Categoria: Dicas de Gestão Empresarial

  • Governança corporativa: entenda o que é e como colocar em prática

    Governança corporativa: entenda o que é e como colocar em prática

    A governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são direcionadas e controladas. Ou seja, o objetivo é potencializar uma gestão eficaz, empreendedora e prudente. Também, que proporcione o sucesso a longo prazo de uma organização.

    Em essência, ela assegura que as empresas tenham processos e controles de tomada de decisões apropriadas, de modo que os interesses de todas as partes interessadas — como acionistas, funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade, por exemplo — sejam equilibradas.

    Diante disso, preparamos este material com algumas vantagens de manter uma boa governança e como colocá-la em prática. Ficou interessado? Então, continue com a leitura.

    As vantagens da governança corporativa

    A implementação de uma robusta estrutura de governança corporativa ajudará na prevenção de futuras irregularidades corporativas e proporcionará conforto tanto aos acionistas quanto a um grupo mais amplo de partes interessadas. Dessa forma, os pontos a seguir destacam as vantagens que ela pode gerar para empresas.

    Melhora a imagem da empresa

    Os empreendimentos que estão cientes do papel que desempenham na sociedade procuram se comportar de maneira exemplar, fornecendo informações de negócios claras e precisas às partes interessadas. Por isso, é um modo de trazer benefícios para a imagem da empresa, tornando-as capazes de desenvolver relacionamentos mais fortes e duradouros com o público.

    Os benefícios que podem ser colhidos são numerosos e variados, e vão desde condições de crédito favoráveis até o aumento dos negócios.

    Minimiza riscos

    As empresas comprometidas com a implementação e manutenção de boas práticas de governança provavelmente descobrirão que certos riscos são drasticamente minimizados.

    Isso ocorre porque as fortes práticas de governança aumentam os níveis de transparência, confiança e integridade da organização. Tudo isso cria um ambiente propício à redução de custos, riscos e oportunidades de corrupção. E também qualquer outra característica de uma má administração.

    Aumenta a sustentabilidade do negócio

    A boa governança permite identificar e resolver rapidamente quaisquer questões sistêmicas, reduzindo a probabilidade de dispendiosas crises e escândalos corporativos. 

    Naturalmente, podem surgir questões que uma organização não consegue antecipar, mas com um sistema de governança implementado voltado para o gerenciamento de tais eventualidades, uma empresa pode responder rapidamente de modo a salvaguardar sua reputação e futuro.

    A governança corporativa na prática

    A governança corporativa existe para ajudar as empresas a ter uma estrutura de regras e procedimentos que se estendem a todos, desde diretores e gerentes seniores a acionistas e clientes. Portanto, veja a seguir algumas práticas que podem ajudar nesse objetivo.

    Construa uma diretoria forte

    A sua diretoria deve ser composta por pessoas experientes e apaixonadas, que tenham o tempo e a energia para cumprir o seu papel. Ok, sua empresa se esforça para atrair e reter talentos em diferentes níveis de hierarquia, Mas, você também deve trabalhar para criar uma administração competente e decisiva.

    Exponha-os a um programa de treinamento que possa prepará-los para mergulhar em seu setor e com o cenário competitivo. Eduque-os continuamente e mantenha-os envolvidos para maximizar o valor da perspectiva única de cada diretor.

    Promova a lealdade

    A lealdade de uma empresa deve ser, acima de tudo, aos seus acionistas. Os diretores devem, portanto, defender os interesses dos acionistas e manter os mais altos padrões éticos.

    O segredo está na colaboração e num diálogo aberto. Algumas empresas incentivam os membros do conselho a ter contato direto com os acionistas. Ou mesmo designar diretores selecionados para entrar em contato com eles em questões importantes.

    Como os diretores são encarregados de tomar as decisões mais críticas da empresa, o contato com os acionistas é importante. Isso garante que essas decisões tenham o resultado desejado.

    Agilize processos

    É vital que as empresas tenham um sistema para definir, executar e avaliar as atividades da diretoria, incluindo tarefas como mapear estratégias de curto e longo prazo, eleger um CEO e avaliar oportunidades e riscos. Portanto, isso envolve perguntar rotineiramente se alguém está atingindo os objetivos e o que se propõe a fazer.

    A governança corporativa não é uma solução única para todos, uma vez que cada empresa tem suas próprias particularidades. No entanto, independentemente do ramo de atuação, lembre-se dessas práticas recomendadas. Busque ficar mais bem preparado para executar os planos de longo prazo do seu negócio.

    E então, gostou das dicas de como colocar em prática a governança corporativa? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários!

  • Desafios na gestão de facilities: quais são e como superá-los?

    Desafios na gestão de facilities: quais são e como superá-los?

    Os desafios gestão de facilities são comuns, e fundamentais de serem resolvidos para o bom funcionamento de uma empresa. Principalmente se ela deseja reduzir custos e otimizar processos. No entanto, existem grandes desafios para melhor administrar os serviços, obtendo, de fato, o retorno esperado para o investimento.

    Quer saber quais são as maiores dificuldades que o gestor dessa área precisa superar a fim de conseguir a eficiência esperada? Então continue a leitura deste artigo!

    Quais são os benefícios de realizar uma boa gestão de facilities?

    Contar com facilities para otimizar os processos da empresa e reduzir custos é uma das grandes alternativas empregadas para driblar a crise. Porém, para maximizar as vantagens, é preciso controlar adequadamente todas as etapas.

    Administrar o processo ao escolher as melhores parcerias, coordenar adequadamente os serviços e ter uma boa visão dos custos e gastos são passos fundamentais para atingir o potencial máximo das facilities.

    Assim, a empresa adquire diversos benefícios, como: redução dos custos, acesso à mão de obra altamente especializada em cada tarefa. Além disso, um ambiente sempre conservado e apresentável, entre outros.

    Ou seja, a eficiência e produtividade necessárias para conseguir esses efeitos são obtidas. Porém, com menos recursos demandados e menos trabalho com burocracia, administração legal de funcionários e demais trâmites.

    Quais são os principais desafios da gestão de facilities?

    Com a maior incidência de empresas contando com as facilities para realizar a execução de processos distintos, se torna necessário gerir corretamente esses serviços. Uma tarefa difícil, tendo em vista a especificidade necessária para controlar demandas de áreas diferentes mantendo a qualidade esperada e exigida.

    Conheça os 3 principais desafios que a gestão de facilities implica, a fim de saber como contorná-los!

    1. Redução dos custos e melhor aproveitamento de recursos

    O maior objetivo ao contar com uma facilities é reduzir os custos operacionais. Assim, o gestor mantém a cobrança contínua para que o melhor retorno do investimento seja obtido e que os recursos sejam bem aproveitados, minimizando os gastos.

    Para administrar esse obstáculo, é preciso ter sob controle toda a parte orçamentária e os recursos utilizados. Assim, é possível sempre estar a par se o retorno obtido vem sendo compatível com o dinheiro a aplicado. E também procurar parcerias com maior custo-benefício.

    2. Conferência da qualidade dos serviços prestados

    Os serviços que as facilities desempenham são vitais para a empresa, tendo em vista que impactam diretamente colaboradores, clientes e fornecedores. Quando a empresa utiliza desse recurso, quer obtê-lo com qualidade.

    Por isso, cabe ao gestor a grande responsabilidade de conferir constantemente se as ordens abertas são cumpridas, a eficiência, o melhor aproveitamento dos materiais, as despesas envolvidas, etc.

    3. Gerência dos diversos serviços

    As facilities, como citamos acima, são empregadas para solucionar etapas muito distintas de uma organização, como a limpeza, a recepção, os recursos humanos, a portaria e tantas outras atividades com especificidades próprias.

    A direção, os colaboradores e os clientes têm diferentes demandas quanto aos serviços. Eles exigem que o gestor de facilities administre os melhores contratos, visando atender a todas as necessidades.

    Para isso, é preciso muita organização e boa distribuição das prioridades. Afinal, encontrar os prestadores mais adequados e abrir as ordens de serviço mais vitais é uma tarefa que exige um bom feeling e um excelente critério.

    Como você pôde perceber, a gestão de facilities é importante para que a empresa consiga os melhores serviços. Melhor ainda: a um preço cada vez mais vantajoso. O profissional responsável por administrar essas questões precisa de jogo de cintura para obter resultados satisfatórios. Além disso, manter constantemente o aumento do custo-benefício.

    E para você, qual é o maior desafio ao gerenciar facilities? Como é possível contorná-lo? Comente conosco e ajude nossa comunidade a encontrar as melhores soluções para gerenciar esses serviços!

  • Atendimento personalizado ao cliente – saiba como oferecer

    Atendimento personalizado ao cliente – saiba como oferecer

    Durante muito tempo, o mercado focou na maximização das vendas. Dessa forma, oferecer um atendimento personalizado ao cliente não era prioridade. Nesse caso, a satisfação com o produto ou serviço vendido era vista como uma mera consequência da venda.

    Com a mudança no modo como o consumidor se relaciona com as marcas, o foco mudou. Por isso, hoje as grandes empresas já perceberam que, na verdade, as vendas que são consequências de clientes satisfeitos. Assim, entra o atendimento personalizado ao cliente!

    No post de hoje, explicamos a importância de um atendimento personalizado ao cliente. E também apresentamos dicas valiosas para você transformar o atendimento na sua facility. Confira!

    A importância do atendimento personalizado ao cliente

    As expectativas dos clientes em relação à compra mudaram bastante nas últimas décadas. Assim, tornou-se cada vez mais importante oferecer experiências memoráveis.

    Desse modo, o consumidor não retorna apenas pelo desejo de adquirir novamente o produto ou serviço — que eles podem encontrar em outros lugares —, mas também pela qualidade do atendimento.

    O cliente não quer apenas ter seu problema resolvido, ele também quer se sentir único, importante, especial. Nesse sentido, o atendimento personalizado é o responsável por dar a impressão de que a empresa olha para os consumidores como indivíduos e não como uma massa indiferenciada.

    Parece pouco intuitivo aumentar os gastos com o atendimento apenas para trazer esse conforto ao cliente. No entanto, esse processo não se trata de reduzir custos, e sim de aumentar a probabilidade do retorno do consumidor.

    Dicas para oferecer um ótimo atendimento personalizado

    Para oferecer um atendimento à altura de consumidores tão exigentes, é muito importante ter em vista as dicas a seguir. Veja só!

    Colete informações sobre os clientes

    O primeiro passo para um atendimento personalizado é conhecer bem o seu público. Para isso, os dados relacionados às suas compras são fundamentais. A partir deles é possível elaborar um perfil de consumo. E também, formular hipóteses sobre os hábitos do consumidor. Depois, começar a compreender quais são os serviços mais importantes para ele.

    Por meio dessas informações é possível começar a alterar os procedimentos da sua empresa para adequá-los a um atendimento personalizado.

    Segmente seu público-alvo

    É importante ter em mente que um atendimento único para cada cliente é impossível. Principalmente, se tratando de uma facility, em que um grande número de pessoas habita, trabalha, faz compras etc.

    O que é possível, no entanto, é identificar — com o auxílio das informações coletadas — um conjunto pequeno de perfis que seja capaz de abarcar o seu público-alvo de modo a destacar as especificidades de alguns tipos de cliente.

    Tendo essas categorias de clientes em mente, é possível planejar estratégias que transformem a sua experiência com o espaço, levando em conta necessidades mais específicas do consumidor.

    Melhore a comunicação

    Outro ponto muito importante está em melhorar a comunicação com o consumidor. Procedimentos e mensagens automatizadas dão ao cliente a impressão de que ele está lidando com um robô. E ele acha que é uma  máquina que dá as mesmas respostas independente do que seja dito.

    Sendo assim, é muito importante personalizar a comunicação, ou seja, ao se dirigir ao cliente. Busque tratá-lo pelo nome, ser simpático, mostrar proatividade. Ou seja, mostre também conhecimento em relação ao perfil desse consumidor e às melhores formas para solucionar os seus problemas.

    Vale ressaltar que esse é um processo que envolve a conscientização dos seus colaboradores. Em especial, daqueles que se relacionam diretamente com o público.

    Sendo assim, é muito importante que seus funcionários sejam orientados em relação ao perfil e às preferências dos clientes. E que também sejam treinados para atendê-los com qualidade.

    Tirou suas dúvidas sobre como implementar um atendimento personalizado? Assim, quer aprender outras dicas sobre assuntos relacionados à gestão de facilities? Então, assine a nossa newsletter e não perca nossos próximos posts!

  • Evento corporativo: conheça 4 dicas para evitar imprevistos!

    Evento corporativo: conheça 4 dicas para evitar imprevistos!

    Eventos corporativos esporádicos são ótimas ferramentas para se proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor. Contudo, os gestores menos experientes costumam ignorar que há muitos fatores a se levar em conta na hora de propor um evento corporativo, seja ele um simples coffee break, seja algo mais ambicioso.

    Sendo assim, decidimos ajudar você a se preparar da melhor maneira. Confira, a seguir, o que pode dar errado no seu evento corporativo e quais medidas devem ser tomadas para evitar imprevistos. Boa leitura!

    O que pode dar errado nesse tipo de evento?

    Se você não tomar os devidos cuidados, saiba que há grandes riscos de alguma coisa sair dos trilhos. Os eventos corporativos podem dar errado se:

    • os colaboradores não aderirem (até porque eles são o foco principal);
    • o ambiente não for adequado para a quantidade de pessoas ou para o tema;
    • os materiais e/ou as pessoas fundamentais para o seu desenvolvimento não estiverem presentes na hora correta;
    • a qualidade e a quantidade de comida não forem satisfatórias (em caso de eventos com lanches ou refeições).

    Como evitar imprevistos no seu evento corporativo?

    Os eventos corporativos são pensados com o objetivo de proporcionar momentos de descontração e, também, a integração das equipes — ambos fundamentais para garantir um ambiente de trabalho saudável. Mas, se eles forem um fiasco, não surtirão efeito. Veja as nossas dicas para que o seu evento seja um sucesso!

    1. Planeje o seu evento

    Fazer um bom planejamento é indispensável para o êxito de qualquer tarefa da rotina de trabalho, e não seria diferente aqui. Uma vez que você decidir o caráter do seu evento, procure elaborar listas de convidados e de materiais necessários para a sua execução.

    Essa medida ajudará no dimensionamento e na elaboração de orçamentos com os fornecedores. A partir disso, você conseguirá medir se o evento está dentro das proporções desejadas.

    2. Eleja uma data apropriada

    Para a adesão ao seu evento, também é muito importante que ele ocorra em data e horário apropriados. Há determinadas funções que não podem ser interrompidas em certos momentos do dia, assim como há dias em que as demandas sobre as suas equipes são maiores.

    É preciso levar esses fatores em consideração para que o evento corporativo ocorra em um momento no qual os seus convidados possam participar com tranquilidade.

    3. Divulgue-o de forma eficiente

    O evento precisa ser divulgado para que a sua equipe também se programe, principalmente em se tratando de eventos fora do horário de trabalho. Para isso, vale a pena anunciar e relembrar por meio de ações online e offline.

    Por exemplo, você pode disponibilizar recados físicos em locais estratégicos (como a copa e as salas de reunião), além de usar as redes sociais mais populares entre seus colaboradores.

    4. Tenha um plano B

    Imprevistos não têm esse nome à toa. Há desencontros que são simplesmente imprevisíveis e, muitas vezes, inevitáveis. Nesses casos, é muito importante dispor de contatos e equipamentos que possam substituir o que houver dado de errado em relação ao planejado.

    Dependendo da antecedência com o qual o problema for detectado, é possível, por exemplo, contatar com rapidez outro serviço de buffet, se o contratado cancelar e você já tiver outras possibilidades em mente.

    De todo modo, para um evento corporativo ser bem-sucedido, é fundamental prestar atenção ao orçamento, à logística, à divulgação e à equipe que auxiliará você. Nesse sentido, a terceirização de algumas funções da sua empresa pode vir a calhar, já que dispor de equipes terceirizadas vai garantir tudo o que diz respeito ao treinamento e à competência dos seus colaboradores.

    Se interessou pela ideia da terceirização? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você!

  • Limpeza industrial – Como fazer uma de forma eficiente e segura?

    Limpeza industrial – Como fazer uma de forma eficiente e segura?

    A limpeza industrial é fundamental para manter um local com sujeiras pesadas higienizado e apto para continuação dos processos. Seja em uma cozinha, fábrica ou equipamentos salubrizar corretamente os ambientes é essencial, porém, essa não é uma tarefa simples.

    Quer saber como manter a sua empresa livre de impurezas e desfrutar dos benefícios que isso promove? Não sabe como mantê-la assim em um local com tanto fluxo de sujeira? Nós vamos te ajudar! Acompanhe!

    Qual a importância de uma boa limpeza industrial?

    Uma indústria é composta basicamente de muitos funcionários e máquinas. Desse modo, para manter a higiene ocupacional, proporcionando saúde aos colaboradores, é preciso cuidar adequadamente das sujeiras. Além disso, os equipamentos também requerem esses cuidados para não sofrerem desgastes prematuros. Nesse sentido, a limpeza industrial confere maior vida útil para a estrutura da organização.

    Esse tipo de limpeza não é importante unicamente para o setor produtivo, afinal, também abrange outros estabelecimentos que necessitam de uma higienização mais precisa para ficarem de fato limpos, como é o caso das cozinhas industriais.

    Outro ponto que traz grande impacto é o relacionamento com clientes e fornecedores. Os parceiros buscam por empresas dentro dos conformes para se aliar. Desse modo, ao expor um ambiente limpo, você demonstra seu comprometimento e reflete preocupação com a qualidade.

    Como realizar uma limpeza industrial eficiente?

    Para que a empresa tenha a limpeza adequada, tendo em vista seus equipamentos e processos, é preciso estruturar corretamente tal atividade. Confira a seguir 3 dicas para te ajudar com essa tarefa!

    1. Verifique as necessidades da empresa

    É preciso avaliar qual a necessidade e periodicidade com que cada tipo de limpeza precisa ser feita. Verificando a demanda do ambiente, você pode estruturar a melhor rotina  para higienização e escalar as pessoas adequadas para cada uma delas.

    2. Utilize os produtos adequados

    As sujeiras mais pesadas precisam da ajuda de produtos específicos para serem removidas satisfatoriamente. Por isso, é imprescindível utilizar o agente químico adequado em cada operação, além de realizar as diluições e o manuseio correto.

    3. Evite acúmulos

    As indústrias acumulam sujeiras pesadas. Quanto mais tempo levam para serem removidas, mais difícil se torna realizar a higienização por completo. Por isso, defina um cronograma de limpeza que faça a manutenção da salubridade, evitando que haja um grande acúmulo.

    Por que contar com uma empresa terceirizada para a tarefa?

    Manter um local limpo não é uma tarefa fácil. Agora imagine uma empresa com fluxo de pessoas, máquinas e equipamentos operando e a constante produção de sujeiras, tanto nas superfícies quanto em espaços confinados.

    Ainda que uma equipe seja mobilizada para a tarefa, exigindo grandes esforços tanto de planejamento quanto de recursos, muito fica para trás, pois a maioria dessas sujeiras requer processos específicos e especializados para serem de fato removidas.

    Por isso, terceirizar esse trabalho é a melhor alternativa. Afinal, a empresa contratada tem domínio sobre o assunto e vai higienizar adequadamente todos os ambientes da empresa, mantendo uma salubridade profissional. Assim os recursos utilizados são minimizados, enquanto o resultado da limpeza é potencializado.

    A limpeza industrial é um processo vital para a conservação de qualquer empresa. Devido à dificuldade de realizar e manter tais ambientes corretamente higienizados, é preciso dar atenção a tarefa e levá-la a sério, pois, ela é essencial tanto para manter as atividades quanto para as parcerias.

    Entendeu como a limpeza industrial é importante? Quer contar com uma parceira especializada para realizar essa atividade adequadamente em seu empreendimento? Entre em contato conosco, temos uma excelente solução para higienizar seu local!

  • Afinal, quais são as melhores práticas de gestão de shoppings?

    Afinal, quais são as melhores práticas de gestão de shoppings?

    A gestão de shoppings conta com muitos desafios, afinal, são muitas empresas concentradas e um grande fluxo de pessoas no local. Não encontrar soluções para esses empecilhos pode repercutir diretamente na lucratividade do empreendimento. É preciso buscar constantemente por alternativas para facilitar a administração e evoluir tais aspectos do negócio.

    Pensando nisso, preparamos um guia com algumas dicas para que você resolva as principais dores de cabeça de administrar um shopping center. Continue conosco e entenda mais sobre o assunto!

    Como otimizar a gestão de shoppings?

    Existe uma série de tarefas que podem ser otimizadas contribuindo para um gerenciamento mais fluido. Citamos abaixo algumas práticas essenciais para aplicar na gestão de shoppings. Confira!

    Rateio e controle de despesas

    O rateio das despesas é uma das tarefas mais essenciais de controlar as finanças de um shopping. Cuidar desse aspecto com pontualidade pode parecer simples, mas conta com muitas variáveis e pode se tornar uma dor de cabeça.

    Ainda assim, planejar adequadamente os gastos é preciso para garantir lucratividade. É possível, por exemplo, automatizar essa tarefa a fim de reduzir erros e aumentar a eficiência da divisão.

    Relacionamento com o público

    Essa prática tem impacto direto na imagem do seu estabelecimento. Sendo assim, o atendimento e a eficiência da comunicação com o público precisam ser zelados. Torna-se fundamental estabelecer políticas e diretrizes quanto a esses fatores para manter a clientela.

    Automatização das rotinas

    Existem muitas rotinas em um empreendimento com o tamanho de um shopping, principalmente as administrativas. Lidar com todas elas manualmente pode proporcionar uma grande quantidade de erros. Para isso, existem sistemas de gestão integrada que automatizam grande parte dessas atividades e permitem uma visão integrada da empresa.

    Terceirização de serviços

    Para manter um shopping, muitos cuidados estruturais e logísticos precisam ser tomados diariamente. A limpeza, por exemplo, exige um plano de realização claro, além de um grande volume de funcionários.

    A fim de facilitar o gerenciamento de assuntos como esse, é possível terceirizar esses serviços. Desse modo, a empresa contratada é dotada da responsabilidade pelo desenvolvimento dos serviços.

    Quais serviços podem ser terceirizados?

    Terceirizar é uma das práticas mais vantajosas para a gestão de shoppings. Com ela, os gerenciadores eliminam suas preocupações quanto a realização de algumas atividades, podendo contar com o fato de que uma equipe treinada e bem orientada vai cuidar de tudo. Conheça algumas áreas em que isso é possível!

    Serviços de limpeza

    Manter um local com um fluxo de pessoas tão grande é muito difícil. São muitos funcionários mobilizados, que geram grandes burocracias para empresa, sem contar a necessidade de adquirir equipamentos, fazer planos e rotas de limpeza etc.

    Contratando uma prestadora desse serviço, é possível contar com um time treinado, competente e bem direcionado sem lidar com todos os problemas envolvidos na gestão de pessoas e da limpeza.

    Controladoria de acesso

    A segurança no local é essencial para o conforto dos seus clientes. Ela exige um trabalho exemplar para selecionar e capacitar bons profissionais e garantir que eles tenham competência para a atividade, além de estipular os revezamentos de turno e demais estruturas pertinentes. No entanto, é possível repassar essa atividade à uma empresa competente, que vai lidar com todos os problemas do setor com facilidade.

    A gestão de shoppings é um desafio por si só. Manter todas as lojas e departamentos alinhados para oferecer o melhor estabelecimento aos clientes garante muitas tarefas. é preciso adotar práticas que minimizem essas questões e permitam uma rotina mais fluida e acertada — e a terceirização é uma delas!

    Nosso artigo contribuiu para a melhoria da sua administração? Quer entender mais sobre a terceirização da limpeza, a fim de entender na prática como ela pode ajudar seu empreendimento? Leia nosso artigo sobre o tema e fique por dentro!

  • Facilities na educação: veja 5 maiores benefícios de usar

    Facilities na educação: veja 5 maiores benefícios de usar

    Você sabe quando surge a ideia de utilizar facilities na educação? Quando pensamos em instituições de ensino, as primeiras atividades que vêm à nossa mente são aulas e tarefas ligadas à gestão pedagógica, certo?

    No entanto, acabamos nos esquecemos que existem vários profissionais cuidando da infraestrutura de uma escola ou faculdade, sem os quais educador nenhum consegue cumprir o seu trabalho.

    Neste post você vai entender melhor em que processos de uma instituição de ensino as facilities podem atuar e também conhecer os principais benefícios da sua utilização. Confira!

    As demandas de uma instituição de ensino

    Para além da qualidade das atividades pedagógicas, a gestão de uma escola ou faculdade deve prezar também pela higiene e pela segurança do espaço. Nesse sentido, é fundamental que ela conte com uma equipe de limpeza e também com profissionais responsáveis pelo controle de acesso.

    Afinal, ninguém se sente à vontade para ensinar ou aprender num ambiente desorganizado e sujo,. Dessa forma, como a entrada e a saída de pessoas não autorizadas podem comprometer a segurança de alunos, professores e demais funcionários.

    Vantagens de usar facilities na educação

    Administrar as atividades mencionadas acima pode ser uma tarefa bastante complexa e desafiadora para a gestão. O que acaba não conseguindo focar exclusivamente nos objetivos pedagógicos da escola ou faculdade.

    É aí que entram as facilities, que nada mais são do que serviços de infraestrutura. Tudo de forma terceirizada e que trazem diversas vantagens para qualquer empresa, inclusive no segmento educacional. Confira!

    1. Facilites na educação: treinamento especializado

    Ao contar com a terceirização de serviços, a gestão consegue compor o seu quadro de funcionários com profissionais treinados. Isso garante segurança e limpeza do ambiente. Dessa forma, poupa-se do trabalho de avaliar e treinar novos colaboradores.

    2. Redução das despesas operacionais

    Uma vez que os funcionários são terceirizados, a instituição de ensino não precisa se preocupar com operações relacionadas à captação de novos colaboradores, nem com as burocracias das demissões.

    Também não é preciso se preocupar com a manutenção do quadro de funcionários e a sua organização em meio a férias e licenças. Tudo isso contribui para a redução das despesas operacionais da instituição.

    4. Comunicação ágil

    Uma vez que os diversos serviços de infraestrutura são providenciados pela mesma empresa, os colaboradores são capazes de conversar entre si mais facilmente. Isso sem precisar do intermédio da gestão local. Dessa forma, eles se tornam mais eficientes.

    5. Atendimento rápido às demandas, um benefício dos facilities na educação

    Outra vantagem de contar com facilities é que um serviço especializado está sempre pronto para cuidar das demandas de infraestrutura. Entretanto, prestando um atendimento ágil, com o mínimo de prejuízo às aulas e demais atividades escolares.

    Para aproveitar essas vantagens, você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada. Assim, ela faz a terceirização de serviços e dispõe de profissionais treinados para trabalhar com facilities na educação.

    Só assim é possível garantir um trabalho de qualidade aliado à reposição rápida de funcionários e à redução dos custos com contratação.

    Entendeu o papel e as vantagens das facilities na educação? Então aproveite para descobrir como a terceirização pode reduzir os custos do seu negócio.

  • 5 boas práticas para uma gestão de documentos eficiente

    5 boas práticas para uma gestão de documentos eficiente

    Já passou horas procurando informações sobre um cliente? Ou perdeu um arquivo importante, enviou e-mails errados ou não soube se determinada conta foi paga? Então, você precisa começar a se preocupar com a gestão de documentos na sua rotina de trabalho.

    Existem práticas que, ao serem adotadas pelos administradores, solucionarão todos os problemas relacionados aos documentos. Quer saber quais são elas? Continue a leitura deste artigo e descubra o que é a gestão documental, qual é a sua importância e quais são as cinco melhores dicas para efetivá-la!

    O que é a gestão de documentos e qual é a sua importância?

    A gestão consiste em uma série de procedimentos rotineiros que garantem o controle e arquivamento dos documentos importantes para o negócio (sejam físicos ou digitais), como contratos de venda, contratos de trabalho, contas de água, luz ou gás, guias de pagamento de tributos, entre outros.

    Além de otimizar o tempo de trabalho, pois os papéis serão encontrados rapidamente, a organização evita problemas jurídicos, pois não ocorrerão perdas de contratos e comprovantes de pagamento.

    É importante saber que, quanto mais tempo passa, maior será o acúmulo de documentos e, consequentemente, mais difíceis serão de encontrar. Portanto, é preciso adotar as práticas de gestão o mais cedo possível.

    Quais são as práticas de uma boa gestão?

    Existem técnicas específicas para garantir a boa organização dos documentos. Confira algumas delas nos tópicos abaixo.

    1. Organize pastas para cada assunto, cliente e processo

    O primeiro passo é criar uma pasta para cada categoria, como impostos, contas ordinárias (cobradas todos os meses), contas extraordinárias (cobradas eventualmente) e clientes.

    Depois, crie uma pasta para cada cliente. Dentro de cada um desses arquivos, é bom ter uma subpasta para cada processo, fazendo com que sejam facilmente encontrados.

    2. Considere a temporalidade

    Realizar o descarte de documentos é uma prática fundamental para uma boa organização, garantindo acesso fácil ao que realmente importa.

    As leis brasileiras impõem prazos específicos de expiração para cada tipo de documento. Então, para evitar problemas legais quanto ao descarte, confira a lista a seguir:

    • extratos bancários, IPTU e IPVA — 5 anos;
    • financiamento ou consórcio — até a quitação do bem adquirido;
    • recibos de aluguel — até o término do contrato;
    • comprovante de obrigações previdenciárias — 30 anos;
    • notas fiscais — até vencer a garantia;
    • contas de telefone, água, luz entre outras — entre 90 dias a 5 anos.

    Os únicos documentos cuja guarda deve ser permanente são a CTPS, o PIS e as escrituras de imóveis.

    3. Crie uma rotina de digitalização

    A tecnologia é uma grande aliada em vários aspectos — e, na gestão de documentos, não é diferente. Digitalizar a documentação garante mais facilidade e agilidade de acesso e segurança, além de ser fácil de compartilhar.

    Por essa razão, crie uma rotina e oriente todos os funcionários a digitalizar cada um dos documentos que entrarem na empresa.

    4. Faça backups

    Backups são cópias de segurança dos arquivos que foram digitalizados. O processo pode ser feito nos servidores da própria empresa ou de terceiros que realizam o serviço.

    Essa é uma dica importante, pois você terá os documentos guardados mesmo que ocorra algum imprevisto, como roubos, acidentes, desastres naturais (como alagamentos) e até mesmo caso um arquivo seja deletado acidentalmente por um funcionário.

    5. Estabeleça políticas claras de uso dos documentos

    Toda a gestão deve ser padronizada. Isso significa que você deve estabelecer regras claras sobre o processo de digitalização, a organização das pastas, a realização de backups e o descarte de documentos.

    Além disso, estipule normas sobre o transporte e a utilização dos documentos, e decida quais deles devem ter acesso restrito e qual é o procedimento para a solicitação de cada um.

    Com as dicas de gestão de documentos expostas neste artigo, todas as atividades se tornarão mais produtivas e seguras, auxiliando no desenvolvimento saudável do seu negócio.

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  • Core Business: saiba como focar no negócio da sua empresa

    Core Business: saiba como focar no negócio da sua empresa

    O Core Business é um termo bastante encontrado ao procurar por conhecimentos que o auxiliem a expandir a sua empresa. Porém, muitos administradores ainda não o conhecem e não sabem em qual deles o seu negócio se encaixa.

    Neste texto, vamos explicar o que é o Core Business e como ele ajuda a desenvolver a sua empresa, quando aliado à terceirização. Portanto, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

    O que é o Core Business?

    Basicamente, o Core Business consiste na principal atividade de uma empresa — ou seja, a que gera valor para o negócio. Por exemplo, no caso de uma mineradora, a extração de minerais é sua atividade central, enquanto que os setores de vendas, RH e contabilidade funcionam como um suporte.

    Normalmente, um empreendedor inicia seu negócio já pensando em uma atividade que será o foco da empresa. Entretanto, ainda é possível que ela exerça diversas outras de naturezas diferentes.

    Para identificar o seu Core Business, é preciso entender que ele não é o ramo da empresa. Primeiramente, você precisará analisar o que deu origem ao negócio. A partir disso, é preciso responder às perguntas:

    • quem são os meus clientes mais lucrativos;
    • quais são as inovações ou estratégias diferenciadas do negócio;
    • quais são os produtos mais críticos;
    • quais são os principais canais de venda.

    Qual é a importância de focar no Core Business?

    O Core Business vai muito além do que os gestores acreditam. Ele servirá de base para a elaboração de um planejamento estratégico, com a determinação da missão, dos valores e da visão.

    Além disso, ele representa a principal geração de valor. Por isso, todas as análises e decisões tomadas pelos administradores devem se concentrar em beneficiar seu Core Business. Isso faz com que a empresa crie diferenciais competitivos e se destaque perante os concorrentes.

    Como o uso de facilities ou serviços terceirizados influenciam na questão?

    Quando os gestores se concentram ao máximo na atividade principal, eles conseguem obter, conquistar e fidelizar mais clientes. Além disso, fornecer serviços com melhor qualidade e, consequentemente, expandir sua atuação no mercado.

    Uma das principais formas de conseguir se concentrar nas atividades principais da empresa é utilizando facilities ou serviços terceirizados, como os de limpeza, controle de acesso ou recepção. A terceirizada enviará profissionais excepcionalmente competentes e capacitados para realizar as tarefas.

    Dessa forma, o administrador poderá atuar na empresa sem se preocupar com atividades que não constituem a principal receita do negócio. Além disso, a terceirização também oferece outros benefícios, como minimização de custos, conflitos judiciais, processos seletivos, entre outras dores de cabeça.

    O que uma empresa deve fazer para potencializar seu Core Business?

    Além da terceirização, o gestor pode tomar outras atitudes para maximizar a produtividade e qualidade de seu Core Business:

    • centralizar a diversificação em torno do foco: direcionar todos os seus negócios ao desenvolvimento da atividade principal da empresa;
    • investir na diversificação: se o negócio disponibilizará mais serviços além da atividade principal, é importante que sejam complementares ao Core Business — ou que não tenham tanta relevância;
    • escolher bem os seus parceiros: eles devem estar relacionados ao Core;
    • investir em qualificação e treinamento: qualificar os colaboradores que não exercem a atividade-fim, para não precisar dedicar muito tempo gerenciando as atividades-meio.

    Como vimos, o Core Business vai muito além do ramo da empresa: ele consiste na principal fonte de faturamento e precisa de atenção redobrada para que o negócio se destaque perante os concorrentes. Nesse sentido, a terceirização é a melhor decisão para que o gestor aprimore sua atividade principal!

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  • Integração de equipes: saiba como promovê-la e qual sua importância

    Integração de equipes: saiba como promovê-la e qual sua importância

    À medida que as empresas vão crescendo, faz-se necessário a criação de novos setores para desempenhar funções cada vez mais especializadas. Dessa forma, companhias de médio e grande porte passam a contar com diversas equipes, que não se comunicam e nem mesmo conhecem bem as funções desempenhadas pelos colaboradores de outras áreas.

    Sabendo que esse é um cenário bastante comum, decidimos falar sobre a integração de equipes, explicando a sua importância e apresentando algumas medidas fundamentais para promovê-la. Continue a leitura e entenda mais a respeito.

    A importância da integração de equipes

    A integração das equipes tem como principal função criar um sentimento de pertença, de que o colaborador faz parte e é importante para um processo maior. Esse sentimento faz com que ele se sinta valorizado e o motiva a entregar resultados melhores.

    Além disso, conhecer os outros processos da empresa — e principalmente as pessoas por trás deles  ajuda o funcionário a criar empatia pelas outras equipes e a refletir sobre o impacto do sucesso ou fracasso das suas metas no serviço dos seus colegas.

    Sendo assim, a integração de equipes é fundamental para a humanização daqueles colaboradores que não se encontram com frequência ou não precisam se relacionar diretamente na rotina da empresa.

    Em se tratando de equipes terceirizadas, a integração com as equipes internas também é importante. Digamos que você optou por terceirizar os funcionários de limpeza, por exemplo. Ainda que não tenham sido contratados diretamente, eles também permanecem algum tempo nessas funções e fazem parte do dia a dia da empresa.

    Sendo assim, os mesmos motivos para se promover a integração de equipes também se aplicam aos funcionários terceirizados.

    Passos essenciais para integrar bem a equipe

    A integração de equipes não é um objetivo que se alcança da noite para o dia. Muito pelo contrário, é um processo permanente que deve ser incorporado na cultura da empresa. Para garanti-lo, algumas medidas são imprescindíveis. Veja quais!

    Ofereça condições de trabalho adequadas

    O primeiro passo para desenvolver na sua equipe um sentimento de pertença é oferecer condições de trabalho condizentes às exigências do cargo.

    Se as condições oferecidas na sua empresa forem inferiores às praticadas no mercado, é natural que o seu funcionário encare a colaboração de vocês como uma situação temporária e continue procurando oportunidades melhores.

    Motive ambas as equipes

    É necessário promover um ambiente no qual não haja equipes preferidas e equipes negligenciadas pela gestão. Demonstre atenção em relação aos resultados de cada equipe e valorize os acertos e as metas atingidas. Afinal, ninguém gosta de se sentir a ovelha negra da família, não é?

    Seja claro com as metas

    Outra boa forma de garantir que as equipes se percebam igual ou proporcionalmente valorizadas e minimizar os atritos entre elas é que todos compreendam o seu papel no bom funcionamento da empresa. Para tanto, é preciso ser claro em relação às metas de cada equipe e também em como esses resultados impactam nas funções das demais.

    Faça reuniões frequentes

    Por fim, permita que as equipes se encontrem em outros contextos, além da rotina do trabalho. Principalmente se algumas equipes se relacionam muito pouco nos processos da empresa.

    Essas reuniões podem se dar em eventos de diferentes naturezas. Nesse sentido, tanto treinamentos de caráter técnico ou até motivacional — e mesmo confraternizações e comemorações  vão trazer ótimos resultados.

    A integração de equipes internas e terceirizadas

    As dicas acima valem também para a integração das equipes terceirizadas com as internas. Elas também devem estar a par da cultura da empresa, da sua missão e dos seus processos. 

    No entanto, é preciso lembrar que, de acordo com a Lei da Terceirização, os treinamentos não podem ocorrer em conjunto com as equipes internas e, de preferência, devem contar com a presença da empresa terceirizada. 

    Como há uma diferença na natureza da contratação, é preciso fazer com que o funcionário terceirizado também se sinta parte da empresa, mesmo que as equipes terceirizadas não respondam diretamente à gestão da sua empresa.

    Quer aprender mais sobre processos de integração de equipes, a importância da integração com as equipes terceirizadas e também descobrir como a Solution Services pode ajudar a sua empresa? Então entre em contato conosco!