Categoria: Dicas de terceirização de serviços

  • Contratar errado custa caro! Descubra as principais consequências

    Contratar errado custa caro! Descubra as principais consequências

    A contratação de funcionários é uma tarefa que faz parte do dia a dia de uma empresa, mas você já parou para pensar nas consequências de processos de seleção mal feitos para o seu negócio? Afinal, esse tipo de trabalho envolve vários aspectos como tempo, dedicação da equipe responsável e, sobretudo, dinheiro. Assim, você ficará surpreso em descobrir que contratar errado custa caro e pode prejudicar muito sua empresa em médio e longo prazos.

    Neste post, reunimos os principais efeitos diretos e indiretos de uma contratação errada para que você tenha mais informações sobre o assunto e saiba como traçar estratégias de seleção mais eficientes no futuro. Curioso? Continue a leitura agora mesmo!

    Quais são os principais impactos de uma contratação ruim?

    Primeiramente, é preciso entender o que exatamente é uma contratação ruim. Isso acontece quando os profissionais selecionados pela empresa não correspondem ao perfil desejado ou não tem as competências necessárias para desempenhar as tarefas e, por isso, acabam sendo dispensados ou até mesmo pedindo demissão em pouco tempo.

    Esse fator aumenta o fluxo da rotatividade de colaboradores em uma instituição (um conceito conhecido como turnover), que é prejudicial para rotina corporativa de várias formas. Para entender melhor, confira a seguir alguns dos efeitos diretos e indiretos mais comuns e saiba por que contratar errado custa caro.

    Custos indiretos

    Atraso dos prazos

    Essa é uma consequência que é logo percebida com a constante entrada e saída de pessoas de uma equipe. Com os desligamentos, o time fica continuamente defasado, o que atrapalha o andamento das atividades e o cumprimento de entregas. Mesmo que um funcionário novo seja incorporado, existe sempre um período de adaptação e para que a pessoa entenda melhor as rotinas antes de entrar no ritmo. Por isso, muitos atrasos podem acontecer nessa fase de transição.

    Não fechamento de negócios

    Da mesma forma que acontece no tópico acima, uma equipe defasada ou com pessoas em adaptação não consegue dar conta de atender aos contratos e prazos da empresa. Como efeito, isso pode afetar o atendimento de novos clientes e até mesmo lesar a reputação do negócio no mercado, além de causar a insatisfação de consumidores atuais.

    Redução da produtividade

    Certamente, a produtividade da equipe tende a sofrer, tanto pela sobrecarga de alguns colaboradores como por conta da adaptação dos novos. Além disso, um turnover alto atinge as pessoas psicologicamente, fazendo com que o time se sinta menos motivado. Isso limita a performance do grupo, gerando impactos negativos no desempenho e nos resultados.

    Custos diretos

    Processos da contratação e trabalho do RH

    Contratar errado custa caro porque, primordialmente, as seleções ocupam tempo dos funcionários do RH e investimento da área nas etapas do processo. No mais, uma vez admitido pela empresa, o novo colaborador passa por treinamentos e períodos de aprendizagem e adaptação que implicam gastos. Se a corporação continua contratando de forma equivocada e repete esse padrão várias vezes, essa despesa se torna expressiva.

    Multa do FGTS e indenizações

    Outro aspecto que, sem dúvidas, impacta o custo da rotatividade é a questão tributária. Ao dispensar um funcionário, a empresa tem custos com sua contratação e também com sua demissão, tendo que arcar com indenizações e com a multa do FGTS, que pesa muito no bolso.

    Como você viu contratar errado custa caro e o prejuízo pode ser sentido pelo negócio, tanto em questões diretas como em efeitos indiretos, que podem causar danos até a sua imagem no mercado. Sendo assim, é essencial estudar formas de melhorar os processos seletivos para garantir admissões assertivas.

    Nesse ponto, a terceirização se destaca como uma excelente alternativa para instituições que desejam contornar esses riscos e custos com contratações. Essa é uma opção mais produtiva, pois a responsabilidade de selecionar, treinar e fazer a manutenção do contrato de trabalho do funcionário passa a ser de uma empresa parceira. Dessa forma, você consegue reduzir despesas, otimizar tempo e assegurar que os talentos de sua equipe estejam focados no desenvolvimento e no core business do seu negócio.

    Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre como funciona a terceirização de serviços e suas vantagens? Entre em contato conosco e conheça nosso time de especialistas no assunto!

  • Quais os segredos para ter uma equipe de alta performance?

    Quais os segredos para ter uma equipe de alta performance?

    Grande parte dos gerentes sabem que o desempenho de sua equipe é tão significativo quanto o seu, isto é, eles têm de ser o principal exemplo. Então, para ter um bom grupo de colaboradores, ser um bom chefe não é suficiente: é preciso ser um bom líder. Só assim, independentemente do segmento em que atua, será possível ter uma equipe de alta performance e focada nos resultados.

    Se você quer saber mais sobre o assunto, confira este conteúdo e descubra quais são os segredos para ter uma equipe de alta performance e onde encontrar o apoio necessário!

    Quais são as características de uma equipe de alta performance?

    Uma equipe de alta performance é formada por colaboradores que gostam de aprender e se interessam por informações que complementam a realização de seu trabalho. Eles sabem como lidar com decisões, mesmo que o líder não esteja presente, pois seguem o planejamento, compreendem a importância de atingir metas e buscam nos feedbacks o suporte necessário para lidar com situações mais complexas. Entre essas características, há outras essenciais, como:

    • confiança;
    • expectativas alinhadas;
    • comunicação eficiente; 
    • colaboração;
    • alto índice de participação em treinamentos.

    Uma equipe de alta performance é essencial para que a empresa funcione com o mínimo de problemas possíveis. Assim, todos estarão empenhados no mesmo objetivo e saberão que o sucesso da companhia é construído a partir da colaboração de todos.

    Como montar uma equipe com potencial?

    Os colaboradores são a base para qualquer organização. Por isso, é preciso reconhecer a importância do quadro de especialistas que sua empresa constituiu e buscar investir em seu desempenho para que todos se sintam parte verdadeira das conquistas alcançadas. Veja abaixo como montar uma equipe cheia de potencial.

    Invista em seus colaboradores

    Treinamentos, workshops, palestras. Essas são atividades que agregam conhecimento, incentivam, motivam e engajam. O Sebrae divulgou que, de acordo com os dados do GEM — Monitor Global de Empreendedorismo —, 49% dos especialistas ouvidos disseram que uma “das alternativas para melhorar as condições de empreender no Brasil é investir em educação e capacitações”, ou seja, “para inovar constantemente, é preciso ter, antes de tudo, uma equipe capacitada para o desafio”, conclui a publicação.

    Dê feedbacks com frequência

    O feedback é uma das partes mais importantes que envolvem um trabalho bem-executado. É necessário deixar os colaboradores informados sobre o desempenho, seja ele negativo ou positivo. Essa é uma ação capaz de corrigir as pequenas falhas e acentuar as tarefas bem-feitas. Por consequência, a qualidade da produção será otimizada e haverá a oportunidade para o gerente aproximar-se de seus colaboradores.

    Motive a equipe

    A pauta “como motivar sua equipe” nunca esteve tão em alta. Isso acontece porque muitos gestores perceberam que a motivação é fundamental para um trabalho bem-realizado. Então, estabeleça metas, leve os bons resultados até o grupo, demonstre a capacidade de todos, estimule-os a trabalhar com novas ideias. Além disso, destaque a importância da função de todos para a organização.

    Desenvolva a sinergia

    Desenvolver a sinergia é o mesmo que desenvolver a cooperação e o trabalho em equipe. Atualmente, essa é uma qualidade muito prezada pelas empresas. Assim, será possível promover um ambiente de trabalho saudável com respeito, comprometimento e união de todas as partes.

    Faça com que as pessoas se sintam parte importante da empresa, fortaleça o sentido do trabalho para o grupo e valorize a diversidade de pensamentos que os colaboradores trazem como contribuição.

    Como a Solution Services pode oferecer uma equipe de alta performance? 

    A Solution Services tem um corpo de funcionários preparados e treinados. Assim, os contratempos com turnover ou ausência de colaboradores sem aviso serão solucionados. Se algum colaborador faltar, a Solution oferece uma reposição rápida.

    A terceirização, portanto, só tem a contribuir para que você tenha uma equipe de alta performance e com o suporte necessário para a resolução das questões operacionais, burocráticas, de RH e treinamento. Dessa forma, a maioria de seus problemas serão solucionados com maior eficiência.

    Notou como algumas questões de gerenciamento podem ser facilitadas se você tiver o apoio adequado? Quer se informar sobre o assunto? Então, entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliá-lo!

  • Absenteísmo no trabalho: o que é e como evitar nas empresas?

    Absenteísmo no trabalho: o que é e como evitar nas empresas?

    A maioria das empresas conta com um quadro enxuto de funcionários em cada equipe, que são distribuídos nas funções conforme as qualificações e as demandas.

    Uma ausência não programada pode gerar um grande transtorno e afetar o desempenho e a produtividade, assim como a motivação dos colegas que precisam trabalhar dobrado para cobrir a falta — essa é a consequência do absenteísmo no trabalho.

    Neste post, vamos ajudar a refletir sobre as causas do absenteísmo no trabalho e mostrar como evitar essas ocorrências para reduzir os impactos provocados pelas ausências imprevistas.

    O que é absenteísmo?

    Esse é um termo utilizado para conceituar o volume excessivo de ausências ou atrasos prolongados no trabalho, os quais prejudicam o andamento das atividades e a produtividade em âmbito geral.

    Normalmente, essas ausências — justificadas ou não — pegam os gestores de surpresa, causando transtornos na execução das tarefas pela dificuldade de substituição imediata, acarretando perda das horas de trabalho correspondentes à falta.

    Quais são as principais causas desse comportamento?

    O comportamento dos funcionários que se ausentam sem uma programação prévia está vinculado a sentimentos nutridos no ambiente de trabalho. Muitas ocorrências de absenteísmo têm origem em situações que o próprio negócio costuma provocar.

    Ausência de feedback

    Muitos gestores pecam em não acompanhar o trabalho dos funcionários e fornecer feedbacks sobre o desempenho. Isso faz com que muitos sintam um abandono por parte da empresa, perdendo a motivação e, consequentemente, o comprometimento com o horário e a assiduidade no trabalho.

    Clima organizacional

    Uma equipe integrada tende a desenvolver as atividades com um máximo de dedicação e empatia. O bom relacionamento faz com que muitos profissionais tenham total motivação para ir ao trabalho todos os dias.

    Quando o clima organizacional não funciona corretamente, a tendência é que o coleguismo e o desejo de trabalho em equipe sejam inexistentes, comprometendo gravemente a frequência e os resultados do negócio.

    Comunicação deficiente

    A comunicação é o ponto de ligação entre o empreendimento e os funcionários. Por isso, deve circular adequadamente para que todos tenham acesso às mesmas informações, considerando, claro, o que deve ser de conhecimento geral.

    O que acontece em muitas empresas é que as informações não chegam a todos ou, quando chegam, estão distorcidas ou incompletas, dando vasão à famosa “rádio peão” e a diversas interpretações equivocadas — um ingrediente e tanto para aquele grupo de funcionários com predisposição a se ausentar por qualquer motivo.

    Como a empresa pode reduzir o absenteísmo no trabalho?

    É possível reduzir o absenteísmo com algumas ações específicas que contemplem os funcionários e sejam motivo para que todos se sintam felizes cumprindo a carga horária. Vejamos algumas delas!

    Oferecer um bom plano de carreira

    Quem tem um plano de carreira sabe que o compromisso e a pontualidade são fatores importantes para o acesso às oportunidades de crescimento. Para despertar nos funcionários o desejo de melhoria interna e a frequência no trabalho, elabore um plano que seja vislumbrado por todos como oportunidade de médio e longo prazo.

    Estabelecer políticas de reconhecimento

    Nem todos os profissionais estão em busca apenas de salário e emprego, mas de uma satisfação profissional em ser reconhecido pelo bom desempenho, capacidade produtiva e assiduidade.

    Crie políticas de reconhecimento que faça com que os colaboradores estejam sempre dispostos a vestir a camisa do negócio. Benefícios como folga no dia do aniversário, viagens, premiações etc. são ações bastante atrativas.

    Realizar treinamentos

    O treinamento mostra o interesse em capacitar e desenvolver as habilidades dos colaboradores, que, por sua vez, se sentem valorizados e dispostos a aplicar tudo o que aprenderam. Esse é um processo cíclico que, quando aliado a ações de reconhecimento e desenvolvimento de carreira, fará com que os profissionais se dediquem e evitem faltar e comprometer a produtividade.

    É muito importante que não apenas os supervisores e gestores sejam responsabilizados pelas causas do absenteísmo no trabalho. Também os empreendedores devem ter a ciência de que toda conduta empresarial — positiva ou negativa — nasce de cima para baixo. Logo, eles são os principais responsáveis por manter os funcionários engajados!

    Gostou deste post? Quer saber mais sobre gestão e serviços? Então, siga a gente nas redes sociais: estamos no Facebook com muitas dicas para melhorar o desempenho de seu negócio!

  • Concierge de Shopping: quais suas funções e vantagens em contratá-lo?

    Concierge de Shopping: quais suas funções e vantagens em contratá-lo?

    Com a versatilidade do mercado e a concorrência mais acirrada a cada dia, é necessário que os gestores busquem contratar serviços que os diferenciem dos demais e aumentem o market share de seus empreendimentos. Nos shoppings, uma boa alternativa para criar valor para o cliente é o serviço de concierge de shopping.

    A busca pela fidelização do cliente é ainda mais acirrada nesses ambientes, já que normalmente existe mais de um shopping na mesma cidade e eles têm serviços similares. O concierge é um diferencial por tratar de demandas simples, indicar onde determinada loja está e até prestar serviços de conveniência para o consumidor. Quer saber mais sobre esse profissional? Continue lendo!

    Melhora o atendimento aos consumidores 

    O concierge é responsável por atender a demandas variadas dos clientes. Ele é bastante versátil e, por isso, pode atuar de diversas maneiras. Antigamente, ele era contratado apenas em estabelecimentos luxuosos e para pessoas de grande poder aquisitivo, mas passou a atuar nos mais diversos ramos. Hoje, é sinônimo de comodidade e boas práticas no atendimento ao cliente.

    Orienta os visitantes sobre as atrações do shopping

    Muitas vezes, ao chegar em ambientes com uma grande variedade de atrações e vários andares, como os shoppings, é natural que o cliente fique um pouco perdido, ainda mais se for a primeira vez. Se o local contar com um concierge, ele poderá auxiliar esse consumidor com cordialidade e precisão, o que trará uma experiência mais agradável para o usuário.

    Presta serviços que agregam valor para os clientes

    O serviço de concierge de shopping não se resume apenas a passar informações para os clientes e visitantes. Eles também podem prestar serviços variados como fazer reservas de restaurantes, chamar o táxi, motoristas de aplicativo ou outro transporte, guardar pertences e atividades afins. Essa comodidade faz com que o cliente se sinta especial e as chances de fidelização tornam-se maiores.

    Incentiva os consumidores a experimentarem novas atrações

    Não é incomum que os consumidores, quando vão ao shopping, visitem apenas os mesmos locais que já são acostumados a frequentar, tirando a oportunidade das demais empresas de efetuar bons negócios. O concierge pode indicar novas atrações, serviços ou estabelecimentos para esse cliente, despertando o interesse e criando uma situação propícia para novas vendas.

    O concierge deve atuar de forma dinâmica e bastante responsável, além de saber lidar com os mais variados tipos de pessoas. É importante que esse profissional esteja plenamente capacitado para atender às demandas do cargo e a forma mais segura de garantir isso é fazendo a contratação por meio de uma empresa especializada.

    Dada à sua oralidade e postura impecáveis, boa memória e rede de contatos diversificada, concierges trazem conforto e praticidade para os visitantes de qualquer estabelecimento. O serviço de um concierge é uma excelente escolha quando se busca aumentar a qualidade no atendimento ao cliente e o valor percebido por ele.

    Você já utilizou o serviço de concierge de shopping ou sua empresa já considerou contratar esses profissionais? Ficou alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!

  • Terceirização de administrativo: quais os benefícios e como implementar

    Terceirização de administrativo: quais os benefícios e como implementar

    A terceirização de administrativo consiste em uma estratégia na qual uma organização transfere para terceiros a responsabilidade pela contratação e a manutenção da relação jurídica com os colaboradores. Trata-se da delegação de determinadas atividades para outra pessoa jurídica para que esta efetue as tarefas laborativas dentro da empresa.

    Nesse sentido, a instituição que deseja terceirizar serviços internos precisa fazer a contratação de uma empresa que tenha expertise no desenvolvimento das atividades. Hoje a lei permite a contratação de serviços terceirizados para qualquer tarefa realizada dentro do negócio.

    Neste post, você compreenderá quais são as principais vantagens que um processo de terceirização pode proporcionar para o seu empreendimento. Então, continue a leitura e saiba mais!

    Mão de obra especializada

    Uma importante vantagem é a contratação de profissionais especializados. Nesse sentido, é válido ressaltar que a terceirização permite contato com uma equipe de profissionais mais experientes e qualificados. Essa circunstância melhora a qualidade dos serviços e reduz os riscos no momento da contratação dos funcionários.

    Isso ocorre porque as instituições de terceirização gostam de investir em capacitação e no fornecimento de profissionais que se destacam em seu mercado de atuação, com habilidades e conhecimentos técnicos específicos.

    Diversos empreendedores olham a terceirização como um processo de profissionalização e especialização das tarefas.

    Entretanto, antes de investir nesse tipo de serviço, é necessário que a organização efetue uma análise completa da instituição, certificando a viabilidade que pode ocasionar no dia a dia do negócio.

    Além do mais, é primordial que o investidor saiba que a contratação precisa estar em total conformidade com a lei, de modo a evitar a caracterização de uma ilicitude na terceirização. Qualquer irregularidade com a legislação vigente poderá tornar o negócio responsável pelo pagamento de possíveis despesas trabalhistas.

    Desse modo, antes de efetuar qualquer tipo de contratação, avalie a respeito da empresa de terceirização, verifique a existência de demandas trabalhistas e pesquise, com o seu setor de finanças, se os valores praticados estão de acordo com o mercado.

    Então, antes de assinar um contrato de terceirização de serviços, é essencial se informar a respeito da legislação presente no território brasileiro. Uma recente alteração na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) mudou as normas aplicáveis à terceirização.

    Redução de custos na empresa

    Uma das vantagens mais atrativas e de maior interesse por parte dos investidores é a diminuição dos custos. É sabido que os encargos trabalhistas, ocasionados pela correta aplicação da legislação pátria, oneram significativamente a instituição. Muitas vezes, geram impactos negativos no progresso das tarefas.

    Por meio da terceirização, a relação entre custo e benefício é satisfatória para o equilíbrio financeiro da instituição. Isso porque envolve gastos inferiores aos necessários para a formação de um time e para a realização das tarefas dentro do sistema empresarial.

    Além do mais, a terceirização garante maior previsibilidade para o caixa do negócio, visto que não existem despesas elevadas com ações trabalhistas, rescisões e férias.  Assim, esses valores já são inclusos no montante mensal pago para a empresa que fornece o serviço de terceirização.

    Além desses itens, é importante destacar que as empresas especializadas em terceirização podem disponibilizar colaboradores que apresentam maior conhecimento técnico, permitindo ganho de produtividade e, consequentemente, vantagens financeiras para todo o empreendimento.

    Otimização do tempo de gestores e profissionais

    A terceirização de serviços é capaz de proporcionar uma sensível otimização do tempo de gestores e funcionários, visto que diversas tarefas passam a ser efetuadas pelas organizações prestadoras.

    Esse processo ainda conta com a diminuição da sobrecarga de trabalho, a partir de uma divisão mais adequada de responsabilidades e da profissionalização das etapas.

    Dessa forma, o trabalho humano pode ser direcionado a atividades realmente importantes e estratégicas, como avaliações e levantamentos específicos, principalmente para tomadas de decisão acertadas.

    Contudo, é importante salientar que toda a terceirização precisa ser supervisionada e monitorada por indicadores. Esse cuidado fará com que não exista nenhuma possibilidade de falhas para a empresa contratante.

    Construção de parcerias estratégicas

    Outro benefício resultante dos processos de terceirização é a situação de montar parcerias produtivas para a organização.

    A escolha e o estreitamento da relação com uma empresa que proporciona serviços técnicos especializados pode significar uma decisão estratégica essencial ao negócio.

    Por meio de apoios e de parcerias mútuas, ambas as organizações ganham força no mercado e elaboram elementos que favorecem o desenvolvimento e o progresso de todos os envolvidos.

    Auxílio na gestão de pessoas

    Com a terceirização de mão de obra especializada, o time efetivo de funcionários tende a reduzir. Isso alivia as obrigações do setor de RH relacionadas à gestão de pessoas, fazendo com que os efetivos tenham mais ajuda e atenção.

    Além disso, toda a organização terá uma comunicação mais satisfatória, um fator-chave para a diminuição de conflitos. Afinal, o RH proporcionará mais atenção para os dois lados, promovendo a harmonia entre a equipe de colaboradores efetiva e a terceirizada.

    A ajuda na gestão de pessoas é um benefício satisfatório para o desenvolvimento e o progresso daqueles que formam a empresa. Afinal, é necessário pensar em todos os envolvidos nos resultados organizacionais.

    Expansão do negócio de forma estruturada e qualificada

    Todos os benefícios mencionados propiciam uma condição favorável ao crescimento do empreendimento. Com uma gestão direcionada ao core business, à diminuição de gastos, aos processos internos de qualidade e às parcerias produtivas, fica mais simples planejar e realizar ações de expansão da empresa.

    Além do mais, as instituições prestadoras conseguem sustentar o desenvolvimento dos processos sem que precisem fazer altos investimentos, principalmente em tecnologia e em infraestrutura. Assim, o progresso da instituição ocorre de maneira saudável e o investidor não corre o risco de ficar endividado.

    Previsibilidade de despesas

    Com um serviço terceirizado, grande parte dos encargos trabalhistas imprevisíveis ficam sob a responsabilidade da organização prestadora. Isso porque os colaboradores especializados não são profissionais da sua empresa, mas da terceirizada.

    Nesse sentido, questões como faltas, quebra de contrato de colaboradores, férias e processos trabalhistas não ficam sob os seus cuidados. Isso resultará em maior previsibilidade e melhor controle de seu balanço, processos que contribuem para a elaboração de boas estratégias administrativas.

    Contratação e gerenciamento de benefícios

    A empresa terceirizada é quem contrata e gerencia os principais programas de benefícios corporativos. Entre eles, podemos citar:

    • assistência odontológica e médica;
    • vale-alimentação e vale-refeição;
    • vale-transporte;
    • seguros de vida e perda de renda;
    • previdência privada;
    • dentre outros.

    Logo, esse gerenciamento inclui um controle de custos que mostra os valores subsidiados pelo negócio e os valores que necessitam ser descontados dos colaboradores na folha de pagamento.

    Dessa forma, a companhia tem a real dimensão dos gastos envolvidos durante os processos contábeis. Esses valores podem, inclusive, ser subdivididos por centro de custo, chefia ou estabelecimento.

    Priorização de investimentos

    Quando o empresário opta pelos serviços terceirizados, a instituição contratada assume toda a responsabilidade pelo planejamento administrativo. Isso inclui as tarefas para gerenciar escalas de trabalho, garantir os cumprimentos dos turnos, conseguir substitutos no tempo de férias, controlar faltas e horas extras etc.

    Nessa situação, a organização contratante passa a priorizar outros investimentos e a destinar os recursos disponíveis para as atividades que são relevantes ao desenvolvimento de todo o negócio.

    A terceirização e seus impactos nos resultados da empresa

    Com a terceirização de administrativo, a empresa começa a focar em suas tarefas estratégicas e naquilo que é capaz de fazer melhor. As atividades secundárias e auxiliares são efetuadas por organizações que se especializam de forma responsável e com custo reduzido.

    Então, com a terceirização não é preciso lidar com diversos processos jurídicos e possíveis complicações trabalhistas com os funcionários, já que é a prestadora de serviços que disponibiliza suporte e trabalha com responsabilidade nesses aspectos.

    Além do mais, os recursos e os funcionários que a instituição contratada proporciona estão mais capacitados para desempenhar a função com qualidade, garantindo melhores resultados em menos tempo e com uma quantidade reduzida de pessoas.

    É importante destacar que um trabalho especializado, de grande importância e necessidade para os negócios, é a terceirização de serviços de benefícios. Isso inclui o fornecimento de vale-alimentação, vale-transporte e vale-refeição. Essas vantagens não são obrigatórias pela nova lei, mas representam bons atrativos.

    Com elas os colaboradores se sentem mais motivados e, consequentemente, se dedicam mais ao trabalho. Tal condição aumenta a produtividade para o empreendimento, além de proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários.

    Muitas instituições proporcionam essas vantagens com praticidade, comodidade, segurança e atendimento rápido às empresas. Portanto, é possível perceber que a terceirização proporciona múltiplos benefícios à cultura organizacional do negócio.

    Tudo ocorre por meio de eficientes processos de reestruturação produtiva para proporcionar qualidade, competitividade e produtividade. Esses fatores conferem diversas vantagens para melhorar o desempenho das organizações e potencializar a rentabilidade do negócio.

    Uma equipe especializada pode ajudar você durante a terceirização de administrativo. A Solution Services, por exemplo, consiste em uma empresa de terceirização focada na área de limpeza, controle de acesso e recepção. Sua atuação inclui áreas de condomínio comercial e residencial, escritórios, universidades, faculdades e shopping centers.

    Nosso artigo foi esclarecedor? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

  • Perfil ideal: quais as qualidades essenciais de um porteiro em São Paulo?

    Perfil ideal: quais as qualidades essenciais de um porteiro em São Paulo?

    Saber escolher o melhor perfil do porteiro é uma tarefa essencial em qualquer condomínio. Atualmente, a tecnologia tem transformado bastante a portaria, mas a figura do profissional continua fundamental, trabalhando junto com a tecnologia para trazer o melhor dos dois.

    Além do mais, o porteiro é responsável por contribuir com a rotina dos condomínios, por exemplo, receber correspondências e controlar quem entra e sai do ambiente. Contudo, existem diversas tarefas que o profissional pode realizar.

    Sendo assim, é primordial ter um porteiro qualificado no condomínio, principalmente quando se trata de prédios comerciais, que recebem pessoas importantes o dia todo e precisam de máxima segurança em seu local de trabalho.

    Continue a leitura e saiba quais são as qualidades essenciais de um porteiro em São Paulo!

    Atenção

    Visto que qualquer erro pode contribuir para a invasão do prédio colocando em perigo a segurança dos moradores ou profissionais, o porteiro durante o seu expediente deve estar sempre atento para identificar qualquer possível anormalidade que ocorra na portaria ou nas redondezas, reportando o fato aos responsáveis ao à segurança qualificada.

    Responsabilidade

    A segurança de um edifício exige muito comprometimento do porteiro. Logo, o colaborador deve se ausentar o mínimo possível da portaria evitando, assim, efetuar serviços como carregar encomendas para moradores, manobrar veículos ou outros pequenos trabalhos para condôminos que o façam sair da portaria.

    Além do mais, essas ações poderão vir a se caracterizar como desvio de função em um possível processo trabalhista. Além do fato que ajudar na realização desses favores, mesmo que rápidos, toma tempo do funcionário e deixa o local inseguro.

    Discrição

    O porteiro é quem fica de olho em quem entra e em quem sai do prédio. Portanto, é normal que ele conheça a rotina dos moradores ou dos funcionários do local, conhecendo os horários que as pessoas saem para trabalhar e que voltam para casa, por exemplo.

    Assim sendo, o funcionário deverá agir de maneira profissional e se esquivar de falar com outras pessoas detalhes da vida pessoal de quem frequenta o prédio, evitando constrangimento e situações prejudiciais.

    Autocontrole

    É necessário que o perfil do porteiro seja calmo, conseguindo se controlar em situações complicadas, não perdendo a razão com facilidade. Na profissão, os momentos de tensão são recorrentes e é por isso que esse tipo de colaborador deve ser uma pessoa bem equilibrada emocionalmente e focada.

    Nesse sentido, é preciso destacar que a cidade a cidade de São Paulo é muito agitada e, várias vezes, ocorrem situações conflitantes que podem afetar a tranquilidade do serviço, por isso o porteiro precisa manter sempre o autocontrole.

    Além do mais, um sistema de tecnologia é importante para garantir que o porteiro consiga focar nas qualificações mencionadas de maneira mais efetiva.

    Como foi possível perceber, a função do porteiro é essencial para o bom andamento do dia a dia do prédio. Saber escolher bem o perfil do porteiro junto com um bom sistema de tecnologia fará toda diferença em obter excelentes resultados.

    Gostou do nosso post? Então, confira também nosso post sobre os documentos para contratação de funcionários e terceirização!

  • Taxa de ocupação do mercado de escritórios em SP está em alta; saiba mais!

    Taxa de ocupação do mercado de escritórios em SP está em alta; saiba mais!

    Se você é um empreendedor, gestor ou profissional autônomo na cidade de São Paulo e região, já deve ter ouvido falar do aquecimento do mercado de escritórios SP. Esse momento é uma grande oportunidade a quem deseja alugar ou adquirir um imóvel para expandir seus serviços ou trabalhar em uma localização mais vantajosa.

    Quer saber como você pode usar o mercado a seu favor? Acompanhe este post para descobrir como funcionam a recente queda de preços dos imóveis e a taxa de ocupação, além de quais são as ocupações por tipo de imóvel e muito mais. Boa leitura!

    O que é o mercado de escritórios SP e como funciona a queda de preços dos imóveis?

    Quando tratamos do mercado de escritórios SP, estamos falando dos preços de compra ou aluguel, da taxa de ocupação ou vacância e de outros assuntos relacionados aos espaços destinados a escritórios na cidade de São Paulo.

    De acordo com a CushWake Brasil, o mercado imobiliário já vem sofrendo uma queda de preços (tanto em vendas quanto nas locações) desde o começo de 2017. Isso ocorre pela recente crise econômica generalizada que o Brasil atravessou.

    No ano de 2018, a retomada do crescimento econômico do país fez com que a demanda por imóveis subisse. Entretanto, houve queda na oferta de novas construções, pois a recessão fez com que as incorporadoras construíssem menos imóveis.

    O que aconteceu com a taxa de ocupação?

    No mercado imobiliário, a taxa de ocupação é a quantidade de espaço ocupado em relação ao total de uma área habitável. Esse é um índice que atualmente está em alta, sendo que os mesmos dados da CushWake demonstram que a absorção líquida ultrapassou 28,7 mil m² em 2018 — ou seja: o interesse de compra e locação está aumentando.

    Quais são as ocupações por tipo de imóvel e taxa de vacância?

    Na análise dos dados, é importante entender os percentuais de participação por tipo de imóvel em SP, segundo as informações da SiiLA Brasil republicadas pelo Terra. São eles:

    • lajes corporativas: 30,2%;
    • ativos financeiros: 25,7%;
    • varejos: 17,4%;
    • agências bancárias: 10,4%;
    • indústrias: 8,4%;
    • fundos: 3,5%;
    • hotelaria, hospitais e instituições de ensino: 3,3%;
    • empreendimentos residenciais:  1,1%.

    De forma geral, a taxa de vacância de imóveis (desocupação) tem caído nos últimos trimestres, atingindo o índice de 18%, conforme dados do Investimentos e Notícias. Trata-se de um número positivo, que não é alcançado desde o ano de 2013.

    Como está a rentabilidade dos fundos de investimento imobiliário?

    Quanto aos fundos imobiliários — investimentos em que um conjunto de pessoas se reúne para aumentar o patrimônio com a aquisição de imóveis —, os investidores terão maiores oportunidades e retornos. Isso porque já está havendo uma demanda maior pelos imóveis.

    Conforme publicado pela Abrasca, o chefe executivo da SiiLa Brasil explica que a recente queda das taxas de juros estimulou os investidores a buscarem por outras opções de investimento. Como resultado, os fundos se valorizaram.

    Como anda a demanda por serviços de facilities?

    Facilities são serviços prestados de forma terceirizada na gestão de um imóvel. Geralmente, eles são contratados por gestores de shoppings, condomínios, prédios comerciais e outros imóveis para obter vantagens como segurança, redução de custos, agilidade e qualidade.

    Na prática, o gestor fecha negócio com outra empresa para o envio de colaboradores experientes e capacitados a prestarem serviços de segurança, limpeza, recepção, coperia, entre outros.

    Diante do aquecimento do mercado de escritórios, é fundamental que os gestores contratem facilities para que os locatários deem preferência a seus imóveis. Esses serviços são excepcionalmente impactantes para o sucesso tanto do gestor do prédio quanto dos escritórios.

    A recuperação econômica deve dar ainda mais força ao mercado de escritórios SP, por isso podemos esperar mais interesse pelos imóveis nos próximos meses. Entretanto, é importante ter em mente que você somente conseguirá aproveitar esse momento com a contratação dos serviços de facilities.

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  • Terceirização de portaria: como contratar o melhor serviço?

    Terceirização de portaria: como contratar o melhor serviço?

    A terceirização de portaria consiste em um serviço especializado realizado por porteiros capacitados para atender às exigências específicas de cada cliente. Normalmente, nos serviços terceirizados de portaria, os porteiros são treinados para recepcionar, certificar a autorização de entrada do visitante, cadastrar e encaminhar as pessoas que acessam o local.

    Assim sendo, os porteiros terceirizados atuam em vários segmentos, por exemplo, condomínios, empresas privadas e públicas, hospitais, escolas, faculdades, indústrias, academias, escritórios e vários outros tipos de locais.

    Logo, esse serviço ocasiona diversas vantagens para o estabelecimento, pois possibilita a redução de custos, otimização do tempo e segurança. Continue a leitura e saiba como contratar o melhor serviço de terceirização de portaria!

    Observe a experiência

    Um dos fatores mais primordiais na hora de contratar a terceirização de portaria é avaliar se a instituição tem boas referências e experiências para a função. Dessa maneira, realize uma análise do currículo da empresa e busque confirmar o desempenho e tempo de permanência nos antigos trabalhos.

    É preciso perguntar o motivo da retirada da empresa nos locais que já proporcionou serviços, pois essa organização necessita passar confiança e tranquilidade aos contratantes, sendo responsável pela função que efetuará.

    Por esse motivo, antes de fechar o contrato verifique criteriosamente os antecedentes criminais e conduta dos profissionais. Essa é uma boa forma de evitar futuras adversidades com a contratação.

    Comprove que os serviços correspondem às suas exigências

    Um bom serviço de portaria melhora a sua propriedade, proporciona ao seu empreendimento uma vantagem competitiva e eleva a sua comercialização. Isso pode ajudá-lo a causar uma boa impressão no minuto que alguém entrar no local.

    Sendo assim, é fundamental garantir que você consiga o serviço de porteiro ideal, cumprimentando os inquilinos, visitantes, residentes, funcionários ou convidados. Saiba que você tem apenas uma chance de causar uma boa impressão.

    Ao analisar como selecionar uma companhia de portaria, um dos questionamentos mais primordiais que você precisa realizar é:

    • que tipo de serviço minha empresa e meus clientes merecem receber?

    Várias instituições de portaria proporcionam serviços simples, como a assinatura de visitantes dentro e fora do prédio e o manuseio de pacotes. Já outras fornecem um conjunto de serviços, por exemplo, planejamento de eventos, de atividades e realização de tarefas com economia de tempo.

    Seu estabelecimento precisa de portaria com cobertura:

    • 24 horas?
    • Todos os dias da semana?
    • Apenas durante o dia?
    • Ou de um plano personalizado?

    Verifique se a instituição que deseja contratar pode fornecer a cobertura certa para as suas necessidades.

    Realize a seleção das melhores empresas

    Para contratar um eficiente serviço de portaria você deve não apenas buscar referência no mercado, mas também deve separar aquelas que, ao seu ponto de vista, apresentam boas características para prestar serviços na sua organização.

    Assim sendo, nada de fazer contratação da primeira empresa que encontrar pela frente. Avalie as opções presentes no mercado e efetue uma seleção com as melhores para saber qual delas estará apta a prestar esse tipo de serviço para seu estabelecimento.

    Analise os recursos

    Outro aspecto essencial que precisa ser avaliado para fazer uma boa escolha é confirmar os recursos proporcionados pela empresa na prestação dos serviços de portaria.

    Veja se a organização trabalha com materiais de boa qualidade, visto que para fazer uma boa contratação deve-se levar o fator qualidade em consideração sempre.  

    Veja a capacidade dos profissionais

    Quando abordamos o assunto terceirização de portaria estamos falando sobre confiar nossa necessidade nas mãos de outra instituição e, por essa razão, é necessário ter certeza de que essa empresa apresenta profissionais capacitados para realizar o serviço proposto.

    Desse modo, as agências terceirizadas precisam investir em capacitação, reciclagem, e toda a bagagem de qualidade que o profissional precisa para executar a função com eficiência.

    Funcionários com boa capacitação em atendimento e empresas que saibam lidar com situações de urgências, a fim de oferecer um bom controle da portaria, são o diferencial de qualquer empreendimento.

    Assim sendo, é fundamental lembrar que você está confiando na seleção que outra instituição efetuou. Logo, é muito importante que você fique atento a esse fator. Certifique-se de que a organização realiza uma boa seleção de colaboradores e veja se são aplicados treinamentos. Tudo isso é essencial e proporcionará mais segurança para seu empreendimento.

    Questione as práticas de contratação e treinamento

    Uma empresa de portaria, como qualquer outra instituição, é tão boa quanto os seus colaboradores. Um porteiro serve como os ouvidos e os olhos do seu empreendimento, então você deve garantir que sua propriedade esteja em ótimas mãos. É por isso que é imprescindível questionar a organização que deseja terceirizar o serviço de portaria sobre o processo de entrevista e de triagem pré-contratação.

    Além de serem amigáveis, experientes e confiáveis, os porteiros devem apresentar boas habilidades de comunicação e escritório, como a capacidade de escrever e enviar um lembrete importante em curto prazo.

    Pergunte à organização do serviço se eles incluem testes de gramática, tecnologia de escritório padrão e ortografia como parte de sua estratégia de pré-contratação.

    Mesmo que várias empresas proporcionem capacitação para novos colaboradores, é necessário que os funcionários desenvolvam diariamente suas habilidades. Em vista disso, uma empresa de portaria de sucesso garante para seus funcionários treinamentos e aulas contínuas e realiza avaliações de desempenho.

    Logo, comprove a respeito da taxa de retenção de funcionários da instituição. Conservar o mesmo rosto amigável que os clientes conhecem em seu estabelecimento é outro importante diferencial.

    A capacidade da empresa de terceirização de portaria em manter seus funcionários interferirá diretamente em seus visitantes, clientes e, até mesmo, em você.

     Considere o custo-benefício

    Depois de ter analisado os itens mencionados, agora é a hora de avaliar a questão do custo-benefício, já que economizar nesses momentos também é importante para o empreendimento.

    Busque selecionar uma empresa que proporcione um serviço de qualidade, mas que também lhe ofereça excelentes oportunidades de pagamento, dado que dessa maneira você terá certeza de ter feito a escolha ideal.

    Analise a idoneidade da empresa

    Essa é uma das características básicas que você precisa analisar na hora de escolher a empresa certa para realizar os serviços de portaria no seu empreendimento. Veja se a organização apresenta todos os documentos necessários para estar em funcionamento e não deixe passar nenhum detalhe nesse aspecto. Assim, você diminui possíveis adversidades jurídicas no futuro.

    É necessário fiscalizar corretamente a empresa fornecedora da mão de obra e realizar a gestão para que ela esteja sempre em contato com os colaboradores terceirizados.

    Observe a responsabilidade

    A responsabilidade é umas das características fundamentais que uma empresa de portaria precisa ter, já que está encarregada da entrada e saída de muitas pessoas e deve garantir a segurança de todos os envolvidos. Nesse contexto, os seus profissionais devem ser pontuais com seus horários e funções, além de ficarem atentos aos acontecimentos do local, evitando que pessoas estranhas tenham acesso ao ambiente.

    Além do mais, os colaboradores devem ter autocontrole para lidar com as situações adversas que podem acontecer. Outro aspecto importante é procurar não falar muito e cuidar para que as informações a respeito dos clientes, visitantes e procedimentos internos não sejam divulgados a qualquer pessoa.

    É recomendado que as instituições forneçam serviços visando a diminuição dos gastos. Ao preferir por instituições desse tipo você não só sai ganhado em termos de economia dos gastos internos da sua empresa, como também ajuda no bolso do cliente.

    Use a tecnologia

    No primeiro momento, você pode achar que seja um gasto desnecessário, mas não é. Pois, com meios tecnológicos é possível efetuar vários relatórios analíticos com apontamentos a respeito do que fazer e o que está ocorrendo e, assim, minorar possíveis erros de administração.

    Logo, a tecnologia consiste em um aparato eficiente para obter bons resultados na terceirização de portaria, visto que o processo fica mais eficiente e mais rápido.

    Pesquise a satisfação dos atendimentos realizados

    É de grande importância saber a visão que os clientes ou pessoas que transitam no local. Assim, é possível aplicar estratégias de melhoramento nas questões apontadas e elevar o nível de qualidade da terceirização de portaria.

    Procurar satisfazer o desejo do cliente é essencial, pois seu estabelecimento consegue fidelizar cada dia mais os frequentadores e, consequentemente, eleva a lucratividade das atividades.

    Portanto, a contratação de uma empresa especializada nos serviços de portaria garante uma mão de obra mais qualificada. Assim, não é necessário se  preocupar com as competências que os porteiros adquirem. Certamente, a organização já realiza uma triagem e treina todos os seus colaboradores para que o serviço efetuado seja de qualidade e eficiente.

    Então, isso reduz com a desconfiança que pode surgir com os porteiros contratados e, se existir qualquer tipo de contratempo com algum dos funcionários terceirizados, basta que você entre em contato com a companhia para exigir a substituição.

    Nesse sentido, é válido ressaltar os serviços da Solution Services, já que é uma empresa de terceirização de portaria que proporciona maior qualidade de serviços, reduz custos com funcionários e diminui encargos trabalhistas para a empresa que contrata. A Solution atende todo o território brasileiro.  

    Gostou do nosso post? Então confira nosso site e conheça os nossos serviços. Descubra a melhor solução para o seu negócio!

  • Empresas terceirizadas que prestam serviços para universidades: como escolher?

    Empresas terceirizadas que prestam serviços para universidades: como escolher?

    Muitas escolas superiores optam pela terceirização de atividades, como portaria, limpeza e segurança. Para garantir o trabalho adequado dessas áreas num ambiente acadêmico, é preciso escolher bem as empresas terceirizadas que prestam serviços para universidades.

    Um centro de educação conta com vários locais que exigem diferentes práticas. Controle de acesso, recepção, segurança e higiene de espaços comuns ou de alimentação são ótimos exemplos. Afinal, o lugar deve transmitir bem-estar e atender todos os usuários de maneira satisfatória, desde alunos a colaboradores e visitantes.

    Ao longo do artigo, falamos sobre a importância de contar com corporações competentes em universidades, trazendo ainda uma série de dicas para acertar na contratação. Boa leitura!

    Por que é importante escolher boas empresas terceirizadas?

    Uma universidade tem como principal objetivo a formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Portanto, considerando a questão financeira, esse tipo de instituição não é especializada em serviços que ela mesma precisa, como limpeza e segurança.

    Dentro de tal contexto, ter o apoio de uma prestadora de atividades de outsourcing figura como algo quase obrigatório. Muitas marcas focam em apenas um serviço, enquanto outras atendem inúmeras necessidades.

    Nos dois casos o quadro interno é treinado, e há estrutura e know-how exatamente para a solução que uma universidade precisa.

    Como contratar a melhor prestadora de serviços para uma universidade?

    Veja a possibilidade de personalização

    Se a prestadora conta com boa estrutura e um atendimento personalizado, tende a ser muito viável para contratação. A personalização de serviços é um critério que atende, na prática, as demandas de uma universidade do jeito que só ela precisa.

    Os pacotes personalizados de serviços estudam e aplicam soluções feitas sob medida para os problemas do centro acadêmico. Assim, erros internos que poderiam passar despercebidos em um pacote fechado não ficam de fora das soluções.

    Analise a experiência no mercado

    Veja qual é a experiência de mercado da empresa que você está sondando para fazer os serviços na universidade.

    Ela presta todos os serviços exigidos? Existem soluções que podem ser um diferencial competitivo no espaço? A companhia já atende outras universidades de mesmo porte? Todas estas questões devem ir para a balança.

    Observe a capacidade financeira

    Verifique se a prestadora apresenta os recursos financeiros e a capacidade de equipamentos para arcar com emergências, equipamentos e reposição de funcionários. Assim, a universidade será atendida sempre dentro do esperado e principalmente do acordado em contrato.

    Uma empresa de outsourcing com verba para assegurar todos os serviços garante a resolução de qualquer imprevisto. Além disso, ela tem mais credibilidade e respaldo tanto fiscal quanto perante o mercado.

    Esse critério é muito importante, pois se a prestadora não tiver condições de pagar serviços de própria responsabilidade, a obrigação passa a ser da universidade. Assim haverá prejuízos por não enfrentar problemas com a falta do atendimento esperado por colaboradores, alunos e visitantes.

    Por fim, fique atento ao histórico da terceirizada. Confira a documentação e se ela apresenta garantias e contratos dentro de leis e normas da área. Desse modo, com todas as dicas listadas, a escolha de uma entre várias empresas terceirizadas que prestam serviços para universidades será a ideal.

    Gostou do texto? Aproveite que está por aqui e conheça todas as soluções da Solution Services na prestação de serviços terceirizados em universidades e demais locais!

  • Como escolher uma empresa de controle de acesso em universidades?

    Como escolher uma empresa de controle de acesso em universidades?

    A área de acesso das instituições de ensino é um campo aberto a milhares de alunos que transitam por ali diariamente. Do mesmo modo, professores e colaboradores utilizam estacionamentos e outras portarias. Assim, com tantas opções de entradas e saídas, é preciso contar com um controle de acesso em universidades para evitar riscos à integridade de todos no espaço.

    Esse é um desafio, principalmente, pelo volume de pessoas que usam o local e baseando-se no pagamento de mensalidades. Além disso, a equipe e sistema de fiscalização devem ser altamente pontuais, já que é um serviço ligado à segurança tanto de colaboradores quanto de usuários da universidade.

    Com a contratação de uma prestadora de serviços especializada nessa área de acessos e segurança acadêmica, a qualidade do controle é assegurada. Saiba neste artigo, como escolher uma empresa excelente nesse quesito!

    Qual é a importância do controle de acesso em universidades?

    O controle de acesso é muito importante na gestão e proteção de uma instituição, especialmente, de grande porte. Já que o ambiente tem circulação intensa de alunos, colaboradores e demais pessoas, é preciso garantir segurança no espaço. Isso reflete na confiança e bem-estar de todos na academia.

    A entrada de pessoas não autorizadas em determinados setores, ou de não alunos dentro das salas, são pontos que por si só, exigem rígido impedimento. Com uma controladoria de acessos, esses e outros riscos ficam afastados do local de estudos.

    O que avaliar para escolher uma prestadora desse serviço?

    Na hora de escolher uma prestadora de serviços de controladoria de acesso para um centro de educação, você deve atentar a alguns pontos-chave.

    Saiba qual é a reputação da empresa

    Confie no que o mercado diz a respeito da empresa que pretende contratar. Outros clientes e usuários do sistema vão dar o feedback que você precisa sobre o serviço e qual é o grau de confiança que as pessoas depositam nela. Também acesse a web em busca desse tipo de informação.

    Confira a qualidade dos serviços

    Veja como é a qualidade dos serviços, avalie como funcionam interna e externamente. Se, de fato, os equipamentos utilizados são confiáveis e atualizados, e se os colaboradores contam com estrutura e qualificação técnica. Todo esse conjunto influi na aptidão geral das atividades.

    Cheque o suporte ao cliente

    Saiba qual é o suporte que a empresa de terceirização oferece, tanto nas partes burocráticas e técnicas quanto no dia a dia, para tirar dúvidas e no relacionamento com o cliente. Canais de atendimento disponíveis 24 horas, como chats, aplicativos, telefone, ente outros, devem fazer parte da prestadora do serviço.

    Veja a tecnologia aplicada

    Certifique-se de qual é a tecnologia aplicada e como ela funciona, na prática, para um controle de aceso preciso. Essa área demanda tanto softwares como equipamentos físicos e uma central de monitoramento estruturada que ofereça segurança. Câmeras, catracas, cartões de identificação e outros fazem parte de recursos usados para o acesso.

    A Solution Services desempenha os serviços de controle de acesso em universidades, com profissionais e equipamentos qualificados. Damos suporte constante aos funcionários e montamos um plano de trabalho dentro do que o cliente precisa, ou seja, personalizado.

    Entre em contato com a Solution Services e conheça todas as vantagens desse serviço terceirizado.