limpeza com água, é preciso o uso de uma bota de borracha — que é impermeável e tem um solado antiderrapante.

    Como vimos neste post, o uso de EPI na limpeza é de suma importância para garantir a segurança dos seus colaboradores. Lembrando que em uma limpeza terceirizada de empresa de qualidade, o uso desses itens é garantido. Logo, não é preciso se preocupar com essa parte ao contratar o serviço.

    Agora que você sabe como é importante o uso de EPI na limpeza, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

  • Falta de higiene em academias – O que causar?

    Falta de higiene em academias – O que causar?

    A falta de higiene em academias faz o suor criar as condições ideais para a proliferação de germes, bactérias, mofo, bolor, vírus e insetos. Assim, estabelecer um padrão de higiene na academia garante um serviço que proteja a saúde e o bem-estar dos clientes e de funcionários.

    Sem a devida limpeza, as infecções bacterianas e virais podem se espalhar facilmente nas superfícies dos equipamentos de ginástica. Qualquer ferida aberta de uma pessoa é propensa a ser infectada com bactérias que estão no local.

    Por isso, neste artigo, explicamos quais as consequências da falta de higiene em academias. Continue a leitura!

    Por que é importante ter atenção à falta de higiene em academias?

    Todo exercício físico consiste em uma atividade de estresse que se aplica ao corpo para enfraquecê-lo. A intenção disso não é apenas levar as pessoas a se recuperarem, mas torná-las mais fortes do que antes.

    No entanto, existe um efeito imediato do exercício intenso. Logo na primeira hora após a atividade física, o sistema imunológico entra em estado enfraquecido. Isso que facilita a entrada de germes no organismo. Com um sistema imunológico abalado, o corpo não tem condições de se defender de uma infecção.

    É por isso que a limpeza e dedetização na academia são tão importantes. As bactérias e vírus estão em todo lugar, inclusive sobre a nossa pele. Quando tocamos em objetos, esses germes são transferidos, podendo contaminar outras pessoas.

    Outro fator é que nem todos os frequentadores de uma academia valorizam sua higiene tanto quanto seus corpos tonificados. Muitos deles podem, às vezes, agir com falta de higiene em academias, o que abala a saúde dos outros usuários e da reputação da própria academia.

    Quais as doenças causadas pela falta de higiene em academias?

    As doenças infecciosas são causadas principalmente pela falta de higiene em academias pessoal e o uso de ambientes públicos que não passaram por uma devida limpeza. Bactérias, vírus e parasitas são os principais habitantes de lugares anti-higiênicos e são os causadores de muitas doenças infecciosas, algumas delas mortais.

    Aqui, estão alguns exemplos de doenças comuns causadas por falta de higiene em academias.

    Infecções na pele e micoses – consequência da falta de higiene em academias

    Essas infecções são causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos que conseguem utilizar a queratina do corpo como uma fonte de nutrientes. Elas podem aparecer sob a forma de uma erupção vermelha em qualquer parte da pele, unhas ou couro cabelo.

    Candidíase

    Ela pode atingir qualquer área da pele do corpo, principalmente em regiões quentes e úmidas, como axilas, virilha e órgãos genitais. Esse fungo existe habitualmente em pequenas quantidades no organismo, mas o sistema imunológico debilitado e a ação de utilizar objetos contaminados podem gerar o seu crescimento exagerado.

    Diarreias

    Ao utilizar equipamentos contaminados e logo após tocar a boca, sem que tenha lavado as mãos. Corre-se o risco de desenvolver a disenteria bacteriana, na qual o seu principal sintoma é a diarreia. Geralmente, os sintomas surgem após três dias, mas em determinadas situações eles ocorrem uma semana após o contato com a bactéria.

    Conjuntivite

    A conjuntivite é uma inflamação da membrana que reveste a parte da frente do globo ocular. Portanto, o tipo infeccioso é o mais comum, sendo possível passar para outras pessoas pelo ar, pela secreção ou ao coçar os olhos e tocar um aparelho da academia. A característica mais marcante da conjuntivite é a vermelhidão nos olhos.

    Pé de atleta

    É uma infecção fúngica dos pés com coceira, descamação e vermelhidão. Pode ser causada por vários fungos diferentes, ao ter contato com uma pessoa infectada ou pisar superfícies contaminadas, como pisos, azulejos e calçados.

    Dessa forma, a correta gestão da academia fornece um ambiente seguro para seus clientes e funcionários. Felizmente, a prevenção é simples, a partir da limpeza e a adoção de hábitos higiênicos. Com isso, o problema da falta de higiene em academias é resolvido. E assim, os usuários podem cuidar do corpo em um ambiente seguro, limpo e saudável.

    E você, conhecia as doenças causadas pela falta de higiene em academias? Que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e conscientizar os seus amigos?

  • Indicadores para clínica médica – Confira como acompanhá-los!

    Indicadores para clínica médica – Confira como acompanhá-los!

    Se você souber aplicar os indicadores para clínica médica, bem como acompanhá-los, essa pode ser uma ferramenta poderosa para você saber exatamente o que seu negócio precisa para aumentar seus lucros, satisfazer melhor seus clientes, maximizar a produtividade e muito mais.

    Quer saber o que são esses indicadores? Assim, nos tópicos seguintes, explicaremos a importância prática e, depois, listaremos e explicaremos os melhores deles, além de darmos dicas da melhor forma de acompanhá-los. Confira!

    Qual a importância de estabelecer indicadores para clínica médica?

    Na prática, os indicadores para clínica médica são aplicados antes do gestor fazer certas mudanças no negócio e continuamente após executá-las. Nesse caso, eles são importantes pelo fato de que, sem eles, é possível que o seu negócio esteja indo mal, mas você nem saiba o porquê.

    Por outro lado, aplicá-los permite que você identifique precisamente quais são os pontos que precisam ser melhorados no negócio, como o atendimento, tempo de espera, produtividade dos colaboradores, satisfação dos clientes etc. Os indicadores para clínica médica também ajudam em outros pontos, como:

    • direcionamento das estratégias de marketing;
    • formulação de novas metas a serem alcançadas;
    • que a missão da clínica seja cumprida;
    • que os valores da organização sejam compatíveis com o mercado.

    Quais são alguns desses indicadores para clínica médica e qual a melhor maneira de acompanhá-los?

    Tempo na sala de espera

    É o tempo de espera do cliente até que ele seja atendido. Esse é um dos principais indicadores para clínica médica pelo fato de que a demora para ser atendido está entre as principais reclamações dos pacientes. Por isso, se você conseguir reduzir esse tempo, conseguirá se destacar no mercado e agradar melhor seus clientes.

    Para aplicar essa métrica, oriente a sua secretária para anotar o horário de chegada de cada cliente e a hora que ele efetivamente entrou na sala de atendimento. Caso o intervalo seja demasiadamente alto, chegando a horas, você pode adotar atitudes para reduzi-lo.

    Tempo médio de atendimento

    Consiste na demora para concluir o atendimento de cada cliente. Ou seja, essa métrica é importante em dois aspectos: o primeiro consiste no fato de que um atendimento demorado prejudica o indicador anterior (tempo de espera).

    Porém, até mesmo o cliente que está sendo atendido pode se incomodar com a demora, já que ele pode ter outro compromisso depois da consulta. Nesse caso, é preciso estudar e tomar medidas necessárias para administrar melhor o tempo.

    Índice de satisfação dos pacientes é um dos indicadores para clínica médica

    Demonstra o número de clientes que se fidelizam ao seu negócio. Explicando, isso mostra o nível de confiança que os outros têm na sua clínica e recomendam para outras pessoas.

    Você pode obter esse índice de diferentes meios, como perguntando a probabilidade de recomendar o serviço para outra pessoa, a nota do serviço (sendo de 0 a 10 ou 1 a 5), entre diversos outros. E também, é recomendado pedir feedbacks, críticas e opiniões — assim, você saberá o que melhorar na clínica.

    Produtividade dos colaboradores

    A produtividade é uma métrica que tem o objetivo de melhorar os processos das clínicas. O que deve ser medido é o nível de eficiência de diferentes elementos do negócio. Todos os atendimentos devem ser analisados minuciosamente, desde a chegada do paciente até sua saída. Entre os fatores a serem analisados estão:

    • número de consultas marcadas por cada atendente;
    • quantidade de pacientes atendidos por cada médico;
    • tempo gasto em cada consulta.

    Número de pacientes que não retornam

    Esse é um indicador bastante importante, já que ele diz respeito diretamente sobre a satisfação dos clientes. Entretanto, caso eles não retornem, o negócio pode sofrer uma queda impactante no faturamento.

    Por isso, mantenha um registro de todos os pacientes e veja se eles retornam à clínica. Assim, caso eles não o façam, pode haver algo errado com os processos ou atendimento.

    É excessivamente importante não deixar de seguir os indicadores para clínica médica, pois aumentará os riscos do negócio ter prejuízos. Mas, se aplicá-los com rigor, será possível identificar os problemas da clínica e melhorá-los para aumentar o seu crescimento!

    Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para saber como gerenciar uma equipe terceirizada para otimizar seus resultados!

  • Entenda mais sobre como funciona uma limpeza industrial

    Entenda mais sobre como funciona uma limpeza industrial

    As empresas terceirizadas de limpeza são as primeiras a serem chamadas quando ocorre um derramamento químico, se os equipamentos superaquecem pelo excesso de sujeira ou quando acontece um acidente de trabalho. No entanto, muitos gerentes de indústrias não sabem como funciona uma limpeza industrial e qual a importância de manter esses ambientes limpos.

    Diferentemente de uma casa ou de um escritório, um ambiente industrial fica sujo rapidamente. Algumas máquinas são bastante sensíveis ao pó e à sujeira e, por isso, a limpeza precisa ocorrer de forma imediata, ou seja, não é possível esperar até o dia seguinte para limpar a sujeira.

    Por isso, neste artigo, você vai entender com mais detalhes como funciona uma limpeza industrial. Vamos lá?

    Qual a importância da limpeza em ambientes industriais

    Muitas fábricas estão abertas 24 horas por dia, portanto, não há tempo de inatividade para limpá-las. Soma-se a isso o fato de que existem desafios e riscos de segurança de limpeza em torno de máquinas pesadas, lubrificantes, tintas, fibras de vidro e aparas de metal.

    Ambientes sujos podem abrigar bactérias desagradáveis que levam a doenças, por isso é essencial que a limpeza seja mantida. A limpeza regular e a manutenção de suas ferramentas e equipamentos industriais também podem melhorar a eficiência operacional, mantendo as máquinas em boas condições de funcionamento.

    Além disso, o acúmulo de resíduos é um potencial gerador de acidentes de trabalho. Em muitos casos, a limpeza industrial é projetada exclusivamente para evitar acidentes, promovendo segurança ambiental e no local de trabalho. Assim, ao limpar o ambiente, você está salvando vidas e aumentando a lucratividade da sua empresa.

    Como funciona uma limpeza industrial

    Quando você opera um negócio, a limpeza industrial deve fazer parte de sua rotina. Esse serviço inclui itens como a limpeza de superfícies, descarte de resíduos perigosos e todas as outras atividades relacionadas à conservação do ambiente e dos equipamentos do chão de fábrica. Veja, abaixo, como ela funciona, na prática!

    Hidrojateamento

    Consiste em um sistema que utiliza um jato d’água de alta pressão, permitindo fazer uma limpeza pesada, remoção de contaminantes ou retirada de revestimentos de uma superfície. Ele pode ser aplicado em tubulações, trocadores de calor ou qualquer tipo de equipamento industrial.

    Impermeabilização e tratamento de pisos

    A impermeabilização garante que o piso industrial proporcione uma boa drenagem da água e impeça que ela se acumule embaixo da cerâmica, do laminado, madeira, borracha ou qualquer outro material que você use. Esse tratamento leva em conta a cor, rugosidade superficial e a porosidade do piso, garantindo a sua limpeza, manutenção e durabilidade.

    Higienização geral

    A higienização regular do ambiente evita o acúmulo de mofo, poluentes, resíduos e outros alérgenos, que contribuem para doenças, lesões ou problemas em máquinas e equipamentos, tornando a planta industrial mais segura para se trabalhar.

    Limpeza de equipamentos

    Uma limpeza completa dos equipamentos industriais reduz o desgaste, remove quaisquer resíduos prejudiciais e mantém as máquinas em boas condições de funcionamento para o seu uso regular. Com isso, o tempo de inatividade é reduzido e tudo funciona com o máximo de eficiência.

    Assim, diante da complexidade de uma planta industrial, uma boa opção é procurar especialistas que tenham expertise no assunto. Investir em um prestador de serviço terceirizado de limpeza industrial, de alta qualidade, para as suas instalações pode fazer toda a diferença na redução de doenças e acidentes em seu ambiente de trabalho, além do aumento da produtividade e eficiência da sua indústria.

    Você já sabia como funciona uma limpeza industrial, mas gostaria de se aprofundar mais nesse tema? Então, leia nosso outro artigo para descobrir como fazer uma limpeza industrial de forma eficiente e segura!

  • Gestão de clínica – Descubra as novidades de 2019!

    Gestão de clínica – Descubra as novidades de 2019!

    Nos últimos anos, a tarefa de gestão de clínica médica tem sido um grande desafio. A mudança no comportamento do consumidor é fator principal. Bem como a digitalização de processos e os novos estilos de gerenciamento. Isso tornou a administração de um negócio mais especializada e complexa do que nunca.

    Compreender as tendências de um ambiente de negócios com um ritmo cada vez mais acelerado tem sido a principal tarefa de um gestor de uma empresa.

    Por isso, aqui estão as principais tendências para 2019 em gestão de clínica. Vamos lá?

    Investimento em terceirização de serviços na gestão de clínica

    A terceirização de serviços está sendo adotada por organizações de todos os tamanhos e setores. Desde startups até grandes empresas. Essa terceirização continua sendo a ferramenta preferida para obter vantagem competitiva no cenário de negócios.

    Em um meio tão complexo, essa medida é capaz de se adaptar convenientemente a ambientes de negócios que mudam rapidamente.

    A recente crise econômica é um testemunho do fato de que uma empresa não apenas precisa aprender como sobreviver durante uma recessão. ela precisa também buscar formas mais novas de superar as difíceis condições econômicas.

    Assim, no atual cenário de negócios, terceirizar setores será a melhor forma para gerenciar com eficiência e permanecer à frente na concorrência em 2019.

    Uso de ERP e CRM para a gestão de clínicas

    As empresas estão adotando a tecnologia, por meio de softwares ERP ou CRM, para executar tarefas repetitivas e redundantes e para processar grandes quantidades de dados. A ideia não é evitar a interação humana, mas enriquecê-la.

    Se você deseja otimizar os processos de sua clínica e aumentar a produtividade, considere o investimento em sistemas informatizados. Ao unirem vendas ao suporte, por exemplo, esses sistemas permitem ter a visibilidade completa das necessidades de seus clientes, de hábitos de consumo, de históricos de visitas, de preferências, entre outros.

    Esse conhecimento não apenas fornece uma visão melhor da sua clientela, mas pode ajudá-lo a ter um atendimento personalizado para sua clínica e determinar oportunidades para o crescimento futuro.

    Aposta no Big Data

    Antes da recente revolução digital, os executivos das principais organizações eram elogiados pela intuição e pela capacidade de ver e entender os dados do negócio. As organizações que fazem a análise de dados são capazes de identificar tendências globais mais rapidamente do que suas concorrentes.

    Conforme cada vez mais dispositivos se conectam à internet, a quantidade de dados disponíveis continua a crescer. Cada um desses dispositivos pode gerar uma infinidade de informações estratégicas.

    Assim, a análise de dados pode fornecer informações em tempo real, permitindo que as organizações se ajustem ao ritmo do próprio mercado. A análise de dados também pode ser usada internamente, capacitando as clínicas com as ferramentas para identificar recursos desperdiçados, reduzir custos administrativos e melhorar a produtividade geral.

    Pensamento em inovação rápida e contínua na gestão de clínica

    A tecnologia está evoluindo rapidamente. Barreiras que, antes, levavam décadas para serem superadas, agora, estão sendo enfrentadas em anos.

    Com uma inovação global tão rápida, os gerentes de clínicas precisam ter habilidades de gerenciamento de negócios que incluam a capacidade de identificar e implementar tecnologias internacionais para ajudar empresas em todo o mundo.

    Há grande velocidade da inovação, e isso é importante,. Mas, é também fundamental que as organizações compreendam as tendências de mercado. Podem fazer isso analisando os recentes avanços tecnológicos podem servir melhor à empresa.

    O mercado está mudando o tempo todo. As empresas precisam acompanhar as necessidades do cliente conforme elas mudam. Se conseguirem seguir essas tendências, elas conquistarão o posto de líderes de mercado.

    Por isso, o sucesso precisa de uma mistura de inovação e acompanhamento de tendências. É um ciclo interminável. Basta unir uma gestão de clínica eficiente com o acompanhamento das principais tendências. Assim, você pode aumentar a probabilidade de crescimento do seu negócio.

    E agora, quer saber como melhorar a gestão de clínica ao oferecer um atendimento personalizado ao cliente? Então, veja nosso outro artigo!

  • Como superar os desafios da limpeza de academia?

    Como superar os desafios da limpeza de academia?

    A academia é um ambiente normalmente úmido, no qual o suor cria condições ideais para a proliferação de germes, bactérias, mofo, bolor e vírus. Por isso, a limpeza de academia não pode ser relevada.

    Se alguém entrar em seu estabelecimento e ver um ambiente sujo, provavelmente você perderá vários clientes.

    Embora não consiga impedir que as pessoas transpirem, você precisa garantir que suas instalações estejam impecavelmente limpas.

    Por isso, para explicar porque a limpeza é tão essencial, vamos apresentar os principais desafios e como a terceirização pode ser uma boa alternativa para resolver esse problema.

    Qual a importância da limpeza de academia?

    Uma das primeiras coisas que um cliente percebe quando entra em um espaço fitness é o quão limpo ele é.

    A instalação pode ser grande e extremamente moderna, com equipamentos de última geração e design elegante, mas se ela pecar na limpeza de alguma forma, as pessoas notarão.

    Manter sua academia limpa não é simplesmente um apelo visual. A limpeza é uma questão de saúde pública. No local existem micro-organismos que podem proliferar em função da umidade e causar doenças nos frequentadores, como a gripe e o pé de atleta.

    Que áreas exigem mais atenção?

    A maneira mais importante de manter seu centro de fitness limpo é educar toda a sua equipe e consultar empresas especializadas em limpeza de academias. Para isso, é preciso identificar os principais pontos onde bactérias, vírus e fungos podem se esconder. Veja alguns deles!

    • o chão precisa ser limpo constantemente, não apenas para eliminar a sujeira, mas também os germes que estão presentes em pisos e superfícies duras;
    • uma boa drenagem nas áreas dos chuveiros também é importante para impedir o surgimento de determinadas bactérias e fungos;
    • limpe regularmente os equipamentos, principalmente maçanetas, alças, esteiras, bolas e pesos de mão;
    • a piscina precisa estar limpa e tratada, com o correto balanceamento de produtos para que os banhistas não tenham irritações nos olhos e mucosas.

    Embora algumas bactérias sejam difíceis de eliminar, você pode garantir que seu centro de fitness permanece o mais limpo possível.

    Como  manter a academia limpa?

    As academias precisam obedecer às exigências da vigilância sanitária, para garantir condições adequadas à saúde e segurança de seus profissionais e usuários. Por isso, é preciso promover a limpeza de suas instalações da melhor maneira possível. Confira como proceder.

    Eduque membros da equipe e clientes

    É possível incentivar os colaboradores e clientes a adotarem práticas higiênicas para protegerem a si mesmos e aos outros usuários da academia.

    Ao oferecer álcool, borrifadores com desinfetantes e panos de limpeza de cortesia para a higienização de mãos e equipamentos, é possível criar uma cultura de limpeza, mantendo o ambiente livre de bactérias e fungos.

    Também é preciso incentivar usuários doentes, com gripe ou qualquer outra doença contagiosa, que não frequentem  a academia durante o período da enfermidade, para evitar a possibilidade de contaminação dos outros clientes.

    Crie um cronograma de limpeza

    É possível criar um cronograma com tarefas que podem contemplar a verificação de lixo, limpeza de locais e garantir que toalhas e coberturas sejam lavadas.

    rotina de limpeza pode incluir aspiração, desinfecção de equipamentos e lavagem de banheiros e vestiários. Tarefas semanais podem realizar a avaliação de desgaste nos assentos e coberturas, revisão de equipamentos e acessórios e a esfregação de pisos e tapetes.

    Considere a terceirização do serviço de limpeza

    Se você não tem pessoal, tempo ou experiência para limpar a academia da maneira adequada, procure terceirizar esse serviço para uma empresa de limpeza profissional.

    A flexibilidade de uma empresa terceirizada de limpeza é algo que só beneficiará o seu negócio. Ela fará uma limpeza profunda de suas instalações fora do horário de pico ou após a academia fechar.

    Desta forma, seus clientes utilizarão uma instalação impecável, sem as interrupções e inconvenientes de uma equipe de limpeza.

    Assim, manter a limpeza de academia trará mais satisfação aos clientes em frequentar o seu espaço e, certamente, indicá-lo para outras pessoas.  

    Está interessado em terceirizar o serviço de limpeza de academia? Então, entre em contato com a nossa empresa e saiba como podemos lhe ajudar!

     

  • Manter a limpeza no ambiente de trabalho – Por que é fundamental?

    Manter a limpeza no ambiente de trabalho – Por que é fundamental?

    Manter a limpeza no ambiente de trabalho é uma efetiva estratégia de marketing. Além disso, é uma questão de higiene e zelo com os funcionários.

    Isso porque um local sujo e desorganizado pode dar a impressão aos clientes de desleixo com as atividades realizadas, ou até mesmo de incompetência. E ninguém deseja passar essa impressão, certo? Por isso, embora possam surgir algumas dificuldades, é importante garantir a higienização total em seu negócio.

    Confira neste post qual é a importância de manter o ambiente de trabalho limpo, o que é um ambiente insalubre, como isso ajuda na produtividade dos colaboradores, quais são os riscos de um ambiente sujo, qual é a importância da terceirização nessa área e outras informações relevantes. Boa leitura!

    Qual é a importância de manter a limpeza no ambiente de trabalho?

    Manter a limpeza no ambiente de trabalho é algo deixado em segundo plano pelos administradores de empresas em muitas ocasiões. Preocupados com a gestão e o desempenho dos funcionários, eles podem se esquecer dessa demanda. O que não é alarmante, visto que precisam se atentar ao lucro e aos outros aspectos administrativos.

    No entanto, a higiene deve, sim, ser uma preocupação do empregador. Principalmente na medida em que ele precisa garantir o bem-estar no espaço laboral. Isso ajuda a proporcionar um ambiente produtivo, prazeroso e propício ao desenvolvimento de um bom trabalho. Tudo resulta num serviço qualificado.

    Quais são as implicações de um ambiente “insalubre”?

    No sentido técnico e dos direitos trabalhistas, a simples sujeira não pode ser caracterizada como insalubre. Na prática, contudo, é possível enxergá-la dessa forma. Afinal, não há dúvida de que um ambiente com acúmulo de sujeira pode facilitar a proliferação de fungos, vírus e bactérias. Assim, culminam em doenças, principalmente as respiratórias.

    Nesse sentido, o desleixo com a limpeza do local de trabalho pode se revelar prejudicial ao gestor, pois demonstra falta de preocupação com a saúde de seus funcionários. Isso pode implicar o aumento do número de faltas e de licenças médicas.

    Como a limpeza ajuda no rendimento dos funcionários?

    Você provavelmente se sente bem quando entra em um local organizado, especialmente se estiver com um bom odor e boa arrumação. Essa mesma sensação acontece com os seus colaboradores.

    Quando estamos em um ambiente arrumado e confortável, a tendência é que fiquemos mais satisfeitos e, consequentemente, mais motivados para executar nossas tarefas. Assim, seus funcionários desempenharão melhor as obrigações cotidianas, executando-as com comprometimento e agilidade.

    Além de resolver uma questão incontornável — a sujeira do lugar —, essa atitude pode ser vista como uma estratégia para motivar aqueles que trabalham com você, combinando dois resultados em uma só decisão.

    A saúde, já mencionada no tópico anterior, precisa ser levada em consideração. Um funcionário doente pode até não se ausentar, mas ainda assim renderá menos do que o de costume. O problema é ainda pior quando a doença persiste e força o trabalhador à internação por tempo indeterminado em um hospital.

    Um ambiente limpo é mais produtivo?

    Além da motivação gerada em cada colaborador, um lugar devidamente organizado também contribui na execução dos mais variados processos com os quais a empresa precisa lidar.

    Imagine a seguinte situação: um documento, devido à desorganização, está perdido e você não consegue realizar uma atividade que é urgente em virtude dessa perda.

    Nada mais desesperador, não é? Você não só joga o seu tempo fora, como corre o risco de perder um prazo importante por um detalhe que seria facilmente evitado com um pouco de atenção e planejamento.

    Outro exemplo corriqueiro: a bagunça fez com que uma pasta repleta de informações relevantes ficasse suja ou molhada, tornando inviável a sua utilização e acarretando grandes prejuízos.

    Quando não há empecilhos desse gênero, existe uma chance muito maior de otimizar diversas demandas, além de cumprir com presteza as exigências rotineiras, a fim de que sua empresa tenha um funcionamento adequado.

    Outro fator que contribui para a produtividade consiste no fato de que os equipamentos funcionarão mais adequadamente. Isso acontece porque não sofrerão desgastes, surgimento de ferrugem, oxidação e corrosão provocada pela sujeira, fenômenos que poderiam atrapalhar sua produtividade e até mesmo causar acidentes de trabalho.

    Como isso impacta a visão do cliente?

    Além de toda a importância da limpeza na perspectiva dos trabalhadores, não se pode negligenciar essa importância do ponto de vista dos clientes. Há um ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Nesse sentido, um ambiente laboral sujo e desorganizado não favorece a empresa, prejudicando-a na visão de seus clientes.

    A sujeira e a desorganização revelam uma falta de atenção e cuidado com o ambiente. Por extensão, elas também podem demonstrar uma falta de zelo com o trabalho que será desenvolvido.

    Essa é uma má impressão que pode levar o cliente a não confiar no serviço que seria prestado e desistir de fechar negócio. Reverter esse cenário não é um trabalho muito fácil, além de ser uma questão totalmente evitável.

    Quais são os impactos de deixar o ambiente de trabalho sujo?

    Deixar de aplicar medidas para deixar o ambiente de trabalho limpo causa mais prejuízos ao negócio do que muitos gestores imaginam. Neste tópico listamos os principais riscos que seu negócio corre ao negligenciar o assunto.

    Riscos de contaminação

    O primeiro e mais perigoso risco consiste na maior probabilidade de contaminação por doenças daqueles que visitam o local, o que inclui gestores, colaboradores e até mesmo clientes. Doenças respiratórias se propagam mais rapidamente em ambientes empoeirados. Quem tem alergias sofrerá ainda mais.

    É importante saber que doenças também podem ser transmitidas pela falta de limpeza em filtros do ar-condicionado e bebedouro. Além disso, restos de comida que não são recolhidos atraem insetos, agravando ainda mais a situação.

    Desgaste dos equipamentos

    Poeira e sujeira também aceleram o desgaste dos equipamentos e aparelhos do negócio. Além disso, reduzir a produtividade dos funcionários também diminui a eficiência e a vida útil desses bens, gerando necessidade constante de manutenções e trocas.

    Má impressão para clientes

    Já falamos que os clientes terão uma impressão bastante negativa sobre o negócio. Mas essa situação se agrava ainda mais quando clientes devem ser recepcionados para fazer negócios ou participar de reuniões, pois aumenta as chances das negociações serem malsucedidas.

    Esse risco também vale para representantes de parceiros, de fornecedores ou potenciais investidores.

    Falta de atenção e exaustão

    Ninguém consegue se concentrar em uma atividade quando está em um ambiente sujo, principalmente quem deve realizar operações bastante complexas e que precisam de muita concentração.

    Os colaboradores precisarão de um esforço mental maior para realizar seus trabalhos, fazendo com que cheguem à exaustão muito mais rápido e estejam mais suscetíveis a erros.

    É válido fazer a terceirização para manter a limpeza no ambiente de trabalho?

    Por mais que você possa solicitar aos funcionários que sigam dicas simples para manter a limpeza no ambiente de trabalho, é fundamental ter um colaborador unicamente responsável por isso.

    Uma boa saída é a terceirização dos serviços de manutenção e limpeza, que são permitidas de acordo com o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Isso porque a empresa prestadora desse serviço fica responsável pela contratação e treinamento desse funcionário. Ela também se responsabiliza pelo fornecimento de todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e pelos encargos trabalhistas e previdenciários.

    Sendo assim, é possível contar com o know-how de quem entende do assunto, de modo que você não precise se preocupar com nenhum aspecto relacionado à gestão da equipe que fará o serviço.

    Com essa estratégia, o controle dos funcionários tende a ser otimizado por completo, já que os terceirizados são gerenciados pela corporação responsável. Em linhas gerais, isso quer dizer que ela terá de lidar com as atribuições mais complexas relacionadas à contratação de novos servidores.

    Dessa maneira, sobra muito mais tempo para se dedicar ao trabalho da empresa. Claro, sem deixar de garantir que existam condições mais saudáveis e agradáveis para que os colaboradores produzam mais e melhor. Por fim, isso também impactará a clientela de maneira positiva.

    Como a terceirização da limpeza pode ser benéfica para a empresa?

    De forma geral, a terceirização das atividades-meio — que são aquelas não vinculadas à atividade principal do negócio — é bastante vantajoso para qualquer empresa. Entretanto, terceirizar a limpeza é imprescindível para manutenção da limpeza. Veja os principais benefícios da terceirização em comparação à contratação direta a seguir.

    Redução de custos

    O mais visível dos benefícios consiste na grande redução de custos administrativos obtida pela terceirizadora. Ela não arcará com gastos relacionados a pessoal como:

    • encargos e direitos trabalhistas, como férias, 13º etc.;
    • processo seletivo, que inclui divulgação da vaga, entrevista, testes, dinâmicas etc.;
    • passivos trabalhistas decorrentes de desligamentos;
    • treinamentos dos profissionais.

    Na prática, a terceirizadora firma um contrato com a contratada que enviará os profissionais ao estabelecimento da primeira. Os gastos consistirão apenas na mensalidade firmada entre as partes, não havendo criação de vínculo trabalhista entre a contratante e os profissionais.

    Também é relevante destacar que haverá maior previsibilidade de custos pelo fato de os riscos de arcar com ações trabalhistas de ex-funcionários serem minimizados.

    Profissionalização do serviço

    Não é fácil encontrar profissionais que saibam realizar uma limpeza adequada, já que é preciso utilizar material e produtos químicos corretos para cada superfície, bem como aplicar técnicas específicas para não danificar o material.

    Uma terceirizada envia profissionais treinados, capacitados e com ampla experiência no ramo. Eles já prestaram inúmeros serviços para outras empresas, dispensando a necessidade de investir em treinamentos.

    Enfim, a limpeza no ambiente de trabalho é algo tão importante quanto os recursos tecnológicos. Sem ela, tudo pode ficar comprometido, inclusive a relação com os clientes e a agilidade na execução de determinados processos. Mas você pode solucionar esse problema ao contratar uma boa prestadora de serviços de limpeza.

    Ainda na área da limpeza: os pisos de shoppings devem ser impecáveis para agradar o público. Quer saber como melhorar a limpeza dos pisos desses ambientes? Veja 4 dicas fundamentais para fazê-lo!