Categoria: Dicas de terceirização de serviços

  • Fique por dentro dos melhores cursos de facilities do mercado

    Fique por dentro dos melhores cursos de facilities do mercado

    O mercado brasileiro está em constante transformação, e a forma como nos comunicamos, trabalhamos e vendemos se transforma diariamente. Nesse sentido, do comércio eletrônico ao home office, são muitas as modificações no comportamento e na carreira. Sendo assim, uma evolução importante ocorreu na rotina dos especialistas que fazem o curso de facilities.

    O curso apresenta diversas funções táticas, e é pretendido nas áreas estratégicas das empresas. Apesar de o gerenciamento de facilities se destacar em momentos de crise econômica, ele não se reduz a esses períodos, especialmente sob o ponto de vista da empregabilidade.

     Continue a leitura e fique por dentro dos melhores cursos de facilities do mercado!

    O que um curso de facilities aborda?

    É importante destacar que o curso de gerenciamento de facilities ensinará os colaboradores a importante questão de atualização técnica e tecnológica dos ambientes, além de mostrar de que maneira é preciso analisar e indicar a implantação de soluções inovadoras, sistemas inteligentes e equipamentos associados, conforme a infraestrutura e as instalações das edificações aos padrões mais modernos presentes e respeitando toda a legislação vigente.

    Quais os melhores cursos de facilities no mercado?

    O trabalho do gerente de facilities é amplo, englobando várias áreas do conhecimento. Desse modo, cada vez mais, as organizações exigem uma formação aprofundada da área, dado que esses especialistas têm assumido uma posição mais estratégica nas instituições. Assim sendo, confira os melhores cursos de facilities no mercado!

    Senai

    O curso proporcionado pelo Senai tem duração de 18 meses. Nele, o profissional tem a chance de se aprofundar de maneira elevada, contemplando atuação de terceiros, logística, operação e compreensão de documentação de projetos.

    Nesse contexto, o curso ajuda na ampliação do conhecimento do gestor, ocasionando a oportunidade de associar o conhecimento técnico à experiência obtida durante o período de atuação na área. Confira as principais matérias trabalhadas durante sua formação:

    • Gestão aplicada à manutenção;
    • Manutenção eletrônica;
    • Gestão de pessoas;
    • Gestão de terceiros;
    • Manutenção elétrica e SPDA;
    • Gestão de infraestrutura predial;
    • Gestão de projetos;
    • Gestão de logística e operação.

    USP

    O curso de facilities apresenta carga horária de 384 horas, e seu principal objetivo é buscar o alinhamento de toda a infraestrutura com os métodos da empresa, fazendo com que as áreas tática, operacional e estratégica compreendam e tenham os mesmos propósitos.

    Dessa maneira, o curso da USP trata, principalmente, dos problemas das edificações, em paralelo com o gerenciamento de crises e riscos. Esses tópicos quase se confundem, já que várias situações de crise e risco são, na realidade, efeitos de sintomas não encontrados pela instituição.

    Sendo assim, o objetivo do gerente de facilities é aumentar a visão e informações da formação da estrutura predial, com o intuito não somente de agir corretamente em contingências, mas também de preveni-las. Confira algumas disciplinas da grade curricular:

    • Tecnologia e patologia das edificações;
    • Alinhamento da infraestrutura com as estratégias da empresa;
    • Inovações tecnológicas em sistemas prediais;
    • Gerenciamento em sistemas prediais;
    • Logística reversa;
    • Canais de distribuição.

    Para escolher o melhor curso de facilities é necessário realizar uma pesquisa de mercado para saber qual oferece a especialização de acordo com sua necessidade e perfil. Assim sendo, avaliar a grade curricular do curso é primordial para certificar que a escolha está sendo correta e atende às necessidades do seu cargo.

    Gostou do nosso post? Então, veja também o nosso artigo sobre como montar um planejamento estratégico de TI eficaz!

  • Mapa de risco na segurança do trabalho: como funciona e como interpretar?

    Mapa de risco na segurança do trabalho: como funciona e como interpretar?

    Já ouviu falar do mapa de risco na segurança do trabalho? Esse é um instrumento importante para assegurar um ambiente saudável e seguro aos colaboradores, pois contribui para diminuição do risco de perigos que possam ocorrer no local de trabalho.

    Para ajudar você a elaborar esse documento, entender seu funcionamento e benefícios, bem como a interpretá-lo corretamente, publicamos este conteúdo que traz os principais tópicos sobre o assunto. Confira!

    O que é mapa de risco na segurança do trabalho?

    Resumidamente, o mapa de risco é uma representação gráfica do ambiente de trabalho que lista todos os perigos e graus de risco a que os trabalhadores estão expostos. Seu objetivo é orientar todos os gestores, supervisores, operadores e outros presentes no local sobre os possíveis acidentes e doenças ocupacionais que possam surgir na empresa.

    Como esse mapa de risco pode ser feito?

    Conforme previsto na NR 05, a elaboração do mapa de risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT, sendo que os membros de qualquer um desses órgãos podem estruturar e assinar o documento. Se a organização não tiver SESMT ou CIPA deverá contratar um serviço profissional ou de consultoria de Segurança do Trabalho para elaborar o mapa.

    Na prática, os riscos são sinalizados em um mapa do estabelecimento por cores e círculos, sendo que os primeiros simbolizam o tipo de riscos presentes no local demarcado. Confira as cores, os riscos e alguns exemplos, respectivamente:

    • verde — físicos: ruído, vibrações, frio, calor, umidade;
    • vermelho — químicos: poeira, névoas, neblinas, vapores, gases;
    • amarelo — biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitas;
    • azul — ergonômicos: trabalho em turno, noturno, jornadas prolongadas, levantamento de peso;
    • marrom — de acidentes: máquinas e equipamentos sem proteção, eletricidade, armazenamento inadequado.

    Já os círculos desenhados sobre o mapa, são preenchidos por uma das cores listadas e representam o grau de risco no local. Eles são separados em três tamanhos:

    • grande: alto risco;
    • médio: risco moderado;
    • pequeno: baixo risco.

    Com essas informações em mãos, os responsáveis devem seguir os seguintes passos para elaborar o mapa:

    1. analise o ambiente: estude minuciosamente o espaço de trabalho e anote as operações exercidas pelos trabalhadores;
    2. identifique os riscos: categorize cada risco, seus tipos, graus e local;
    3. encontre medidas preventivas: tome providências para minimizar ou evitar os perigos;
    4. dialogue: converse com os colaboradores sobre os riscos e solicite propostas para diminuí-los;
    5. aprovação: após a elaboração, solicite a análise, edição (se necessário) e aprovação de um profissional da área.

    Quais são as suas funcionalidades?

    Independentemente da obrigatoriedade da elaboração do mapa de risco, é recomendável que ele seja feito pelas funcionalidades vantajosas garantidas à empresa. Algumas delas são:

    • reduzir a probabilidade de acidentes de trabalho;
    • garantir o bem-estar dos colaboradores;
    • aumentar a segurança;
    • solucionar problemas.

    Qual é a melhor forma de interpretar o mapa de risco?

    Um bom mapa de risco deve ser facilmente interpretado por leigos no assunto, já que também servirá para conscientizar os trabalhadores. É recomendável que ele seja exposto em locais visíveis para todos e contenha legendas claras. Assim, basta um olhar para identificar quais são os riscos presentes e o grau em cada um dos locais da empresa.

    Elaborar um bom mapa de risco na segurança do trabalho pode ser um grande diferencial para minimizar riscos e danos no negócio, mas é preciso fazer uma análise detalhada de todo o estabelecimento e muita atenção na coleta de dados.

    Quer deixar alguma dúvida, sugestão ou feedback sobre o assunto? Então deixe um comentário abaixo!

  • Você sabe o que faz um gestor de facilities?

    Você sabe o que faz um gestor de facilities?

    Quando uma empresa precisa de diversos serviços para funcionar, há sempre um gestor de facilities que trabalha para isso acontecer. Esse é um cargo que ainda é desconhecido de muitas pessoas, porém, continua a crescer exponencialmente no Brasil. Você sabe o que esse profissional faz?

    Poderíamos dizer que um gestor de facilities atua nos “motores” do bom funcionamento de uma organização. Ele é quem trabalha nos bastidores da empresa, com o fim de garantir a qualidade de serviços e a boa organização onde trabalha.

    A importância desse profissional é alta e suas responsabilidades acompanham suas funções. Descubra, neste artigo, o que um gerente de facilities faz, onde atua e como pode se destacar no mercado!

    O que faz um gestor de facilities?

    Um gestor de facilities é um profissional responsável por todas as áreas operacionais de uma empresa que estão ligadas a serviços. Então, atividades desde a limpeza até a manutenção elétrica e hidráulica são contratadas, geridas e acompanhadas pelo gestor. Segurança, tecnologia e infraestrutura também fazem parte do rol de serviços que ele gerencia.

    Tamanha importância desse profissional nas empresas vem acompanhada de qualificações distintas, que se convergem e servem de base para sua atuação. Engenharia, administração, arquitetura e direito são algumas das formações que um gestor deve ter. Além disso, ele deve conhecer profundamente cada aspecto técnico sobre manutenções, leis, cargos e sistema hierárquico da empresa.

    Tudo isso embasa esse profissional de alto grau técnico, que lida diariamente com diretores, equipe do setor de facilities e também funcionários subordinados. Então, esse é um profissional que lida com todas as pessoas de todas as áreas da empresa em que atua.

    Onde um gestor de facilities pode atuar?

    Como gestores de facilities conhecem diversos setores e têm formação superior que concentra amplas opções de atuação, eles podem atuar em diversos locais.

    Veja abaixo alguns dos espaços em que um profissional de facilities pode trabalhar:

    • centros empresariais;
    • shoppings centers;
    • supermercados;
    • universidades;
    • restaurantes;
    • consultórios;
    • hospitais;
    • bancos.

    Como um gerente de facilities pode crescer na área?

    Para ter crescimento na carreira, um profissional de facilities deve se atualizar constantemente e investir em alguns pontos cruciais da profissão.

    Invista na comunicação

    Um bom gestor deve se comunicar de maneira objetiva e de acordo com cada colaborador que com quem lida no dia a dia. Seja um gerente de marketing, seja a equipe de segurança, ele precisa ter um trato à altura do esperado.

    Fazer cursos para melhorar o relacionamento interpessoal e melhorar a oralidade são alguns dos meios para se conquistar uma excelente comunicação.

    Faça uso da tecnologia

    Aplicar a tecnologia no ambiente de trabalho para otimizar processos, tanto de seu próprio trabalho quanto dos demais colaboradores, é um ótimo diferencial. O uso de softwares, CRMs e plataformas que integrem a gestão e controle de todos os setores melhora a produtividade da empresa como um todo.

    Aposte na qualificação

    Qualificar-se nunca é demais e um dos pontos altos da estratégia para crescer na área é a atualização de conhecimentos e acompanhamento de novidades do setor. Além disso, realizar cursos livres, pós-graduação, MBAs e especializações também coloca o profissional em contato com outros da mesma área. Isso gera networking, desafios novos e conhecimento para colocar em prática no trabalho.

    Um gestor de facilities gerencia tria, contrata e supervisiona serviços de limpezas, controladoria de acesso, cozinha, recepção e segurança. Então, você já descobriu como esse profissional deve ser habilidoso e rápido no trabalho, já que lida com muitas tarefas ao mesmo tempo.

    Conheça soluções e razões em TI para investir em sua empresa e usar a tecnologia em favor da otimização de tempo!

  • 5 dicas infalíveis para melhorar o relacionamento com fornecedores

    5 dicas infalíveis para melhorar o relacionamento com fornecedores

    Manter um bom relacionamento com fornecedores é um dos fatores mais importantes para alcançar sucesso no seu negócio. Realizar esse objetivo é uma dificuldade comum no mundo corporativo, mas o que muitos gestores não sabe é que existem técnicas específicas para isso.

    Por essa razão que explicamos, neste post, como esse relacionamento impacta no futuro da sua empresa e, após, listamos as cinco dicas mais eficientes para melhorar a relação com seus fornecedores. Boa leitura!

    Por que é importante criar um bom relacionamento com fornecedores?

    Engana-se quem acredita que as empresas devem atuar de forma independente, pois nenhuma organização é capaz de satisfazer todas suas necessidades de forma isolada.

    Os fornecedores são responsáveis por garantir os materiais e insumos necessários para as atividades diárias da organização. Assim, bons relacionamentos garantirão benefícios como:

    • diferenciais competitivos — você terá mais liberdade de negociações e conseguirá condições especiais de compra, permitindo estipular preços mais competitivos;
    • impulsiona a carteira de clientes — bons parceiros indicam serviços uns aos outros, o que ajuda na construção do seu networking;
    • otimização de processos — com um diálogo aberto e transparente, você organiza melhor seus processos, melhora a cadeia de produção e venda, o fluxo de trabalho etc.;
    • possibilidade de crescimento mútuo — relações duradouras permitem que ambas empresas criem metas e objetivos a longo prazo.

    Quais são as 5 dicas mais eficientes para melhorar esse relacionamento?

    1. Invista na comunicação de qualidade

    A primeira dica consiste em criar canais de comunicação eficientes para fortalecer o diálogo. Eles devem estar abertos a críticas, elogios, feedbacks e dúvidas dos fornecedores.

    Para isso, você deve fazer um plano de comunicação bem elaborado e que inclua a promoção de reuniões, investimentos na criação de informações, visitas técnicas ao estabelecimento do fornecedor, entre outras ações que estimulem a interação.

    2. Negocie condições

    Antes de fechar um negócio, estude profundamente todas as condições propostas de seus potenciais fornecedores, incluindo prazos, formas de pagamento, preço, armazenamento e outros fatores relevantes.

    O ideal é que ambas as partes formalizem contratos que possam cumprir integralmente, evitando decepções futuras e incompatibilidades de expectativas. Essa dica evita problemas, desentendimentos e desalinhamento de estratégias, bem como melhora sua imagem no mercado.

    3. Tenha um canal direto

    A fornecedora não deve visualizar sua empresa como uma simples cliente regular, mas como uma parceira de confiança que pode contar com a ajuda a qualquer momento.

    Imagine que você esteja lidando com uma situação emergencial em que seja necessário contatar o gestor da fornecedora imediatamente. Será fundamental que vocês se comuniquem de forma direta, ou seja, sem passar por atendentes, secretários etc.

    É essencial que ambos tenham um canal direto de comunicação para permitir que problemas sejam solucionados e necessidades sejam atendidas sem burocracia.

    4. Seja transparente

    Quando você é transparente nas suas necessidades, capacidades e limitações com seus fornecedores, receberá o mesmo tratamento de volta. A transparência é valiosa para que as empresas se ajudem, realizem melhores negócios, alinhem suas expectativas etc.

    5. Valorize sempre quem é bom fornecedor

    Reconheça os esforços dos bons fornecedores, seja com palavras, contratos mais vantajosos e outras regalias. Isso fará com que eles se sintam motivados a melhorar cada vez mais os trabalhos e entregar insumos de qualidade.

    Além disso, você manterá uma relação duradoura e poderá elaborar planejamentos mais eficientes a longo prazo, já que terá mais confiança que seus bons fornecedores honrarão seus compromissos ou até mesmo superarão suas expectativas.

    Todas as dicas o ajudarão a construir um relacionamento com fornecedores mais confiante, seguro e transparente, o que poderá ser um diferencial que sua empresa precisa para se desenvolver no mercado.

    Constantemente, postamos novidades e conteúdos sobre o assunto na nossa página do Facebook! Curta agora e comece a nos seguir!

  • Saiba o que fazer para conseguir a fidelização de clientes em academias

    Saiba o que fazer para conseguir a fidelização de clientes em academias

    A fidelização de clientes é o principal desafio de qualquer negócio. Muitas academias investem uma fortuna atraindo novos clientes, mas esquecem de cuidar da fidelização. Isso acaba fazendo os empresários questionarem o porquê de eles buscarem a concorrência.

    Em qualquer momento, os alunos podem decidir procurar por outra academia. Eles descobrem algo que atenda às suas necessidades de forma mais rápida, fácil ou saudável.

    Por isso, neste artigo, vamos explicar por que as academias perdem tantos alunos, além de apresentar dicas práticas de fidelização. Vamos lá?

    Os motivos pelos quais as academias perdem tantos alunos

    Quando um cliente é leal a uma empresa, ele não é facilmente influenciado por preço ou disponibilidade do concorrente. Preferem pagar mais e garantir o mesmo serviço de qualidade e produto que conhecem e amam.

    Mas então, por que as empresas perdem todos os dias clientes para a concorrência? Veja, a seguir, os principais motivos!

    Falta de gestão

    Poucas coisas podem azedar a fidelização do cliente mais rapidamente do que a falta de gestão. Isso ocorre porque a maneira como você administra seu negócio afeta diretamente o atendimento do usuário da academia.

    Assim, se você não está prestando atenção às políticas e ao desempenho da sua empresa, há uma boa chance de que a negligência esteja custando sua preciosa carteira de clientes.

    Ambiente físico desorganizado

    Quando os recursos são otimizados, limpos e organizados, além de estabelecer um senso de estrutura e ordem, uma academia organizada promove a retenção dos clientes. Por outro lado, uma academia suja e bagunçada, além de ser um ambiente propício para doenças, apenas afasta alunos.

    Manter a organização garante um local de trabalho eficiente não só para clientes, mas, também, para todos os profissionais da academia. Isso ajuda a evitar confusões e atrasos, assim como a duplicação de trabalho e a sobreposição de esforços.

    Baixa motivação

    Seu serviço deve estar de acordo com seus preços. Caso contrário, seus clientes não serão motivados a ir à sua academia diariamente.

    Hoje em dia, a escolha de uma academia não tem nada a ver com preço, mas, sim, com o valor que você está transmitindo. Assim, não adianta deixar seu preço claro para o cliente, mas não o valor que ele receberá, pois você apenas perderá clientes.

    As principais dicas para a fidelização de clientes

    Praticamente todos os negócios perdem alguns clientes, mas poucos medem ou reconhecem quantos deles estão indo embora. A maioria das academias investe uma enorme quantidade de tempo, esforço e despesas na construção desse relacionamento inicial.

    Então, quando fecham um pacote, o cliente é abandonado. Por isso, conheça as principais dicas para manter seus clientes ativos em sua academia!

    Foque no atendimento

    Manter os seus clientes tão satisfeitos para que eles digam aos outros o quão bem eles foram tratados ao fazer negócios com você deve ser seu principal objetivo. Serviços extraordinários constroem fortunas em clientes recorrentes, ao passo que serviços fracos levarão seus clientes à concorrência.

    Por isso, toda sua equipe precisa abraçar esse objetivo e buscar o melhor atendimento possível ao cliente. Nesse processo, vale, até mesmo, contratar empresas terceirizadas, como serviço de portaria ou de limpeza comercial, para potencializar esse grau de excelência.

    Comunique-se consistentemente

    Entre em contato com seus clientes regularmente. Seja um boletim informativo, um cupom ou um convite para eventos. Os alunos querem saber de você sobre novos produtos, serviços, descontos ou eventos.

    Todo mundo gosta de um pouco de atenção prestada a eles ou à sua causa. Ao enviar comunicações regulares após a compra de um pacote, você envia a mensagem de que se importa mais do que apenas vender.

    Recompense seus clientes

    Uma das melhores maneiras de manter os clientes é recompensá-los por sua lealdade. Crie um programa de fidelidade que ofereça descontos, presentes e ofertas exclusivas.

    Os clientes querem sentir-se valorizados. Afinal, eles podem optar por gastar seu dinheiro em qualquer academia, mas escolheram a sua. Isso não é um pequeno gesto, então, você deve retribuir o favor por meio de um programa de fidelização de clientes.

    Então, gostou das dicas de fidelização de clientes? Confira outro artigo que elaboramos sobre quais melhores práticas e como facilities ajudam na gestão da academia!

  • Atendimento em clínica médica: descubra as 4 melhores práticas

    Atendimento em clínica médica: descubra as 4 melhores práticas

    Todo gestor deve ser preocupar em agradar seu cliente para que ele sempre prefira seus serviços em detrimento dos demais. O atendimento em clínica médica é um dos principais fatores que influenciam no alcance desse objetivo, porém, nem todos sabem como fazê-lo.

    Para conseguir exercer um bom atendimento, não basta a boa intenção: é fundamental exercer estratégias específicas que agradem os clientes. Se você quer saber quais são elas, continue lendo este artigo. Aqui, explicamos qual a real importância do bom atendimento e listamos as 4 melhores práticas para otimizar esse serviço! Confira!

    A importância do bom atendimento em clínica médica

    Nem sempre o preço de uma clínica é o fator que faz com que os clientes a prefiram. A forma que os pacientes são tratados e a impressão que eles têm do estabelecimento pode ser determinante para sua fidelização. É preciso que o gestor da clínica construa uma boa imagem do negócio, pois isso traz benefícios como:

    • pacientes fidelizados;
    • clientes se tornam promotores da marca, recomendando-a para amigos e parentes;
    • estão dispostos a pagar preços maiores;
    • podem fornecer contatos valiosos, que poderão ser futuros parceiros ou fornecedores.

    As 4 melhores práticas para otimizar o atendimento

    1. Crie um ambiente confortável e atrativo

    O ambiente confortável é importante sob diversos aspectos. Um deles consiste na primeira impressão causada ao paciente: caso ele não se sinta confortável, poderá deixar de voltar ao local ou, até mesmo, ir embora imediatamente. Outro aspecto é o fato de o paciente gostar da clínica e, inconscientemente, apreciar estar lá, fazendo com que ele volte a contratar os serviços mais vezes. Para criar um ambiente confortável, recomenda-se:

    • investir na iluminação natural;
    • treinar os colaboradores para exercerem um bom atendimento;
    • decorar o local com plantas;
    • usar cores agradáveis;
    • manter o estabelecimento limpo.

    2. Facilite o agendamento

    É possível que um cliente deixe de contratar seus serviços pelo fato de não conseguir agendar, bem como evite a sua clínica para que não tenha que passar por um extenso processo burocrático novamente. Nesses casos, é importante realizar mudanças e investimentos que otimizem o processo de agendamento, como a qualificação dos profissionais responsáveis e investir em tecnologia — para tornar o ato mais prático.

    3. Invista na humanização

    O atendimento robótico pode ser um grande entrave para a fidelização do cliente, pois ele se sentirá apenas como “mais um” no meio dos pacientes. A humanização consiste em tornar o atendimento mais íntimo e pessoal: cada cliente deve ser ter seu nome e problema lembrado etc. Atente-se para não usar somente mensagens prontas, é importante que a comunicação personalizada e única.

    4. Terceirize colaboradores

    A terceirização é uma das principais estratégias para aprimorar o atendimento, pois os profissionais enviados pela empresa terceirizada são excepcionalmente capacitados e experientes — afinal, eles já prestaram serviços para outros estabelecimentos e sabem lidar com diversos problemas e atender qualquer tipo de pessoa. Além disso, a terceirização traz vários diferenciais competitivos, como economia nos custos, otimização de processos, possibilidade de maior foco na atividade-fim, entre outros.

    O atendimento em clínica médica é essencialmente importante para a fidelização dos clientes e, consequentemente, o aumento dos lucros. Mas, para isso, é fundamental ter colaboradores capacitados e experientes no estabelecimento e investir em tecnologia que auxiliem nos processos.

    Se você tem uma dúvida, crítica ou feedback, deixa um comentário no espaço abaixo!

  • Fique por dentro dos maiores desafios da facilities hospitalar

    Fique por dentro dos maiores desafios da facilities hospitalar

    A facilities hospitalar se refere a uma ampla gama de serviços de manutenção da infraestrutura de hospitais, o que inclui principalmente as atividades de limpeza, segurança e recepção. Portanto, trata-se de uma área essencial para a satisfação dos seus usuários, pois, depois da qualidade da equipe médica, será a higiene do ambiente com a qualidade do atendimento na recepção que representará a principal fonte de reclamações.

    Por isso, este post tem o objetivo de explicar quais são os maiores desafios da gestão de facilities hospitalar. Então, vamos mostrar como a terceirização pode ser uma solução essencial. Ficou interessado? Não deixe de ler o nosso post até o fim!

    Alta circulação de pessoas

    Talvez, um dos maiores desafios para a manutenção adequada da infraestrutura hospitalar é a alta circulação de pessoas, que é proporcional ao porte. Centenas de pessoas, entre pacientes e funcionários, circulam em um hospital todos os dias.

    Consequentemente, a todo o momento, elas podem transportar, acidentalmente, sujeira da rua para um ambiente que deve ficar extremamente limpo, para evitar a contaminação das instalações com patógenos que podem trazer graves complicações aos doentes.

    Portanto, uma boa estratégia de gestão de facilities deve conter ações para lidar com o fluxo de pessoas. Para isso, algumas medidas são importantes, como:

    • dimensionamento correto das equipes: o tamanho das equipes de limpeza e de manutenção devem ser adequados ao fluxo de pessoas dentro do hospital. A economia em recursos humanos, neste caso, pode ser muito prejudicial, piorando os indicadores de biossegurança e afastando os clientes com a aparente falta de limpeza;
    • gerenciamento baseado em dados: o gestor de facilities precisa utilizar métricas e indicadores para monitorar a influência da facilities nos números de infecção hospitalar, de equipamentos contaminados com micro-organismos resistentes, satisfação dos pacientes com a higiene local etc. Geralmente, esses números são ruins quando a equipe de facilities está trabalhando inadequadamente;
    • controle de acesso: nos hospitais, o ideal é que somente pessoas ligadas aos pacientes e aos serviços circulem nas áreas internas. Desse modo, você deverá contar com uma política de acesso, aliada a uma de recepção e de segurança bem treinados para lidar com o público. 

    Alto nível de especialização

    Além disso, a facilities hospitalar conta com a alta especialização do setor. Afinal, não é somente uma questão de manter o ambiente limpo a um nível macroscópico para a satisfação dos clientes. É preciso cuidar da limpeza microscópica para evitar a proliferação de bactérias e fungos.

    Para isso, existem vários protocolos de higienização e esterilização que precisam ser seguidos fielmente. Desse modo, é importantíssimo contar com uma mão de obra especializada na prestação de serviços para a saúde. Isso garante que desde os profissionais de serviços gerais até os gestores conheçam as técnicas mais adequadas a esse contexto. 

    Pouca tolerância a erros

    Por fim, não podemos deixar de falar da pouca tolerância aos erros, pois esses podem causar resultados extremos, como a morte de pacientes. Por exemplo, nos CTIs, os internados estão em uma situação muito frágil de saúde. Assim, se a equipe de limpeza deixar de seguir alguma etapa dos protocolos, isso pode gerar um surto de infecção hospitalar com bactérias resistentes muito difíceis de tratar.

    Além desse aspecto, a própria imagem do hospital pode ficar prejudicada com uma manutenção inadequada. Na era das redes sociais, uma imagem de uma sujeira em alguma ala de internação ou bloco cirúrgico será facilmente viralizada nas redes sociais, comprometendo permanentemente a confiança dos usuários. 

    Portanto, a gestão de facilities hospitalar é uma ação essencial para melhorar os seus indicadores de biossegurança e também para aumentar o nível de satisfação dos pacientes. Para isso, a contratação de uma empresa especializada em terceirização de serviços de facilities é a melhor solução. Afinal, um negócio bem-conceituado poderá realizar um treinamento mais profundo das equipes, estabelecer protocolos de manutenção mais atualizados, monitorar os indicadores adequados etc.

    Ficou interessado na contratação de um parceiro focado na facilities hospitalar? Então, não deixe de entrar em contato com a Solution Services!

  • Saiba como reduzir os custos em grandes redes de academia

    Saiba como reduzir os custos em grandes redes de academia

    Quanto maior um negócio, mais difícil se torna a administração de recursos financeiros, colaboradores, equipamentos etc. Esse problema também se aplica a redes de academias, mas existem estratégias que podem ser adotadas para reduzir os custos.

    Se você quer expandir ainda mais seu negócio, tornar a administração mais fácil e economizar nas operações, continue a leitura deste post, que apresenta algumas estratégias e demonstra a importância delas.

    Por que investir em estratégias para redução de custos

    O ramo das academias está em expansão. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Academias (ACAD), em 2018 o mercado mundial de fitness apresentou crescimento de 6,5% e 5% a mais de receita que no ano anterior.

    Como se trata de um mercado cada vez mais concorrido, é importante que as redes adotem práticas de redução de custos para garantir saúde financeira, preços mais atrativos e capital para investir em sua expansão.

    Ignorar essas estratégias pode fazer com que a rede seja ultrapassada por concorrentes que as apliquem. Mas fique tranquilo, explicaremos as melhores táticas a seguir.

    Como reduzir os custos de uma rede de academias

    Faça um planejamento financeiro eficiente

    O planejamento financeiro consiste em arquitetar uma boa estratégia para diminuir custos, cumprir compromissos e fazer bons investimentos, entre outras atitudes que envolvam as finanças do negócio.

    Para isso, discrimine em uma planilha todos os custos de sua rede de academia, incluindo colaboradores, contas (como de luz, água e telefone), contratos, manutenção etc.

    Depois, procure meios de cortar gastos. A revisão do contrato com a empresa de telefonia, por exemplo, permite conseguir planos mais vantajosos.

    Adote a manutenção preventiva

    O custo para aquisição de equipamentos para uma academia é excessivamente elevado  por essa razão que realizar a manutenção preventiva é uma forma de economizar. Ela é feita antes de os aparelhos danificarem, o que diminui a depreciação e maximiza a vida útil.

    Crie um cronograma para a manutenção de cada aparelho e fique atento quando algum começar a travar ou inclinar, entre outros problemas. Também é importante se preocupar com a limpeza e preservação da mecânica.

    Crie um plano de carreira

    Outro processo custoso para qualquer empresa é o seletivo, pois é preciso gastar com divulgação de vagas, entrevistas, treinamentos e, caso o profissional não consiga se manter no cargo, passivos trabalhistas.

    A solução para esse problema é criar um plano de carreira que seja atrativo para reter os talentos. Os candidatos mais qualificados serão atraídos pelo plano e se esforçarão para se manterem no emprego.

    Terceirize os serviços secundários

    Serviços secundários  como limpeza e controle de acesso, entre outras atividades são fundamentais para o bom funcionamento da academia, principalmente uma faxina bem realizada, já que deixa o ambiente agradável para os clientes e preserva os equipamentos.

    Entretanto, a empresa tem custos altos com contratações diretas, já que os encargos trabalhistas são grandes, além de ser possível ter que arcar com constantes processos seletivos e treinamentos.

    A terceirização desses serviços é uma opção que resolve esses problemas, pois a rede de academias precisará apenas pagar o que foi contratado com a terceirizada.

    Além disso, a contratante receberá trabalhadores qualificados, treinados e experientes para o trabalho, o que elimina dores de cabeça com tarefas mal executadas e trocas de profissionais.

    São várias as formas de reduzir os custos em uma rede de academias. Basta seguir as nossas dicas para manter o equilíbrio das contas e aumentar a competitividade do seu negócio!

    Se você quer garantir o crescimento da sua academia, aproveite para conferir quais são as melhores práticas de gestão e como facilities ajudam!

  • Experiência do paciente – Afinal, o que pode prejudicá-la  em uma clínica?

    Experiência do paciente – Afinal, o que pode prejudicá-la em uma clínica?

    Sabemos que é importante a qualidade das consultas, que são de responsabilidade dos médicos. Mas, há diversas questões relacionadas à experiência do paciente em uma clínica. Elas dizem respeito à gestão da facility. Isso significa que o retorno dos pacientes e o sucesso da clínica dependem também da manutenção de um ambiente de alto padrão.

    Nesse sentido, atendimentos confusos e demorados podem causar má impressão. Bem como ambientes sujos ou desorganizados diminuem a confiança dos pacientes na clínica. Isso faz eles não quererem retornar — principalmente se puderem encontrar médicos da mesma especialidade em outras clínicas próximas.

    Pensando nisso, listamos a seguir os aspectos que mais impactam negativamente na experiência dos pacientes em uma clínica. Quer saber mais sobre o assunto? Confira!

    Recepção desorganizada impacta a experiência do paciente

    Além de dar uma péssima impressão visualmente, uma recepção desorganizada aumenta o tempo necessário na execução dos processos dos recepcionistas. E também a probabilidade de ocorrência de erros na realização dos agendamentos ou ao responder as perguntas dos pacientes.

    Vale a pena lembrar que uma recepção organizada de verdade precisa levar em conta não só os aspectos físicos. É importante pensar nos aspectos digitais. Afinal, se a clínica não contar com um sistema informatizado eficiente, é muito provável que os pacientes sejam afetados pelos mesmos problemas.

    Atendimento lento

    Por mais confortável que seja a sua clínica, ninguém quer ficar horas na sala de espera para ser atendido. A rapidez no atendimento depende de diferentes fatores, alguns dos quais estejam fora do seu controle. Porém, é preciso estar atento para fazer a sua parte.

    Sendo assim, a recepção precisa ser capaz de realizar e recuperar cadastros rapidamente, informar previsões precisas de tempo de espera, agendar procedimentos de forma ágil e também de se comunicar com os médicos com facilidade para saber estimar melhor a quantidade de pacientes que ainda pode ser atendida de acordo com o horário.

    Falta de limpeza

    Seja qual for o tipo de serviço que uma facility ofereça, a higiene é sempre muito importante. No entanto, em alguns ambientes esse critério é avaliado de maneira ainda mais criteriosa e as clínicas são um bom exemplo. Como é um ambiente associado à saúde e muitos dos frequentadores estão doentes, às vezes até de doenças contagiosas, manter a limpeza da clínica é fundamental para inspirar confiança.

    Desse modo, é muito importante garantir uma limpeza impecável, desde as salas de espera até os locais onde ocorrem procedimentos cirúrgicos, cada um desses espaços com as suas especificidades na higienização. Para isso, é muito importante planejar uma rotina de limpeza eficiente, coordenada com as demais atividades da clínica.

    Para evitar esses três problemas, é fundamental contar com uma equipe preparada e que a sua gestão seja capaz de orientar seu trabalho de forma inteligente. Garantindo isso, você será capaz e oferecer o alto padrão que os pacientes exigirão da sua clínica.

    Quer conhecer mais dicas para melhorar a experiência do paciente com uma gestão de facilities mais eficiente? Então, curta nossa página no Facebook para conhecer nossos conteúdos.

  • Saiba como deve ser feita a limpeza de consultórios e clínicas

    Saiba como deve ser feita a limpeza de consultórios e clínicas

    Manter a limpeza de consultórios é crucial para a realização de uma prática médica bem-sucedida. Essa higienização é importante por muitas razões: ela ajuda a controlar a quantidade de germes que estão no ambiente e a prevenir doenças contagiosas e vírus, como resfriados e gripes.

    Além disso, a limpeza protege não apenas os pacientes, mas também os profissionais de saúde. Nesse sentido, a seguir vamos mostrar como deve ser realizada a limpeza de clínicas e consultórios. Continue a leitura!

    A importância de se fazer a limpeza de consultórios

    A limpeza não é um luxo no campo da medicina: é uma necessidade absoluta! Em comparação com outros tipos de escritórios, os consultórios médicos exigem um padrão muito mais elevado de limpeza para evitar a disseminação de doenças e infecções.

    Embora seja muito importante higienizar as salas de exame, também é crucial realizar a limpeza correta em toda clínica médica. Isso porque bactérias perigosas podem existir em muitos lugares, especialmente em instalações que contêm pessoas com problemas de saúde. 

    Lembre-se que as mesmas mãos que seguram as maçanetas de portas inspecionam os pacientes mais tarde. Então, mesmo que os médicos lavem as mãos inúmeras vezes por dia, sempre há precauções extras que devem ser tomadas, com limpezas profundas e, se possível, realizada por uma empresa especializada.

    As principais dicas para higienizar o consultório

    Manter o consultório limpo durante o horário de trabalho é essencial. Por isso, considere implantar um conjunto de diretrizes, detalhando como as atividades de limpeza deverão ocorrer. A seguir, disponibilizamos algumas práticas que devem ser adaptadas à rotina. Veja!

    Limpe da área menos contaminada para a mais contaminada

    Nunca comece pelos locais mais sujos, pois existe o risco da contaminação se espalhar para as áreas mais limpas. É importante fazer movimentos únicos e em um só sentido — como do fundo do consultório em direção à porta.

    Evite efetuar a varredura a seco

    Varrer o chão a seco não é uma boa prática, visto que aumenta o número de partículas de pó no ar. Além disso, para a limpeza de pisos, é recomendado que baldes, panos e vassouras sejam desinfetados com uma solução de hipoclorito de sódio.

    Higienize o balcão de atendimento com álcool 70%

    Cada pessoa carrega consigo micróbios e outros agentes patológicos. Ao tocar no balcão de atendimento, esses germes são transferidos para sua superfície. Por causa disso, o móvel precisa ser limpo antes de abrir ou depois de fechar a clínica, bem como na pausa para o almoço. O ideal é utilizar álcool 70% ou hipoclorito de sódio a 1%.

    Insira placas de conscientização sobre a limpeza no ambiente

    Coloque avisos nas paredes e em pontos estratégicos, indicando locais de lixo e a importância de higienizar as mãos antes e depois de entrar no consultório. Durante a limpeza, não se esqueça de colocar placas sinalizadoras para indicar pisos úmidos e escorregadios.

    Ofereça produtos de higienização para pacientes e médicos

    Disponibilize sabonete líquido (de preferência germicida), álcool em gel e toalhas descartáveis na área de atendimento e consultórios. O responsável pela limpeza deve verificar regularmente a reposição desses materiais.

    Por se tratar de um local que promove a saúde e bem-estar de pessoas, a limpeza de consultórios não pode ser relevada. Controlar a propagação de bactérias e vírus é de vital importância, afinal, as pessoas que visitam ou recebem tratamento nesses ambientes estão mais vulneráveis às infecções. Portanto, garanta um serviço de limpeza especializado para sua clínica.

    Está precisando de um serviço profissional para cuidar da limpeza de consultórios? Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar!