Categoria: Redução de Custos

  • ISO 41001: 5 coisas que você precisa saber sobre a norma

    ISO 41001: 5 coisas que você precisa saber sobre a norma

    Uma norma que é essencialmente importante para as facilities, seus gestores e colaboradores é a ISO 41001.

    Cada vez mais as empresas usam certificações ISO para alcançar o sucesso na gestão de seus negócios, conseguir destaque no mercado em que atuam e criar diferenciais competitivos.

    Por isso, neste post, traremos vários tópicos relevantes sobre ela. Explicaremos o que é a ISO 41001, por que ela surgiu, qual seu objetivo, como ela auxiliar no Facility Management (FM) e quais são os seus benefícios práticos. Confira!

    1. O que é a ISO 41001?

    Os certificados ISO são padrões publicados pela Organização Internacional de Normalização. É por isso que, quando implementados nas empresas, impulsionam o desenvolvimento significativamente. Assim, eles trazem disposições a respeito da gestão de processos, documentos, recursos e mais.

    Existem diversas certificações e uma das mais recentes é a ISO 41001 – Facility Management/ Management Systems / Requirements with guidance for use. Dessa forma, esse é o primeiro padrão do gênero específico para o gerenciamento de facilities e tem grande potencial para fazer a diferença nessas organizações.

    No final de 2017, a Comissão de Estudos do Brasil (ISO/ABNT) trabalhou com mais de 48 países para validar e traduzir a norma da melhor forma possível.

    2. Por que a norma foi criada?

    Estima-se que o mercado global de gestão de facilities valerá mais de US$ 1 trilhão até 2025; portanto, é um ramo que se expande no Brasil e no mundo.

    Entretanto, isso ocorre pelo fato de que as empresas tentam reduzir custos e receber serviços especializados, necessidades essas que podem ser atendidas pelas facilities.

    Foi pelo crescimento do segmento que a ISO decidiu criar a norma. Assim, é possível garantir a qualidade nos serviços das empresas que a implementam.

    3. Qual é o objetivo dela?

    A ISO 41001 foi criada para analisar e direcionar a atividade de gestão de facilities. Por isso, seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas relacionadas ao ramo e aumentar a produtividade.

    4. O que é Facility Management?

    Uma FM aglomera várias disciplinas necessárias para a operação de uma edificação. Portanto, as atividades-meio, que não são o foco principal da empresa.

    Trata-se do gerenciamento das atividades de zeladores e prestadores gerais. Por exemplo:

    • manutenção preventiva e corretiva;
    • adequação a padrões de segurança;
    • disponibilização de recursos;
    • garantia de disponibilidade dos ativos;
    • gestão de custos operacionais.

    A ISO 41001:2017 descreveu a FM como uma organização que integra pessoas, lugares e processos dentro de um ambiente predial com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida e a produtividade da atividade-fim do negócio.

    5. Quais são os requisitos para implementar a ISO 41001?

    Essa norma tem certos requisitos que devem ser atendidos pela empresa para que seja aplicada. Por exemplo:

    • desejar fornecer efetividade e eficiência;
    • ter interesse em atender às necessidades das partes e aos requisitos aplicáveis;
    • pretender ser sustentável em um ambiente globalmente competitivo.

    Percebe-se que as exigências consistem no interesse do gestor em aplicar as normas ISO com maestria. Assim, não é necessário ter determinado lucro ou tamanho; basta que a empresa deseje aprimorar seu negócio.

    A FM é uma atividade excepcionalmente complexa, mas graças ao novo padrão de qualidade ISO 41001. Assim, pode-se esperar que os processos sejam otimizados, tornando-se mais eficientes e produtivos!

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  • Como melhorar a gestão de academias em 2019?

    Como melhorar a gestão de academias em 2019?

    A quantidade de academias explodiu no Brasil nos últimos anos. Diante de um mercado tão concorrido, é fundamental que os empreendedores, para criar diferenciais competitivos, aprendam como fazer uma boa gestão de academias.

    Em relação às academias, existem técnicas específicas que garantem a boa gestão e trazem os resultados esperados. Se você deseja saber quais são elas, leia este artigo no qual explicamos como a tecnologia tem um papel fundamental nesse objetivo e, logo depois, as 4 principais dicas de gestão desse negócio!

    As vantagens de investir em tecnologia

    Quem gerencia uma academia sabe que é difícil controlar as mensalidades ou anuidades, prazos para trocar os treinos, entre outras tarefas de cada um de seus clientes. É possível que ocorram atrasos, confusões e esquecimentos, resultando em prejuízos.

    Isso pode ser evitado com a aplicação de tecnologias, sobretudo na implementação de um software de gestão. Esses são programas que automatizam diversas atividades puramente burocráticas, como a realização de cálculos, prestação de contas etc. O programa faz automaticamente:

    • alerta por SMS ou WhatsApp sobre vencimentos para cada aluno;
    • cobrança automática do cliente, se acordado entre as partes;
    • acesso à ficha de treino personalizada pelo cliente por celular;
    • novas formas de pagamento, como cobrança de cartão de crédito, boleto etc.

    Cobrar de um aluno é muito desconfortável para ambas as partes. Uma forma de melhorar esse momento é justamente deixá-lo mais automatizado. Ainda há outras ferramentas modernas que podem ser instaladas e trazem mais benefícios, como:

    • catracas automáticas, que permitem entrada por reconhecimento biométrico (impressão digital);
    • aparelhos com peso automático, bastando digitar o valor do peso.

    Tudo isso gera vantagens competitivas sobre os demais concorrentes de mercado que não adotam a mesma tecnologia.

    As 4 principais dicas de gestão de academias

    1. Estabeleça seu público-alvo

    O primeiro passo é estabelecer o seu principal público-alvo. São vários tipos de clientes atendidos pela academia, desde as pessoas mais casuais, que apenas querem se manter em forma, até os profissionais mais dedicados aos treinos, como bodybuilders. Alguns aspectos a serem considerados são:

    • poder aquisitivo: para que você consiga definir o preço dos serviços;
    • faixa etária: identifique se os seus clientes serão jovens adultos ou pessoas mais idosas. Isso permite que você adeque os aparelhos para atendê-los mais especificamente;
    • necessidades: se os clientes desejam ter instrutores da própria academia ou se preferem contratar treinadores pessoais.

    É importante considerar também a localização do seu negócio. As pessoas tendem a optar pelas academias próximas de sua residência ou local de trabalho. Por isso, conheça o perfil dos moradores de bairros próximos.

    2. Invista no pós-venda

    A academia é um negócio que sobrevive com a continuidade dos clientes nela. Não basta que o gestor preze pela aquisição de usuários: é preciso investir no pós-venda para fidelizá-los.

    O administrador deve manter os aparelhos conservados, ter um bom relacionamento com os seus clientes, fornecer promoções tanto para novos clientes quanto para os antigos, entre outros atos que façam com que eles prefiram seu negócio.

    3. Colete feedbacks de clientes

    Essa é uma dica valiosa que não é aplicada por muitos gestores. Como é bastante importante que os clientes permaneçam na academia, a forma mais adequada de fazê-lo é requisitar por opiniões, críticas construtivas e pedidos dos seus clientes.

    Para isso, você pode pedir opinião pessoalmente, usar o software de gestão e solicitar feedback por SMS ou WhatsApp, deixar uma caixa para que pessoas enviem pedidos anonimamente etc.

    4. Mensure os resultados

    Por fim, lembre-se de mensurar os impactos de suas decisões para se certificar que os resultados desejados estão sendo alcançados ou não. Você pode usar indicadores de desempenho (KPI), índices aplicados antes e após as mudanças na academia.

    Um exemplo é a taxa de retenção de clientes. Faça mudanças para aumentar a fidelidade e realize mensuração novamente após algum tempo, como um ou dois meses, verificando quantas pessoas saíram no período. Assim, você saberá se conseguiu reter mais pessoas com a estratégia.

    A gestão de academias é mais importante que muitos pensam, mas graças às nossas dicas aqui expostas, você conseguirá desenvolver diferenciais competitivos e se destacar nesse mercado!

    Lembre-se de compartilhar este artigo nas redes sociais! Afinal, outros gestores podem aproveitar do conteúdo. 

  • 4 razões para terceirizar a limpeza de clínicas e consultórios!

    4 razões para terceirizar a limpeza de clínicas e consultórios!

    Todo empreendedor deve prezar pela limpeza de clínicas e consultórios que gerenciam. Afinal, manter o ambiente agradável motiva os colaboradores a trabalhar, estimula a criatividade, transmite profissionalismo e, principalmente, melhora o relacionamento com o cliente.

    Nesse sentido, a forma mais vantajosa de manter o local impecável é terceirizando a limpeza. Então, descubra neste artigo quais são, especificamente, as demandas de limpeza em clínicas e consultórios e as 4 principais vantagens da sua terceirização! Boa leitura!

    Demandas de limpeza de clínicas e consultórios

    Em clínicas e consultórios, os clientes sempre esperam que todo o local esteja bastante limpo. As pessoas fazem essa exigência por se tratar de um estabelecimento de saúde, interligando-o ao ambiente de um hospital, onde tudo deve estar impecável. Assim, para esses locais é essencial:

    • seguir as exigências da Vigilância Sanitária;
    • possuir uma pia ou lavatório na área de atendimento de pacientes;
    • ter sabonete líquido e toalha descartável;
    • disponibilizar um local específico para esterilização;
    • manter pisos e paredes brancos e limpos.

    Não é fácil atender a essas demandas, pois é preciso adquirir materiais específicos, descontaminar toda área constantemente, desinfetar balcões e equipamentos e até mesmo os materiais de limpeza.

    Recomenda-se que seja seguida uma rotina rigorosa de limpeza, verificação de prazos de validade dos produtos, manutenção preventiva de equipamentos e que a coleta do lixo médico seja separada. Como você pode perceber, a questão da limpeza não é simples, por isso a terceirização é essencial para o negócio.

    Vantagens da terceirização da limpeza de clínicas e consultórios

    1. Foco na meta

    É inviável que o profissional dedique várias horas do seu expediente para tratar de assuntos relacionados à limpeza da clínica ou consultório, já que essa atividade demanda esforço, energia e constante aperfeiçoamento. Além disso, mesmo que ele contrate uma pessoa para ficar responsável pela atividade, deverá supervisioná-la e passar instruções constantemente.

    Com a terceirização, ele não terá que se preocupar com esse tipo de responsabilidade, já que a pessoa enviada é competente, capacitada e experiente para executar o trabalho. Desse modo, poderá direcionar seus esforços em outras atividades.

    2. Redução de custos para o negócio

    Contratações diretas podem ser excessivamente custosas, afinal de contas, o gestor deve arcar com inúmeros encargos trabalhistas, além de ter que contratar um funcionário específico para suprir os períodos de descanso e férias do anterior.

    Há uma grande redução de custos ao negociar com uma empresa de terceirização, pois você arcará apenas com o valor contratado com ela. Você pode pagar uma mensalidade à agência e ela será responsável pela remuneração do funcionário e pelo pagamento dos direitos trabalhistas.

    3. Otimização do serviço

    Otimização é outra grande vantagem da terceirização. Você não terá preocupações, dores de cabeça e estresse com processos seletivos, treinamentos e gerenciamento do pessoal de limpeza. A terceirizada entrega tudo pronto para sua clínica ou consultório, pois o funcionário chegará preparado para o serviço.

    4. Mais qualidade do serviço

    Ao optar por contratações diretas, você correrá o risco de contratar maus profissionais — que podem cometer falhas bastante prejudiciais ao negócio, não trabalharem de forma ética ou simplesmente não conhecerem as especificidades de limpeza do ambiente.

    Isso não ocorre na terceirização. Todos os funcionários são qualificados e experientes, afinal, já prestaram serviços em consultórios e clínicas e sabem exatamente como atender as necessidades do local.

    Conservar a limpeza de clínicas e consultórios é mais trabalhoso do que muitos pensam. Nesse contexto, somente colaboradores terceirizados e bastante capacitados podem cumprir essa tarefa com excelência. Como se não bastasse, a terceirização ainda traz as diversas vantagens listadas, permitindo que o negócio mantenha o foco em outras áreas estratégicas.

    Está pensando em contratar uma empresa terceirizada para cuidar da limpeza da sua clínica ou consultório? Então, entre em contato com a Solution Services! Nós teremos a solução ideal para o seu negócio!

  • Eficiência energética na indústria – Saiba como e por que alcançar

    Eficiência energética na indústria – Saiba como e por que alcançar

    Melhorar a eficiência energética na indústria tem sido um desafio para muitos empresários. Portanto, ao economizar energia, a indústria reduz seus custos operacionais. E também diminui as emissões de carbono e mostra ao público que é uma empresa ambientalmente consciente, por exemplo.

    Alguns proprietários temem ter que fazer grandes investimentos para comprar tecnologia verde. No entanto, as soluções energeticamente eficientes são geralmente baratas de implementar. Muitas vezes, precisando apenas de um simples raciocínio.

    Neste artigo, você vai conhecer as vantagens de investir em boas práticas. Tudo para enfrentar os principais desafios econômicos e ambientais do consumo energético na indústria. Vamos lá?

    Os benefícios de melhorar a eficiência energética na indústria

    A economia de dinheiro é uma das principais razões pelas quais muitas indústrias começam a cultivar uma cultura de conservação energética. No entanto, essa não é a única razão.

    Menos eletricidade usada significa menos queima de combustíveis fósseis. De um lado, grande parte da eletricidade utilizada no Brasil seja proveniente de hidrelétricas. Por outro lado, algumas indústrias são dependentes do carvão mineral e do gás natural.

    Os combustíveis fósseis não são fontes renováveis e, quanto mais eletricidade consumimos, mais rapidamente esses recursos serão esgotados. Além disso, elas não são fontes limpas de energia. Uma melhor eficiência energética pode ajudar a diminuir a poluição e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

    Os exemplos de boas práticas para economizar energia

    Os desafios únicos enfrentados pelas empresas de manufatura podem parecer dificultar a eficiência energética. Geralmente, sistemas automatizados e processos são executados 24 horas por dia. O que significa que os maquinários estão constantemente ligados e não podem ser desligados.

    No entanto, existem maneiras que podem fazer grandes diferenças no consumo de energia e nos custos de manutenção envolvidos na operação desse equipamento o tempo todo. Veja algumas delas!

    Realizar uma avaliação do consumo para maior eficiência energética na indústria

    A primeira etapa é estabelecer uma visão documentada do uso de energia nos níveis de instalação, produção e, eventualmente, de produto da empresa.

    Sem avaliar os dados de uso de energia das instalações, é improvável que uma empresa reduza os custos por meio do consumo de energia aprimorado. Também, é menos provável que sejam tomadas medidas analíticas e benéficas de examinar o uso de energia de equipamentos. E também linhas de produção e áreas de trabalho e fazer as devidas manutenções prediais ou atualizações.

    As empresas devem monitorar e avaliar constantemente o consumo de energia para conhecer a demanda e o impacto ambiental de uma instalação durante um período de tempo e como essa demanda (e os custos associados a ela) variam de acordo com o que ocorre na fábrica.

    Mesmo simples, modelos baseados em planilhas para monitoramento de instalações podem oferecer muitos benefícios.

    Reavaliar o projeto de iluminação

    O processo de design de iluminação envolve identificar os requisitos, determinar o método de iluminação, selecionar os equipamentos, calcular os parâmetros e determinar o sistema de controle de luz.

    Quando você entender o impacto desses fatores, será possível determinar os melhores esquemas de iluminação para sua indústria, tornando-a mais eficiente sob o ponto de vista energético.

    Também é importante considerar diferentes tipos de tecnologias para reduzir o uso de energia, como lâmpadas de LED, temporizadores e dimmers. Dessa forma, é possível obter eletricidade para iluminação de fontes de energia renováveis, como a energia solar.

    Utilizar controladores de velocidade

    Com bilhões de motores usados em todo o planeta, 65% do uso de energia elétrica industrial é devido a motores elétricos, que são encontrados em todos os setores da empresa, como bombas, elevadores, transportadores, ventiladores, entre outros.

    Diante isso, as unidades de velocidade variável são extremamente econômicas. Isso quando se trata de minimizar a energia necessária para motores elétricos. Por isso, esses dispositivos controlam a velocidade e o torque de um motor. Assim, isso significa que eles podem reduzir suas necessidades de energia quando o motor não precisa operar a toda velocidade.

    Dessa forma, os líderes das indústrias precisam estar cientes dessas opções e das economias possíveis com muito pouco investimento ou esforço. Por isso, adotar soluções em eficiência energética na indústria significa a forma como a indústria se manterá competitiva e bem-sucedida no mercado.

    E então, curtiu as boas práticas para melhorar a eficiência energética na indústria? Quer receber mais materiais como este? Curta nossa fanpage no Facebook! Até a próxima!

  • Recursos financeiros – 4 práticas para melhorar a gestão

    Recursos financeiros – 4 práticas para melhorar a gestão

    A gestão de recursos financeiros consiste em um conjunto de técnicas para melhor utilizar as receitas, despesas, parcelamentos, custos, investimentos e outras contas. Esse é um processo bastante complexo e erros podem levar o negócio à falência!

    Por outro lado, a boa gestão garantirá a sobrevivência no mercado e o seu desenvolvimento acelerado! Quer saber mais sobre o tema? Leia este artigo e entenda a importância dessa administração e as 4 melhores táticas para fazê-la!

    A importância da gestão de recursos financeiros

    Você sabia que mais da metade das pequenas e médias empresas encerram seus serviços nos seus primeiros anos de operação? Esses são os dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE nos últimos anos. Esse fato ocorre, na maioria das vezes, pela falta de uma gestão adequada de recursos financeiros.

    Muitos gestores misturam as contas pessoais com as da empresa, não planejam investimentos, estipulam preços inadequados, não controlam suas entradas e saídas de capital entre outras negligências que desequilibram as contas e fazem o negócio terminar no vermelho.

    As 4 melhores dicas práticas para essa gestão

    Não basta a boa vontade para exercer uma boa gestão, existem estratégias específicas que devem ser seguidas para garantir as finanças saudáveis. Sendo assim, confira-as abaixo.

    1. Investir em planejamento estratégico

    O planejamento estratégico é um processo destinado aos administradores do negócio que objetiva tornar a tomada de decisões a melhor possível. Portanto, nele são estabelecidos objetivos a médio e longo prazo (de três a cinco anos) para criar diferenciais competitivos e fazer sua empresa se destacar no mercado. São usados recursos como:

    • matriz SWOT (ou FOFA em português): a sigla significa Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (em português Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Essa metodologia identifica vantagens internas e externas, assim como riscos, para maximizar seu potencial no mercado;
    • construção de cenários: projeta soluções para o negócio crescer em cenários otimistas, realistas e pessimistas;
    • estruturação da empresa: analisa a missão, valores e visão da empresa;
    • monitoramento: fornece e analisa feedbacks para averiguar se os resultados são os esperados.

    2. Controlar todos os gastos

    Outra prática fundamental é categorizar todos os gastos da sua empresa. Por isso, crie planilhas e relatórios contendo todos os custos da empresa. Entretanto, alguns deles são:

    • contas de água, luz, gás, internet, telefone e outras;
    • aluguel;
    • salários dos colaboradores;
    • encargos trabalhistas (13º salário, FGTS etc.);
    • benefícios dos funcionários (vale-alimentação, vale-transporte etc.);
    • gastos com treinamento de pessoal;
    • gastos operacionais, que são os necessários para o negócio operar;
    • compras de materiais.

    Isso permitirá que você saiba exatamente onde estão os gastos desnecessários ou quais podem ser reduzidos. Porém, sem prejudicar a produtividade e qualidade dos serviços da empresa.

    3. Ter atenção com o fluxo de caixa ajuda nos recursos financeiros

    O fluxo de caixa é um recurso que auxilia o gestor a controlar as entradas e saídas de recursos financeiros em um período de tempo. Portanto, ele inclui as contas a pagar e receber, receitas, despesas, empréstimos, investimentos etc.

    É importante sempre atentar às variações desse fluxo, pois o seu aumento ou redução pode informar se o negócio está indo bem ou não. Além disso, não controlar rigidamente esse recurso poderá fazer com que a empresa paralise suas atividades ou entre em falência.

    Por exemplo, caso muito capital seja alocado em uma conta com retorno a longo prazo, o negócio não terá dinheiro para manter suas operações no presente, o que obriga a empresa a fazer um empréstimo não planejado.

    4. Optar pela terceirização

    A terceirização de atividades, como de limpeza, recepção e também administração, traz inúmeras vantagens às finanças da empresa. Por isso, primeiro benefício consiste na economia. No entanto, ao contratar uma empresa terceirizada não será necessário despender dinheiro com encargos trabalhistas ou processos seletivos.

    Outra vantagem é o maior equilíbrio das contas, pois haverá apenas o pagamento do valor pactuado com a terceirizadora (empresa contratada), que costuma ser mensal. Sendo assim, você conseguirá planejar melhor sua entrada e saída de recursos.

    A gestão de recursos financeiros é fundamental para garantir a boa saúde da empresa e evitar diversos riscos. Portanto, isso pode desencadear na falência do seu negócio. Sendo assim, leia e siga as nossas dicas com atenção para potencializar o seu negócio com segurança.

    Compartilhe este artigo com seus amigos e colegas para que eles também possam ficar por dentro dessas dicas!

  • Copa em facilites – como funciona esse serviço? Confira!

    Copa em facilites – como funciona esse serviço? Confira!

    Para o bom funcionamento de qualquer negócio, o serviço de copa em facilites deve ser prestado com qualidade e eficiência. Nesse caso, muitos empreendedores ignoram esse tipo de serviço e acabam tornando o ambiente da empresa desagradável para o cliente e colaboradores, o que gera danos ao negócio.

    A melhor solução para esse problema é optar por facilities para que prestem esse tipo de serviço com excelência, por exemplo. Porém, você sabe o que é facilities, como ele é utilizado e como funciona a copa em facilites? Neste artigo, respondemos suas dúvidas sobre o assunto!

    O que é facilities e como vem sendo utilizado atualmente?

    Chamado de Gestão de Facilities, trata-se do fornecimento de atividades-meio que melhoram os processos principais da empresa. Muitas vezes, esses serviços são terceirizados, o que garante benefícios, como por exemplo:

    • simplificação de processos burocráticos;
    • economia;
    • segurança;
    • qualidade de trabalho;
    • flexibilidade de pessoal;
    • etc.

    Dessa forma, grande parte das necessidades não ligadas à atividade-fim do negócio será suprida pela empresa terceirizada, mediante um valor pago mensalmente. Portanto, entre os serviços mais comuns dentro das facilities estão, por exemplo:

    • limpeza;
    • portaria;
    • recepção;
    • administração;
    • manutenção; e
    • segurança.

    Como funciona especificamente no serviço de copa em facilites?

    A copeira é a trabalhadora responsável por cuidar da cozinha e preparação de alimentos, em geral. Entretanto, os serviços de uma boa copeira vão muito além do simples ato de cozinhar: ela também zela pelo cuidado com as pessoas, garante organização ao ambiente e o mantém limpo.

    Ainda prepara mesas para colaboradores e clientes, serve cafés, sucos, aperitivos, refeições e outras tarefas relacionadas à copa e à cozinha. Assim, o trabalho não é tão simples como muitos pensam, confira mais detalhes a seguir.

    Tipos de copeira

    O profissional não trabalha da mesma forma em qualquer ambiente, mas conforme a necessidade de cada local de trabalho. Por isso, entre os diferentes tipos de copeira, destacam-se três:

    • empresarial: a função principal da copeira é preparar chás, cafés e lanches rápidos, além disso, preparar e servir cafés e aperitivos para reuniões com os clientes ou administradores;
    • eventos: em encontros, como palestras, workshops e exposições, a copeira deve montar bandejas e garantir a reposição dos alimentos;
    • hospitalar: exige maior nível de experiência, pois a preparação dos alimentos deve ser feita de acordo com as prescrições e necessidades de cada paciente.

    Qualidades do profissional

    Não é qualquer pessoa que consegue satisfazer as necessidades da empresa, a copeira precisa ter qualidades específicas. Sendo assim, são elas:

    • experiência: para satisfazer as necessidades específicas de cada empresa;
    • confiabilidade: para permitir que os gestores e colaboradores se concentrem nas suas atividades principais;
    • cuidado: com alergias, prescrições médicas, necessidades e gostos das pessoas que serão servidas;
    • responsabilidade: para não deixar de repor alimentos e bebidas, como também não atrasar na serventia.

    Acompanhamento dos serviços dos funcionários

    A copeira deve ser uma pessoa excepcionalmente confiável. Ela tem acesso a informações sensíveis ou sigilosas da empresa. Por essa razão, é fundamental contratar uma empresa que também fornece zeladores e gestor de facilities.

    Essa é outra vantagem da terceirização. Assim, como os funcionários não têm ligação direta com a empresa, não têm, portanto, interesse nas suas informações. Além disso, a troca de funcionários é fácil e desburocratizada.

    Necessidade de qualidade e organização e copa em facilites

    Atenção à qualidade das comidas e bebidas servidas pela copeira, bem como a organização das mesas e bandejas fornecidas pela profissional. Desse modo, tudo deve traduzir a imagem que a empresa passará aos clientes, colaboradores e parceiros.

    E também, mesas, copos, pratos e talheres sujos, mesas e bandejas desorganizadas, cafés e lanches. Se são mal feitos, trazem a impressão que a empresa não cuida de seus ambientes. Por isso, é essencial que a copeira seja competente e especializada.

    Como vimos, o serviço de copa em facilites é complexo e relevante, por isso, a copeira deve ter experiência e fornecer um trabalho customizado. Mas, com a terceirização das facilities, as necessidades do seu negócio serão satisfeitas por completo.

    Aproveite a visita ao nosso blog e acesse também nosso artigo que explica quando é preciso treinar a equipe da sua empresa. Boa leitura!

  • Gestor de facilities – quais são os 3 principais desafios?

    Gestor de facilities – quais são os 3 principais desafios?

    O perfil profissional de um gestor de facilities abrange várias disciplinas, pois precisa garantir a funcionalidade do ambiente de negócios, integrando pessoas, processos e tecnologias.

    Considerando o grande escopo, a gestão de facilities pode ser uma tarefa difícil. Muitas vezes, quando tudo está correndo como deve, ninguém percebe o que está acontecendo nos bastidores.

    Neste artigo, você entenderá o que é gestão de facilities e quais são os principais desafios dessa função. Vamos lá?

    A definição de gestão de facilities

    A gestão de facilities consiste na integração e mapeamento de processos dentro de uma organização para manter e desenvolver as suas atividades primárias. Ou seja, o gestor de facilities é responsável por assegurar que tudo funcione harmoniosamente, garantindo que a empresa trabalhe com eficiência e eficácia.

    Geralmente, o profissional precisa ter competências em diversas áreas como negócios, finanças, gerenciamento de projetos e tecnologia. A comunicação, particularmente a comunicação em rede, também é um componente-chave.

    Portanto, a gestão de facilities é um assunto em alta em empresas que buscam maior produtividade e competitividade no mercado.

    Os principais desafios do gestor de facilities

    Garantir a conformidade exige uma gama de funções do gestor de facilities, desde o acesso para pessoas com deficiências e o manuseio de materiais perigosos, até a manutenção de condições seguras para evitar acidentes de trabalho. No entanto, alguns dos desafios mais comuns são os que você verá a seguir.

    1. Cumprir indicadores rígidos de qualidade

    Um dos principais fatores da gestão de facilities é a medição dos resultados. Com a evolução da tecnologia das últimas décadas, as empresas passaram a medir inúmeras métricas.

    No entanto, isso não garante necessariamente o alcance de objetivos e, em determinados casos, pode até desviar o foco dos indicadores de qualidade.

    Por isso, é fundamental entender que os indicadores escolhidos conduzirão as equipes da organização. Métricas financeiras, de satisfação do cliente e funcionários, são muito importantes, porém, os indicadores de qualidade são imprescindíveis para todos os tipos de empresas. Afinal, aquelas que não atendem à qualidade de produtos ou serviços não têm chance de permanecer no mercado.

    2. Reduzir os custos

    Muitas vezes, os gestores recorrem a itens de grande valor para cortar gastos. Eles não querem ter grandes custos e decidem retirar algumas despesas, como sua equipe. Diminuir os salários e demitir de fato pode reduzir os custos. Entretanto, eles também podem reduzir a moral da empresa e a ética de trabalho.

    Reduzir custos é uma das muitas maneiras de melhorar a eficiência com que uma empresa opera. Nesse caso, o gestor precisa dedicar um tempo para descobrir maneiras de economizar. Portanto, ao mudar antigas técnicas e implementar novas estratégias, ele não apenas perceberá potenciais economias no curto prazo, mas lucros progressivos no longo prazo.

    3. Gerenciar os contratos

    Os contratos resumem todas as características das principais estratégias e relações de negócios. Geralmente, as partes gastam recursos e tempo consideráveis para redigir suas cláusulas, para que atendam seus interesses.

    A gestão de contratos auxilia no gerenciamento de obrigações de maneira efetiva. Sendo assim, isso economiza tempo e esforços significativos das duas partes e fornece benefícios em termos de estratégias e procedimentos de negócios.

    Quando o contrato é finalizado e os serviços são adquiridos, muitas partes deixam de monitorar e supervisionar adequadamente a implementação desses acordos, por exemplo.

    O não cumprimento dessas obrigações pode resultar em prejuízos, multas e quebra de relacionamentos.

    A importância de ser um gestor de facilities eficiente

    O objetivo final de qualquer negócio é cortar custos, melhorar a produtividade da equipe e aumentar o ROI. Assim, um processo eficaz de gestão de facilities é vital para uma organização.

    Ele abrange quase todos os aspectos de negócios, e ainda, o seu papel no planejamento estratégico ajuda a empresa a atingir seus objetivos.

    Diante de tantos desafios, o trabalho de um gestor de facilities é, portanto, frequentemente terceirizado para uma empresa externa, em que o negócio pode se beneficiar da especialização do fornecedor, economia de volume e processos de gerenciamento simplificados.

    E você, já conhecia os principais desafios do gestor de facilities? Ficou interessado em terceirizar essa tarefa? Nesse caso, entre em contato com a gente e fale com nossa equipe!

  • Reforma corporativa eficiente – Confira 4 dicas de como fazer uma!

    Reforma corporativa eficiente – Confira 4 dicas de como fazer uma!

    Fazer uma reforma corporativa muitas vezes é necessário para melhorar ou construir a infraestrutura do escritório. Como qualquer reforma corporativa ou construção, esse evento pode causar muitos transtornos, tanto financeiros quanto de tempo.

    Por isso, o gestor deve se atentar a algumas dicas para não perder eficiência. Assim, pode garantir um bom resultado, e em menor tempo!

    Para isso, preparamos um artigo com quatro dicas que vão otimizar a rotina da construção. Continue conosco e aprenda meios para tornar esse processo mais alinhado e com maior custo-benefício!

    Qual é a importância do planejamento para realizar uma reforma corporativa?

    Ao realizar uma obra corporativa sua empresa tem uma necessidade ou desejo em aberto. A execução precisa atender ao que é preciso, com os menores custos possíveis. Tudo para garantir qualidade a longo prazo e dentro de um período razoável, certo?

    Para conseguir que todos esses itens sejam alcançados, no entanto, é preciso planejar. Bem como se assegurar do cumprimento do plano, com monitoramento constante. No documento, se definem metas para assegurar um prazo de entrega.

    Além disso, ele prevê a viabilidade da obra, estabelecendo possíveis problemas. Isso, aliado a um levantamento de custos e busca pelos melhores fornecedores, evita as dores de cabeça que podem acontecer durante uma construção ou reforma.

    Como otimizar uma reforma corporativa?

    Mesmo planejada e organizada, uma obra corporativa causa bagunça, sujeira e muitos transtornos. É preciso trabalhar constantemente para otimizar processos e garantir melhores resultados, com menos recursos e desgastes. Separamos algumas dicas para te ajudar a fazer reformas e construções com maior assertividade. Veja mais a seguir!

    1. Faça levantamento técnico

    O levantamento técnico permite traçar um roteiro mais adequado para sua obra. Além disso, a empresa define se existem partes da estrutura e materiais que podem ser reaproveitados, diminuindo o valor da empreitada e reduzindo riscos de danos estruturais.

    2. Planeje os custos

    Um planejamento centrado e realista pode estimar com bastante precisão quais são os gastos realmente necessários e encontrar maneiras de minimizar esse valor. A partir desse momento, a empresa pode monitorar as aquisições e evitar que a obra corporativa se torne um rombo nos cofres da empresa.

    3. Controle os desperdícios

    Em uma obra corporativa, é normal haver grandes desperdícios de materiais de construção por parte da equipe. Gerenciar bem os insumos é fundamental, afinal, é um investimento, e sua tarefa é fazer mais com menos. Portanto, esteja no dia a dia da obra se certificando do uso sustentável das aquisições e melhorando o custo-benefício.

    4. Acompanhe as metas

    O gerenciamento do tempo da obra corporativa é o que evita que esse empreendimento se torne arrastado e desgastante para empresa. Estipule metas de tempo para entregas de parte do projeto e monitore os resultados, de maneira a garantir que eles sejam entregues em um tempo adequado.

    Por que realizar a reforma corporativa com o escritório que elaborou o projeto?

    Muitas empresas elaboram um projeto de reforma corporativa com um escritório, porém não efetivam a construção com ele. Contratam outra empresa para prestar o serviço da obra corporativa, seguindo o plano feito anteriormente.

    A verdade é que práticas como essa podem atrasar em muito a construção. Afinal, apenas quem fez o projeto conhece a fundo os detalhes e sabe como driblar os possíveis problemas que vão surgir naquela execução.

    Por isso, é indicado, para obter maior qualidade do resultado em menor tempo, de fato, realizar o projeto até o final com o time que iniciou o processo. Assim, você pode confiar que tudo vai ter coerência e seus planos vão ser aplicados no dia a dia da construção.

    Não é porque você está realizando uma obra corporativa que deve lidar com desorganização e desperdícios de tempo e dinheiro. Por isso, seu projeto de reforma corporativa e construção pode ser estruturado de modo a aproveitar materiais, acontecer dentro dos prazos e atender suas necessidades iniciais, com qualidade.

    Nossas dicas te ajudaram a pensar em projetos com menos dores de cabeça para empresa? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas informações, trabalhamos para te ajudar a simplificar e otimizar a rotina do negócio!

  • Acidentes de trabalho – Como evitar e reduzir as chances?

    Acidentes de trabalho – Como evitar e reduzir as chances?

    Os dados do Brasil sobre acidentes de trabalho são alarmantes. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), somos o quarto país com o maior número de ocorrências. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a cada três horas e meia, entre 2012 e 2017, um brasileiro morreu em decorrência de acidente de trabalho.

    Mesmo que o país tenha reduzido bastante o número de acidentes na última na década, ainda temos um longo caminho pela frente. É por isso que, neste post, decidimos falar um pouco sobre o assunto. Vamos explicar a importância de evitar os acidentes de trabalho e como fazê-lo. Confira!

    Por que evitar acidentes de trabalho?

    À primeira vista, pode até parecer que os esforços envolvidos na redução dos acidentes de trabalho trazem benefícios apenas para os funcionários. No entanto, esse é um problema que afeta diretamente a eficiência dos processos em uma empresa.

    Afinal, um funcionário lesionado entregará resultados inferiores e poderá necessitar de um período afastado do trabalho para se recuperar, desfalcando a sua equipe. Além disso, em muitos casos, acidentes de trabalho são passíveis de indenizações. Desse modo, as ações que visam a redução de acidentes de trabalho podem parecer um grande investimento no início, mas resultam numa economia ainda maior.

    Sem contar que proporciona um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e confortável. Isso reflete diretamente no relacionamento da empresa com os seus colaboradores.

    Como reduzir as chances de um acidente de trabalho?

    São quatro os passos essenciais para evitar acidentes de trabalho na sua empresa. Veja só!

    Faça um levantamento dos riscos de acidentes de trabalho

    O primeiro passo para reduzir os acidentes de trabalho na sua empresa é conhecer os riscos. E descobrir quais os seus processos colocam os funcionários em risco. Para tanto, de acordo com as Normas Regulamentadoras 4 e 17 (NR 4 e NR 17) é fundamental realizar uma Análise Preliminar de Risco e uma Análise Ergonômica do Trabalho, de modo que você, como gerente de facilities, descubra o que precisa ser alterado.

    Reformule o ambiente de trabalho

    Tendo em vista os diagnósticos de ergonomia e risco na sua empresa, as primeiras alterações que devem ser feitas são no ambiente de trabalho. Isso porque medidas coletivas de prevenção são mais baratas e mais eficazes do que medidas individuais.

    Então, invista na sinalização, no correto armazenamento de produtos químicos, na aderência do piso, etc. Detalhes como esses fazem muita diferença.

    Invista em EPIs

    Como nem tudo pode ser resolvido com Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) se fazem necessários em alguns processos. É o caso, por exemplo, da limpeza de fachadas em condomínios.

    É importante ressaltar que os EPIs exigem todo um sistema de gestão. Precisam ser distribuídos entre os funcionários e o seu uso e validade precisa ser conferido com frequência.

    Conscientize os funcionários sobre os acidentes de trabalho

    Em alguns casos as medidas de segurança, tanto coletivas quanto individuais, podem parecer exageradas. No entanto, é muito importante que você tenha em mente que elas foram criadas por especialistas e possuem impacto comprovado na redução dos acidentes de trabalho.

    Essa mesma certeza deve ser compartilhada pelos funcionários. Muitas vezes o uso de um EPI. Por exemplo, pode parecer desconfortável, mas é fundamental que eles entendam a sua importância e o utilizem corretamente.

    Perceba que a diminuição de riscos de acidentes de trabalho é um processo global. Isso envolve mudanças desde o ambiente aos protocolos de execução das tarefas. No caso de funcionários terceirizados, boa parte desse processo já estará pronto. Isso porque as empresas terceirizadoras já treinam as suas equipes nesse sentido e oferecem os EPIs necessários.

    Entre em contato conosco e descubra como a Solution Services pode ajudar a sua empresa a reduzir as chances de um acidente de trabalho por meio da terceirização de alguns dos seus processos.

  • Faça a redução de custos administrativos seguindo estas 4 dicas!

    Faça a redução de custos administrativos seguindo estas 4 dicas!

    Para maximizar os lucros, uma empresa precisa encontrar novas formas de conduzir os seus processos, de modo a reduzir seus custos sem, no entanto, prejudicar o desempenho. Para tanto, uma boa alternativa é replanejar aquelas ações que não estão diretamente ligadas aos produtos ou serviços prestados por ela.

    Sabendo disso, decidimos falar no post de hoje quais são esses gastos, além de apresentar dicas práticas para que você viabilize a redução de custos administrativos na sua gestão. Confira!

    O que são custos administrativos?

    Os custos administrativos, também chamados de custos operacionais, são aqueles gastos que não se relacionam diretamente com a missão da empresa. Ou seja, não fazem parte do processo de fabricação dos produtos ou da prestação de serviços. Porém, são importantes para que ela se realize.

    No caso da gestão de facilities, boa parte dos gastos é dessa ordem. Em um hospital, por exemplo, a missão é tratar os pacientes e não garantir a higiene ou a segurança do hospital. No entanto, sem higiene ou segurança, o cumprimento da missão do hospital se compromete de várias formas.

    Por conta disso, a redução dos custos administrativos é uma tarefa importante do gestor de facilities.

    Como promover a redução de custos administrativos?

    Para diminuir esses gastos, há quatro dicas essenciais. Veja só!

    1. Mapeie e os processos da facility

    Primeiro, é muito importante ter em mente quais são os processos geridos por você e sua equipe. Sem um mapa de procedimentos completo, é muito fácil deixar passar oportunidades de cortes de custo.

    Com o mapa em mãos, é preciso detalhar os custos envolvidos em cada um desses processos. Enquanto isso, vale a pena estudar a possibilidade de alterar a frequência ou o funcionamento de alguns deles. Mudanças simples ao se reavaliar um roteiro de limpeza, por exemplo, podem impactar nos custos operacionais.

    2. Reavalie parcerias

    Sabendo quais são os processos, também é possível avaliar se os parceiros escolhidos estão fornecendo produtos e serviços de qualidade, bem como se os preços praticados estão de acordo com o mercado.

    Talvez você consiga encontrar uma empresa de portaria remota que faça um serviço suficiente para cuidar da segurança do seu prédio, por exemplo!

    3. Invista em tecnologia

    Muita economia se faz possível por meio da automação de determinados processos. É o caso, por exemplo, das economias com contas de água e luz. O problema de luzes acesas ou torneiras abertas sem necessidade é resolvido quando os equipamentos comuns são substituídos por eletrônicos.

    Softwares especializados também podem aumentar a eficiência da sua gestão, ajudando você a tomar conta de diversos processos com mais facilidade e organização.

    4. Considere a terceirização e serviços para redução de custos administrativos

    Custos administrativos e operacionais também são reduzidos quando economizamos tempo ou delegamos tarefas para parceiros. Com o auxílio de uma terceirizadora, você não precisará se preocupar com a contratação de determinados funcionários, economizando o tempo da coleta de currículos, das entrevistas e das muitas burocracias do processo de admissão de novos colaboradores.

    5. Renegocie preços e condições de pagamento

    Renegociar preços e condições de pagamento também é uma excelente forma de reduzir os custos administrativos do negócio. Quando a empresa compra muito de um mesmo fornecedor, vale pedir descontos e preços diferenciados, pois, dessa forma, a parceira entre ambas as partes pode ser mais duradoura.

    Além disso, a empresa deve procurar por condições de pagamento que sejam favoráveis para ela. Por exemplo: se o fornecedor aceita o pagamento em boleto bancário, é mais vantajoso do que comprar no cheque, por exemplo, pois, com o boleto, o pagamento de serviços bancários é menor.

    6. Aumente o giro de estoque

    É comum que uma empresa tenha produtos parados no estoque. No entanto, quando isso acontece, significa que o negócio está perdendo dinheiro. Afinal, para ter aqueles produtos no estoque foi necessário investimento para aquisição e armazenamento dos produtos.

    Então, quando acontece de um ou vários produtos ficarem “encalhados”, a empresa fica no prejuízo e, por isso, o ideal a fazer nesses casos é vender a mercadoria por um preço mais acessível.

    Dessa forma, você gera renda para a empresa e reduz custos com o armazenamento. Lembrando que quanto mais rápido um produto é vendido, menores são as despesas para manter aquele item estocado.

    7. Diminua o uso de papel, fotocópias e impressão

    Nem sempre as empresas dão a devida importância para a quantidade de papel que é utilizada diariamente para impressão e fotocópias. Aliás, é bastante comum observamos nos estabelecimentos um verdadeiro desperdício desse tipo de recurso, o que causa um grande custo para a empresa.

    Para reduzir o gasto com papel e impressões, o ideal é adotar uma política de consciência ambiental, orientando aos colaboradores para imprimir somente quando for realmente necessário. Estimular o uso do e-mail e abusar do compartilhamento de documentos na nuvem é uma excelente forma de conseguir uma redução de custos administrativos.

    Além disso, quando houver realmente a necessidade de imprimir um documento, peça aos colaboradores para aproveitarem os dois lados da folha. Parece uma coisa boba, mas, com o tempo, traz uma boa economia para o negócio.

    8. Avalie a mudança no regime de tributação

    O custo de funcionamento de empresas no Brasil é bastante elevado, principalmente no que diz respeito ao pagamento de impostos. Caso o regime escolhido não seja adequado para o tamanho do negócio, o valor dos tributos pode sair mais caro do que o necessário.

    Para tirar as dúvidas sobre esse assunto, procure o escritório de contabilidade responsável pela sua empresa e saiba qual o regime de tributação escolhido. Depois, converse com a equipe para saber se esse tipo é o mais adequado para seu negócio e, caso não seja, mude para um modelo mais favorável para sua companhia.

    É importante analisar o tipo de tributação, pois, dependendo do regime escolhido, a empresa pode pagar um valor de impostos bem mais baixo — há uma variação enorme no valor dos tributos de um negócio para outro.

    O mais importante de tudo é que todos os colaboradores da empresa devem estar engajados na meta de redução de gastos, pois isso trará benefícios para todos. Isso porque, à medida que a empresa economiza com custos operacionais, ela pode oferecer outras vantagens para os funcionários como prêmios e gratificações por produção.

    Sejam quais forem os passos que você decidir seguir, o mais importante é se lembrar que a busca pela redução de custos administrativos é uma espécie de investigação, que tem como objetivo identificar desperdícios e possibilidades de otimizar processos. Por isso, é muito importante observá-los bem de perto, aumentando as chances de encontrar oportunidades de economia.

    Quer aprender mais sobre esse assunto? Então continue conosco e aproveite para ler mais sobre a redução de custos administrativos.